Prefeitura consegue junto a ENERGISA solucionar abastecimento de água no distrito de Divinópolis

829

A situação do abastecimento de água do Distrito de Divinópolis foi normalizada nessa sexta-feira (23), após todo esforço da Prefeitura de Cajazeiras, que tentava junto a empresa Energisa, a solução técnica do fornecimento de energia que apresentava problema.

Por determinação do prefeito Zé Aldemir, a equipe técnica buscou a solução do problema, sendo constatado que a demanda referente a instalação da bomba estava de acordo, depois de efetuados os cálculos de carga de energia instalada e da demanda de consumo, assim como verificado o aterramento, pontaletes, conectores, eletro dutos e fiação, além dos elementos eletrônicos como a bomba, relé disjuntores etc.

Superada essa fase o problema persistiu, então a sub-prefeitura em ação coordenada com as Secretarias de Desenvolvimento e Planejamento, peticionaram junto a concessionária de energia ENERGISA, que enviou técnicos e instalou um equipamento para aferir a carga de tensão picos de sobrecarga durante um período de 10 dias, onde esse referido aparelho fazia registro de 10 e 10 minutos. Após o período de testes foi emitido laudo, apontando normalidade na rede, porém, ao aprofundar investigação percebeu-se que a aferição foi feita na rede enquanto essa estava sem uso (com a bomba desligada). Ao ser novamente acionada, a ENERGISA teria até 15 dias para realizar novos testes.

Sensibilizado com a situação difícil enfrentada pelos moradores do distrito, o prefeito Zé Aldemir de imediato entrou em contato junto a diretoria estadual da ENERGISA, que mobilizou esforço conjunto e enviou ao local 04 viaturas e profissionais, além de equipamentos e material elétrico. Durante novos testes, constatou-se corrente contínua de 197 volts com a bomba desligada, e quando acionada 179 volts, carga insuficiente, já que mínima aceitável para o padrão seria de 216 volts e máxima de 231. Diante disso, os técnicos fizeram nova mala de aterramento em novos pontos troca de cabos, aferimento de rede, e assim, procedeu novos testes, conseguindo alcançar 191 volts, e consequentemente, após novas diligências feitas até o transformador, que abastece a rede, conseguiu registrar 216 volts.

Todo trabalho teve acompanhamento e dedicação da secretária de Desenvolvimento Rural Daniele Thaires, da sub-prefeita Luciêide Valêncio, da equipe técnica da Secretaria de Planejamento representada pelo gerente de convênios Márcio Torres, dos vereadores Jucinério Félix e João da Coca que se uniram para conseguir o resultado positivo na solução do problema.

Ainda assim, o Prefeito Zé Aldemir se reunirá em João Pessoa, com o representante ENERGISA a nível Regional, e entre outros pleitos irá demandar junto a esse, um estudo para proceder a troca de rede e transformador, objetivando uma solução definitiva, por entender que a população de Divinópolis não pode ficar a correndo perigo de ficar sem água.

Secom CZ