CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 23/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE OPERA CAJAZEIRAS: Programa realiza 40 pequenas cirurgias na USF da Agrovila

A Prefeitura Municipal, através do programa Opera Cajazeiras, realizou nesta segunda-feira (22) mais 40 pequenas cirurgias, tendo como cirurgião o médico Carlos Antônio. Os procedimentos foram realizados na USF Francisco Lira Braga - Agrovila.

O fluxo de agendamento acontece através da Central de Marcação do município de Cajazeiras.

As cirurgias acontecerão pelo menos duas vezes por mês, sendo comtemplados usuários a partir de 10 anos de idade.

#Saúde 17/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Cajazeiras confirma atendimentos nas Unidades Básicas até as 22h00

Diante de reclamações apresentadas por alguns usuários das Unidades Básicas de Saúde de Cajazeiras quanto aos atendimentos até as 22h00, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que esses plantões estão sendo cumpridos, sem prejuízos para a população.

Segundo a secretária-adjunta da pasta, Layanne Andrade, os atendimentos diários em cada Unidade depende muito das demandas de usuários, do tempo que cada médico(a) necessita para cada exame ou consulta, entre outros fatores.

"O que a gente preconiza é que esses pacientes não voltem antes de uma triagem", disse ela, acrescentando que "é inadmissível voltar uma pessoa com febre ou com algum sintoma de urgência sem fazer uma triagem para o médico acolher ou fazer uma referência segura, que seja para outro posto ou para um serviço de urgência e emergência".

#Saúde 17/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Após problemas elétricos, atendimentos na Policlínica Orcino Guedes foram normalizados

Na tarde desta quarta-feira (17), a secretária municipal de Saúde, Mychelle Noleto, tranquilizou os usuários de Cajazeiras e de toda a região referendada, que os atendimentos na Policlínica Orcino Guedes já estão totalmente normalizados.

Ela explicou que a suspensão dos serviços no início da semana se deu por conta de um problema no quadro de distribuição de energia da Policlínica, mas que já foi resolvido, garantindo o retorno dos atendimentos à população. "Assim, os usuários que estavam marcados para segunda e terça-feira podem procurar a unidade para que seja feita a remarcação desses atendimentos", disse a secretária.

#Saúde 15/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de Multivacinação é realizado com sucesso em Cajazeiras; Saúde comemora trabalho de prevenção realizado com êxito

Mais um dia D de Multivacinação realizado com sucesso em Cajazeiras. Assim pode ser definida a imunização com todas as vacinas de rotina e a Influenza, vacina contra gripe para os grupos prioritários (gestantes, idosos, mulheres que tiveram bebê há 45 dias, pacientes com comorbidades e crianças de 6 meses a menores de 6 anos).

No Dia D, foram realizadas 116 aplicações de vacinas de rotina. De Covid, 278 doses; de Influenza, 116; Dengue, 55. O total geral de doses aplicadas foi de 565.

A orientação da Secretaria de Saúde municipal foi de que toda a família comparecesse para atualização da caderneta vacinal. "Venham participar desse ato de prevenção e amor", conclamou a Secretaria.

#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde realiza multivacinação neste sábado, dia 13; confira os postos de vacinação em Cajazeiras

A prefeitura municipal de Cajazeiras, junto à Secretaria de Saúde, vem anunciar mais um movimento de multivacinação na cidade. Dia 13 de Abril, sábado, das 08 às 13 horas, haverá imunização com todas as vacinas de rotina e a Influenza, vacina contra gripe para os grupos prioritários (gestantes, idosos, mulheres que tiveram bebê há 45 dias, pacientes com comorbidades e crianças de 6 meses a menores de 6 anos).

A orientação da Secretaria de Saúde municipal é de que toda a família compareça para atualização da caderneta vacinal. "Venham participar desse ato de prevenção e amor", conclama a Secretaria.

<b>Os postos de vacinação serão:</b>

- UBS Simão de Oliveira

- UBS Vila Nova

- UBS Padre Cícero

- UBS PAPS

- UBS Mutirão II

- UBS São Francisco

#Saúde 07/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura Municipal inicia realização de pequenas cirurgias na USF Francisco Lira Braga

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras já iniciou a realização das pequenas cirurgias na USF Francisco Lira Braga - Agrovila. Na oportunidade, foram realizados 32 procedimentos, com o fluxo de agendamento através da central de marcação do município de Cajazeiras.

As cirurgias acontecerão pelo menos duas vezes por mês, e são agendados 35 procedimentos por atendimentos, sendo comtemplados usuários a partir de 10 anos de idade.

<b>Confira os tipos de pequenas cirurgias disponíveis:</b>

- Retirada de sinais

- Cistos sebáceos

- Lipomas

- Drenagem de abscessos

- Ressecção de lesões cutâneas

- Ressecção de tumores de pele

- Eletrocoagulação de verrugas

- Biópsia de lesões

- Exérese de lipoma

- Debridamento de feridas

- Cantoplastia (correção de unha encravada)

- Correção de fenda do lóbulo da orelha

#Saúde 04/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Central de Marcação agiliza agendamento de consultas e exames; a partir do dia 15, usuário poderá agendar na sua UBS

Agora vai ficar mais fácil marcar consultas e exames na Central de Marcação da Secretaria de Saúde de Cajazeiras. A diretora da Central, Sara Samita, informou que a fim de reduzir as longas filas e trazer mais comodidade aos usuários do SUS da cidade, a partir dia 15 o usuário pode procurar sua unidade de saúde que a recepcionista vai agendar dia e horário em que ele poderá ir à Central de Marcação e assim realizar o agendamento de suas consultas e de seus exames.

O objetivo é dar mais praticidade e agilidade para que o usuário possa cuidar de sua saúde, cumprindo determinação do prefeito Zé Aldemir, que tem priorizado os investimentos em saúde pública e o respeito ao usuário.

#Saúde 03/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras já tem vacina contra dengue; inicialmente, serão vacinadas pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos

A Prefeitura de Cajazeiras já recebeu as vacinas de combate à dengue que foram remanejadas de outros municípios. A Secretaria de Saúde do município recebeu 488 doses da vacina, que serão aplicadas entre pessoas da faixa etária dos 10 aos 14 anos.

Num primeiro momento, no entanto, serão aplicadas apenas em quem tem 10 anos. O intervalo entre vacinas atenuadas é de 30 dias e inativadas 24 horas. Após contrair dengue, a pessoa deve aguardar 6 meses para tomar a vacina. São feitas duas doses com intervalo de 3 meses entre elas.

A vacina é contraindicada para: gestantes, mulheres amamentando, pessoas imunossuprimidas (em tratamento de câncer, HIV ou que tomam medicações imunossupressores).

As vacinas estão sendo distribuídas em todas as UBSs e só poderão ser aplicadas nas unidades de saúde.

As vacinas contra dengue que não foram utilizadas nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux (os primeiros que receberam os imunizantes no estado) foram remanejadas para 10 municípios paraibanos. Cajazeiras está entre os municípios contemplados.

#Saúde 02/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeitura realiza Semana Estadual de Saúde na Escola; objetivo é de orientar sobre combate ao mosquito da dengue

A Prefeitura de Cajazeiras está realizando a Semana Estadual de Saúde na Escola. Ontem a ação aconteceu na EMEIEF Escola Costa e Silva, com a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Oasis - enfermeira Marielle e vacinadora Larissa, e também com o coordenador do Programa Saúde na Escola, Janduy Neto.

A ação trabalhou a temática ofertada pelo estado, que é "Na escola se vacina e combate ao mosquito!". Além disso, usou de maneira eficaz a equipe para mostrar os meios de combate ao mosquito da dengue e a importância da vacinação para o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente. Até sexta-feira, diversas escolas do município, inclusive da zona rural, receberão as ações.

<b>Confira o cronograma da Semana Estadual de Saúde:</b>

<b>Segunda-feira</b>

Costa e Silva (manhã e tarde)

<b>Terça-feira</b>

Milanês (manhã e tarde)

ECIT Professora Nicea Claudino Pinheiro - Agrovila (manhã)

<b>Quarta-feira</b>

Luiz Cartaxo Rolim (manhã e tarde)

Crispim Coelho (manhã e tarde)

<b>Quinta-feira</b>

Antônio Barbosa Rodrigues - Caic (manhã e tarde)

<b>Sexta-feira</b>

Patamuté (manhã)

ECIT Crispim Coelho (tarde)

#Saúde 20/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza vacinação contra a Influenza em todas as UBS do município; veja quem pode se vacinar

A Prefeitura de Cajazeiras iniciou no último sábado vacinação contra a Influenza em todas as UBS do município. A campanha vai até 31 de maio.

A vacinação contempla os seguintes grupos: Crianças de seis a menores de seis anos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas, Forças de Segurança e Salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores portuário e de transportes coletivos rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A influenza é uma doença causada por diferentes tipos de vírus Influenza, como o influenza H3N2, H1N1 ou Influenza B, que afeta as vias aéreas, incluindo o nariz, boca, garganta e pulmões, causando sintomas como tosse, nariz escorrendo e dor de garganta.

Também conhecida como gripe, a influenza causa nenhum ou poucos sintomas e a infecção melhora sem necessidade de medicamentos específicos. No entanto, crianças, idosos e gestantes têm maior risco de ter sintomas e complicações graves, como falta de ar e respiração acelerada. Principalmente nesses grupos é recomendada a vacinação.

#Saúde 05/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE COMBATE À DENGUE: Agentes de controle das endemias visitam em média 25 a 30 casas por dia em Cajazeiras

Cajazeiras vem intensificando o combate e a prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental do Município, Ênio Rocha, os agentes de controle das endemias visitam em média 25 a 30 imóveis. Além disso, visitam terrenos baldios e prédios.

"Nunca estivemos numa situação tão favorável de controle da endemia. O LIRAa, acontece quatro vezes ao ano: janeiro, abril, junho e outubro. No primeiro, encontramos apenas 0,6% de foco. Isso quer dizer que a cada cem casas, em menos de uma foi encontrado o Aedes", explicou.

Ele destacou a campanha de conscientização que vem sendo feita pela imprensa e a adesão da comunidade. "A importância da visita é que é nela que se identificam os focos". Segundo Rocha, as dificuldades acontecem mais em relação a terrenos baldios e casas abandonadas. Falou, também, sobre o trabalho feito nos chamados cemitérios de automóveis.

Por fim, Rocha lembrou que a população pode recorrer ao Disque Dengue, onde através do telefone ou por mensagens de whatsapp, a população pode denunciar algum foco, fazer críticas ou pedir providências. O número já tem mais de cem acessos por dia. É só discar: (83) 99161-5971

#Saúde 03/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Cajazeiras entrega próteses e kits de higiene oral no CEO

Na manhã da sexta-feira, dia 1º de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), fez a entrega de 40 próteses dentárias e kits de higiene oral.

Segundo a secretária da pasta, Mychelle Noleto, foi oferecido um café da manhã para as 40 pessoas contempladas com as próteses, que também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre higienização e armazenamento da prótese, ministrada pela cirurgiã dentista Kyara Pires.

"O nosso objetivo com esse evento é proporcionar a reabilitação oral da nossa população cajazeirense com melhor acolhimento e informações possíveis", disse a secretária.

#Saúde 01/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretária diz que Cajazeiras ainda não recebeu vacina da dengue porque município vive situação de tranquilidade

A secretária de Saúde do Município, Michele Noleto, explicou ontem que a vacina da dengue não chegou ainda a Cajazeiras obedecendo aos critérios do Ministério da Saúde. "Cajazeiras está em situação de tranquilidade em relação à dengue, graças ao esforço da equipe. Por conta disso, nesse primeiro momento não foi contemplada com a vacina, mas a população tenha paciência que assim que chegar a Cajazeiras já faremos a liberação", afirmou.

Segundo ela, Cajazeiras também ensina como vacinar e valorizar a prevenção de doenças. Neste sentido, o apoio da população tem sido muito importante. "O Brasil é o primeiro país que vai colocar a vacina da dengue no calendário.

Em relação ao quantitativo, ainda com algumas restrições, obedecendo aos critérios do Ministério da Saúde", completou.

A secretária analisou, também, o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de Cajazeiras, que está com menos de 1% de proliferação, destacou o empenho dos agentes de endemias, agentes de saúde e da vigilância ambiental. Noleto mostrou, ainda, a importância da parceria da saúde municipal com o Governo do Estado e a chegada de novos profissionais na área de odontologia, convocados através de concurso.

#Saúde 29/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde do Município realiza palestra sobre imunização no Colégio Estadual de Cajazeiras

A Escola Estadual Crispim Coelho, o conhecido Colégio Estadual de Cajazeiras, recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde na manhã da quarta-feira (28), quando alunos, professores e funcionários assistiram a uma palestra sobre imunização vacinal.

A palestrante Maria Auxiliadora Henrique abordou o tema "Vacinas. O que são, a sua importância e o que elas previnem", prendendo a atenção de todos os presentes, que puderam tirar suas dúvidas com a profissional de saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, na oportunidade, os profissionais e alunos do ensino médio e fundamental tiveram os seus esquemas vacinais atualizados, com aplicação de vacinas de rotina e contra a Covid-19.

"Foi um convite da própria escola que sempre nos convida para atualizar a situação vacinal dos alunos e funcionários", disse a secretária.

"Nessa escola, temos ações constantes, em comum acordo com a direção, por ser uma escola de grande número de adolescentes. As demais escolas são visitadas pelas equipes de cada bairro, quando solicitam junto à nossa coordenação de imunização", finalizou Mychelle Noleto.

#Saúde 28/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Cajazeiras desenvolve ações contra a dengue na Vila Nova

Na terça-feira (27), no turno da manhã, a UBS José Leite Rolim, no bairro Vila Nova, desenvolveu uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti junto à equipe de Agente de Combate as Endemias.

A ação constou de uma busca ativa de focos de possíveis focos e orientações sobre dengue, zika e chikungunya nas principais ruas do bairro Vila Nova.

Segundo a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, participaram desse movimento o médico, equipe de enfermagem, equipe de saúde bucal, ACS e ACE.

Um levantamento feito em Cajazeiras, pela Secretaria Municipal de Saúde, constatou que o município obteve o resultado de 0,6%, considerando os riscos de incidência de vetores do Aedes Aegypti, ficando no nível satisfatório na escala do Ministério da Saúde.

A secretária reforça que a população pode participar ativamente da campanha de prevenção e combate ao mosquito transmissor das chamadas arboviroses pelo Disk WhatsApp Dengue pelo número (83) 9 9161.5971.

Por orientação do prefeito Zé Aldemir, outras ações neste sentido deverão ser levadas a todos os bairros e comunidades rurais de Cajazeiras, destaca Mychelle Noleto.

#Saúde 28/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Setor de zoonoses da Prefeitura de Cajazeiras desenvolve projeto para castração de animais que vivem pelas ruas

O setor de zoonoses da Prefeitura de Cajazeiras está desenvolvendo um projeto para castração de cachorros que vivem pelas ruas da cidade, com a utilização do castra-móvel.

De acordo com Wagner Pessoa, coordenador do Centro de Zoonoses, estão feitas as castrações de 16 machos semanalmente e de 30 fêmeas a cada mês.

Ele esclarece que para os animais que possuem tutor, isto é, donos e moram com eles em suas casas, o serviço de castração ainda não está sendo oferecido.

Esse atendimento aos animais particulares só será possível após a diminuição do número de cachorros e cadelas que vivem pelas ruas.

"Futuramente, a gente vai abrir para o pessoal de baixa renda, mas é preciso entender que precisamos controlar primeiro a população canina de rua, para depois começar o atendimento aos particulares", disse o coordenador de zoonoses do município.

#Saúde 26/02/2024 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Prefeitura de Cajazeiras empossa novos servidores da Saúde; odontólogos foram aprovados em concurso público

Na manhã desta segunda-feira (26), oito novos servidores da área de Saúde, aprovados no último concurso público realizado no município, receberam os seus termos de nomeação e posse da Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Administração.

Segundo o secretário da pasta, Rafael Caldeira, foram empossados oito odontólogos, convocados em regime de urgência em face do aumento da demanda nos atendimentos à população nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município.

A partir de agora, os novos servidores têm até 15 dias para se apresentarem à Secretaria Municipal de Saúde, que os encaminhará aos seus postos de serviço.

Caldeira informou que, provavelmente na próxima semana, outros servidores aprovados no concurso deverão ser chamados e empossados nas suas respectivas funções, uma vez que o prazo final para essa convocação se extingue no início do mês de março.

Ele afirmou que a gestão do prefeito Zé Aldemir já deverá iniciar o planejamento para lançar o edital de um novo concurso público, a partir do levantamento das necessidades, levando em conta a ocorrência de aposentadorias, falecimentos, etc.

#Saúde 25/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza mais um Dia D de multivacinação com sucesso em Cajazeiras

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, realizou mais um Dia D de multivacinação neste sábado (24). Foram aplicadas 382 doses de vacinas, com a campanha se constituindo em sucesso. A campanha serviu, também, para divulgar ações preventivas no combate à dengue.

Na campanha de multivacinação, foram aplicadas 140 doses contra a COVID e 242 de rotina. A determinação do prefeito Zé Aldemir é de ampliar o máximo possível a cobertura vacinal no município, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

#Saúde 24/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza assistência a idosos de abrigo Joca Claudino

Foi realizada esta semana, assistência fisioterapêutica aos idosos do Abrigo Joca Claudino, promovida pelos profissionais da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras.

Os abrigos são beneficiados mensalmente com a promoção da assistência fisioterapêutica, ofertada pelos profissionais que compõem essa equipe.

#Saúde 21/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Vigilancia Ambiental de Cajazeiras realiza ações de combate ao mosquito da dengue em todo o município

As equipes de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Cajazeiras estão intensificando as ações de controle ao mosquito da dengue, zika e chikungunya em todas as áreas do município, sobretudo em locais que favorecem a sua proliferação, como cemitério de automóveis, residências de acumuladores, centro da cidade, etc.

A última atividade aconteceu na zona norte, mais precisamente no Conjunto Pio-X, com uso do Fumacê Costal "Acumulador".

A vigilância Sanitária informa que a coleta de pneus é realizada 3 dias semanais em borracharias por toda a cidade e em locais onde os ACE's identificam que estejam jogados.

Após a coleta, são levados para garagem da prefeitura, na BR 230, onde fica o eco-ponto, que é um container no qual qualquer pessoa também pode descartar os seus pneus usados.

Para maiores informações, a comunidade dispõe do DISK ZAP DENGUE, pelo número (83) 99161.5971.

#Saúde 21/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretária de Saúde de Cajazeiras participa de reunião para discutir ampliação dos serviços do HUJB

Nesta quarta-feira (21), a secretária de Saúde de Cajazeiras, Mychelle Noleto, participou de uma importante reunião com o secretário de Saúde do Estado, Dr. Jhony Bezerra, vice-presidente da EBSERH, Dr. Daniel Beltrami, e a superintendente do HUJB, Dra. Ana Paula Oliveira.

O encontro, realizado em João Pessoa, foi para discutir a ampliação da oferta dos serviços prestados pelo Hospital Universitário Dr. Júlio Bandeira de Melo (HUJB), gerenciado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na cidade de Cajazeiras, referenciado para o atendimento infantil de toda a região.

Mychelle Noleto, que representou também o prefeito Zé Aldemir, disse que a reunião foi bastante proveitosa e que a ampliação desses serviços vai beneficiar toda a população da região polarizada por Cajazeiras.

#Saúde 20/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Cajazeiras promove capacitação em sala de vacinação para profissionais da área

Nesta terça-feira (20), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Cajazeiras, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras realizou mais uma capacitação em sala de vacina para os profissionais de enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A capacitação, em parceria com o instituto IGESP, "teve como objetivo aprimorar nossas práticas e oferecer um serviço de saúde ainda mais eficiente à nossa comunidade", disse a secretária Michelle Noleto.

Ela ressaltou que, durante a capacitação, foram abordados temas relevantes para o aprimoramento das práticas vacinais, proporcionando oportunidades de aprendizado e discussão.

#Saúde 16/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Secretaria Municipal de Saúde realiza dia D de multivacinação no sábado (24)

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras promove no sábado, dia 24 de fevereiro, o primeiro dia D de Multivacinação do ano.

"Aguardamos a população de todas as idades para complementar seu cartão ou caderneta vacinal com as vacinas de COVID e as demais vacinas da rotina", disse a secretária Michelle Noleto.

Segundo ela, estarão abertas, no dia 24, as Unidades de Saúde Simão de Oliveira, Mutirão I, Vila Nova, Populares e São Francisco.

A secretária salientou, entretanto, que a vacinação continua sendo realizada todos os dias em todas as Unidades de Saúde municipais, inclusive com a UBS Simão de Oliveira, vizinho ao Banco do Brasil, atendendo à população todos as noites da semana.

#Saúde 16/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Determinação do prefeito: Secretaria de Saúde paga servidores efetivos nesta sexta-feira

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o pagamento de todos os servidores efetivos referente ao mês de fevereiro, nesta sexta, dia 16.

A medida cumpre determinação do prefeito Zé Aldemir, de pagar aos servidores dentro do mês trabalhado.

#Saúde 10/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Órgãos da Prefeitura de Cajazeiras intensificam ações de fiscalização e inclusão social nos bairros da cidade

Em plena semana da folia, diversos órgãos da prefeitura atuaram em fiscalizações e ações em benefício da população cajazeirense. A Vigilância Sanitária, por exemplo, realizou intenso trabalho de fiscalização em bares, lanchonetes e outros estabelecimentos da cidade.

Já a equipe de Saúde da Família do Conjunto Mutirão I e a Vigilância Ambiental realizou um Pit Stop na avenida próxima a Madeireira Piranhense, no bairro Pôr do Sol, abrangendo a prevenção às IST's e controle ao Aedes Aegypti.

A UBS Maria José de Jesus - Dr coelho, realizou mais um Pit stop pré-carnaval nas principais avenidas do centro da cidade, com a temática violência contra mulher e prevenção. O objetivo foi conscientizar a população de Cajazeiras a curtir o carnaval com consciência e prevenção, assim como fazer orientações sobre a violência contra mulher. Participaram desse momento a equipe de Enfermagem e Agente Comunitários de Saúde.

A promoção de saúde mental foi celebrada no dia 9, na Residência Terapêutica, localizada na rua Bonifácio Moura. Tais eventos funcionam não apenas como espaço para terapia, mas também como uma ferramenta para promover a inclusão social.

#Saúde 08/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Baixo risco: Cajazeiras é destaque no primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa)

Um levantamento feito em Cajazeiras da Saúde constatou que o município obteve o resultado 0,6%, considerando os riscos de incidência de vetores do Aedes aegypti, ficando no nível satisfatório na escala do Ministério da Saúde.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado quatro vezes durante o ano, se constitui num método simplificado que proporciona uma rápida obtenção de indicadores entomológicos, permitindo uma compreensão abrangente da distribuição do vetor Aedes aegypti, com os agentes de combate a endemias adentrando as residências selecionadas nos quarteirões e realizando as inspeções durante as visitas domiciliares.

O primeiro levantamento do ano em Cajazeiras, que apontou o município como de baixo risco, foi orientado pelo Ministério da Saúde e realizado pelos agentes de campo, tendo como lema: "Todos juntos contra a dengue", segundo Ênio Rocha, coordenador de endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 02/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Samu define como funcionará atendimento através de ambulâncias nas cidades vizinhas a Cajazeiras durante o Carnaval

A Coordenação Geral, Enfermagem e Administrativa do SAMU de Cajazeiras se reuniu com as Coordenadoras das Bases Descentralizadas de Uiraúna, Bernadino Batista, Bom Jesus e Santa Helena, cidades essas que sediarão festividades carnavalescas. A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (1).

O encontro foi de orientação mútua em relação ao papel que o SAMU desempenha dentro da Rede de Atenção as Urgências. Foi discutido que cada município onde haverá festividades será responsável pela equipe de saúde, bem como a disponibilização de uma ambulância do município para cobrir o evento.

