Prefeito de Cajazeiras convoca coletiva de imprensa e fala sobre os 100 dias de governo

467

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida prestou entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (10/04), no auditório do Centro Administrativo Municipal, para explanar sobre os seus primeiros (cem) dias de gestão administrativa à frente do Poder Executivo cajazeirense. Inicialmente, o prefeito destacou os inúmeros problemas encontrados nos dias iniciais de gestão, que causaram grandes dificuldades no andamento da máquina pública, a exemplo, da inadimplência do município que mantém a Prefeitura no CAUC, que corresponde ao (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) e, CADIN (Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal, que consiste num banco de dados que contém os nomes das pessoas físicas e jurídicas que sejam responsáveis por dívidas vencidas e não pagas a órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta).

No entanto, tem sido realizado um trabalho intensivo junto à assessoria jurídica, para conseguir o grande marco de sua administração, possibilitando, à cidade de Cajazeiras – receber recursos federais que serão investidos em diversas obras estruturantes.

José Aldemir enfatizou ainda, que a grande marca do seu governo será a transparência e, diante o que ocorreu anteriormente, onde o município foi destaque na imprensa nacional com o envolvimento de servidores na Operação Andaime, os processos licitatórios têm sido transparentes.

Estamos com a folha pagando dentro do mês trabalhado – recebemos uma cidade feia, abandonada, alto estima ruim“, disse o gestor. Por determinação do prefeito, cada secretário irá utilizar os espaços das emissoras de rádio, para informar de suas ações e, como encontrou cada pasta. Advertência: “Não vou revolucionar a administração de Cajazeiras, não posso ser hipócrita de dizer isso“; – “criamos uma Comissão de Gestão e Transparência, constituída de três secretários: Marcos Pereira, José Jesus e Jone Pereira, onde todas as despesas e empenhos tem que passar pelo crivo desta comissão” – “Formamos um Conselho Político, com sete membros, com o intuito de auxiliar a nossa gestão a governar a cidade“, ressaltou.

Na Saúde, o gestor informou que a maior obra da pasta nesses primeiros (cem) dias, foi exatamente a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya; – ele destacou também, sobre o tratamento de alta complexidade, que conseguiu avançar. “Em apenas três meses de gestão foram realizados vários procedimentos, tais como: cateterismo, angioplastia e encaminhamento de cirurgias cardíacas, atendendo demandas sem a necessidade de determinação judicial“, disse. “Quanto aos exames de ressonância magnética, anteriormente, só era disponível apenas (01) por mês, já nos dias de hoje, na nossa gestão, são disponibilizados (04) por semana, (16) por mês, totalizando (192) exames por ano; – retomamos as obras das unidades básicas de saúde envolvidas na Operação Andaime“, ressaltou.

Na educação, um dos pontos desta pasta, foi exatamente conseguir aumentar o número de matriculas em relação ao do ano passado e, merenda escolar de qualidade oferecida aos alunos. A primeira grande obra desta gestão, para a educação, foi à assinatura da ordem de serviço, para construção de uma Escola Municipal em Divinópolis. Ainda com relação à educação, foi criado o AMIC – Ação para Melhoria do IDEB de Cajazeiras – cujo, objetivo é entre outros: qualificar e trabalhar à formação dos professores do Sistema Municipal de Educação; estruturação das escolas; diminuição do índice de evasão e, principalmente aprendizagem do aluno, visando ainda, à próxima avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que ocorrerá neste ano de 2017, para os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Na Secretaria de Desenvolvimento Humano foram desenvolvidas ações de acolhimento, cursos profissionalizantes, tratamento preferencial para o programa Bolsa Família e, criação do CCA sob a determinação da atual gestão com a observância do MP.

Na Infraestrutura, uma pasta complexa, iniciou-se os trabalhos com a operação tapa-buracos, beneficiando substancialmente cerca de 85% das demandas da cidade. De acordo com o prefeito – existe um projeto que ele mesmo despachou em Brasília, com os senadores Cássio, Maranhão e Deca, para alocar cerca de R$ 8 milhões, para serem repassados ao Ministério das Cidades e, consequentemente, para Cajazeiras, para serem utilizados no asfaltamento das ruas e cuidados de melhoramento das vias públicas e praças, limpeza e desobstrução dos canais, esgotos e colocação de manilhas e tubos e, melhoria no sistema de iluminação pública.

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente: foram realizadas melhorias nas estradas vicinais, corte de terras, com alcance de (759) tarefas, para o trabalhador rural, recuperação de barragens, de pequenos açudes e, recuperação de campos de várzea. Está sendo alocada a quantia de R$ 2,3 milhões, para a construção de um matadouro público. Benefícios como vacinação contra febre aftosa também foram ações desta pasta. Para a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, os projetos estão sendo desenvolvidos para construção de um galpão em parceria com a SINEP, para beneficiar os recicladores de materiais descartáveis. Já em convênio com a UFCG de Patos, a referida Secretaria Executiva receberá mudas para arborização da cidade.

Esporte e Turismo: A Secretaria Executiva da Juventude, Esporte e Turismo tem dado continuidade ao programa “ginástica na praça”, além de incentivar e patrocinar o campeonato de futsal dos moto-taxistas, tem dado apoio para atletas individuais e ao esporte amador.

Nas demais pastas, como Políticas Públicas, Políticas Públicas para as Mulheres, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e, Sctrans, os secretários estão dando conta das atribuições e andam no caminho correto, informou o prefeito. Entrando na seara das indagações, o chefe do executivo, foi sabatinado e respondeu a cada questionamento que lhe foi imposto pelos representantes da imprensa cajazeirense.

SECOM-CZ