Ficou pactuado que as ambulâncias do Serviço SAMU de cada base descentralizada ficarão na sua sede local e acionada pelo número 192 para realização de apoio em caso de ocorrência.

A reunião foi considerada proveitosa no tocante a assistência eficaz e de qualidade à população que irá participar das festividades carnavalescas das cidades circunvizinhas.

#Saúde 01/02/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Ação administrativa: Prefeitura de Cajazeiras entrega ambulância de suporte para atender a comunidades do Sítio Cocos

Após os inúmeros serviços recebidos na Caravana Social da sexta-feira, 26 de janeiro, as comunidades do Sítio Cocos e adjacências ganharam, nesta semana, mais uma importante ação administrativa da Prefeitura de Cajazeiras, via Secretaria Municipal de Saúde, que foi a entrega de uma ambulância de suporte para atender àquela populosa área rural.

A entrega foi feita pelo prefeito em exercício Marcos do Riacho do Meio, que destacou as grandes ações de saúde desenvolvidas pela gestão municipal, atendendo às determinações do prefeito Zé Aldemir.

"As ações da nossa administração, voltadas para a saúde e para todas os setores, não param. Isso demonstra o nosso compromisso com toda a população de Cajazeiras, como orienta o prefeito Zé Aldemir", disse Marcos do Riacho do Meio.

#Saúde 30/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Noites de Carnaval em Cajazeiras: Posto Simão de Oliveira, vizinho ao Banco do Brasil, ficará de plantão

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, prestará toda a assistência possível aos foliões que lotarão a Avenida Juvêncio Carneiro e adjacências em todas as noites de realização do Carnaval, que será realizado de 10 a 13 de fevereiro, das 22h às 04h da manhã.

A informação da SMS é que que posto de Estratégia Saúde da Família (ESF) Simão de Oliveira funcionará como ponto de apoio para atendimento aos foliões, com uma equipe extra do SAMU (Médico, Enfermeiro, dois Técnicos em Enfermagem e um Condutor Socorrista) em trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e Bombeiros Civil.

O serviço atenderá ao folião, desde a triagem até o atendimento clínico, pequenas suturas e, para aqueles que necessitem de transporte para os demais órgãos de saúde, como UPA e HRC, será disponibilizada a ambulância da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros.

A SMS informa também que Foliões que precisem ser retirados da avenida por motivos de embriaguez ou traumas serão resgatados pelos Bombeiros Civis e conduzidos em segurança para o ponto de apoio para o atendimento eficaz e, após estabilização, serão removidos aos órgãos de saúde, se assim se fizer necessário.

"Também estarão conosco alunos de Medicina e Enfermagem da FSM que, em parceria com o SAMU, na pessoa do médico regulador Iarley Siebra, contribuirão para o melhor atendimento das demandas que surgirem", esclareceu a secretária municipal de Saúde, Mychelle Dantas de Almeida Noleto.

#Saúde 24/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Compromisso com o servidor: Prefeitura de Cajazeiras paga folha completa da Saúde

Todos os servidores efetivos da Secretaria de Saúde de Cajazeiras tiveram os seus vencimentos do mês de janeiro creditados nas suas contas, sendo cumprido, assim, o compromisso da gestão Zé Aldemir em pagar dentro do mês trabalhado.

Além dos efetivos de todas as unidades e serviços da Secretaria Municipal de Saúde receberem os seus salários, todos os servidores comissionados da pasta também foram pagos no mesmo dia.

Marcos do Riacho, prefeito em exercício de Cajazeiras, voltou a destacar o empenho da administração municipal em honrar os compromissos com o funcionalismo público, seguindo a orientação do prefeito Zé Aldemir.

#Saúde 15/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras realiza Dia de Multivacinação, nesta sexta-feira, 15

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras realiza, nesta sexta-feira, 15, mais um dia de campanha de multivacinação para atualização do cartão de vacinação da população.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Auxiliadora Henrique, estão sendo disponibilizados três pontos de atendimento: Unidade de Saúde Simão de Oliveira (centro), Unidade da Padre Cícero (zona sul), e Unidade do Mutirão (zona norte).

Auxiliadora Henrique acrescentou que no sábado, 16, Dia D de Multivacinação em todo o Estado, a Secretaria de Saúde de Cajazeiras está disponibilizando a Unidade Simão de Oliveira, durante toda a manhã, no centro da cidade, para o atendimento da população.

#Saúde 15/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras entrega kit de material de trabalho aos Agentes de Saúde

Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 15, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, fez a entrega de kits com termômetro, oxímetro e aparelhos de pressão e glicemia aos seus Agentes Comunitários de Saúde.

O prefeito Zé Aldemir, acompanhado do deputado estadual Júnior Araújo, da secretária de Saúde, Mychelle Noleto e de outros auxiliares, destacou a importância da ação, no sentido de valorizar cada vez mais o trabalho da categoria junto à população.

"Essa é mais uma ação que estamos realizando em favor dos agentes, pelo importante trabalho junto à população", comentou Zé Aldemir, lembrando da iniciativa pioneira na região de transformar em lei o pagamento do 14º salário dos agentes, o que vem sendo cumprido religiosamente pela gestão.

#Saúde 05/12/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Presidente do Tribunal de Contas destaca importância do CDI de Cajazeiras para a saúde da região

"Achei o CDI uma iniciativa muito boa, funcionando plenamente, recebendo pacientes de vários outros municípios, até além fronteira". Assim, avaliou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz, ao fazer referências ao CDI de Cajazeiras, durante entrevista à imprensa local, no último final de semana.

Nominando Diniz esteve na região do Sertão, mais precisamente, no município de Monte Horebe, onde recebeu homenagens, e voltou a destacar a importância do trabalho de orientação que o tribunal faz para as boas práticas administrativas.

As referências elogiosas ao funcionamento do CDI de Cajazeiras foram depois de constatação feita em recente visita, juntamente com o prefeito Zé Aldemir, ao referido equipamento de saúde.

#Saúde 17/11/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras promove mutirão de multivacinação nesta sexta-feira, 17

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras decidiu antecipar o Dia D de Multivacinação deste sábado, 18, para esta sexta-feira. Assim, estão sendo disponibilizados 05 pontos de vacinação, no horário dos 18 às 22 horas.

Os locais são as unidades Simão de Oliveira (centro), Jardim Oásis (zona leste), Padre Cícero (zona sul), PAPS e Mutirão I (zona norte).

A secretária Mychelle Noleto explicou que a antecipação do Dia D para hoje à noite, em Cajazeiras, visa melhorar os números da vacinação, tanto da COVID quanto dos imunizantes de rotina. Ela sustenta que o comparecimento da população aos postos de vacinação é bem maior no período noturno.

#Saúde 05/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D: Saúde de Cajazeiras define locais de vacinação de crianças e adolescentes, neste sábado

Tudo pronto em Cajazeiras para o Dia D de vacinação de crianças e adolescentes, numa campanha nacional para incentivar a atualização da caderneta de vacinação desse público menor de 15 anos.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras definiu 04 pontos de atendimento, assim distribuídos: Escola Matias Duarte (Remédios); Escola Costa e Silva (Jardim Oásis); Escola do CAIC (Av. Joca Claudino), e Policlínica Orcino Guedes (Centro). O atendimento será das 08 às 13 horas.

#Saúde 21/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras fez pagamento do piso da enfermagem, nesta quinta-feira, 21

O município de Cajazeiras está em dia com o pagamento do piso da enfermagem. Nesta quinta-feira, 21, o recurso retroativo correspondente aos meses de maio, junho, julho e agosto, foi creditado nas contas dos profissionais.

A secretária municipal de Saúde, Mychelle Noleto, enalteceu os esforços feitos por toda a equipe, e o diálogo estabelecido com o Sindicato, o Poder Legislativo e com a própria categoria, que resultou no cumprimento de todos os trâmites legais para o primeiro pagamento do piso, conforme orientação do prefeito Zé Aldemir.

#Saúde 19/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras se mobiliza para Dia D de vacinação contra a raiva, sábado, dia 23

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, já mobilizou seu Núcleo de Zoonoses para o Dia D de vacinação contra a raiva, neste sábado, dia 23. A vacinação será durante todo o dia, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O veterinário Wagner Pessoa, do Núcleo de Zoonoses, informou que 14 pontos de vacinação estarão abertos, no sábado, para atender a população da cidade. Na zona rural, segundo informou, o cronograma da vacinação antirrábica será divulgado posteriormente.

#Saúde 30/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Sem polêmica: reunião define encaminhamentos para pagamento do piso da enfermagem em Cajazeiras

Uma reunião realizada nesta terça-feira, 29, na sede da OAB de Cajazeiras, discutiu e definiu todos os encaminhamentos necessários para pagamento do piso da enfermagem, por parte da Prefeitura Municipal.

Convocada pela Secretaria Municipal de Saúde, a reunião teve a participação de grande parte da categoria, Sindicato dos Funcionários Municipais, auditores e procuradores de carreira da Controladoria e Procuradoria Jurídica do Município.

Em declarações à imprensa, nesta quarta-feira, 30, a secretária Mychelle Noleto e o adjunto Helano Segundo, fizeram uma avaliação positiva do encontro. "Foi um momento muito importante para ouvirmos a categoria e o Sindicato, conforme orientação do nosso gestor Zé Aldemir", afirmou a titular da pasta da Saúde.

Ela disse que o piso da enfermagem está sendo discutido para que ninguém tenha prejuízo. "É uma coisa ainda em construção, que tem passado por muitas modificações", afirmou Mychelle, garantindo que tudo está sendo encaminhado para uma solução segura para todos.

O secretário adjunto, Helano Segundo, disse que Cajazeiras está no caminho certo, discutindo com a própria categoria, esclarecendo todas as dúvidas para não acontecer erros. "É uma coisa ainda em construção. Até ontem, o Ministério da Saúde implementou mudanças. Por isso, temos que decidir com segurança", afirmou.

#Saúde 20/06/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Lançada em Cajazeiras a Pedra Fundamental do Centro de Oncologia do Laureano

Em solenidade das mais concorridas, foi lançada na manhã desta terça-feira, 20, a Pedra Fundamental do Centro de Oncologia do Hospital Napoleão Laureano, Unidade Avançada, que recebeu o nome do médico cajazeirense Dr. Jackson Dervile Araruna.

A obra será edificada pelo Centro Universitário Santa Maria, compromisso ratificado, na ocasião, pelas reitoras Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena Filho, o diretor financeiro, Antônio Carneiro Arnaud, e o diretor geral do Hospital, Marcílio Cartaxo, manifestaram entusiasmo pela concretização de mais uma Unidade Avançada do Laureano, e destacaram o empenho do prefeito Zé Aldemir e das representantes do Centro Universitário Santa Maria.

O prefeito Zé Aldemir e a deputada estadual Dra. Paula Francinete agradeceram aos diretores da Fundação Laureano e também às reitoras. "Esse é sonho de Cajazeiras que estamos concretizando para melhorar a vida dos cajazeirenses e sertanejos que precisam de tratamento oncológico", afirmou o prefeito.

O médico paraibano Alexandre Augusto Araruna esteve presente, agradecendo homenagem prestada ao seu pai Dr. Jackson Dervile Araruna.

Ele também enalteceu muito a implantação da Unidade de Cajazeiras. Foi um momento, segundo afirmou, que ficará marcado na história de Cajazeiras.

#Saúde 06/06/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento pediátrico no HUJB: Zé Aldemir e Dra. Paula se reúnem com presidente e vice da EBSERH

Na tarde desta terça-feira, 06, o prefeito Zé Aldemir e a deputada estadual Dra. Paula foram recebidos em Brasília, pelo presidente e vice-presidente da Rede EBSERH, respectivamente, Arthur Chioro e Daniel Beltrammi, em encontro agendado pela senadora Daniela Ribeiro.

Em pauta, a possibilidade da abertura do Pronto Atendimento Pediátrico no Hospital Universitário Júlio Bandeira, uma bandeira que o gestor cajazeirense e a deputada abraçaram com muita força e determinação.

De Brasília, o prefeito Zé Aldemir já adiantou que a reunião foi muito positiva. "A EBSERH está disposta a abrir as portas do HUJB para o pronto atendimento pediátrico. O grande problema é a dificuldade para se conseguir os médicos especialistas", disse o prefeito.

#Saúde 27/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Conferência Estadual de Saúde: Cajazeiras elege delegados para a etapa nacional

O Município de Cajazeiras participou da 10ª Conferência Estadual de Saúde com a Temática "Amanhã vai ser outro dia, ocorrida nos dias 24, 25 e 26 deste mês, na Capital João Pessoa.

Na oportunidade, 08 delegados(as) cajazeirenses estiveram representando o município, num momento considerado ímpar para a construção da cidadania e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, SUS.

Além de construir propostas para a 17ª Conferência Nacional, que ocorrerá no mês de julho, em Brasília, Cajazeiras conseguiu eleger 05 (cinco) conselheiros para a etapa Nacional, sendo 03 (três) titulares: Elinete Lourenço Rolim, José Olivandro Duarte de Oliveira e Delânio da Silva Sousa, e 02 (dois) suplentes: Joyce Montinelly de Oliveira e Raisa Barbosa de Andrade.

"As conferências em todos os níveis são momentos importantes de controle social e de construção da cidadania", comentou Delânio da Silva Sousa, conselheiro eleito para a etapa Nacional.

#Saúde 22/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Aumento de doenças em crianças: Prefeitura de Cajazeiras instala Centro Pediátrico Noturno

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu instalar um Centro de Pediatria Noturno, na cidade, a partir desta segunda-feira, 22. Será na Unidade de Saúde da Família Simão de Oliveira, no centro, das 18 às 22 horas.

A medida foi determinada pelo prefeito Zé Aldemir, no sentido de ampliar o atendimento às crianças, neste período Sazonal de surgimento de muitas doenças respiratórias.

#Saúde 17/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Em Brasília: Zé Aldemir é recebido em audiência pela ministra Nísia Trindade, da Saúde

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), foi recebido em audiência, na manhã desta quarta-feira, 17, pela ministra Nísia Trindade, da Saúde. Em pauta, a liberação de recursos para os serviços de saúde locais.

Em contato direto da capital federal, o gestor cajazeirense disse que saiu do encontro otimista, e na expectativa agora, da liberação o mais rápido possível de verbas de custeio para a saúde, o que está sendo reclamado por todos os municípios.

"A própria entidade representativa dos prefeitos paraibanos, a FAMUP, tem reclamado esse atraso na liberação dos recursos, o que tem deixado os municípios numa situação difícil para manter seus serviços de saúde", comentou Zé Aldemir.

#Saúde 17/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras se mobiliza para mais um Dia D de Multivacinação, neste sábado, 20

A Prefeitura de Cajazeiras já mobilizou toda a sua equipe de Saúde para o Dia D de Multivacinação deste sábado, dia 20, com abertura de 08 postos de atendimento espalhados por toda a cidade.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Auxiliadora Henrique, informou que estarão abertas, das 08 às 13 horas, as unidades Simão de Oliveira, Agrovila, Remédios, Mutirão I, Sol Nascente, Padre Cícero, Jardim Oásis e São Francisco. A Unidade Simão de Oliveira, no centro, terá seu horário estendido até às 16 horas, para facilitar o atendimento das pessoas que trabalham no comércio pela manhã.

Auxiliadora Henrique também informou que os postos atenderão com vacinas da Covid e da Influenza, além das vacinas de rotina para atualização dos cartões.

#Saúde 16/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras faz parceria com Universidade para oferecer serviço telediagnóstico em Cardiologia

Parceria firmada entre a Secretaria de Saúde de Cajazeiras e a Universidade Federal de Pernambuco possibilitará laudos em exames cardiológicos, pelo Núcleo de TELESSAÚDE (NUTES), pertencente à referida instituição. Serão serviços de Telediagnóstico em Cardiologia.

Segundo a secretária Mychelle Noleto, essa colaboração trará para Cajazeiras diagnósticos precisos e ágeis, reduzindo distâncias e ampliando o acesso aos cuidados médicos especializados.

Ela disse que a partir dessa segunda-feira (15), os usuários que se submeterem a exames de Eletrocardiograma terão os laudos emitidos por profissionais cardiologistas do Hospital das Clínicas de Recife, pertencente à Universidade Federal de Pernambuco.

"A implementação do Telediagnóstico em Cardiologia trará benefícios imensuráveis para a população de Cajazeiras. O acesso facilitado a diagnósticos especializados significará maior rapidez no início do tratamento, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida dos paciente", comentou.

O Telediagnóstico é um serviço que utiliza tecnologias de comunicação para permitir a interpretação remota de exames médicos. Com essa abordagem inovadora, os pacientes podem ter seus exames analisados por especialistas altamente capacitados, eliminando e reduzindo o tempo de espera por diagnósticos.

#Saúde 05/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras abre 08 postos de vacinação para o Dia D deste sábado

Tudo pronto em Cajazeiras para mais um Dia D de multivacinação, neste sábado, dia 06. A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde está com toda a equipe mobilizada para atender à população.

De acordo com a programação, serão abertos 08 postos espalhados pela cidade, funcionando das 08 às 13 horas, com vacinas contra Influenza e Covid. São as unidades Agrovila, Padre Cícero e Amélio Estrela (zona sul), Mutirão I e Sol Nascente (zona norte), Jardim Oásis (zona leste), além do Simão de Oliveira, no centro, e Boqueirão de Piranhas. As pessoas devem comparecer a esses postos munidas de documento pessoal e cartão de vacinação.

#Saúde 28/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras tem projetos aprovados para a IV Mostra "Paraíba, Aqui tem SUS"

Três projetos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Cajazeiras atenderam critérios do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e da Secretaria de Estado da Saúde para a IV Mostra "Paraíba, Aqui tem SUS", a ser realizada no dia 02 de maio, em João Pessoa.

Os projetos são: Ampliação dos Centros de Testagem e Enfrentamento à Covid-19, Escalda-pés e Horta de Plantas Medicinais na Unidade do Mutirão, e o Mais Saúde no seu Bairro. São projetos que promovem articulação,

intercâmbio e estratégias de integração da gestão, vigilância e atenção à saúde.

Na Mostra da Paraíba, serão escolhidos 17 trabalhos municipais, entre os selecionados, e que vão representar o Estado na 18ª Mostra "Brasil, Aqui tem SUS", edição 2023, a ser realizada no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 16 a 19 de julho, em Goiânia, Goiás.

#Saúde 25/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Controle de animais: Prefeitura de Cajazeiras intensifica procedimentos com Castramóvel

A Prefeitura de Cajazeiras continua realizando cirurgias de castração de cães e gatos, utilizando seu equipamento de Castramóvel, instalado no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde. A informação do veterinário Wagner Pessoa, responsável pela Coordenação de Zoonoses, é que essa ação vem sendo intensificada, com a colaboração dos protetores desses animais.

De acordo com o titular da Zoonoses, os interessados em realizar o procedimento nos seus animais, devem fazer o cadastramento para agendamento das cirurgias na Secretaria de Meio Ambiente.

"A castração evita doenças e reduz a superpopulação dos animais, que muitas vezes são abandonados nas ruas. É uma ação de política ambiental e de saúde pública", afirmou o veterinário.

Ele revelou que desde o início de funcionamento do equipamento, já foram castrados cerca de 400 animais, entre cães e gatos, além dos procedimentos feitos, prioritariamente, para cadelas de rua, numa clínica particular, contratada pela Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 13/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras define mobilização para o Dia D de Multivacinação neste sábado, 15

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajazeiras já definiu toda a logística para o Dia D de multivacinação, neste sábado, 15, com a abertura de 11 postos de atendimento à população, espalhados pela cidade e zona rural.

De acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, serão ofertadas vacinas da Covid-19 e da Influenza, e as pessoas dos grupos prioritários devem comparecer aos postos, das 08 às 13 horas, conduzindo documento pessoal e cartão de vacinação.

Estarão abertas, a partir das 08h da manhã, as seguintes unidades de Saúde: Agrovila, Simão de Oliveira, Mutirão I, Sol Nascente, Cristo Rei, Dom Bosco, Casas Populares, Residencial Cajazeiras, Jardim Oásis, Cocos e Patamuté.

#Saúde 05/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Mais Saúde: Prefeitura de Cajazeiras instala mutirão de serviços em unidade do PSF

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, nesta quarta-feira, 05, uma nova ação para contemplar as comunidades das áreas mais periféricas: é o programa "Mais Saúde no seu Bairro".

O secretário adjunto Helano Segundo explicou que o programa se instala, semanalmente, em uma Unidade do PSF, com profissionais de várias especialidades, ofertando os mais diversos serviços e atendimentos, tais como: testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, vacinação de rotina e contra a Covid, teste para a Covid, atendimento odontológico, com aplicação de flúor, atendimento médico e realização de ultrassonografia, mediante marcação prévia.

O secretário adjunto disse que o prefeito Zé Aldemir e a titular da pasta, Michelle Noleto, determinaram a realização do programa, com objetivo de atender o máximo possível a demanda das comunidades e ainda melhorar todas as condições de funcionamento das unidades de Saúde.

O primeiro bairro contemplado com o novo programa da Saúde de Cajazeiras foi o Mutirão, na zona norte da cidade, com a instalação dos serviços na Unidade I do Programa de Saúde da Família.

#Saúde 29/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Audiência no Senado: prefeito Zé Aldemir defende a FUNASA e mais recursos para a saúde

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), participou, nesta quarta-feira, 29, de audiência no Senado Federal, presidida pela senadora paraibana Daniela Ribeiro, com a participação de gestores municipais, debatendo medida do governo de extinção da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Zé Aldemir usou a palavra, reforçando o movimento liderado pela senadora Daniela em defesa da FUNASA, sob o argumento do importante papel que tem o referido órgão para a vida dos municípios, sobretudo do interior nordestino, na política de saneamento básico, que reflete no controle e prevenção de doenças e, consequentemente, na qualidade de vida do povo.

Na ocasião, o prefeito cajazeirense fez um apelo aos técnicos do governo presentes na audiência, no sentido de ampliar os recursos destinados à saúde. "A FUNASA não pode ser extinta. O que estamos precisando é de mais saúde para aqueles que estão lá na ponta sofrendo com uma patologia e enfrentando as maiores dificuldades para conseguir um leito hospitalar", disse Zé Aldemir.

#Saúde 15/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Na Conferência de Saúde: Zé Aldemir fala de avanços na sua gestão e defende um SUS mais eficaz

Durante solenidade de abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Cajazeiras, o prefeito Zé Aldemir destacou importantes conquistas de sua gestão nessa área, a exemplo do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), e enalteceu a filosofia do SUS, mas disse que há uma distância entre a teoria e a prática em relação aos direitos da população.

"Precisamos de um SUS mais eficiente e ágil, sem tanta burocracia, e coerente com sua filosofia no atendimento ao povo", afirmou.

Zé Aldemir também enalteceu a atual estrutura de Saúde de Cajazeiras, citando os exames de média e alta complexidade realizados, atualmente, pelo CDI, 100% público. E fez questão de destacar a força da deputada estadual Dra Paula, juntamente com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para a conquista desse importante equipamento de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde de Cajazeiras foi aberta na manhã desta quarta-feira, 15, no auditório da Faculdade Católica da Paraíba, reunindo um grande número de trabalhadores e usuários da área de saúde, além de muitos profissionais da gestão. O evento foi programado e organizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Cajazeiras.

#Saúde 09/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras realizará Conferência Municipal de Saúde, no dia 15

A Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde de Cajazeiras confirmou a realização do evento, no próximo dia 15 deste mês. E destacou os objetivos principais: avaliar a situação da Saúde e propor diretrizes para a formulação da política de Saúde nos três níveis de gestão. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional.

E acrescenta que é nos espaços das Conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar o SUS, assim como para ampliar a disseminação de informações sobre o Sistema.

Pensando assim, a Comissão Organizadora lançou um link de inscrição para quem desejar participar da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Cajazeiras, que ocorrerá no próximo dia 15 deste mês, a partir das 7h30, na Faculdade Católica da Paraíba. O link ficará disponível até domingo, mas as inscrições também poderão ser feitas presencialmente.

<b>Link de Inscrições</b>

<a href="https://forms.gle/9RmK6HthjUsXQptR7" target="_blank">https://forms.gle/9RmK6HthjUsXQptR7</a>

#Saúde 04/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Sábado de vacinação: postos de atendimento de Cajazeiras registram boa movimentação

O Dia D de multivacinação em Cajazeiras registrou uma boa procura pelas vacinas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, nos oito postos de atendimento espalhados pela cidade.

No final da tarde, a secretária Mychelle Noleto informou que foram 1.228 doses aplicadas, entre as vacinas de rotina e contra a Covid, atingindo todos os públicos. "Podemos avaliar como positivo o nosso Dia D", comentou a titular da pasta, agradecendo o trabalho de toda a sua equipe e o apoio do prefeito Zé Aldemir para o êxito da mobilização.

#Saúde 28/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Neste sábado: Saúde de Cajazeiras se mobiliza para Dia D de Multivacinação

Sábado, 04 de março, é mais um Dia D de multivacinação, no Estado. Em Cajazeiras, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a mobilização para atender a população em vários pontos da cidade.

De acordo com a Coordenação de Imunização, serão disponibilizadas 08 Unidades de Saúde da Família para a vacinação contra a Covid e outras doenças. São as unidades dos bairros Agrovila, Remédios, São Francisco e Esperança (zona sul), Sol Nascente e Mutirão I (zona norte), e Cristo Rei (zona leste), além da Unidade Simão de Oliveira, no centro.

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cajazeiras alerta para a importância da atualização do cartão vacinal, e chama a atenção dos pais para levarem seus filhos aos postos de vacinação.

#Saúde 31/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras define mobilização para Dia D de multivacinação, neste sábado

Em mais um Dia D de multivacinação infantil e contra a Covid para todas as idades, neste sábado, 04, em todo o Estado, Cajazeiras já tem toda a sua logística definida para atendimento da população.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, terá quatro pontos de atendimento para receber todos os públicos, no período das 08h ao meio-dia: Praça da Prefeitura (centro), Praça São João Bosco (zona sul), Praça do Ronaldo Cunha Lima (zona norte), e Unidade de Saúde do Sítio Cocos.

#Saúde 24/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital Laureano: prefeitos se reúnem e confirmam apoio à Unidade de Cajazeiras

Em reunião realizada nesta terça-feira, 24, na sede da OAB Cajazeiras, prefeitos de municípios do Alto Piranhas confirmaram participação no funcionamento da futura Unidade Avançada do Hospital Laureano.

O diretor Carneiro Arnaud reafirmou a decisão de instalar o núcleo do Hospital em Cajazeiras, ressaltando a importância de diminuir o sofrimento dos pacientes de câncer em se deslocarem para João Pessoa. Ele também destacou o empenho do prefeito Zé Aldemir e da Deputada Dra. Paula, além da diretora do Centro Universitário Santa Maria, Ana Goldfarb.

Com a presença de toda a diretoria do Laureano, o prefeito Zé Aldemir registrou o empenho de sua gestão, garantindo a doação do terreno para construção da Unidade. Ele agradeceu aos dirigentes do Laureano e também ao Centro Universitário Santa Maria, que deverá construir o referido equipamento de oncologia.

Representando o Centro Universitário Santa Maria, a professora Eclivaneide Caldas de Abreu, pro reitora de Graduação, reafirmou o compromisso da parceria para a construção da Unidade de Cajazeiras. "Estou aqui para reafirmar esse compromisso assumido pelas reitoras Ana Goldfarb e Sheila Lacerda", afirmou.

Antes da reunião convocada pelo presidente da AMASP, Roberto Bayma, os dirigentes do Hospital Laureano, juntamente, com o prefeito Zé Aldemir e secretários municipais, médico Pablo Leitão, presidente da CDL, Alexandre Costa, entre outros, visitaram o terreno doado pela Prefeitura de Cajazeiras para a construção da Unidade de Oncologia.

#Saúde 13/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras promove ações de conscientização e combate à hanseníase

O Janeiro Roxo, marcado pela campanha de prevenção à hanseníase, tem se desenvolvido em Cajazeiras com várias ações, visando conscientizar a população sobre o combate à doença. É o que assegura a coordenadora epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Carolino.

Ela afirmou que estão sendo desenvolvidas diversas atividades nas Unidades de Saúde da Família, tais como: avaliações nas áreas de neurologia e dermatologia, palestras e orientações sobre sintomas, tratamento e cura da doença.

A coordenadora epidemiológica adiantou que o prefeito Zé Aldemir e a secretária Mychelle Noleto têm dado todo o apoio necessário para a realização da campanha em Cajazeiras, e que ficou definida a data de 19 deste mês para o Dia "D" de combate à hanseníase. No Dia "D", as ações serão concentradas na Unidade de Saúde da Família Simão de Oliveira, no centro da cidade.

#Saúde 10/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Reunião na AMASP: prefeitos discutem participação na instalação de Núcleo do Laureano em Cajazeiras

Reunidos na tarde desta terça-feira, 10, prefeitos e secretários de Saúde de vários municípios da região do Alto Piranhas avançaram na discussão sobre a implantação de uma unidade oncológica do Hospital Napoleão Laureano, em Cajazeiras.

Convocada pelo presidente Roberto Bayma, da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (AMASP), a reunião contou com as presenças dos prefeitos José Aldemir (Cajazeiras), Itamar Moreira (Poço Dantas), Marcos Eron (Monte Horebe), Ceninha Lucena (Bonito de Santa Fé) e João Cleber (Santa Helena), além de secretários de Saúde e representantes dos municípios de São José de Piranhas, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios e Carrapateira.

O prefeito Zé Aldemir informou sobre os passos dados até agora junto à Direção do Laureano, revelando, inclusive, que já determinou providências para doação do terreno, e que já há também o compromisso do Centro Universitário Santa Maria de construir o prédio do referido Núcleo Oncológico.

Por sugestão do prefeito Zé Aldemir, os participantes aprovaram a realização de nova reunião a ser agenda pelo presidente Roberto Bayma, desta feita, com a presença dos diretores da Fundação do Hospital Laureano, no sentido de definir a contribuição de cada município para concretização do Núcleo de Cajazeiras.

No final, por sugestão do presidente Roberto Bayma, os prefeitos também aprovaram um manifesto protestando contra a extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por parte do governo federal.

#Saúde 09/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Núcleo de Oncologia: prefeito Zé Aldemir teve nova reunião com diretores do Laureano

Na manhã desta segunda-feira, 09, em João Pessoa, o prefeito Zé Aldemir avançou nos entendimentos com os diretores do Hospital Napoleão Laureano, visando a instalação de uma unidade de Oncologia em Cajazeiras.

O novo encontro contou com a presença também da diretora do Centro Universitário Santa Maria, Ana Goldfarb, que foi convidada pelo prefeito cajazeirense para participar dessa luta, contribuindo assim, para viabilizar o Núcleo de Cajazeiras. "Começamos a semana com boas notícias. O Centro de Oncologia de Cajazeiras está sendo bem aceito e marchando com celeridade", disse Zé Aldemir em suas redes sociais.

Nesta terça-feira, 10, a AMASP (Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano) se reúne, sob a presidência de Roberto Bayma, por sugestão do prefeito Zé Aldemir, para discutir o assunto. A ideia é envolver os 15 municípios da região na implantação do benefício.

#Saúde 05/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Zé Aldemir discute com diretores do Laureano implantação de Núcleo em Cajazeiras

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 05, com diretores do Hospital Napoleão Laureano, o prefeito Zé Aldemir tratou da implantação de um Núcleo de Oncologia da referida instituição hospitalar em Cajazeiras.

O prefeito cajazeirense revelou que ficou bastante otimista com essa possibilidade ao ouvir os doutores Carneiro Arnaud, Marcílio Cartaxo e outros dirigentes do Laureano. "É importante demais o funcionamento desse serviço em Cajazeiras para evitar que os pacientes tenham que se deslocar a João Pessoa para receberem o tratamento", disse Zé Aldemir, adiantando que vai desenvolver todos os esforços juntamente com a deputada Dra. Paula para viabilizar esse sonho dos cajazeirenses e sertanejos.

Zé Aldemir afirmou que já conversou com o presidente da AMASP, Roberto Bayma, no sentido de viabilizar uma reunião com os prefeitos dos 15 municípios da região polarizada por Cajazeiras para discutir o assunto. "Precisamos nos reunir, possivelmente, no próximo dia 10, para discutirmos a participação de cada um, e também vou levar o projeto ao governador João Azevedo e aos deputados Aguinaldo Ribeiro e Wellington Roberto", declarou Zé Aldemir.

#Saúde 23/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Dezembro vermelho: Saúde de Cajazeiras promove ações para a população da cidade

Em mais uma atividade programada para este mês de luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajazeiras ofertou vários serviços à população, nessa quinta-feira, 22, na área central da cidade.

De acordo com a secretária Mychelle Dantas Noleto, foram realizados testes rápidos para triagem de HIV e outras doenças, vacinação contra Covid-19, verificação de pressão arterial e glicemia. Durante todo o mês, a ação se repetiu em vários locais do município, despertando para os cuidados sobre essas e outras doenças.

#Saúde 24/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Em Dia D, Saúde de Cajazeiras se mobiliza para vacinação contra a Covid, neste sábado

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajazeiras, por meio de sua Coordenação de Imunização, definiu todo o esquema de mobilização para o Dia D de vacinação contra a Covid-19, neste sábado, 26.

Os profissionais de vacinação serão divididos em três pontos estratégicos da cidade: Unidade de Saúde Simão de Oliveira (centro), Unidade de Saúde do bairro São Francisco (zona sul), e Unidade do bairro Mutirão (zona norte).

Neste novo cenário de preocupação com o aumento de casos diagnosticados de Covid, o prefeito Zé Aldemir determinou todo o empenho à equipe de Saúde para vacinar o maior número possível de pessoas.

#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: decreto torna obrigatório uso de máscara nas repartições municipais

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circula, nesta segunda-feira, 21, com decreto do prefeito Zé Aldemir, tornando obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória nos ambientes fechados das repartições públicas municipais, considerando o aumento de casos diagnosticados da Covid-19.

O decreto também faz recomendação à população para completar o esquema vacinal, e mesmo após tomar todas as doses, continuar usando a máscara, fazendo a higienização das mãos, mantendo o distanciamento social e evitar sair de casa quando sentir sintomas de doenças respiratórias.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1581/DECRETO_054_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 054/2022</b></a>

#Saúde 17/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Aumento da Covid: Prefeitura de Cajazeiras recomenda uso de máscara e outras medidas preventivas

O crescente aumento de casos da Covid-19, conforme boletins epidemiológicos da Saúde estadual e das secretarias municipais, motivou o prefeito Zé Aldemir a recomendar o uso de máscara de proteção respiratória por parte dos servidores municipais da administração direta e indireta, medida extensiva a todos os segmentos da sociedade cajazeirense.

A recomendação é também para que todos sempre que possível completem o esquema vacinal, e que mesmo assim, continuem usando máscara e mantendo a higienização das mãos.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Cajazeiras, abriu uma ala na Policlínica Orcino Guedes, apenas para a realização de testes da Covid-19, de segunda-feira a sexta-feira, entre às 13 e 17 horas.

#Saúde 21/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras define programação para Dia D de vacinação contra a raiva
#Saúde 16/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras se mobiliza para Dia D de Multivacinação, neste sábado

O Dia D de Multivacinação em Cajazeiras, neste sábado, 17, mobiliza equipes de vacinadores em quatro postos de atendimento: Unidades Simão de Oliveira (centro), Mutirão I (zona norte), Esperança e Remédios (áreas sul e oeste da cidade).

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informou que as vacinas contra Covid, Sarampo, Poliomielite, entre outras, são destinadas para crianças e adolescentes. Os postos estarão abertos das 08 às 12 horas, com a exigência de documento pessoal e cartão de vacinação.

#Saúde 19/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mais uma UBS reformada: prefeito Zé Aldemir entrega nova unidade de saúde do centro da cidade

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 19, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, inaugurou a reforma da Unidade de Saúde da Família Simão de Oliveira, instalada na Rua Coronel Juvêncio Carneiro, no centro da cidade.

Acompanhado do vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, do vereador Ninha, da secretária Mychelle Noleto e de vários auxiliares da gestão, o chefe do executivo destacou o trabalho para recuperar e modernizar as unidades de saúde, visando melhorar cada vez mais o atendimento à população.

Zé Aldemir disse que sua gestão está implantando novas unidades de saúde em Cajazeiras e reformando as atuais. "Assim, estamos melhorando as condições de trabalho dos nossos profissionais e ofertando serviços de qualidades à população", completou.

Na ocasião, o prefeito também entregou dois novos veículos destinados à Secretaria de Saúde, ampliando a frota disponível para os serviços na cidade e na zona rural.

#Saúde 12/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras inaugura nova Unidade de Saúde da Família na zona leste da cidade

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Saúde, inaugurou uma nova unidade do Programa de Saúde da Família. Foi na Rua Anacleto de Souza, no Bairro Jardim Oásis, zona leste.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária Mychelle Noleto destacaram a importância do novo equipamento para atendimento da população. "Estamos entregando uma nova unidade que vai ofertar serviços de saúde às famílias residentes nessa área da cidade", comentou Zé Aldemir.

#Saúde 28/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mobilização: Saúde de Cajazeiras define logística para Dia D de Multivacinação neste sábado, 30

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, se mobiliza para o Dia D de Multivacinação, neste sábado, 30, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de todos os públicos e evitar várias doenças, tais como: Covid, gripe, sarampo, hepatite, poliomielite, meningite, entre outras.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, já definiu a logística, com a abertura de cinco postos de vacinação espalhados pela cidade: Padre Cícero, Sol Nascente, Vila Nova, Bela Vista e Mutirão. Esses postos ficarão abertos no horário das 08 às 12 horas.

A secretária de Saúde de Cajazeiras, Mychelle Dantas Noleto, destacou a importância do Dia D de Multivacinação para atualização de todas as vacinas do SUS. É importante, segundo afirmou, a atualização para a população se prevenir de dezenas de doenças.

#Saúde 19/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Serviços Residenciais Terapêuticos: Prefeitura oferece atendimento e moradia a pacientes com transtornos mentais

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio de Secretaria de Saúde, oferece os chamados Serviços Residenciais Terapêuticos, mais conhecidos como Residência Terapêutica, que fazem parte da Política Nacional de Saúde Mental.

Os Serviços Residenciais Terapêuticos, criados a partir da Portaria 106/2000 do Ministério da Saúde, são moradias inseridas na comunidade e destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuam suporte social e laços familiares atendendo, atualmente, a vários pacientes em Cajazeiras.

Vale destacar, também, que o serviço é capaz de acolher o portador de transtorno mental, de respeitar os seus direitos como cidadão e como sujeito em condição de viver em comunidade, primando pela qualidade de vida de seus usuários, além de proporcionar um atendimento mais humanizado.

O ambiente da Residência Terapêutica pode servir, ainda, como uma solução definitiva de moradia aos usuários do serviço com afeto, convivência, suporte para todas as suas necessidades e ajuda para usufruir da máxima autonomia que seu quadro permitir, seguindo a premissa básica de consolidação de uma atenção à saúde mental voltada para a inserção social dos portadores de transtornos mentais na comunidade.

#Saúde 05/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras segue com mutirões de vacinação e outros serviços de saúde na cidade

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura, nesta quinta-feira, 07, mais um programa para continuar aproximando os serviços da população. Será o programa "Mais Saúde no seu Bairro".

A ação desta quinta-feira será no bairro Vila Nova, na zona leste da cidade, contemplando a população com vacinação e testagem da Covid-19, orientações sobre as arboviroses com os agentes de Endemias, entre outros serviços prestados pelas equipes da Saúde de Cajazeiras.

O prefeito Zé Aldemir voltou a manifestar preocupação com o aumento de casos de Covid em Cajazeiras, e tem determinado ações cada vez mais eficazes da Saúde no que diz respeito à vacinação e testagem da população.

Zé Aldemir também voltou a recomendar o uso da máscara em todos os segmentos, a exemplo do que já é praticado no âmbito da administração municipal, conforme decreto vigente. Segundo afirmou, a máscara é um equipamento importante de proteção para se evitar a transmissão do vírus.

#Saúde 29/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Números da Covid: Saúde de Cajazeiras amplia testagem e vacinação em mutirões por toda a cidade

A nova onda de infectados pela Covid-19 tem preocupado a gestão municipal de Cajazeiras. O prefeito Zé Aldemir e a secretária Mychelle Noleto, da Saúde, estão ampliando os pontos de vacinação e de testagem da população, com mutirões de serviços em vários bairros.

Nesta quinta-feira, 30, além dos postos fixos instalados nas unidades de saúde, será realizada mais uma ação em sistema de mutirão, o chamado "Arraiá da Saúde", no Bairro Ronaldo Cunha Lima, na zona norte da cidade, a partir das 17 horas.

Nessa ação, além da vacina contra a Covid para todos os públicos e a testagem, a Secretaria Municipal de Saúde oferta outros serviços, a exemplo de orientações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

#Saúde 28/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Avanço da Covid: Prefeitura de Cajazeiras abre novos postos de vacinação e de testagem

O aumento de casos de Covid-19 fez o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, determinar novas ações, visando conter o contágio do vírus no município. Entre as medidas, ampliação dos postos de vacinação e de testagem.

Nesta terça-feira, 28, a vacinação segue, durante todo o dia, no Centro de Referência da Zona Norte, e no período da noite, nas unidades de saúde dos bairros Vila Nova e Sol Nascente, para todos os públicos, com dose 01, dose 02 e as duas doses de reforço, observando-se os intervalos de cada vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde também abriu novos pontos de testagem da Covid. Estão funcionando para testagem, durante o dia, o Centro da Zona Norte e a Unidade da Agrovila. No período noturno, o Centro da Zona Norte, a Unidade do Cristo Rei e a Policlínica Orcino Guedes.

A secretária Mychelle Noleto informou que nesta quarta-feira, 29, a pasta da Saúde vai realizar um mutirão de testagem na cidade para atender a grande demanda dos últimos dias. Essa ação será no Ginásio do CAIC, na zona norte, das 08 às 18 horas.

#Saúde 22/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mais uma obra: Prefeito Zé Aldemir assina ordem de serviço para construção de nova unidade de saúde

O novo conjunto habitacional Residencial Cajazeiras, na zona norte da cidade, ganhará uma Unidade de Saúde da Família bem estruturada, seguindo o padrão do Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Zé Aldemir assinou a ordem de serviço para o início da construção da obra, que beneficiará as 600 famílias residentes na área.

Acompanhado da deputada estadual Dra. Paula, do vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, vereadores e auxiliares da gestão, Zé Aldemir destacou a importância dos investimentos feitos no Residencial Cajazeiras.

O prefeito cajazeirense disse que a Unidade de Saúde já vem funcionando provisoriamente, ofertando muitos serviços à população, e agora, deverá ganhar sua sede própria para melhor atender.

Zé Aldemir também lembrou que uma creche está sendo construída na zona norte, em convênio com o governo federal, e que também vai contemplar as famílias do Residencial Cajazeiras.

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras inaugura nova unidade de saúde âncora da comunidade do Riacho do Meio

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 21, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, entregou a nova estrutura da unidade âncora do Distrito de Riacho do Meio, região sul do município.

O vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, representou o prefeito Zé Aldemir, ao lado da deputada estadual Dra. Paula, da secretária Mychelle Noleto, de outros auxiliares da gestão e vereadores.

Na ocasião, a Secretaria de Saúde disponibilizou um mutirão de serviços para atendimento da população do Riacho do Meio e de localidades vizinhas, com foco para vacinação e testes de Covid.

Nesta quarta-feira, a partir das 17 horas, o prefeito Zé Aldemir entrega as instalações da nova Unidade de Saúde do Residencial Cajazeiras, zona norte da cidade, oportunidade em que também assinará a ordem de serviço para construção do prédio definitivo do órgão.

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Reforço contra a Covid: Cajazeiras começa a ministrar quarta dose para o público acima de 40 anos

Depois da autorização do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Cajazeiras amplia a vacinação contra a Covid-19, baixando a idade para aplicação da quarta dose. Agora, o público de 40 anos ou mais já pode receber esse novo reforço da vacina, depois de quatro meses da terceira dose.

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde vacina, durante todo o dia, no Centro de Referência da Zona Norte, e no período noturno, nas unidades da Padre Cícero (Zona Sul), e Vila Nova (Zona Leste).

A Coordenação de Imunização informou que estão sendo atendidos todos os públicos: crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos retardatários, com a primeira dose, além das doses 02, 03 e 04, observando-se os intervalos de cada vacina.

#Saúde 20/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras realiza mutirões de vacinação e outros serviços de saúde nesta semana

Duas novas ações do programa denominado "Arraiá da Saúde", serão realizadas, nesta semana do São João em Cajazeiras. A primeira será na comunidade rural do Riacho do Meio, nesta terça-feira, 21, a partir das 10 horas, e a outra na quarta-feira, 22, a partir das 17 horas, no Residencial Cajazeiras.

As ações acontecerão durante os atos de inauguração, respectivamente, da reforma da unidade âncora do Riacho do Meio e da implantação da nova UBS do Residencial Cajazeiras.

Na ocasião, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizará vacinação de todos os públicos contra Covid, testagem e orientações sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti pelos agentes de Endemias, além de outros serviços de saúde importantes para a prevenção de várias doenças.

A secretária Mychelle Noleto informou que as equipes de sua pasta estão sendo mobilizadas para atuarem nestes dois novos mutirões de saúde, que contarão também com a presença do prefeito Zé Aldemir.

#Saúde 09/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza mutirão de testes e vacinação

Na tarde desta quinta-feira, 09, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajazeiras iniciou mais um mutirão de serviços à população, com foco principalmente em testes de Covid e vacinação do público alvo.

A ação, denominada Arraiá da Saúde, foi realizada na Praça do Leblon, no centro da cidade, e mobilizou equipes com diversos serviços, resultando num significativo número de pessoas, entre adultos e crianças vacinadas contra Covid-19, Influenza e Sarampo.

A secretária Mychelle Noleto avaliou como positiva a ação desta quinta-feira, e disse que recebeu recomendação do prefeito Zé Aldemir para realizar novos mutirões em outros locais da cidade, visando levar os serviços de Saúde à população em geral e avançar cada vez mais no processo de imunização contra a Covid, Influenza e Sarampo.

#Saúde 08/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras realiza mutirão de serviços de saúde com vacinação e testagem de Covid

Nesta quinta-feira, 09, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza mutirão de serviços à população, com início às 17 horas, na Praça do Leblon. Serão ofertados testes de Covid, vacinação, verificação de PA e glicemia, orientações sobre o combate ao mosquito Aedes, entre outros serviços.

A secretária Mychelle Dantas Noleto afirmou que essa ação itinerante vai ser levada a outros locais da cidade, visando atingir o maior número possível de pessoas com esses serviços da saúde.

A secretária disse que o prefeito Zé Aldemir determinou essa ação junto à população, e tem orientado a equipe de saúde todo o cuidado, neste momento, com o controle dos índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica.

#Saúde 07/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mais saúde: Prefeitura de Cajazeiras amplia atendimento com abertura de horário noturno

A população de Cajazeiras ganhou novas opções na área de atendimento médico e odontológico, na rede pública municipal de Saúde. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, a partir desta semana, o atendimento noturno em sistema de rodízio.

Estão atendendo em período noturno, das 18 às 22 horas, as unidades de saúde da família Dr. Vital Rolim, na Praça Padre Cícero, José Leite Rolim, na Vila Nova, e Sol Nascente.

O prefeito Zé Aldemir explicou essa decisão, afirmando que essas unidades, além do horário diurno, estão atendendo agora também à noite, com suas equipes completas: profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, odontólogos e demais auxiliares. "Estamos possibilitando mais essa opção de serviços de Saúde à população", disse Zé Aldemir.

#Saúde 04/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D contra Covid, Influenza e Sarampo em Cajazeiras atrai bom público aos postos de vacinação

O sábado de vacinação em Cajazeiras foi considerado positivo pela Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Das 08 às 12 horas, os quatro postos de atendimento à população registraram uma boa movimentação.

Em mais um Dia D contra a Covid-19, Influenza e Sarampo, centenas de idosos, adolescentes e crianças receberam a imunização. Foram ministradas as doses 01 e 02 e de reforço contra a Covid, e as vacinas contra Influenza e Sarampo para os públicos alvos.

A vacinação contra a Covid será retomada na segunda-feira, 06, no Centro de Referência da Zona Norte. Já as vacinas da Influenza e do Sarampo continuarão disponibilizadas nas unidades de saúde da família.

#Saúde 03/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras mobiliza para Dia D de vacinação contra Covid, Influenza e Sarampo, neste sábado, 04

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajazeiras mobiliza equipes de vacinadores para mais um Dia D, contra Covid-19, Influenza e Sarampo, neste sábado, 04.

A titular da pasta, Mychelle Noleto, informou que serão disponibilizados 04 postos de vacinação, em locais públicos, para o atendimento da população: Praça da Prefeitura e Praça da Matriz Nossa Senhora de Fátima (centro), Praça da Igreja São João Bosco (zona sul), e Praça do Ronaldo Cunha Lima (zona norte).

Ela adiantou também que serão aplicadas doses 01 e 02, além de reforço 01 e 02, contra a Covid para todos os públicos, sempre de acordo com o intervalo de cada vacina.

Nos pontos de vacinação espalhados pela cidade, também serão ministradas as vacinas contra a Influenza e o Sarampo para os públicos alvos, de acordo com a programação já anunciada, que contempla pessoas com comorbidades, apresentando laudo médico, profissionais de saúde e professores, comprovadamente em atividade, crianças de 06 meses a menores de 05 anos, idosos e gestantes.

#Saúde 27/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Melhor assistência: Prefeitura de Cajazeiras inaugura nova sede do CAPS II no centro da cidade

Em solenidade realizada na tarde dessa quinta-feira, 26, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, entregou a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), agora localizado na Praça Major Galdino Pires, no centro da cidade.

A secretária municipal de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, explicou que a importância do serviço funcionar num espaço mais amplo e confortável para seus usuários. "Estamos oferecendo mais condições de atendimento a esse público que precisa dos serviços ofertados pelo CAPS", comentou a secretária, que enalteceu o apoio e a determinação do prefeito Zé Aldemir.

#Saúde 27/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras vacina contra Covid, Sarampo e Influenza neste sábado, 28

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras promove, neste sábado, 28, uma ação especial de vacinação contra Covid, Sarampo e Influenza, visando reforçar a programação de imunização da população.

Durante toda a manhã deste sábado, serão oferecidas as doses 01, 02 e reforço da Covid para todos os públicos e mais a vacina do Sarampo e da gripe para os públicos alvos, segundo cronograma já estabelecido.

Para essa ação excepcional serão disponibilizados dois postos de atendimento à população: um na Praça da Prefeitura, centro, e o outro na Praça da Igreja São João Bosco, na zona sul da cidade.

#Saúde 26/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Melhores serviços: Prefeitura de Cajazeiras inaugura novas instalações de equipamentos de saúde

Nesta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Cajazeiras inaugurou as novas instalações da Central de Marcação e Regulação de Consultas e Exames, com novos mobiliários e equipamentos disponibilizados à população.

O vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, representando o prefeito Zé Aldemir, e a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, entregaram o benefício na presença de vereadores, auxiliares da gestão e de usuários dos serviços da Central de Marcação.

Ainda nesta quinta-feira, 26, também será entregue o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), agora num espaço mais confortável para seus usuários, localizado na Praça Galdino Pires, no centro da cidade.

#Saúde 24/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mais inaugurações: Prefeitura de Cajazeiras vai entregar novas obras e equipamentos na Saúde e Educação

A partir desta quinta-feira, 26, o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir inaugura obras de reforma e ampliação de unidades de educação e saúde, além de entregar equipamentos e anunciar melhorias no trânsito da cidade.

Na quinta-feira, 26, 09h, inaugura as novas instalações da Central de Marcação da Secretaria de Saúde; 10h, inaugura a reforma da Creche Nossa Senhora da Piedade, e às 16h, entrega as novas instalações do CAPS II, agora localizado na Praça Galdino Pires.

Na sexta-feira, 27, às 09h30, na Avenida Engenheiro Carlos Pires de Sá, anuncia novas intervenções no trânsito, entrega novas coberturas de pontos de mototaxistas e equipamentos para os agentes. Ainda na sexta-feira, 16h, entrega fardamento aos Agentes Comunitários de Endemias.

#Saúde 17/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Em novas instalações: CAPS II desenvolve atividades terapêuticas com mais conforto

O Centro de Atenção Psicossocial de Cajazeiras, responsável pelo atendimento de transtornos graves e severos, está instalado em novo local, possibilitando um atendimento mais confortável aos seus usuários.

Funcionando com atendimento de urgência e emergência, agora, na Praça Galdino Pires, no centro da cidade, o CAPS II é mais um equipamento da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajazeiras que disponibiliza um serviço essencial na área de saúde mental.

A coordenadora Naylla Duarte de Queiroga destacou a ampliação e melhoria do atendimento, com a instalação na nova sede, lembrando a celebração, neste dia 18 de maio, do movimento antimanicômio, que defende o tratamento das pessoas com esse transtorno sem internação em manicômios.

O movimento, segundo afirmou, tem mobilizado, ao longo dos anos, profissionais de saúde da área e familiares de pessoas com transtorno mental, sempre buscando fortalecer um serviço especializado e humanizado.

#Saúde 12/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras utiliza castramóvel para intensificar ações de controle de animais

A política de controle de animais (cães e gatos) em Cajazeiras, ganhou novo reforço: o castramóvel adquirido pelo município, com recursos de uma emenda do deputado Pedro Cunha Lima, já está sendo utilizado em ações de castração.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi devidamente treinada para atuar no equipamento e atender as demandas da população, iniciando o processo de castração pelos gatos. As pessoas interessadas em realizar o procedimento em seus animais devem se cadastrar na Secretaria do Meio Ambiente.

Em outra ação que visa reduzir a grande quantidade de animais abandonadas, a Prefeitura de Cajazeiras contratou uma clínica veterinária particular para a castração das cadelas soltas nas ruas.

#Saúde 27/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Contra sarampo e influenza: Saúde promove Dia D de vacinação em Cajazeiras no sábado (30)

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, promove o Dia D de vacinação contra o sarampo e a gripe influenza no próximo sábado, 30 de abril, em sete pontos espalhados por toda a cidade.

A vacinação acontecerá das 08 às 12 horas, na Policlínica e Unidades Básicas de Saúde da Vila Nova, Dom Bosco, Amélio Estrela, Remédios, Sol Nascente e Mutirão.

Idosos, trabalhadores de saúde e crianças a partir dos 06 meses a menores de 05 anos, formam o público alvo definido para receber a vacina contra o sarampo e a gripe, no Dia D promovido pela Saúde de Cajazeiras.

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras - Conferência discute propostas de políticas públicas de saúde mental para a região

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, teve participação ativa na 1ª Conferência Regional de Saúde Mental da 9ª Região de Saúde, realizada pela Comissão Intergestores Regional, nesta terça-feira, 26.

Realizado no Auditório Zé Bigode da Faculdade Santa Maria, tendo como principais objetivos avaliar a situação de saúde mental e propor diretrizes para formulação da política de saúde nos três níveis de gestão, o evento elegeu delegados de todos os municípios participantes, entre profissionais e usuários, para o evento estadual, em João Pessoa.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Cajazeiras, psicóloga Mônica Pereira, avaliou como muito positiva a Conferência Regional. "Muito boa a participação, e as discussões corresponderam a nossa expectativa", comentou.

#Saúde 20/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE 26 de abril: Cajazeiras vai sediar Conferência Regional de Saúde Mental

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está apoiando e terá participação ativa na 1ª Conferência Regional de Saúde Mental da 9ª Região de Saúde, que será realizada pela Comissão Intergestores Regional - CIR.

O evento será realizado no dia 26 abril, terça-feira, a partir das 08h00m no Auditório Zé Bigode, da Faculdade Santa Maria, tendo como principais objetivos avaliar a situação de saúde mental e propor diretrizes para formulação da política de saúde nos três níveis de gestão.

A saúde mental de Cajazeiras é referência para os quinze municípios da região do Alto Piranhas e todos estarão presentes no evento, representados por seus profissionais e usuários dos serviços.

#Saúde 13/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Causa animal: Prefeitura e cuidadores voluntários discutem parceria em Cajazeiras

Uma reunião entre poder público, membros do Conselho Municipal de Proteção Animal e representantes dos cuidadores voluntários, discutiu propostas a serem colocadas em prática em Cajazeiras para se resolver a médio e longo prazo o problema do grande número de cães e gatos soltos nas ruas da cidade.

As secretárias Mychelle Noleto (Saúde) e Branquinha Abreu (Meio Ambiente), acompanhadas de auxiliares das citadas pastas, avançaram em algumas propostas de parceria, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do castramóvel no processo de castração.

"Essa é uma política pública que estamos iniciando, e precisamos muito dessa parceria", disse a secretária de Meio Ambiente, avaliando como muito positivo o encontro com o segmento dos cuidadores voluntários.

Branquinha Abreu afirmou que uma nova reunião está sendo agendada pela secretária Michelle, da Saúde, para definição de várias ações conjuntas.

#Saúde 07/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Cajazeiras apresenta um dos melhores índices de cobertura vacinal do Estado

Cajazeiras não terá nenhum problema para se adequar às novas medidas do Estado, que tornam opcional o uso da máscara em ambientes públicos e privados. É que o município já atingiu mais de 90% no geral de vacinação contra a Covid-19.

Nesta quinta-feira, 07, a Secretaria Municipal de Saúde revelou números atualizados sobre a imunização da população local. De acordo com os dados gerais, o município de Cajazeiras já atingiu 99% do público alvo com a primeira dose e 92% com a segunda dose, além da dose de reforço, cujo percentual também já está bastante avançado.

Assim, segundo a secretária de Saúde, Michelle Dantas Noleto, Cajazeiras se adequa ao novo decreto estadual, que faculta a máscara, a partir desta sexta-feira, 08, mantendo a recomendação da sua utilização para pessoas com comorbidades ou sintomas da Covid.

#Saúde 02/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Saúde de Cajazeiras faz balanço positivo do Dia D de vacinação na cidade

Em mais um Dia D de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras apresentou resultado positivo da movimentação nos postos de atendimento espalhados na cidade.

Segundo informou a secretária Mychelle Noleto, centenas de pessoas de todas as faixa etárias compareceram aos postos de imunização para receberem a dose da vacina, sem o registro de nenhum tumulto.

Ela disse que a mobilização da equipe foi fundamental para o êxito da campanha deste sábado, e que a determinação da gestão Zé Aldemir é sempre no sentido de manter a cidade com um dos melhores índices de cobertura vacinal do Estado.

#Saúde 31/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras vacina todos os públicos em Dia D contra a Covid neste sábado, 02 de abril

Em mais um Dia D de vacinação contra a Covid-19, neste sábado, 02, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, mobiliza suas equipes em três postos de atendimento à população: Centro de Referência da Zona Norte e Unidades de Saúde da Família dos bairros Remédios e Vila Nova.

Os pontos de vacinação atenderão com doses 01, 02 e reforço. O cronograma contempla crianças, adolescentes e adultos com primeira dose, todos os públicos com segunda dose, maiores de 18 anos, adolescentes, imunossuprimidos, grávidas e puérperas com reforço da terceira dose, e idosos acima de 80 anos com reforço da quarta dose.

A secretária municipal de Saúde, Mychelle Noleto, informou que toda a estrutura está definida para o atendimento à população, e que a expectativa é de mais um Dia D de êxito na vacinação contra a Covid em Cajazeiras.

#Saúde 28/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Controle de animais: Prefeitura de Cajazeiras lançará projeto experimental de castramóvel itinerante

A política de controle da população de cães e gatos em Cajazeiras terá, a partir de agora, o reforço do projeto castramóvel itinerante, que funcionará, inicialmente, em caráter experimental, na castração de cães e gatos.

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, definiu que a ação será iniciada esta semana, com o cadastro dos animais, conforme critérios definidos pela equipe técnica responsável.

A Prefeitura vem fazendo a castração, através de uma clínica particular licitada, priorizando cadelas de rua. Agora, com o castramóvel itinerante vai ter condições de ampliar essa ação, visando diminuir o número de cães e gatos soltos pelas ruas da cidade.

#Saúde 24/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mais cuidados: usuários de CAPS de Cajazeiras são assistidos com ações de higiene

Parceria entre a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e uma empresa de prestação de serviços de beleza e higienização tem possibilitado ações para os usuários dos centros de atenção psicossocial de Cajazeiras.

Nesta quarta-feira, 23, foi a vez do CAPS Ad3, que teve seus usuários contemplados com serviços ofertados pela equipe da cabeleireira Cláudia Leite, da empresa Salão Visual Xiki & Xerosa.

A diretora da citada unidade de saúde, Kery Maciel, destacou a importância da ação para o trabalho de recuperação das pessoas atendidas, cujo objetivo é o de reintegração social.

#Saúde 23/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ação na Saúde: prefeito Zé Aldemir entrega novos tablets aos agentes comunitários de saúde

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 23, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, entregou novos tablets aos agentes comunitários de saúde, renovando essa importante ferramenta dos profissionais locais, que atuam na cidade e na zona rural.

Acompanhado do vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, da deputada Paula Francineti, vereadores e auxiliares, o chefe do executivo disse que estava cumprindo mais um compromisso com a categoria, equipando-a para qualificar cada vez mais o trabalho junto à população.

Zé Aldemir também destacou o benefício do incentivo financeiro, chamado de décimo quarto salário tornado lei por sua gestão para fortalecer a categoria dos agentes comunitários de saúde.

O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Jansen Emerson, agradeceu em nome dos profissionais, e destacou os avanços conquistados na gestão do prefeito Zé Aldemir, que refletiram na melhoria dos serviços prestados à população.

#Saúde 21/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mais eficiência: Prefeitura de Cajazeiras entrega novos tablets aos Agentes Comunitários de Saúde na quarta-feira (23)

As dependências da La Fiesta Recepções serão palco de mais uma grande ação da Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira, dia 23, a partir das 09h00 da manhã.

Trata-se da solenidade de entrega de novos tablets aos Agentes Comunitários de Saúde pelo prefeito Zé Aldemir e a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, para que os ACS's possam prestar um serviço cada vez melhor e eficiente à população.

Com os novos equipamentos, os profissionais poderão realizar um acompanhamento, monitoramento e encaminhamento mais precisos dos usuários para a rede pública de Saúde e o consequente tratamento.

A secretária Mychelle Noleto destacou a preocupação do prefeito Zé Aldemir, até por ser médico, com a saúde pública municipal, base do atendimento aos usuários, e convidou a todos os ACS's para comparecerem à solenidade.

#Saúde 04/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Melhorias na Saúde: Prefeitura de Cajazeiras vai reformar novas unidades básicas de saúde

A Prefeitura de Cajazeiras segue reformando e ampliando as unidades do Programa de Saúde da Família, na cidade e na zona rural.

A secretária Mychelle Dantas Noleto informou que os postos dos sítios Patamuté e Azevém e mais dois da cidade: Remédios e Vila Nova serão contemplados, já a partir da próxima semana, com as obras de melhoramento de suas instalações.

"Estamos trabalhando para melhorar as condições de funcionamento de todas as unidades, e assim, dinamizar cada vez mais o atendimento à população, conforme determinação do prefeito Zé Aldemir", comentou a titular da pasta da Saúde de Cajazeiras.

Ela lembrou que essa ação já beneficiou outras unidades, citando os exemplos dos postos dos bairros Cristo Rei, Sol Nascente e Tancredo Neves, além do Simão de Oliveira, no centro da cidade, cujas obras estão em andamento.

#Saúde 17/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Saúde de Cajazeiras avança na vacinação infantil

Com uma cobertura vacinal das melhores no Estado, Cajazeiras avança na imunização de crianças de 5 a 11 anos. No Dia C, realizado nessa quarta-feira, 16, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, ministrou todo o estoque da vacina pediátrica.

A ação mobilizou a população dos diversos bairros, em seis postos de atendimento espalhados pela cidade. "Registramos grande participação dos pais, que atenderam o nosso chamamento para vacinação das crianças", avaliou a secretária municipal de Saúde, Mychelle Dantas Noleto.

A titular da pasta da Saúde também comentou os números da vacinação do público acima de 12 anos em Cajazeiras. Segundo afirmou, são resultados que colocam Cajazeiras numa ótima posição no Estado.

Pelos dados atuais, segundo revelou, Cajazeiras já atingiu mais de 93% do público alvo com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Mychelle Noleto destacou também o empenho de toda a equipe da Saúde municipal de Cajazeiras, nos resultados alcançados na luta contra a Covid-19, principalmente na vacinação. "É uma ação que segue a orientação do prefeito Zé Aldemir para se prestar os melhores serviços à população", declarou.

#Saúde 15/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Melhorando os serviços: Prefeitura de Cajazeiras reforma Centro de Especialidades Odontológicas

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, investe para ampliar e melhorar cada vez mais os serviços ofertados à população.

Com recursos próprios, a gestão do prefeito Zé Aldemir recupera e reforma unidades de saúde da família e outros órgãos da área. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi totalmente reformado, passando por mudanças em suas instalações físicas para oferecer melhores condições de trabalho aos seus profissionais e atendimento aos usuários.

A secretária de Saúde, Mychelle Noleto, assegurou que outras unidades de atendimento também serão contempladas com os investimentos determinados pelo prefeito Zé Aldemir, sempre visando o bem-estar de todos.

O prefeito Zé Aldemir visitou, nesta terça-feira, 15, as instalações do novo Centro, conversou com os profissionais e usuários, constatando de perto os serviços oferecidos.

#Saúde 15/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Dia de vacinação infantil: Saúde de Cajazeiras amplia postos de atendimento às crianças de 5 a 11 anos

Nesta quarta-feira, 16, a Prefeitura de Cajazeiras mobiliza suas equipes de saúde para o Dia "C" de vacinação infantil, que acontecerá em todo o Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 06 postos de atendimento espalhados pela cidade, a partir das 18 horas, para aplicação da vacina pediátrica. São os postos Padre Cícero, Remédios, Cristo Rei, Policlínica, Sol Nascente e Mutirão.

Durante os períodos da manhã e tarde, a Secretaria de Saúde de Cajazeiras segue vacinando o público de 12 anos ou mais, no Centro de Referência da zona norte, com primeira dose para retardatários, segunda dose de todas as vacinas e dose de reforço, além da quarta dose para os imunossuprimidos.

#Saúde 05/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão contra a Covid: Cajazeiras vacinou quase mil crianças de 5 a 11 anos nessa sexta feira

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, avaliou com muito positivo o mutirão de vacinação realizado nessa sexta-feira, 04, para imunizar crianças de 5 a 11 anos, contra a Covid-19.

Nos seis postos disponibilizados na cidade, foram aplicadas 913 doses da vacina pediátrica, com as equipes de vacinadores distribuídas no atendimento desse público.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda, agora, novas remessas de vacina para seguir atendendo as crianças, bem como o público das outras faixas etárias, com segunda dose e dose de reforço.

#Saúde 04/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão contra Covid: Saúde de Cajazeiras vacina crianças de 5 a 11 anos nesta sexta-feira

Cajazeiras avança na vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 04. Com a nova remessa de vacina pediátrica, as crianças de 05 a 11 anos está sendo chamadas aos postos de atendimento espalhados pela cidade.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, abre 06 postos de vacinação, no período noturno, a partir das 18 horas.

A secretária Mychelle Noleto informou que estarão abertas, excepcionalmente, para atender as crianças, nesta sexta-feira, as unidades de saúde do Sol Nascente, e Mutirão (zona norte), Padre Cícero e Dom Bosco (zona sul), Cristo Rei (zona leste), e Policlínica (centro).

Durante o dia, a vacinação de adultos segue, normalmente, com a aplicação da primeira e segunda doses, além da dose de reforço, nos postos permanentes: Centro de Referência da zona norte e Unidade de Saúde do Bairro Agrovila, na zona sul da cidade.

#Saúde 21/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Parceria na saúde: Prefeitura de Cajazeiras e CDL promovem ação para lojistas e comerciários

Na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizaram uma ação de saúde destinada a comerciantes e comerciários da cidade.

A parceria resultou na oferta de diversos serviços, tais como: testagem para Covid-19, vacinação também contra Covid, testagem rápida para hepatite, sífilis e HIV e aferição de PA e glicemia.

A secretária Mychelle Noleto acompanhou de perto a ação, que foi realizada na sede própria da entidade representativa dos lojistas. "Foi muito importante, porque conseguimos atender a vários integrantes do comércio local", avaliou.

O presidente da CDL, Alexandre Costa, também enalteceu a parceria, destacando as relações das entidades empresariais com a gestão do prefeito Zé Aldemir, sempre em favor das boas causas da cidade.

#Saúde 21/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Saúde de Cajazeiras vacina crianças neste sábado em quatro pontos de atendimento

A Prefeitura de Cajazeiras segue vacinando crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências permanentes, neste sábado (22), além de iniciar também a imunização das crianças de 11 anos sem comorbidades.

A secretária de Saúde, Mychelle Noleto, informou que serão abertos 04 postos de atendimento para a vacinação infantil: Policlínca Orcino Guedes, Unidade de Saúde da Vila Nova, Unidade de Saúde da Padre Cícero e Unidade do Sol Nascente.

Esses postos, segundo informou, funcionarão em horário excepcional das 08 às 13 horas, com toda a logística definida para receber as crianças, e a exigência de apresentação de atestado ou laudo médico para quem tem comorbidade ou deficiência permanente.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Mais vigilância ambiental: Prefeitura de Cajazeiras intensifica combate ao mosquito Aedes

A Prefeitura de Cajazeiras não dá trégua ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika, e que, normalmente, aumenta sua capacidade de proliferação neste período de chuvas.

Com o novo larvicida, o Espinosade Natular, que elimina as larvas em 24 horas, a Secretaria de Saúde, por meio de sua Vigilância Ambiental, visita todos os imóveis da cidade, tentando destruir possíveis criadouros do mosquito.

O coordenador de Vigilância Ambiental de Cajazeiras, Ênio Rocha, explicou que o novo larvicida é mais eficaz no combate às larvas, e sem nenhum problema para a saúde dos agentes e para o meio ambiente.

A secretária municipal de Saúde, Mychelle Noleto, afirmou que Cajazeiras tem um índice de infestação baixo, de apenas 0,8%, segundo apontou o último levantamento, mas mesmo assim o trabalho dos agentes ambientais segue muito presente. "Não podemos baixar a guarda", alertou.

#Saúde 28/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D contra a Covid: Saúde de Cajazeiras amplia pontos de vacinação para atendimento da população

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, se mobiliza para mais um Dia D de vacinação contra a Covid, nesta quarta-feira, dia 29, a exemplo do que ocorre em todo o Estado.

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação ocorrerá no Centro de Referência da Zona Norte, e nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Vila Nova e Remédios, para atendimento dos moradores de todos os setores da cidade.

Em Cajazeiras, o Dia D desta quarta-feira contra o coronavírus contemplará a população com D1, D2 e Dose de Reforço, além de disponibilizar também a dose adicional para os imunossuprimidos com quatro meses da terceira dose.

#Saúde 14/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Zé Aldemir entrega castramóvel e assegura construção de Centro de Recuperação de Animais

Nesta terca-feira (14), o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, entregou ao Centro de Zoonoses da Secretaria de Saúde, um castramóvel para realização de castrações de cães e gatos, visando reduzir o grande número de animais de rua abandonados na cidade, em ação que contará também com mutirões de empresas licitadas pela gestão.

O equipamento foi adquirido com recursos federais de uma emenda parlamentar de autoria do deputado Pedro Cunha Lima, no valor de R$ 151 mil.

Acompanhado da deputada estadual Dra Paula Francineti e na presença de muitos defensores da causa animal, o prefeito Zé Aldemir agradeceu ao deputado pela emenda, e assegurou que até o final do seu mandato construirá o Centro de Recuperação de Animais de Cajazeiras.

#Saúde 10/12/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras mobiliza para Dia D de vacinação contra Covid-19, neste sábado

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a abertura de três postos de atendimento à população, neste sábado, 11, para mais um Dia D de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o cronograma, o Centro de Referência da zona norte, a UBS da Vila Nova, na zona leste e a Policlínica Orcino Guedes, no centro da cidade, funcionarão das 08 às 13 horas, para aplicação da D1, D2 e D3.

A primeira dose será para adolescentes de 12 anos ou mais e adultos retardatários; a segunda dose de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, seguindo o respectivo intervalo da primeira dose, e a dose de reforço para o público acima de 18 anos, incluindo os trabalhadores da saúde em atividade, com 05 meses da segunda dose.

A secretária de Saúde, Mychelle Noleto, informou que toda a logística está definida para este sábado, na expectativa de avançar cada vez mais no processo de imunização da população. Ela lembrou que é indispensável a apresentação de documento pessoal, cartão do SUS e comprovante de residência, além do cartão vacinal.

#Saúde 21/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Saúde de Cajazeiras faz avaliação positiva do Dia D de vacinação

Os postos de vacinação contra a Covid-19 em Cajazeiras registraram uma boa movimentação, nesse sábado (20), Dia D da campanha. Centenas de pessoas passaram pelas unidades, recebendo a vacina.

A secretária de Saúde, Mychelle Noleto, avaliou que a movimentação atingiu a expectativa, e que o cronograma segue nesta segunda-feira (22), vacinando todos os públicos, com primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

Ela também destacou os avanços da vacinação em Cajazeiras, que já atingiu mais de 76% do público alvo com as duas doses e dose única, conforme dados dos sistema nacional de imunização contra a Covid.

#Saúde 19/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Neste sábado: Saúde de Cajazeiras realiza Dia D de vacinação contra Covid

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, mobiliza suas equipes para o Dia D de vacinação contra a Covid-19, neste sábado (20), com funcionamento nos postos fixos e uma unidade volante para atendimento de domiciliados e acamados.

A secretária municipal de Saúde, Mychelle Noleto, informou que será disponibilizada vacina para atendimento de todos os públicos: D1, D2 e dose de reforço, sendo que o atendimento será dividido em três locais, que são Centro de Referência da zona norte, Unidade de Saúde da Agrovila e Policlínica Orcino Guedes.

O prefeito Zé Aldemir determinou o máximo de empenho da equipe de saúde para atingir o maior número possível de pessoas, em mais essa etapa de vacinação contra a Covid, na cidade.

#Saúde 08/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Destaque: Cajazeiras é premiada pelo desempenho na vacinação contra Covid

Cajazeiras está entre os 20 municípios paraibanos com melhor desempenho no processo de imunização da população contra o coronavírus. A confirmação foi dada pelo próprio governador João Azevedo, nesta segunda-feira (08), durante o seu programa semanal de rádio.

Os municípios com o maior percentual da segunda dose da vacina receberão um incentivo financeiro do Estado, exatamente, para premiação das equipes de profissionais de saúde envolvidos na imunização.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária Mychelle Noleto receberam com satisfação a confirmação dessa posição de Cajazeiras na vacinação, e voltaram a enaltecer o trabalho destacado dos profissionais.

"Cajazeiras já atingiu mais de 70% da aplicação da segunda dose, e a nossa equipe tem contribuído muito para esse êxito", comentou a secretária de Saúde.

#Saúde 06/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras avança na vacinação de adolescentes e na dose de reforço

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou a vacinação contra o coronavírus, neste sábado, 06, disponibilizando a 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos, bem como a dose de reforço para idosos acima de 60 anos e para profissionais de saúde.

Os postos de vacinação registraram boa movimentação, nos turnos da manhã e tarde, e a secretária Mychelle Noleto voltou a destacar o trabalho de toda a equipe envolvida. "Nossos profissionais têm contribuído muito para o êxito da imunização em Cajazeiras", observou.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Avanço na saúde: Cajazeiras ganha aparelho de exames de espirometria

Cajazeiras está entre 100 municípios do Brasil e entre apenas quatro do Estado, que foram contemplados com aparelhos para realização de exames de espirometria, fruto de uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O município já recebeu o aparelho portátil espirômetro, que deverá ser instalado e disponibilizado aos usuários do SUS, numa unidade de saúde da família para realização dos exames.

A espirometria é o teste para avaliar a função pulmonar, sendo muito útil para diagnosticar e tratar doenças respiratórias, principalmente nas pessoas que foram acometidas de Covid-19.

O prefeito Zé Aldemir já determinou a imediata instalação desse novo equipamento, destacando que Cajazeiras foi selecionada em razão dos bons indicadores nos serviços de saúde ofertados à população.

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Cajazeiras já vacinou mais de 60% do público alvo com a segunda dose

Cajazeiras segue atingindo números significativos no processo de imunização da população contra a Covid-19.

De acordo com os últimos dados do sistema nacional, do dia 26 de outubro, a cidade do Padre Rolim já chega a 62,88% do público alvo com o esquema vacinal completo, o que corresponde a 31.826 pessoas vacinadas com a segunda dose e dose única.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária Mychelle Noleto avaliam que Cajazeiras tem os melhores resultados no Estado na vacinação contra o coronavírus. Com metade da população adulta vacinada com a segunda dose, eles afirmam que todo o esforço está sendo feito para continuar avançando.

#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Zé Aldemir sanciona lei que cria incentivo financeiro para agentes de saúde e de endemias

Em ato muito prestigiado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, o prefeito José Aldemir sancionou, na manhã desta segunda-feira (25, a Lei municipal que institui o incentivo financeiro adicional para as duas categorias.

A iniciativa foi do Executivo, que mandou o projeto de lei paga a Câmara Municipal, recebendo a aprovação unânime dos vereadores cajazeirense.

A Prefeitura de Cajazeiras já vem pagando esse incentivo desde 2017, quando a então secretária de Saúde, Dra. Paula Francineti, decidiu junto ao prefeito Zé Aldemir fazer o repasse do recurso federal para os profissionais, o que não vinha acontecendo na gestão anterior.

Agora, o prefeito Zé Aldemir decidiu criar a lei, exatamente, para garantir esse incentivo dos agentes independentemente de quem esteja à frente da gestão municipal.

A decisão do prefeito e da deputada Dra. Paula foi muito elogiada e aplaudida pela Associação representativa das duas categorias, pelo Sindicato dos Funcionários Municipais e pelos próprios profissionais, que agora têm seu décimo quarto salário assegurado por lei.

#Saúde 23/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Sábado de vacinação: Cajazeiras vacinou quase mil pessoas com D1, D2 e reforço

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde ministrou, neste sábado (23), 913 doses de vacina contra Covid-19, nos dois postos fixos de atendimento da população.

Numa ação que começou às 07 horas da manhã, se estendendo até o início da tarde, foram atendidas pessoas de segunda dose da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, idosos de 65 anos ou mais com dose de reforço e adolescentes acima de 15 anos.

No final, a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, agradeceu o empenho de toda a equipe, e assegurou que a vacinação será retomada na segunda-feira, 25, com o público dividido nos três turnos, para se evitar aglomerações.

#Saúde 19/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mais valorização: projeto de Zé Aldemir institui incentivo adicional a agentes de saúde e de endemias

Projeto de lei do prefeito José Aldemir encaminhado à Câmara de Vereadores de Cajazeiras, nessa segunda-feira (18), institui pagamento de incentivo financeiro adicional aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate de endemias.

Esse incentivo, também chamado de 14º salário, já vem sendo pago desde 2017, primeiro ano da gestão I do prefeito Zé Aldemir e da então secretária municipal de Saúde, Dra. Paula Francineti. É que os recursos são repassados pela União, no último trimestre de cada ano, desde 2015, conforme portaria do Ministério da Saúde, exatamente, para fortalecer a política de atuação desses profissionais.

O prefeito Zé Aldemir explicou que a ideia é criar a lei, obrigando a concessão do incentivo para que nenhum gestor daqui pra frente deixe de pagar o benefício, desviando os recursos para outras finalidades.

"Estamos enviando o projeto ao legislativo, e esperamos a aprovação dos vereadores para garantirmos o direito desses valorosos profissionais, que prestam relevantes serviços em favor da saúde da população", declarou o prefeito.

#Saúde 15/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Outubro Rosa: Saúde de Cajazeiras promove atividades para mulheres

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, continua promovendo eventos que marcam a campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, cuja programação se estende até o final do mês.

Na manhã desta sexta-feira (15), foram realizados eventos nas unidades de saúde do bairro Agrovila, zona sul da cidade, e âncora do Sítio Vaca Morta, bem como na Policlínica Orcino Guedes.

Consultas, encaminhamentos para exames de mamografia, cuidados, rodas de conversas, palestras e orientações em geral, estão entre as atividades realizadas para as mulheres.

Esses encontros vêm acontecendo desde o início do mês, nas unidades de saúde da família, com a participação, inclusive, do prefeito Zé Aldemir, da secretária de Saúde, Mychelle Noleto, e titulares de outras secretarias envolvidas. As secretarias de Desenvolvimento Humano, Políticas para as Mulheres, Meio Ambiente, Educação e Esporte, também estão envolvidas na programação.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Multivacinação: Cajazeiras vacina sábado em "Dia D" público menor de 15 anos

Sábado, 16, é "Dia D" de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Nesse sentido, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, se prepara para mais uma grande mobilização, desta vez, para essa campanha de multivacinação contra várias doenças, tais como: paralisia, febre amarela, Hepatite A e tantas outras.

As autoridades de saúde alertam que a cobertura vacinal está baixa devido à pandemia, e é preciso intensificar a campanha junto ao público alvo para se evitar surtos de doenças consideradas já erradicadas.

A secretária de Saúde de Cajazeiras, Mychelle Noleto, informou que a Prefeitura vai disponibilizar, neste sábado, "Dia D" de Multivacinação, 07 postos espalhados pela cidade para imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos.

#Saúde 11/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Outubro Rosa: Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza programação especial com atendimento a mulheres

Os dias 13, 14 e 15 serão de extrema relevância para as mulheres de Cajazeiras no tocante à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, dentro das atividades programadas pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, para o "Outubro Rosa".

Na quarta-feira, dia 13, a programação terá início na UBS Tancredo Neves, no bairro do mesmo nome, na Rua Laurindo de Souza, na zona norte da cidade, com atendimento médico, atividade educativa, coleta de citológico e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), das 07h00 às 17h00, com distribuição de lanches.

No dia 14, quinta-feira, as equipes se deslocam para a UBS do Parque Dom Bosco, no bairro das Capoeiras, na zona sul, para a realização dos mesmos procedimentos, das 07h00 às 11h00 da manhã, também com lanches.

A programação será encerrada na sexta-feira (15), na UBS da Agrovila, também na zona sul, a partir das 08h00 da manhã, com roda de conversa, café da manhã, atendimento médico, atividade educativa, atendimento odontológico, solicitação de mamografia, coleta de citológico, testes rápidos, vacinação e distribuição de brindes.

#Saúde 10/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a raiva: Cajazeiras supera meta e vacina quase 90% da população de cães e gatos

O "Dia D" da vacinação antirrábica em Cajazeiras alcançou o êxito esperado. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou mais de 5 mil animais, nos 13 postos espalhados pela cidade.

O Centro de Zoonoses informou que, somando-se ao número de cães e gatos vacinados durante toda a semana, na zona rural, Cajazeiras já superou a meta estabelecida, com 87,1% de sua população animal imunizada.

A secretária de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, informou que a vacinação contra a raiva vai continuar até o próximo dia 15, no Centro de Zoonoses da cidade, e também com as equipes volantes de vacinadores visitando as comunidades rurais.

#Saúde 07/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Nesta sexta-feira: Cajazeiras vacina adolescentes de 16+ e segue aplicando D2 e D3

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, avança na vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira (08), com a realização de mais um mutirão.

A partir das 18 horas, excepcionalmente, no Ginásio da AABB, zona leste da cidade, haverá vacinação para adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades e seguindo a ordem de agendamento online feito na página oficial da Prefeitura.

No mesmo horário, no Ginásio do CAIC, zona norte, será aplicada a dose de reforço para trabalhadores de saúde com 06 meses ou mais da segunda dose ou dose única. Para esses profissionais, exige-se declaração de exercício atual da atividade.

Durante todo o dia, os postos permanentes de vacinação seguem normalmente aplicando a dose de reforço em idosos acima de 69 anos com 06 meses ou mais da segunda dose ou dose única e em imunossuprimidos com 28 dias ou mais da segunda dose ou dose única.

A secretária de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, informou que continua aguardando novas remessas da AstraZeneca para a D2, e que os postos estão disponibilizando apenas CoronaVac e Pfizer para completar o esquema vacinal.

#Saúde 04/10/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Prefeitura anuncia cronograma de vacinação contra a raiva

A Vacinação contra a Raiva começa nesta segunda-feira dia 04, na Zona Rural de Cajazeiras, e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, Núcleo de Zoonoses, já está com o cronograma para chegar a todas as localidades.

Na Zona Rural, a campanha antirrábica se estende até o próximo dia 15, e a população precisa ficar atenta aos dias de visita das equipes, que também contarão com o auxílio dos agentes de saúde.

Na cidade, a vacinação será no sábado (09), "Dia D", oportunidade em que a Secretaria de Saúde disponibilizará 13 postos de vacinação, contemplando todos os bairros.

A secretária Mychelle Dantas Noleto informou que todo o esquema de vacina contra a raiva está montado, e alerta a população sobre a importância da prevenção e controle da doença. Segundo revelou, são mais 11 mil cães e gatos em Cajazeiras, e a Saúde vai promover todos os esforços na citada campanha para atingir a meta.

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Imunização contra Covid: Cajazeiras atinge 100% do público adulto vacinado com a 1ª dose

O município de Cajazeiras, no Sertão do Paraíba, alcança números destacados no processo de imunização de sua população contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (29), chegou aos 100% do público alvo acima de 18 anos, com a primeira dose da vacina, e a quase 54% com as duas doses.

No momento, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação do outro público alvo, que é o da faixa etária de 12 a 17 anos, pela ordem decrescente, além de seguir ministrando a segunda dose e a dose de reforço, conforme os critérios estabelecidos.

Para o prefeito José Aldemir, a cidade do Padre Rolim tem dado exemplos importantes para o Estado em todas as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Tem sido assim, segundo afirmou, desde o início, e agora, notadamente, com a imunização.

"Cajazeiras é, proporcionalmente, a cidade com o melhor desempenho no processo de vacinação da população", observou o chefe do executivo, enaltecendo o trabalho da equipe de saúde e reafirmando o compromisso de seguir em frente com o mesmo ritmo.

#Saúde 27/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Cajazeiras vacina adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, nesta terça, 28

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia que nesta terça-feira (28), começa a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Será em forma de mutirão, seguindo ordem de cadastramento online.

De acordo com a secretária Mychelle Noleto, o processo de imunização dessa nova faixa etária será pelo cadastramento online da Secretaria de Saúde, que está sendo disponibilizado na página oficial da Prefeitura Municipal.

Com quase 100% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose e 52,18% com as duas doses, a expectativa agora é de avanços significativos nessa nova faixa etária dos 12 anos ou mais e também na dose de reforço dos idosos.

#Saúde 23/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Saúde de Cajazeiras define programação do "Dia D" de vacinação neste sábado

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretária de Saúde, já definiu todo o cronograma a ser cumprido, neste sábado (25), no "Dia D" de vacinação contra a Covid-19, visando imunizar o maior número possível de pessoas acima de 18 anos.

A secretária de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, informou que os postos permanentes de atendimento vão abrir, durante todo o dia, com a primeira dose para o público em geral da faixa etária de 18 anos ou mais e também para a segunda dose.

Ela disse que o prefeito Zé Aldemir tem recomendado todo o empenho possível da equipe de Saúde para se alcançar a meta dessa campanha do próximo sábado, que acontecerá em todo o Estado.

"Os nossos números são muito animadores. Estamos com 98,66% do público alvo já vacinado com a primeira dose, e nos aproximando dos 50% do público com a segunda dose e dose única", declarou Mychelle Noleto.

#Saúde 18/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Avançando: Cajazeiras já vacinou contra a Covid 98% do público alvo com a primeira dose

Cajazeiras ocupa a melhor posição no Sertão do Estado, no processo de vacinação contra a Covid-19. Segundo os últimos dados do sistema nacional de imunização, que é atualizado diariamente, a cidade do Padre Rolim aparece com quase 44 mil pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose ou dose única, o que representa 98% do público alvo.

O prefeito Zé Aldemir voltou a destacar o esforço de sua gestão, desde o início da pandemia, no sentido de adotar as medidas certas de enfrentamento ao vírus. E foi assim, segundo afirmou, também na vacinação.

"Estamos com a nossa equipe de saúde sempre mobilizada para agir rapidamente na vacinação", comentou o prefeito, que também voltou pedir à população para continuar respeitando as medidas restritivas de distanciamento social.

Uma medida do prefeito de Cajazeiras que repercute muito no Estado, e que já vem sendo adotada por outros gestores, é a exigência do cartão de vacinação para se frequentar bares e restaurantes da cidade. Desde o último dia 10, para se ter acesso ou permanecer nesses estabelecimentos comerciais de Cajazeiras, é indispensável apresentar o cartão com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

#Saúde 15/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras vacina adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Em dia de intensa mobilização das equipes de Saúde, Cajazeiras avança no processo de imunização da população contra a Covid-19, nesta quarta-feira (15), feriado municipal da Padroeira Nossa Senhora da Piedade.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou três pontos de vacinação: a Unidade de Saúde da Agrovila, na zona sul da cidade, para aplicação da segunda dose; o Centro de Referência da zona norte para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, gestantes, puérperas e deficientes permanentes, e o Ginásio do CAIC para o público de 18 anos ou mais.

O prefeito Zé Aldemir avaliou como muita positiva a ação desta quarta-feira, e voltou a destacar o trabalho da equipe de saúde, comandada pela secretária Mychelle Noleto. "Estamos avançando, e não podemos deixar de enaltecer o empenho de todos os envolvidos nesse processo de imunização", afirmou.

#Saúde 11/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras começa a aplicar dose de reforço

Com 95% do público alvo (18 anos+) já vacinado pelo menos com a primeira dose, Cajazeiras inicia, neste sábado, 11, a aplicação da dose de reforço em idosos acima de 70 anos e que estão com 06 meses ou mais que completaram o esquema vacinal.

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a abertura de dois postos de vacinação, exatamente, para receber os idosos que se enquadram nesses critérios. O Centro de Referência da zona norte e a Unidade da Agrovila, na zona sul, vão funcionar das 07 às 13 horas.

O prefeito Zé Aldemir comentou o processo de vacinação em Cajazeiras, enaltecendo o avanço alcançado, e reforçando a importância de todos completarem o esquema vacinal no tempo certo.

O prefeito voltou a conclamar todos segmentos da sociedade para um trabalho de conscientização em favor das vacinas e pelo cumprimento das medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus, principalmente agora depois do surgimento do primeiro caso da variante Delta na cidade. "Precisamos nos unir cada vez mais para evitarmos a disseminação dessa nova variante", afirmou.

#Saúde 21/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Homenagens marcam inauguração do CAPS AD III em Cajazeiras

A inauguração de um importante equipamento de saúde, abandonado no início de sua construção e alvo de investigação judicial, foi marcada por muitas homenagens e emoção. Foi assim a inauguração, neste sábado (21), em Cajazeiras, do Centro de Atenção Psicossocial (AD III).

A deputada estadual Paula Francineti, responsável por resolver as pendências e destravar os recursos junto ao Ministério da Saúde, juntamente com o prefeito Zé Aldemir e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, foi muito homenageada durante a solenidade.

O próprio prefeito Zé Aldemir enalteceu o empenho da parlamentar, quando ocupou a Secretaria Municipal de Saúde para viabilizar essa e outras importantes conquistas para a cidade e região, citando como exemplo, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

Localizado na zona norte da cidade, o CAPS AD III Dr. Olívio Assis Bandeira, por proposição do vereador Eriberto Maciel, homenageia esse ilustre e saudoso médico paraibano, que prestou relevantes serviços ao Estado. Funcionará 24 horas e com atendimento todos dias, para os casos mais graves de dependência química.

O filho do homenageado, Bernardino Bandeira, representou a família, durante o ato de inauguração. Ele agradeceu a homenagem feita ao seu pai e elogiou a estrutura da obra entregue pela gestão do prefeito Zé Aldemir, visando o atendimento das pessas vítimas das drogas.

#Saúde 10/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras vacina nesta quarta-feira público de 28 anos ou mais

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, avança na imunização da população contra a Covid-19, começando a vacinar as pessoas da faixa etária acima de 28 anos.

A secretária Mychelle Dantas Noleto anunciou mais um mutirão de vacinação, com a abertura de 05 postos de vacinação, excepcionalmente, a partir das 18 horas.

Ela também confirmou que durante os turnos da manhã e tarde, os postos permanentes de vacinação contra Covid seguem aplicando a segunda dose, seguindo os critérios estabelecidos do tempo certo da primeira dose.

A secretária de Saúde destacou que Cajazeiras alcançou, nesta terça-feira (10), índices importantes no processo de imunização: 75,23% do público alvo já vacinado com a primeira dose, e 27,81,% com a segunda dose e dose única.

#Saúde 06/08/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras vacina nesta sexta-feira público de 33 anos ou mais

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. Será nesta sexta-feira (06), destinado ao público da faixa etária acima de 33 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde abrirá 05 postos de vacinação na cidade, que atenderão, excepcionalmente, a partir das 18 horas: Centro de Referência da Zona Norte, unidades de saúde da Agrovila, Vila Nova, Padre Cícero e Policlínica Orcino Guedes.

#Saúde 31/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Influenza: Cajazeiras atinge meta e é uma das primeiras no Estado

Valeu a mobilização feita pela Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, na campanha de vacinação contra a Influenza. A cidade do Padre Rolim é uma das primeiras do Estado a atingir índice acima de 95% de cobertura vacinal, ficando na frente de outras do seu porte no Sertão.

De acordo com dados em Nota Informativa do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado, Cajazeiras atingiu 95,7% de cobertura, na recente campanha nacional de vacinação contra a Influenza.

Ao enaltecer o empenho de todos os envolvidos na campanha, a secretária municipal de Saúde, Mychelle Noleto, externou sua satisfação com a posição alcançada por Cajazeiras.

"É muito importante alcançarmos o maior número possível de pessoas imunizadas contra a Influenza para prevenirmos a população dessa infecção viral, que afeta o sistema respiratório", comentou.

#Saúde 30/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras - Saúde qualifica equipe do Serviço de Atenção Domiciliar

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, investe na qualificação dos profissionais que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), visando fortalecer cada vez mais esse programa.

Nesse sentido, realizou curso de qualificação para a equipe responsável, composta de médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas, além de coordenadores da Atenção Primária à Saúde e coordenador do próprio serviço.

A secretária Mychelle Noleto destacou a importância desse programa para a redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou por período de internações. A ideia, segundo ela, é humanizar cada vez mais esse atendimento domiciliar das equipes que cuidam desse atendimento domiciliar de atenção básica e ambulatorial.

#Saúde 29/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Saúde recebe doação de aparelhos de respiração

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras foi contemplada com 08 (oito) aparelhos de respiração artificial não invasivo: o capacete Elmo.

A doação foi feita pelo Serviço Social da Indústria (SESI-PB) e entregue nesta quarta (28), na sede da própria pasta municipal, em ato que contou com a presença de representantes da Prefeitura e da instituição doadora dos equipamentos.

A Secretária de Saúde, Mychelle Dantas de Almeida Noleto, agradeceu a parceria, destacando que os citados aparelhos são de extrema importância aos pacientes que estão enfrentando a COVID-19 em hospitais ou unidades de pronto atendimento.

#Saúde 26/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mais trabalho: Prefeitura de Cajazeiras reforma novas unidades de saúde

As unidades de saúde da família de Cajazeiras ganham nova estrutura de funcionamento, refletindo na melhoria dos serviços ofertados à população.

O prefeito interino Marcos do Riacho do Meio e a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, informaram que mais duas unidades estão sendo contempladas com obras de melhoria de suas instalações físicas e de funcionamento. São as de Azevém (zona rural) e Cristo Rei (zona leste da cidade). Marcos e Mychelle também já acertam a reforma da USF de Riacho do Meio.

"Estamos seguindo uma meta do prefeito Zé Aldemir ainda na gestão de Dra. Paula na Secretaria de Saúde, de dotar as nossas unidades de melhores condições de atendimento", disse Mychelle, lembrando que já foram recuperados os postos âncoras de Barreiros, Riacho Fundo, Cajazeiras Velha e Angelin (zona rural), além das unidades do Tancredo Neves e Sol Nascente, na zona norte de Cajazeiras.

#Saúde 19/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em novo mutirão: Cajazeiras vacina nesta segunda público de 35 anos ou mais

Cajazeiras segue avançando na imunização contra a Covid-19, e nesta segunda-feira (19), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza mutirão para vacinar o público da faixa etária de 35 anos ou mais.

A secretária Mychelle Dantas Noleto anunciou a abertura de 07 postos de vacinação na cidade, que vão funcionar, excepcionalmente, a partir das 18 horas, para atendimento da população.

Durante o dia, nos turnos da manhã e tarde, os dois postos permanentes, instalados na zona norte e zona sul, vão abrir para aplicação da segunda dose da AstraZeneca.

A secretária de Saúde adiantou que toda a logística já está preparada para mais um dia de mobilização em torno da vacinação contra a Covid.

#Saúde 19/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirões de vacinação: Cajazeiras aplicou mais de 4 mil doses contra a Covid-19

O resultado dos últimos três mutirões contra o Coronavírus, em Cajazeiras, dias 16, 17 e 19, foi bastante positivo, com mais de 04 mil doses aplicadas no público da faixa etária acima de 35 anos.

A secretária Mychelle Dantas Noleto revelou que todo o estoque recebido, ultimamente, para a primeira dose foi aplicado nos três mutirões realizados na cidade, no final da semana passada e início desta semana, bem como no cumprimento do cronograma da zona rural.

Ela adiantou que aguarda a chegada de novas remessas de vacina, nesta semana, para continuar avançando no processo de imunização da população. E, enquanto isso, os dois postos fixos de vacinação da Covid, na zona norte e zona sul, vão continuar aplicando a segunda dose da AstraZeneca e CoronaVac.

#Saúde 17/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Avançando: Cajazeiras já vacina hoje público acima de 38 anos

A Prefeitura de Cajazeiras avança na imunização da população contra a Covid-19, e está abrindo a vacinação, neste sábado (17), para o público de 38 anos ou mais.

A secretária de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, informou que a vacinação segue normal em todos os sete pontos de atendimento espalhados pela cidade. A ideia inicial, segundo afirmou, era para a faixa etária dos 40, mas foi possível baixar para 38.

Para a próxima semana, a secretária municipal de Saúde acredita que Cajazeiras deverá avançar ainda mais na faixa etária em ordem decrescente, vacinando a população a partir dos 35 anos.

Ela informou que um novo mutirão de vacinação contra a Covid-19 (1ª dose) já está sendo planejado para a próxima segunda-feira (19), além da continuação em todos os postos da aplicação da segunda dose.

#Saúde 16/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras vacina contra Covid neste sábado público de 40 anos ou mais

A Prefeitura de Cajazeiras amplia a vacinação da população contra a Covid-19. Neste sábado (17), será realizado mutirão, a partir das 08 horas da manhã, para o público em geral dos 40 anos ou mais.

A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar vacinas da AstraZeneca e CoronaVac em sete postos de atendimento espalhados pela cidade.

Nesta sexta-feira (16), está sendo aplicada a segunda dose da AstraZeneca, durante os turnos da manhã e tarde, nos dois postos permanentes de vacinação (zona norte e zona sul). No período da noite, vai continuar vacinando a faixa de 43 anos para concluir esse grupo, além das pessoas de comorbidades, gestantes, puérperas e profissionais de saúde e educação.

#Saúde 11/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras vacina nesta segunda-feira com 2ª dose da AstraZeneca

Depois de um sábado de vacinação de muito êxito contra a Influenza, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, retoma, nesta segunda-feira (12), o processo de imunização contra a Covid-19.

Assim, os dois postos permanentes de vacinação: Centro de Referência da Zona Norte e Unidade de Saúde da Agrovila, serão abertos nos turnos da manhã e tarde para aplicação da vacina AstraZeneca (2ª dose).

As pessoas que estão completando os 90 dias da primeira dose da AstraZeneca, portanto, podem procurar os dois postos para a segunda dose, nesta segunda-feira.

Enquanto isso, a Secretaria de Saúde aguarda, nesta semana, novas remessas de vacina para avançar na imunização da população em geral, seguindo a ordem decrescente de faixa etária.

#Saúde 10/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D em Cajazeiras: Saúde vacina 2.615 pessoas contra a influenza

A corrida da população aos postos de vacinação contra a Influenza, neste sábado (10), superou todas as expectativas. Antes do final da tarde, todo o estoque da vacina já havia se esgotado, e um novo cronograma está sendo definido para a próxima semana, objetivando se alcançar a maior cobertura vacinal possível.

Em Cajazeiras, o Dia D contra a Influenza aconteceu num clima de muita normalidade, com a população em geral se dividindo nos dez postos de atendimento espalhados pela cidade.

A secretária municipal de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, agradeceu aos profissionais que trabalharam neste sábado de vacinação, e também a população que atendeu ao chamado da Prefeitura.

#Saúde 09/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mais saúde: Prefeitura de Cajazeiras conclui obra do CAPS AD III

Cajazeiras ganha mais um importante componente especializado da rede de atenção psicossocial, destinado a proporcionar cuidado integral e contínuo aos dependentes químicos, e com funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.

Essa obra foi recebida na primeira gestão de Zé Aldemir paralisada e abandonada, mas todas as providências necessárias foram tomadas pelo prefeito e pela então secretária de Saúde, a atual deputada estadual Dra. Paula, no sentido de destravar as pendências e recuperar os recursos junto ao governo federal para sua conclusão.

"O CAPS AD III pronto para funcionar 24 horas é fruto do empenho e da determinação da gestão e, principalmente, da deputada Dra. Paula, que não mediu esforços para assegurar a liberação dos recursos para sua conclusão", disse a atual secretária de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, adiantando que a obra deverá ser inaugurada em agosto pelo prefeito Zé Aldemir.

#Saúde 08/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Influenza: Prefeitura de Cajazeiras realiza Dia D de vacinação neste sábado

A Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizará Dia D de vacinação, neste sábado (10), contra a Influenza, a chamada vacina da gripe, para atender a toda a população acima de 06 meses.

A secretária de Saúde, Mychelle Dantas Noleto, informou que está mobilizando uma equipe de vacinadores em 10 postos espalhados pela cidade. O objetivo, segundo ela, é atingir a maior cobertura vacinal possível neste dia Dia D.

#Saúde 05/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Avançando: Cajazeiras vacina contra Covid nesta segunda público de 43 anos

A Prefeitura de Cajazeiras avança no processo de imunização da população, nesta segunda-feira (05), com mais um mutirão, sendo agora, para a faixa etária de 43 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde vai abrir, novamente, 05 postos de vacinação na cidade, para atender esse público, a partir das 18 horas. "Essa estratégia de vacinar pela faixa etária no período noturno tem dado bons resultados", comentou a secretária Mychelle Noleto.

Ela também confirmou que durante os turnos da manhã e tarde, a vacinação prossegue nos dois postos permanentes: Centro de Referência da zona norte e Unidade da Agrovila, zona sul, para o grupo da Educação (ensino superior e EJA).

#Saúde 03/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em dia de mutirão: Cajazeiras vacina 1.300 pessoas contra Covid

Cajazeiras cumpriu, nessa sexta-feira (02), mais uma etapa importante no processo de imunização da população contra o Coronavírus. Cerca de 1.300 pessoas foram vacinadas, numa ação que começou logo pela manhã, com trabalhadores da Educação (ensino médio), e que culminou com o mutirão da noite para o público em geral na faixa etária de 46 anos ou mais.

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou dezenas de profissionais e uma estrutura capaz de atender à população de forma organizada e tranquila.

Com o resultado dessa ação, Cajazeiras atingiu números ainda mais significativos no processo de vacinação. São quase 32 mil doses administradas até agora, atingindo mais de 35% da população estimada com a primeira dose e 15% com as duas doses.

A secretária de Saúde, Mychelle Noleto, afirmou que aguarda a chegada de uma nova remessa de vacinas, neste final de semana, para definir o próximo cronograma.

#Saúde 01/07/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão contra Covid: Cajazeiras vacina nesta sexta-feira público acima de 46 anos

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, avança no processo de vacinação contra o coronavírus, anunciando novo mutirão para esta sexta-feira (02), desta vez para o público de 46 anos ou mais.

A secretária de Saúde, Mychelle Noleto, anunciou a abertura de cinco postos de vacinação, a partir das 18 horas, especificamente, para essa faixa etária de 46 anos ou mais sem comorbidades.

Nos turnos da manhã e tarde, os dois postos de vacinação permanentes: Centro de Referência da zona norte e Unidade de Saúde da Agrovila, na zona sul, vão vacinar profissionais da Educação do Ensino Médio.

#Saúde 26/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mutirão de vacinação contra Covid em Cajazeiras; secretária diz que ação foi positiva

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou profissionais em 05 postos instalados na cidade, nessa sexta-feira (25), para mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19.

Realizada em horário excepcional das 18 às 23 horas, a ação denominada de "Corujão de Vacinação", foi coordenada pela secretária Mychelle Noleto, que considerou os resultados muito positivos.

Mychelle informou que das 1.174 doses recebidas ultimamente da Pfizer e da CoronaVac, foram vacinadas com a primeira dose 766 pessoas acima de 48 anos.

Ao ser questionada sobre as primeiras doses da Janssen, chegadas a Cajazeiras, nessa sexta-feira (25), a secretária de Saúde informou que essa vacina, exatamente, por imunizar em dose única, foi reservada para as comunidades rurais. "Vamos utilizar essas primeiras doses da Janssen (395), inicialmente, para vacinar as pessoas das localidades mais distantes da sede do município", declarou.

#Saúde 25/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras vacina nesta sexta-feira público acima de 48 anos

A Prefeitura de Cajazeiras avança na vacinação contra o Coronavírus. Nesta sexta-feira (25), será realizado o chamado Corujão para aplicação da 1ª dose no público da faixa etária de 48 anos ou mais.

Nesse sentido, a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, anunciou a abertura, hoje à noite, a partir das 18 horas, de 05 postos de vacinação: Centro de Referência e Escola CAIC, ambos na zona norte, Unidade da Agrovila, Unidade de Saúde da Vila Nova e Policlínica Orcino Guedes.

#Saúde 19/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras vacina neste sábado público acima de 52 anos

A Prefeitura de Cajazeiras amplia o processo de imunização da população contra a Covid-19, neste sábado (19), vacinando o público da faixa etária de 52 anos ou mais.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a abertura de quatro postos de vacinação na cidade, que funcionarão, excepcionalmente, das 14 às 18 horas, com a vacina Pfizer para a primeira dose.

A secretária Mychelle Noleto informou que toda a logística está definida para este sábado, adiantando que os postos de vacinação espalhados pela cidade são os seguintes: Centro de Referência da Zona Norte, Unidade de Saúde do Bairro Agrovila, na Zona Sul, Unidade de Saúde do Bairro Vila Nova e Policlínica Orcino Guedes.

#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra Covid: Cajazeiras começa a vacinar neste sábado público de 54 anos

A Prefeitura de Cajazeiras amplia a vacinação contra a Covid-19, a partir deste sábado (12), para a faixa etária de 54 anos ou mais, seguindo uma determinação do prefeito Zé Aldemir, desde o início, de agilizar o máximo possível, o processo de imunização da população cajazeirense.

Assim, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará, neste sábado, dia 12 de junho, quatro postos de vacinação para atender o público de 54 anos ou mais, além das pessoas acima de 18 anos com comorbidades.

Os grupos contemplados, portanto, podem procurar os 04 postos: Centro de Referência da Zona Norte, Unidade da Agrovila, Unidade da Vila Nova e Policlínica Orcino Guedes, que funcionarão em horário excepcional das 07 às 11 horas da manhã.

#Saúde 10/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Proteção e prevenção: Prefeitura de Cajazeiras continua campanha de vacinação contra a gripe Influenza

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza, iniciada no dia 12 de abril com a imunização de crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da Saúde, prossegue até o dia 09 de julho em Cajazeiras, num trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A primeira fase da vacinação contra a Influenza aconteceu de 12 de abril a 10 de maio e a segunda, contemplando idosos de 60 anos ou mais e professores, foi de 11 de maio a 08 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Para a terceira e última fase da Campanha Nacional contra a Influenza, iniciada no dia 09 de junho e que se estenderá até 09 de julho, o público alvo será bem mais abrangente, atendendo a pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos e portuários, agentes das forças de segurança, salvamento e armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medida socioeducativa.

Para receber a vacina contra a Influenza, muito importante em meio à pandemia do Coronavírus, por ser uma proteção a mais para o sistema imunológico, as pessoas devem comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas casas, portando o cartão do SUS e um comprovante de residência.

#Saúde 05/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Cajazeiras vacina garis, trabalhadores da educação e pessoas acima de 55 anos

Cajazeiras viveu mais um dia decisivo de vacinação, neste sábado (05), para conter o avanço do Coronavírus. A Prefeitura Municipal, por meio da pasta da Saúde, apresentou números importantes alcançados no processo de imunização da população.

Nos 04 postos de vacinação espalhados pela cidade, excepcionalmente, das 07 às 13 horas, foram vacinadas mais de 500 pessoas, entre garis, trabalhadores da educação e o público da faixa etária de 55 anos ou mais, além das comorbidades.

A vacinação deste sábado (05) ocorreu num clima de tranquilidade, com as pessoas comparecendo aos postos em busca da primeira dose da AstraZeneca e da Pfizer.

Destacando o apoio dado pelo prefeito Zé Aldemir para agilização do processo de vacinação, a secretária Mychelle Noleto agradeceu o empenho de toda a equipe envolvida, e manifestou a sua satisfação com os índices alcançados até agora, e por estar avançando em grupos considerados prioritários, a exemplo dos garis, que são os responsáveis pela limpeza pública.

#Saúde 04/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Avançando: Cajazeiras abre vacinação neste sábado para público de 55 anos ou mais

A Prefeitura de Cajazeiras anuncia para este sábado (05), a ampliação da vacinação contra a Covid-19. Serão disponibilizados 04 postos de vacinação para o público da faixa etária de 55 a 59 anos.

O prefeito Zé Aldemir disse que toda a estrutura está sendo disponibilizada pela Secretaria de Saúde para agilizar o processo de imunização, dependendo, claro, da quantidade de vacina que chega ao município, e seguindo o Plano Nacional.

A vacinação contra o coronavírus em Cajazeiras também já vem contemplando outros grupos prioritários, tais como: trabalhadores da educação, trabalhadores de limpeza pública e moradores em situação de rua.

#Saúde 03/06/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Cajazeiras amplia vacinação para trabalhadores da educação

A Prefeitura de Cajazeiras inicia, nesta quinta-feira (03), mais uma etapa do processo de imunização da população contra Covid-19, vacinando os profissionais de educação das escolas públicas e privadas.

Em horário excepcional das 18h30 às 21h, serão vacinados, inicialmente, os trabalhadores da Educação Infantil (professores e funcionários), em quatro postos espalhados pela cidade: Centro de Referência da Zona Norte, Unidade de Saúde da Agrovila, Unidade de Saúde da Vila Nova e Policlínica Orcino Guedes.

Para esse público da Educação, está sendo exigido os seguintes documentos no ato da vacinação: CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e xerox do contracheque recente para quem é da rede pública e xerox de contrato ou carteira de trabalho para o pessoal da rede privada.

#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras amplia vacinação contra Covid para público de comorbidades acima de 30 anos

A Prefeitura de Cajazeiras vai vacinar, neste sábado (29), com AstraZeneca (1ª dose), pessoas com comorbidades a partir de 30 anos, além de continuar imunizando também deficientes permanentes do BPC acima de 18 anos e idosos acima de 60 anos.

Para intensificar cada vez mais o processo de imunização contra a Covid em Cajazeiras, que é um dos mais avançados do Estado e do Nordeste, o prefeito Zé Aldemir determinou a abertura de mais postos de vacinação, visando evitar aglomerações e melhor atender à população.

Assim, a secretária Mychelle Noleto, anunciou a abertura de quatro postos de vacinação para este sábado, com funcionamento das 07 às 13 horas. São eles: Centro de Referência da Zona Norte, Unidade de Saúde da Agrovila, Unidade de Saúde da Vila Nova e Policlínica Orcino Guedes.

#Saúde 27/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Cajazeiras amplia vacinação para pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Cajazeiras recebeu, nesta quinta-feira (27), uma nova remessa de vacina AstraZeneca: 1.760 doses, destinadas a pessoas com comorbidades e deficientes do benefício previdenciário contínuo.

Assim, nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde do Município decidiu ampliar a vacinação para o público das comorbidades acima de 40 anos e deficientes permanentes acima de 18 anos, abrindo, excepcionalmente, no período noturno, 04 pontos de vacinação: Centro de Referência da Zona Norte, Unidade de Saúde da Agrovila, Unidade de Saúde da Vila Nova e Policlínica Orcino Guedes.

Esses postos de vacinação estarão abertos para a primeira dose, das 18 às 22 horas, e atenderão também idosos acima de 60 anos, que ainda não foram vacinados.

#Saúde 22/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Sábado de vacinação em Cajazeiras marcado por organização e tranquilidade

A Prefeitura de Cajazeiras cumpriu mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19, neste sábado (22), disponibilizando a Vacina AstraZeneca (segunda dose), e primeira dose para o público de comorbidades acima de 45 anos, além da Pfizer para gestantes, puérperas e deficientes permanentes do benefício previdenciário.

A Secretaria de Saúde informou que foram aplicadas 425 doses, distribuídas nos 04 pontos instalados na cidade: Centro de Referência da Zona Norte, Unidade da Agrovila, Unidade da Vila Nova e Policlínica Orcino Guedes, que funcionaram das 07h às 13h.

No início da tarde, a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, fez um balanço positivo do trabalho, agradecendo a todos os profissionais envolvidos e a colaboração da população, afirmando que a vacinação vai continuar na segunda-feira (24), nos dois pontos permanentes, que são: Centro de Referência da Zona Norte e Unidade da Agrovila.

#Saúde 19/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE 2ª Dose da CoronaVac: Cajazeiras vacina nesta quarta-feira em horário excepcional

A Prefeitura de Cajazeiras anunciou novo horário de vacinação, nesta quarta-feira (19). Com as 1.030 doses que recebe da CoronaVac, a Secretaria de Saúde fará um corujão, das 18 às 22 horas, para vacinar idosos que receberam a primeira dose no mês de março.

A Secretaria de Saúde também definiu três pontos de vacinação, exatamente, para atender a esse público que está mais atrasado com a segunda dose da CoronaVac, que são: Unidade de Referência da Zona Norte, Unidade da Agrovila e Policlínica Orcino Guedes.

#Saúde 14/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras inicia programação da Semana de Enfermagem

Aberta nessa quarta-feira (12), com a palestra da Dra. Maura Sobreira, e a participação do prefeito Zé Aldemir e da deputada Dra. Paula, prossegue em Cajazeiras, a Semana de Enfermagem, com a realização de cursos e outros eventos.

<b>CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:</b>

<b>CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO</b>

<b>14/MAIO | 08H - 11H</b>

Curso: Boas Práticas na administração de medicamentos

Modalidade: presencial

Local: Auditório da Faculdade Santa Maria

Turma I

<b>14/MAIO | 14H - 17H</b>

Curso: Boas Práticas na administração de medicamentos

Modalidade: presencial

Local: Auditório da Faculdade Santa Maria

Turma II

<b>19/MAIO | 14H</b>

Curso: Manejo clínico da enfermagem para transtornos moderados e persistentes em Centros de Atenção Psicossocial e Residência Terapêutica

Modalidade: presencial

Local: Auditório da Faculdade Santa Maria

<b>20/MAIO | 08H - 11H30</b>

Curso: Atualização do Protocolo de Cuidados de Feridas

Modalidade: presencial

Local: Auditório da Faculdade Santa Maria

Turma I

<b>20/MAIO | 14H - 17H</b>

Curso: Atualização do Protocolo de Cuidados de Feridas

Modalidade: presencial

Local: Auditório da Faculdade Santa Maria

Turma II

<b>20/MAIO | 14H</b>

Curso: Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar

Modalidade: presencial

Local: Auditório da Faculdade Santa Maria

<b>SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO</b>

<b>20/MAIO | 19H - 20H</b>

- Sanção da Lei das <b>30h para Enfermagem;</b>

- <b>Publicação da Portaria</b> que Institui o Protocolo de Enfermagem para Estratégia Saúde da Família.

<b>Transmissão:</b> Live pelo Instagram da Prefeitura Municipal de Cajazeiras e Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 04/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras amplia vacinação para grupo de comorbidades

O município de Cajazeiras recebeu, nesta terça-feira (04), 1.640 doses da vacina AstraZeneca, sendo 955 doses para o público das comorbidades, 520 doses para deficientes permanentes graves e 165 doses para gestantes de alto risco e puérperas de até 45 dias pós-parto.

Com essa nova remessa da AstraZeneca, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, definiu novo cronograma de vacinação, a partir desta quarta-feira, dia 05, ampliando o atendimento para o público das comorbidades, de 55 a 59 anos.

Na quarta-feira, dia 05, para a faixa de 59 anos; na quinta, dia 06, para quem tem 58 anos; na sexta-feira, dia 07, para a faixa de 57 anos. E no sábado, dia 08, serão vacinados os de 56 e 55 anos.

Nestes dias, serão vacinadas também, nos dois pontos instalados na zona norte e na Agrovila, as gestantes e puérperas, acima de 18 anos.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde de Cajazeiras aguarda a chegada da Vacina CoronaVac para aplicação da segunda dose. A expectativa é que isso aconteça até a próxima sexta-feira, dia 07.

#Saúde 02/05/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras - CDI terá novos equipamentos e vira obra de referência na saúde pública no Nordeste

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) de Cajazeiras deverá ganhar mais dois novos equipamentos: aparelhos de endoscopia digestiva e de colonoscopia. Para viabilizar essas conquistas, o prefeito José Aldemir conta com emenda do deputado federal Gervásio Maia.

Considerada pelo prefeito cajazeirense como a obra do século na área de Saúde no Sertão paraibano, o CDI de Cajazeiras tem se tornado referência para municípios não só na Paraíba, como também de outros estados do Nordeste.

O CDI de Cajazeiras tem atendimento 100% público. No Brasil, equipamentos de Saúde como o do CDI, geralmente, são de iniciativas privadas. Nesse sentido, a Prefeitura de Cajazeiras agiu como vanguarda nos investimentos em saúde pública. E foi, exatamente, no primeiro ano da gestão I do médico José Aldemir e da então secretária de Saúde, Dra. Paula Francineti, que esse sonho se tornou realidade.

Atualmente, prefeitos de vários municípios paraibanos e de outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte, já demonstraram interesse em conhecer o funcionamento do Centro, com o objetivo de implantar equipamento semelhante em suas cidades.

O CDI de Cajazeiras tem equipamentos de média e alta complexidade, tais como: aparelho de Raio-X de alta resolução, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e Ressonância Magnética.

Inaugurado em 5 de outubro de 2018, O CDI de Cajazeiras tem se tornado a maior referência para as pessoas mais carentes do município e da região, que precisam de atendimento na saúde de alta complexidade.

#Saúde 30/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras vacina neste sábado idosos da zona rural e público de comorbidades

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras informa que vai abrir dois pontos de Vacinação para Primeira Dose da AstraZeneca, neste sábado, dia Primeiro de Maio: o Centro de Referência da Zona Norte e a Policlínica Orcino Guedes.

Serão aplicadas 168 doses no pessoal de comorbidades, especificamente, para quem tem Síndrome de Down de 18 a 59 anos, portando laudo médico, e também para os usuários de tratamento de hemodiálise, com comprovação;

310 doses para idosos da Zona Rural de 60 anos ou mais;

870 doses para profissionais de saúde que fizeram a solicitação previamente, através de documento junto à Secretaria, comprovando que atuam nessa área.

Em relação a Segunda Dose da CoronaVac, só chegaram 260 doses, que serão destinadas aos idosos acamados e da Zona Rural.

A Secretaria aguarda a chegada de uma remessa em maior quantidade da CoronaVac, possivelmente, já na próxima segunda-feira, para atender a todas as pessoas que estão no tempo de tomar a segunda dose.

#Saúde 23/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Covid-19 - com pouca vacina, Cajazeiras vai priorizar acamados e idosos da zona rural

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, não vai parar de vacinar, mas vai priorizar, neste sábado e na segunda-feira, os acamados e os idosos de 60 anos ou mais dos distritos e outras localidades da zona rural que ainda não foram contemplados com a vacina da Covid-19.

A informação é da Secretaria de Saúde do Município, lamentando a pouca quantidade de vacina recebida, nesta sexta-feira, dia 23, insuficiente para atender a população dos grupos prioritários.

Em Nota Pública, a Secretaria de Saúde de Cajazeiras esclarece a situação, e pede a compreensão da população.

#Saúde 17/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em sábado de imunização contra a Covid, Cajazeiras vacinou mais de mil idosos

O resultado de mais um sábado de mobilização para imunização da população contra o coronavírus, foi bastante positivo: 1.038 pessoas vacinadas.

O prefeito Zé Aldemir acompanhou todo o processo de mobilização, e voltou a enaltecer o trabalho da Secretaria de Saúde e de todos os profissionais envolvidos nesse dia excepcional de vacinação, que começou às 07 horas, se estendendo até o início da tarde, nos 05 pontos instalados na cidade. Cajazeiras, segundo destacou o gestor, está avançando bem na vacinação, graças ao ótimo trabalho de toda a equipe.

A Prefeitura de Cajazeiras mobilizou dezenas de profissionais da saúde e pessoal de apoio, neste sábado, 17, em 05 pontos de atendimento da população: Centro de Imunização e Unidade de Saúde do Mutirão (zona norte); Unidades de Saúde da Agrovila e Padre Cícero (zona sul), e Policlínica Orcino Guedes (centro).

#Saúde 11/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras começa a vacinar contra a influenza nesta segunda-feira

A Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Saúde, começa, nesta segunda-feira, 12, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, cumprindo calendário nacional do Ministério da Saúde.

Em Cajazeiras, a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacina vai estar disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, prioritariamente, para crianças de 06 meses a menores de 06 anos e gestantes.

Os outros grupos constantes dessa primeira etapa da vacina contra a Influenza, que vai até o dia 10 de maio, serão contemplados de acordo com a chegada de novas doses.

#Saúde 10/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Pandemia: Cajazeiras registrou mais um sábado de vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um dia de mobilização, neste sábado, 10, para vacinação contra a Covid-19.

O município já recebeu uma quantidade de doses para o público acima de 60 anos, mas neste sábado, para evitar maiores aglomerações em seus postos de atendimento, priorizou as pessoas de 63 e 64 anos, excepcionalmente, das 07 às 13 horas, chegando a vacinar 446 pessoas.

No geral, Cajazeiras já administrou 11.262 doses de vacina contra o coronavírus. O cronograma prossegue normalmente na segunda-feira, 12, no Centro de Imunização da zona norte e na Unidade de Saúde da Agrovila, zona sul da cidade.

A Secretária de Saúde, Mychelle Noleto, considerou baixa a busca pela segunda dose da vacina, e voltou a advertir sobre a necessidade de se completar a imunização, com a aplicação das duas doses.

#Saúde 03/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Pandemia: sábado de vacinação em Cajazeiras marcado por organização e tranquilidade

Cajazeiras registrou, neste sábado, 03 de abril, mais um dia de vacinação contra a Covid-19, com abertura de seis postos para receber, excepcionalmente, o público de 65 a 69 anos de idade.

Centenas de pessoas dessa faixa etária compareceram às unidades de saúde disponibilizadas para receberem a vacina, sem o registro de longas filas e de tumultos, graças ao esquema de atendimento montado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito Zé Aldemir manifestou satisfação com o êxito de mais uma etapa da vacinação em Cajazeiras, e fez questão de registrar na imprensa local seu agradecimento a todos os profissionais de saúde envolvidos no trabalho, sob o comando da secretária Mychelle Noleto e da secretária adjunta Juliana Suassuna.

A vacinação em Cajazeiras prossegue na segunda-feira, 05, de acordo com o cronograma já estabelecido para o público da segunda dose. As equipes de vacinadores seguirão os agendamentos da cidade e da zona rural.

#Saúde 02/04/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras - Prefeitura mobiliza equipes de saúde para mais um sábado de vacinação

Cajazeiras recebeu, nesta sexta-feira, 02, mais uma remessa de vacina contra a Covid-19. Foram 3.100 doses, sendo 2.330 para aplicação somente da segunda dose, e 770 para a primeira dose do público de 65 a 69 anos.

Assim, o prefeito Zé Aldemir de imediato determinou a abertura de seis postos de vacinação, a partir das 07 horas, deste sábado, 03, para avançar a vacina, exatamente, nessa faixa etária de 65 a 69.

A Secretaria de Saúde já mobilizou toda a sua equipe de profissionais para atuar firmemente nesta nova etapa da campanha.

<b>Confira os locais de vacinação:</b>

- Centro de Imunização e Unidade de Saúde Maria Cavalcante do Mutirão (Zona Norte);

- UBS Amélio Estrela do Bairro São Francisco, e Unidade de Saúde da Agrovila (Zona Sul);

- Unidade de Saúde Dr. José Leite, da Vila Nova (Zona Leste), e Policlínica Orcino Guedes, no centro da cidade.

Na segunda-feira, 05, a vacinação para a segunda dose prossegue normalmente, seguindo os agendamentos para acamados e também para os idosos que podem se locomover, tanto da cidade quanto da zona rural.

#Saúde 27/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a Covid: Cajazeiras começa a vacinar idosos de 65 anos

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, e atendendo uma determinação do prefeito Zé Aldemir, vai começar a vacinar idosos de 65 a 69 anos, neste sábado (27).

Segundo a secretária de Saúde, Mychelle Noleto, serão disponibilizados, excepcionalmente, 03 postos de vacinação, que funcionarão das 07 às 13 horas. São as Unidades de Saúde da Família dos bairros Agrovila e Vila Nova, além do Centro de Imunização da zona norte da cidade.

Ela confirmou que o município recebeu, nesta sexta-feira, 26, uma remessa de 1.420 doses da vacina contra a Covid-19, e que a determinação do prefeito Zé Aldemir é no sentido de avançar na vacinação.

"Vamos fazer esse atendimento excepcional do sábado para agilizarmos o processo de vacinação, e o cronograma segue normalmente a partir de segunda-feira, 29, nos nossos postos de vacinação, para o público dessa faixa etária", completou a secretária.

#Saúde 27/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Saúde trabalha no sábado e vacina 854 idosos de 65 anos ou mais

Um dia de muito trabalho dos profissionais de saúde marcou o início da vacinação em Cajazeiras para o público de 65 a 69 anos. Foram vacinados 854 idosos, nos três postos de vacinação disponibilizados.

O prefeito Zé Aldemir tem acompanhado todo o processo de vacinação em Cajazeiras, determinando sempre muito empenho às equipes comandadas pela secretária Mychelle Noleto, além de transparência nos critérios estabelecidos para os grupos prioritários.

Depois do êxito alcançado no chamado Dia "D" deste sábado, a Secretaria de Saúde anunciou que a vacinação para o público de 65 anos ou mais continua normalmente, na segunda-feira, 29, no Centro de Imunização da zona norte e na Unidade da Agrovila, zona sul.

#Saúde 19/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Pandemia: Cajazeiras começa a vacinar idosos de 70 anos ou mais

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta sexta-feira, 19, uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19.

A doses chegadas ao município ainda são insuficientes para atender todo o público das faixas prioritárias, mas a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para avançar com o pouco que tem recebido de vacina.

Segue abaixo o cronograma de vacinação.

#Saúde 11/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Covid-19: Cajazeiras tem novo cronograma de vacinação

A Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Saúde, anunciou que recebeu, nesta quinta-feira, 12, mais uma remessa de vacina da Covid-19. São 710 novas doses, sendo 400 para idosos entre 75 a 79 anos e 300 doses para idosos de 80 anos ou mais que já tomaram a primeira dose.

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras divulgou novo cronograma de vacinação, que começa nesta sexta-feira, 12, na Unidade de Imunização da Zona Norte e também nas próprias residências dos idosos acamados. Segue o cronograma abaixo:

#Saúde 05/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Covid-19: Prefeitura de Cajazeiras inicia nova etapa de vacinação neste sábado

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, não para, e agiliza o processo de vacinação contra o coronavírus. O município recebeu uma nova remessa de vacinas, nessa quinta-feira, 04, e o prefeito Zé Aldemir determinou o início de nova etapa de imunização já neste sábado, dia 06.

O Centro de Imunização, instalado na zona norte da cidade, será aberto durante todo este sábado para começar a vacinar idosos de 75 a 79 anos.

Segue Cronograma logo abaixo.

#Saúde 04/03/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Partindo na frente: Cajazeiras adere ao Consórcio para aquisição de Vacina

O prefeito José Aldemir (PP), autorizou, hoje, o município aderir ao Consórcio de Prefeitos para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

Cajazeiras sai na frente, mais uma vez, em mais essa ação de enfrentamento ao Coronavírus, passando a integrar essa frente de municípios que se preparam para uma possível política de aquisição das vacinas.

#Saúde 27/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Pandemia: Cajazeiras inicia nova etapa de vacinação nesta segunda-feira

O município de Cajazeiras recebeu uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, e já tem seu cronograma definido para iniciar a aplicação das 870 doses recebidas, a partir desta segunda-feira, 01 de março.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou a programação para o público entre 80 e 89 anos, no Centro de Imunização instalado na zona norte para as pessoas que podem se locomover e com equipes volantes para quem está impossibilitado de se deslocar de suas residências.

Conforme o cronograma anunciado, a vacina será aplicada seguindo o cadastro das unidades básicas de saúde da família da cidade e das comunidades rurais, com o auxílio dos agentes comunitários de saúde.

#Saúde 24/02/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Pandemia: Prefeitura de Cajazeiras publica novo decreto com medidas restritivas

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circula com novo decreto de medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, no período de 24 deste mês a 10 de março. Nesse novo decreto, o prefeito José Aldemir adota medidas, na sua maioria, em consonância com as decisões do governo do Estado.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/306/105_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 15 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Saúde 19/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Mais qualidade no atendimento: Prefeitura de Cajazeiras recupera unidades de saúde

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo importante ação para melhor atender à população assistida nas unidades básicas.Todas estão sendo reformadas e recuperadas e melhor equipadas.

Na zona rural, já foram reformadas unidades âncoras dos sítios Barreiros, Riacho Fundo, Angelim e Cajazeiras Velha. Na cidade, postos do Mutirão, Bela Vista, e São José, além da Policlínica Orcino Guedes, receberam melhorias em suas instalações. Atualmente, está sendo feita a reforma da unidade do Tancredo Neves e em seguida, a do Sol Nascente.

A secretária Michele Noleto afirmou que a determinação do prefeito Zé Aldemir é no sentido de proporcionar à população serviços de saúde da melhor qualidade, com todas as unidades funcionando plenamente.

#Saúde 17/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras - Zé Aldemir assina decreto com novas medidas restritivas para conter avanço da Covid-19

Um novo decreto com medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia do coronavírus, em Cajazeiras, foi assinado pelo prefeito José Aldemir, e publicado no Diário Oficial do Município. Os segmentos essenciais e não essenciais do comércio continuam abertos, mas terão que seguir novos protocolos, inclusive, só ocupando 30% de seus espaços para evitar aglomerações.

Os setores considerados críticos e que apresentam aglomeração e alto risco de contágio, a exemplo de bares e restaurantes, só poderão funcionar nestes próximos 10 dias, em sistema de delivery. As atividades de academias, escolas, creches, berçários, parques de diversão, brinquedos, jogos, eventos musicais e culturais, ficam todos suspensos, nestes próximos dez dias, de 18 a 28 de fevereiro.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/305/105_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 13 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Saúde 05/02/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prestando contas: Secretaria de Saúde de Cajazeiras divulga boletim de vacinação contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 foi concluída nessa primeira remessa em Cajazeiras, com todas as doses recebidas sendo aplicadas nos grupos prioritários, seguindo o cronograma estabelecido, conforme consta em boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Todas as informações sobre o cumprimento da programação são encaminhadas à imprensa e ao Ministério Público, visando dar o máximo de transparência possível ao trabalho junto à população.

#Saúde 21/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Servidores da Secretaria Municipal de Saúde participam de capacitação em Prontuário Eletrônico

Servidores da Secretaria de Saúde de Cajazeiras participaram na terça-feira, dia19, de um curso de capacitação em Prontuário Eletrônico do Cidadão e para o Programa Previne Brasil.

O momento de qualificação, direcionado aos profissionais da Atenção Primaria à Saúde, foi conduzido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da empresa Consultec.

Na oportunidade, foram discutidos os principais desafios enfrentados e o alcance dos indicadores de Saúde através da informatização e alimentação do sistema.

Além de melhorar a assistência à saúde, a qualificação realizada ainda melhora os repasses financeiros feitos ao Fundo Municipal de Saúde, tendo em vista que na, nova modalidade de financiamento, os recursos estarão atrelados ao desempenho das equipes.

#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Vacinação em Cajazeiras: médico Deusdedith Leitão é o primeiro a receber a vacina

O médico cajazeirense Deusdedith Leitão, um dos mais antigos ainda em atuação no sistema de saúde pública da cidade, foi o primeiro a receber a dose de vacina contra a Covid-19, durante a abertura da campanha, nesta quarta-feira, 20, no Centro de Referência de Imunização instalado pela Prefeitura Municipal.

Outros profissionais de saúde da linha de frente de combate ao vírus também começaram ser vacinados, seguindo cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para atendimento aos grupos prioritários.

O prefeito José Aldemir acompanhou o momento da abertura da vacinação ao lado da equipe de Saúde, recomendando muito empenho e seriedade aos profissionais, no cumprimento dos critérios estabelecidos.

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Pandemia: Prefeitura de Cajazeiras recebe primeiras doses da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Cajazeiras recebeu, nesta terça-feira, 19, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. O ato de entrega foi na sede da Nona Regional de Saúde do Estado, a exemplo do que ocorreu com os demais municípios da região.

Das 1.982 doses iniciais destinadas a Cajazeiras, conforme anúncio da Secretaria Estadual de Saúde, chegaram apenas 817 doses, o correspondente a 34% desse total.

O prefeito José Aldemir e a secretária municipal de Saúde, Mychelle Noleto, confirmaram o início da vacinação, nesta quarta-feira, 20, a partir das 08 horas da manhã, no Centro de Referência de Imunização, instalado pela Prefeitura, na zona norte da cidade.

A cidade de Cajazeiras foi a primeira no Sertão a lançar o seu plano de vacinação, apresentando toda a logística necessária para começar o processo de imunização, seguindo os critérios estabelecidos pelos planos do Ministério da Saúde e do governo do Estado.

#Saúde 18/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Zé Aldemir lança Plano de Vacinação contra a Covid-19

A cidade de Cajazeiras já tem seu Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. O plano foi lançado na manhã desta segunda-feira, 18, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

O Plano de Cajazeiras foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com o que estabelece os planos federal e estadual. Na ocasião, o prefeito cajazeirense anunciou a instalação de um Centro de Referência de Imunização, com toda a estrutura para vacinar a população.

"Cajazeiras mais uma vez parte na frente, e estamos preparados para vacinar a nossa população, de acordo com os critérios estabelecidos", comentou o prefeito Zé Aldemir.

#Saúde 11/01/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Pandemia: Em novo decreto Zé Aldemir prorroga medidas restritivas em Cajazeiras

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circulou nesta segunda-feira, 11, com novo decreto do prefeito José Aldemir, prorrogando até o dia 25 deste mês, as medidas de prevenção e de enfrentamento à Covid-19, flexibilizando apenas o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais até meia-noite, como forma de se reduzir ou evitar aglomerações, notadamente em bares, restaurantes e lanchonetes.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/303/104_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Confira as medidas</b></a>

#Saúde 14/12/2020 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Preocupação com a população: Zé Aldemir assina Decreto com novas medidas de combate e prevenção à Covid-19

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, demonstrou sua preocupação com a alta incidência de contaminados pelo novo coronavírus e pelo consequente colapso da capacidade de atendimento do Hospital Regional, sobretudo na ocupação dos leitos de UTI disponíveis no HRC, referenciado para toda uma região metropolitana que congrega pelo menos 15 municípios, representando uma média de 185 mil habitantes.

"Cajazeiras, por si só, já está inserida na bandeira laranja, o que dá a dimensão em termos de gravidade do problema da Covid-19 no nosso município", disse o prefeito, destacando que "existem municípios dentro da região metropolitana de Cajazeiras com a bandeira vermelha, como é o caso de Uiraúna.

Diante da situação, o prefeito cajazeirense baixou novo Decreto Municipal nesta segunda-feira, com a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pela Covid-19.

Pelo Decreto 55/2020, com vigência até o dia 28 de dezembro de 2020, dentre outras medidas adotadas, estão: funcionamento do comércio em geral das 08h às 22h, a realização dos cultos religiosos presenciais ficará adstrita a 30% (trinta por cento) da capacidade total do templo e que estabelecimentos públicos e privados que estejam em funcionamento não permitam o acesso e a permanência no interior das suas dependências de pessoas que não estejam usando máscaras.

O Decreto estabelece ainda que os bares, restaurantes e academias funcionarão até às 22h, com redução do seu atendimento presencial a 30% (trinta por cento) da sua capacidade total e obrigação de seguirem as regras de prevenção ao coronavírus, inclusive a que diz respeito ao distanciamento social, que deverá ser de 02m (dois metros) entre as mesas, quanto aos bares e restaurantes, e de 02m entre os alunos(as) nas academias.

Pelo Art. 6º, ficam proibidos jogos, torneios, campeonatos, conferências, convenções, seminários, congressos, shows musicais, festas de final de ano e festivais culturais, vaquejadas, bolões de vaquejadas, cavalgadas, além da proibição de funcionamento de balneários, clubes sociais e áreas de banho e recreativas, parques de diversão, trenzinhos e similares.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/300/102_2020_0000001.pdf" target="_blank"><b>CONFIRA A ÍNTEGRA DO DECRETO 55/2020</b></a>

#Saúde 12/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Zé Aldemir visita Unidade de Referência da Covid e acompanha instalação de Túnel de Desinfecção

O prefeito José Aldemir realizou, nessa terça-feira, 11, uma visita técnica ao Centro de Referência Municipal da Covid-19. Na ocasião, acompanhou e inspecionou o mais novo equipamento instalado no local, que é o túnel de desinfecção. O equipamento tem 2m de comprimento por 2,40m de altura e é mais uma ação da gestão, por meio da Secretaria de Saúde, para ajudar no combate aos efeitos do Coronavírus em Cajazeiras.

O Centro de Referência Municipal da Covid-19 funciona de 7 da manhã às 19 horas, de segunda a sexta-feira, com equipe formada por médico, enfermeiro, auxiliar de serviços gerais e outros servidores para o atendimento da demanda em regime de plantão, sem interrupção. São seis semi-leitos, sendo dois infantis e quatro adultos. A iniciativa da gestão do prefeito Zé Aldemir é pioneira no Estado, e tem sido fundamental para a testagem e cuidados com pacientes que apresentam sintomas da doença.

#Saúde 04/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Zona Norte: Prefeitura de Cajazeiras faz últimos preparativos em 2ª Unidade Municipal de Referência da Covid-19

Continuam em ritmo acelerado, por parte da Secretaria de Saúde, os preparativos para instalação da segunda Unidade Municipal de Referência da Covid-19, a ser entregue à população nos próximos dias, atendendo a uma determinação do prefeito José Aldemir.

A nova unidade, instalada nas Casas Populares, irá atender a toda a zona norte, uma das mais populosas de Cajazeiras, por ser formada por vários bairros, com testagem e distribuição de equipamentos de proteção.

A exemplo da primeira Unidade, instalada no bairro São Francisco, na zona sul, desde o mês de maio, a da zona norte também terá um grande papel na luta contra o coronavírus em Cajazeiras.

#Saúde 01/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Emenda para Cajazeiras: Zé Aldemir agradece a Pedro Cunha Lima

O prefeito José Aldemir externou, nesta quinta-feira (30), seu agradecimento ao deputado federal Pedro Cunha Lima, pela emenda no valor de R$ 300 mil para aquisição de um castramóvel destinado ao controle da população animal de Cajazeiras, e ainda pelo compromisso do parlamentar em conseguir outros recursos para construção do Abrigo dos Animais.

Zé Aldemir destacou a sensibilidade do deputado nessa luta de Cajazeiras para resolver o problema dos animais abandonados. "A nossa gestão está trabalhando juntamente com as pessoas e entidades protetoras de animais para concretizarmos essa ação, e o apoio de Pedro é muito importante para avançarmos", comentou.

#Saúde 31/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Covid-19: Cajazeiras já tem mais de mil infectados recuperados

Com a melhor taxa de recuperação na Paraíba e no país, Cajazeiras avança nas ações de enfrentamento ao coronavírus. Já são mais de mil pessoas curadas da Covid-19 no município. Os números são atribuídos pelo prefeito José Aldemir à responsabilidade da gestão municipal no tratamento aos efeitos do novo Coronavírus, que gerou uma pandemia no mundo todo.

Cajazeiras foi a primeira cidade do interior da Paraíba a adotar medidas de prevenção e isolamento social assim que começaram a aparecer os primeiros casos de Covid-19 no Brasil. As medidas tomadas de forma preventiva para inibir o aparecimento de casos na cidade surtiram efeito, e o comércio foi um exemplo claro, adotando todas as providências necessárias para seguir protocolos de higienização rígidos, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde.

Outra ação providencial da Prefeitura foi a instalação da Unidade Municipal de Referência da Covid-19, criada para receber as pessoas com sintomas do Coronavírus, funcionando no Bairro São Francisco, zona sul da cidade. Outra unidade foi anunciada pelo prefeito Zé Aldemir para a zona norte da cidade. Além disso, registra-se também a higienização de ruas e o apoio a Caixa Econômica Federal no ordenamento das pessoas que vão receber o auxílio emergencial para evitar aglomerações.

Com os melhores índices de enfrentamento à pandemia, Cajazeiras vai agora ganhar um Memorial Digital em homenagem às vítimas da Covid-19 no município e aos profissionais de saúde envolvidos na linha de frente desse combate. A ideia foi da deputada estadual Paula Francineti, acatada pela Prefeitura Municipal.

#Saúde 19/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Covid-19: Prefeito Zé Aldemir anuncia nova Unidade Sentinela em Cajazeiras

O prefeito José Aldemir anunciou, neste domingo, 19, a instalação em Cajazeiras de uma segunda Unidade Municipal de Referência da Covid-19. Será na zona norte da cidade, visando o atendimento da população, com testagem e distribuição de equipamentos de proteção.

A primeira Unidade Municipal instalada há dois meses, no bairro São Francisco, na zona sul, tem cumprido importante papel na luta contra o coronavírus, com quase quatro mil testes rápidos, contribuindo assim para tornar Cajazeiras a cidade que mais testa no Sertão do Estado.

O prefeito afirmou que já determinou à Secretaria de Saúde todas as providências necessárias para viabilizar no menor espaço de tempo possível o novo equipamento, que será disponibilizado para a população.

#Saúde 17/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras é o município com a melhor taxa de recuperação da Covid-19

O município de Cajazeiras está entre os melhores do Estado na avaliação de enfrentamento ao Coronavírus. No item taxa de recuperação dos infectados, por exemplo, é primeiro lugar, com 80,04% contra 37,07% do Estado e 67,83% do país.

Além de ser o município que apresenta o maior número de recuperados do vírus, Cajazeiras também é o município do Sertão da Paraíba que mais testa sua população, superando os municípios de Patos, Pombal e Sousa. O índice de testagem de Cajazeiras é de 3,48% superando Patos com 2,47% e Pombal e Sousa, respectivamente, com 2,09% e 1,19%.

A secretária de Saúde de Cajazeiras, Francimones Rolim, atribui esses números positivos ao empenho e às ações da gestão do prefeito Zé Aldemir na prevenção e no combate ao Coronavírus, citando como exemplo, a instalação da Unidade Municipal de Referência. É um equipamento, segundo ela, fundamental no atendimento à população.

#Saúde 01/07/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Mais uma obra: construção do CAPS AD III avança para conclusão

A construção da sede do CAPS AD III ultrapassa os 70% e avança para sua conclusão. A obra fez parte das investigações da Operação Andaime, que foi o maior esquema de desvios de recursos no Alto Sertão da Paraíba.

De lá para cá, a prefeitura por meio da secretaria de saúde, concentrou esforços para liberação dos recursos e, consequentemente, para retomada da construção.

O CAPS AD III faz parte da luta do governo municipal para ampliar a Atenção Psicossocial de maneira integral e contínua às pessoas que sofrem com problemas de consumo de álcool, crack e outras drogas.

A prefeitura e a secretaria de saúde têm se esforçado muito para a conclusão desse novo equipamento de saúde, que vai ampliar o acesso ao tratamento das pessoas com dependência química.

#Saúde 18/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras inova na Saúde e amplia atendimento pela Telemedicina

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve várias ações no enfrentamento da pandemia. Além do atendimento presencial na Unidade de Referência da Covid-19 e com todos os equipamentos funcionando plenamente, amplia o serviço de telemedicina, agora com cinco médicos e uma psicóloga atuando em consultas, acompanhamento e orientações gerais.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária Francimones Rolim entendem que a pandemia tem causado muitos problemas às vítimas da Covid-19 e seus familiares, o que exige o melhor atendimento possível.

#Saúde 15/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em menos de um mês: Unidade de Referência da Covid-19 faz 796 testes rápidos

A Unidade Municipal de Referência da Covid-19 tem se constituído num importante centro de combate ao contágio do vírus em Cajazeiras, atendendo pessoas com sintomas da doença, fazendo testes rápidos e distribuindo equipamentos de proteção.

Em menos de um mês de funcionamento, são 1.411 atendimentos, 796 testes rápidos e 96 casos positivos de Coronavírus, o que tem contribuído para as ações de busca ativa e prevenção, desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Instalada na zona sul da cidade, onde há maior incidência de casos, a Unidade Municipal de Referência é pioneira no Estado. O investimento feito pelo prefeito Zé Aldemir para seu pleno funcionamento ganhou repercussão positiva em toda a Paraíba, conforme registro feito na Assembleia Legislativa.

#Saúde 15/06/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Decreto Municipal disciplina medidas do Plano Novo Normal Paraíba em Cajazeiras até o dia 30 de junho

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras traz na sua edição desta segunda-feira (15), o Decreto Nº 25/2020, de 14 de junho de 2020, assinado pelo prefeito José Aldemir, dispondo sobre o Plano Novo Normal Paraíba, com medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contagio pela Covid-19 (novo coronavirus) no âmbito da administração pública direta e indireta e com recomendações ao setor privado até o dia 30 de junho.

Pelo novo Decreto, algumas atividades poderão funcionar, desde que observados os protocolos específicos de cada setor, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes.

Neste item, estão incluídos salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos de serviços pessoais, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social.

Fica estabelecido também que "as lojas e estabelecimentos comerciais poderão funcionar por meio de aplicativos, delivery, drive thru e presencialmente, desde que obedeçam as regras de distanciamento minimo de 2m (dois metros) entre os seus funcionários e clientes, com funcionamento das 7h as 13h e demais medidas de prevenção".

O Decreto disciplina ainda a realização de cerimonias religiosas online, e por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, com ocupação máxima de 30% da capacidade de público.

Em caráter excepcional, continua suspenso até o dia 30 de junho de 2020, em todo o território municipal, o funcionamento presencial de bares e restaurantes, museus, teatro, casas de festas e outros espaços de lazer fechados, casas noturnas e similares, instalações de acolhimento de crianças, etc.

Pelo Decreto, as restrições não poderão prejudicar o exercício e o funcionamento de serviços públicos e de atividades essenciais, como estabelecimentos médicos, hospitalares, odontológicos, farmacêuticos, psicológicos, laboratórios de análises clínicas, clínicas de fisioterapia e de vacinação, entre outros.

Ficam prorrogadas as suspensões das atividades presenciais no âmbito da Administração Pública Municipal e das aulas presenciais nas escolas municipais e privadas.

Todas as medidas adotadas podem ser conferidas no Diário Oficial do Município.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/293/96_2020_0000001.pdf" target="_blank">Publicação do Decreto no Diário Oficial</a>

#Saúde 14/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Dia Mundial do Doador de Sangue O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.
#Saúde 08/06/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Mais transparência: Comitê acompanha gastos da Covid-19 em Cajazeiras

O município de Cajazeiras dá exemplo de transparência na aplicação dos recursos da Covid-19. O Comitê de Fiscalização constituído pelo prefeito Zé Aldemir fez sua terceira reunião, nesta segunda-feira, 08, oportunidade em que analisou toda a movimentação financeira da Secretaria de Saúde, no que diz respeito aos investimentos para enfrentamento do Coronavírus.

Com a presença da secretária Francymones Rolim, o Comitê constatou que todas as sugestões dadas para a transparência e legalidade dos atos foram atendidas, principalmente na alimentação do sistema da plataforma Covid-19, elencada no site eletrônico oficial do município.

O secretário de Controle e Transparência, Rafael Caldeira, informou que qualquer cidadão pode ter acesso às informações. Além dele, integram o referido Comitê o presidente da Câmara Municipal, José Gonçalves (Delzinho), o presidente da OAB local, Jone Pereira, a presidente do SINFUMC, Elinete Lourenço, o servidor público membro do Conselho de Saúde, Jean Ítalo, e o padre Josinaldo Pereira, representante da Diocese.

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: Unidade de Referência de Cajazeiras faz 509 testes rápidos em 10 dias de atendimento

A Unidade Municipal de Referência da Covid-19 tem sido um importante equipamento de combate ao contágio do Coronavírus em Cajazeiras. A afirmação é da secretária de Saúde, Francimones Rolim, ao comentar o trabalho de busca ativa que é feito, com a realização de testes rápidos e os encaminhamentos para isolamento e monitoramento dos casos constatados.

Ela informou que em 10 dias de funcionamento, a Unidade fez o atendimento de 784 pessoas e 509 testes rápidos, constatando 42 casos positivos da doença, além da distribuição de máscaras e outros equipamentos de proteção.

Instalada no bairro São Francisco, zona sul da cidade, por determinação do prefeito Zé Aldemir, a Unidade de Referência da Covid-19 é uma iniciativa pioneira no Estado, no enfrentamento da pandemia.

#Saúde 03/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: A Saúde também atende pela telemedicina

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve várias ações no enfrentamento da pandemia. Além do atendimento presencial na Unidade de Referência da Covid-19 e com todos os equipamentos funcionando plenamente, foi instalado agora o serviço de telemedicina, com quatro médicos atuando em consultas e orientações gerais.

Os profissionais médicos Deusdedit Leitão, Elvira, Ana Beatriz e Rosângela, fazem esse tipo de atendimento. A ideia do prefeito Zé Aldemir e da secretária Francimones Rolim é disponibilizar todos os meios possíveis para o atendimento da população e o enfrentamento da pandemia em Cajazeiras.

#Saúde 02/06/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Diário Oficial circula com novo decreto do prefeito Zé Aldemir, prorrogando medidas de isolamento social
#Saúde 29/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeitura higieniza pontos de mototaxi e distribui equipamentos

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio de parceria entre a SCTrans e Secretaria de Saúde, desenvolve mais uma importante ação em favor do serviço de mototaxi da cidade, seguindo determinação do prefeito Zé Aldemir. Desta feita, no combate a disseminação do Coronavírus.

A partir da próxima segunda-feira, (01 de junho), todos os 55 pontos de mototaxi passarão por um processo de higienização, com as equipes de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental fazendo a desinfecção e distribuindo máscaras e álcool em gel com os mototaxistas.

Segundo o superintendente da SCTrans, João Vítor Mendes, essa ação visa proteger cada vez mais a saúde dos mototaxistas e também do público usuário desse importante serviço, que gera emprego e renda na cidade.

João Vítor adiantou que todo o equipamento já foi adquirido para distribuição em todos os postos. "Vamos cumprir mais essa ação determinada pelo prefeito Zé Aldemir, numa parceria com a Secretaria de Saúde", disse o superintendente da SCTrans.

#Saúde 25/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Unidade de Referência faz 180 testes rápidos e detecta novos casos de COVID-19

A Unidade Municipal de Referência da COVID-19 está fazendo a diferença em Cajazeiras, no enfrentamento ao Coronavírus. Em quatro dias de funcionamento, 284 pessoas foram atendidas e 180 testes rápidos foram feitos, detectando-se mais nove casos novos da doença.

O prefeito Zé Aldemir destacou a importância da iniciativa para se detectar os casos do Coronavírus mais rapidamente, evitando-se, assim, um maior contágio da doença. "Cajazeiras mais uma vez parte na frente, com a instalação de uma Unidade de Referência, com todas as condições de prestar um atendimento humanizado, e que tem sido fundamental no combate à disseminação do vírus", comentou o prefeito.

#Saúde 21/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE A resposta do trabalho: em 02 dias, Unidade de Referência da COVID-19 faz 148 atendimentos e 93 testes rápidos A resposta do trabalho: em 02 dias, Unidade de Referência da COVID-19 faz 148 atendimentos e 93 testes rápidos
#Saúde 20/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: Prefeitura de Cajazeiras inova e lança serviço de saúde virtual

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, implanta mais uma ação pioneira e inovadora no enfrentamento do Coronavírus. É o serviço de assistência virtual.

As pessoas com sintomas da doença podem acessar o site da Prefeitura, preencher um formulário e receber todas as orientações necessárias sobre a atitude que deve ser tomada.

Para a secretária Francimones Rolim, essa iniciativa tem o objetivo de evitar que as pessoas com alguma dúvida sobre o Coronavírus se desloquem às unidades de saúde e enfrentem filas de atendimento.

"Estamos oferecendo mais um serviço pioneiro nessa luta incansável contra a COVID-19, disse Francimones, externando todo o esforço e a determinação do prefeito Zé Aldemir no enfrentamento da crise.

Endereço para acesso:

www.asv.cajazeiras.pb.gov.br

#Saúde 19/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras contra a COVID-19: Prefeitura abre Unidade de Referência

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, abre nesta terça-feira, 19, uma Unidade Municipal de Referência para atendimento a pessoas com síndrome gripal e ou que apresentam sintomas do Coronavírus.

A Unidade está instalada no Bairro São Francisco, zona sul da cidade, exatamente, numa área de maior incidência de casos da doença.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária Francimones Rolim asseguram que a Unidade vai ofertar serviços de saúde importantes à população neste momento de pandemia, funcionando das 07 da manhã às 19 horas, com equipes de profissionais preparados para fazer os encaminhamentos necessários, sem nenhum risco de contágio.

Essa iniciativa da Prefeitura de Cajazeiras, na prevenção e no enfrentamento ao Coronavírus é pioneira do Estado, e já foi motivo de elogios por parte do secretário de Saúde da Paraíba e do presidente da Assembleia Legislativa.

#Saúde 19/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE A primeira da Paraíba: prefeito Zé Aldemir abre Unidade de Referência da COVID-19

O bairro São Francisco, na zona sul de Cajazeiras, ganha um importante equipamento de saúde na luta contra Coronavírus: uma Unidade Municipal de Referência da COVID-19, aberta nesta terça-feira, 19, para o atendimento de casos suspeitos e encaminhamentos necessários.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária Francimones Rolim destacaram a importância da Unidade de Referência numa área que tem registrado muitos casos da doença e que precisa de uma atenção especial.

A secretária revelou que a Unidade vai funcionar das 07 às 19 horas, inclusive, com uma ambulância disponível para casos que necessitem de encaminhamento para a UPA ou para o Hospital Regional.

#Saúde 17/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Em Cajazeiras: prefeito Zé Aldemir assina decreto com novas medidas de isolamento

O prefeito José Aldemir deverá assinar, neste domingo (17), decreto com novas medidas para conter o avanço do Coronavírus na cidade. A decisão foi tomada em reunião do Comitê Gestor, sexta-feira passada.

O novo decreto vai vigorar a partir de terça-feira (19), até o dia 31, em consonância com o decreto estadual, e entre outras medidas, proíbe a abertura do comércio não essencial, antes regulamentado para funcionar parcialmente.

Com as novas medidas, esse setor do comércio terá que fechar suas portas, e só poderá funcionar em sistema de entrega em domicílio (delivery), vedado o atendimento presencial.

O prefeito Zé Aldemir voltou a destacar a importância do diálogo com as entidades representativas dos comerciantes, e a contribuição que esse setor tem dado no enfrentamento da atual crise. A decisão, segundo ele, é necessária para se tentar conter cada vez mais o avanço da doença em Cajazeiras, levando-se em consideração o aumento dos casos e a atual estrutura hospitalar.

Para o prefeito, o quadro de Cajazeiras ainda está sob controle porque todas medidas de prevenção foram tomadas com antecedência. "Partimos na frente, com medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus. Isso fez a diferença", avaliou o gestor cajazeirense.

#Saúde 17/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Pronta para funcionar: Prefeitura de Cajazeiras instala Unidade de Referência da COVID-19

A Unidade Municipal de Referência da COVID-19, que foi motivo de elogios do secretário de Saúde do Estado e do presidente da Assembleia Legislativa, já está instalada e pronta para receber as pessoas com sintomas do Coronavírus.

Cumprindo determinação do prefeito Zé Aldemir, a secretária de Saúde, Francimones Rolim, já instalou todos os equipamentos necessários para o seu pleno funcionamento, que será no Bairro São Francisco, zona sul da cidade, onde está havendo uma incidência de casos da doença.

Segundo a secretária, a Unidade de Referência vai atender exclusivamente casos suspeitos do Coronavírus, e fazer os encaminhamentos necessários. Esse, segundo afirmou, é mais um equipamento de saúde importante que Cajazeiras ganha no enfrentamento ao Coronavírus.

#Saúde 13/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Em decreto: Prefeito Zé Aldemir adota novas medidas para conter avanço do Coronavírus

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, em reunião com o Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, adotou novas medidas para tentar conter a disseminação da doença no município.

Entre as novas medidas, estão interdição de feiras de comércio ambulante, restrições de atendimentos bancários e de circulação de transporte alternativo.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/289/94_2020_0000001.pdf" target="_blank">Publicação do Decreto no Diário Oficial</a>

#Saúde 05/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Combate ao COVID-19: Prefeitura por meio da SMS segue com ação de desinfecção de ruas em Cajazeiras

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde (equipes de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental), com apoio da SCTrans, deu prosseguimento, nesta segunda-feira, 04, ao trabalho de higienização de ruas, com uma máquina de pulverização, utilizada em parceria com a iniciativa privada.

A ação desta segunda-feira foi realizada na Rua Desembargador Boto, no Cristo Rei, e ruas do Bairro Vila Nova, zona leste da cidade.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária de Saúde, Francimones Rolim, têm recebido muitas manifestações de reconhecimento e apoio da população a mais essa ação de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus.

#Saúde 05/05/2020 SECRETARIA DE SAÚDE 100% público: CDI de Cajazeiras instala mais um moderno equipamento

O Centro de Diagnóstico por Imagem(CDI), com atendimento 100% público, uma conquista da atual gestão de Cajazeiras, ganha mais um importante equipamento: o aparelho de Raio X de alta resolução.

Agora, o CDI de Cajazeiras, além dos aparelhos de média e alta complexidade já em funcionamento desde o ano passado, conta com mais esse serviço. Em pleno funcionamento: ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea e ressonância magnética.

A secretária Francimones Rolim destacou o empenho do prefeito Zé Aldemir e da deputada Dra. Paula na consolidação desse importante equipamento na oferta de serviços essenciais à população.

#Saúde 03/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Em Cajazeiras: Diário Oficial publica decreto do prefeito Zé Aldemir com prorrogação de isolamento

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras publicou, nesta segunda-feira (04), novo Decreto do prefeito José Aldemir, prorrogando até o próximo dia 18 deste mês, as medidas de isolamento social e regulamentando setores críticos que ainda representam aglomeração, a exemplo do atendimento nos bancos e lotéricas.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/288/95_2020_0000001.pdf" target="_blank">Publicação do Decreto no Diário Oficial</a>

#Saúde 02/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS COVID-19: Prefeitura de Cajazeiras investe em estrutura de apoio à população

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, fez mais um investimento na prevenção e enfrentamento ao Coronavírus, com aquisição de tendas e cadeiras e máscaras, visando organizar as longas filas que se formam em torno da agência local da Caixa Econômica. Além dessa estrutura, a Prefeitura também está disponibilizando vigilantes e o seu pessoal do órgão de trânsito (SCTrans) no trabalho de interdição de ruas e fiscalização das medidas de proteção.

A determinação do prefeito Zé Aldemir visa, cada vez mais, prevenir e proteger a população dos risco de contágio da COVID-19.

#Saúde 02/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Contra o Coronavírus: Prefeitura de Cajazeiras distribui máscaras com a população

A Prefeitura de Cajazeiras investe em mais uma ação, entre tantas colocadas em prática, desde o dia 18 de março, quando o prefeito Zé Aldemir partiu na frente e decretou situação de emergência contra o Coronavírus. É a distribuição de máscaras com a população, em pontos de maior concentração, notadamente, em torno da agência da Caixa Econômica e lotéricas.

A determinação do prefeito Zé Aldemir e da secretária Francimones Rolim é fazer com que o referido equipamento de proteção chegue ao maior número possível de pessoas.

O prefeito Zé Aldemir já recomendou parcerias com equipes de costureiras locais, que participaram de cursos promovidos pela Secretaria das Mulheres, visando a fabricação em grande quantidade dessas máscaras. A ideia, é distribuir mais máscaras com a população e, ao mesmo tempo, criar fontes de emprego e renda para as mulheres que exercem essa atividade na cidade.

#Saúde 02/05/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Durante pandemia: Prefeitura de Cajazeiras distribui Merenda Escolar a 6.670 alunos

A Prefeitura de Cajazeiras vem realizando com muito êxito a entrega da Merenda Escolar aos alunos do sistema municipal de ensino, conforme a Lei Federal 13.987/2020 de 07 de abril e a Resolução 02/2020 de 09 de abril, do Ministério da Educação.

Em Cajazeiras, são contemplados 6.670 alunos das 23 escolas e das 05 creches do sistema municipal espalhadas pela cidade e zona rural, cujas aulas estão suspensas, em virtude da crise do Coronavírus. Eles recebem o Kit de alimentação Escolar em seus próprios estabelecimentos de ensino.

A Gestão Municipal, por determinação do prefeito José Aldemir e da secretária de Educação, Socorro Delfino, segue todos os trâmites legais e recomendações do Ministério Público, na entrega dos alimentos, evitando, inclusive, aglomerações e tumultos nas escolas e creches.

#Saúde 30/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: Zé Aldemir quer ampliação de leitos e vai instalar Unidade de Referência

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, voltou a manifestar preocupação com o aumento de casos do Coronavírus em Cajazeiras e na região. Depois de se reunir com a secretária de Saúde e com os diretores de hospitais da cidade, ele reivindicou ao secretário estadual de Saúde o credenciamento dos leitos disponíveis do HUJB, como forma de fortalecer a rede hospitalar local para vítimas da COVID-19.

Em outra ponta, o prefeito Zé Aldemir determinou agilidade de sua equipe para abertura, na próxima semana, da Unidade de Referência Municipal para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da doença.

#Saúde 28/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Serviços avançam e Unidade de Acolhimento está em fase de conclusão

A Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, localizada no Bairro São Francisco, zona sul da cidade, está em fase de conclusão. A informação é da secretária Francimones Rolim, adiantando que trata-se de um importante equipamento de saúde, voltado para a assistência especializada de pessoas dentro desta faixa etária, que enfrentam problemas com álcool ou outros tipos de drogas.

Durante a internação que poderá ser de até 6 meses os pacientes contarão com serviços de uma rede psicossocial. Outro ponto importante a ser destacado é que a Unidade de Acolhimento (UA) funciona em plantão de 24 horas, sete dias por semana. "O prefeito Zé Aldemir, marca época na luta contra um dos males dos tempos atuais ao entregar em breve essa obra.

A luta para recuperar esta parcela da nossa sociedade, que são os dependentes químicos, terá um divisor: o antes e o depois", concluiu a secretária, que esteve ao lado de outros auxiliares do governo, fazendo uma visita ao local.

#Saúde 28/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: Prefeitura de Cajazeiras intensifica higienização de locais públicos

A Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Saúde, intensifica todas as ações de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus, cujo número de infectados tem aumentado na região e no Estado.

Uma dessas ações vem acontecendo diariamente, que é a higienização das ruas e locais de maior concentração de público. Para tanto, uma máquina de pulverização de alta pressão vem sendo utilizada pelas equipes de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica.

A secretária Francimones Rolim afirmou que essa ação vem sendo feita com o apoio também da SCTrans.

O prefeito Zé Aldemir, segundo ela, tem manifestado muita preocupação com a disseminação do Coronavírus, e determinado todas as medidas necessárias para se conter o avanço do vírus na cidade.

#Saúde 25/04/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeitura de Cajazeiras inicia distribuição de kit alimentação escolar

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega do kit Alimentação Escolar às creches e escolas do Sistema Municipal de Ensino. As primeiras contempladas foram as Creches Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora dos Remédios. Acompanhando essa ação, também estão sendo distribuídas as Cestas Básicas da Campanha "Cajazeiras Solidária", uma união de esforços e doações da sociedade. "Agradecemos a todos os envolvidos por essa parceria, marca de solidariedade e respeito ao próximo", comentou a secretária Socorro Delfino, adiantando que o cronograma de entrega está sendo divulgado semanalmente.

O primeiro dia de distribuição simultânea dos alimentos foi marcado por muita organização e tranquilidade, evitando-se aglomerações e sem o registro de nenhum tumulto.

O prefeito Zé Aldemir acompanha o trabalho, mantendo-se informado e recomendando muita transparência e seriedade em todas as ações que são desenvolvidas.

#Saúde 24/04/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS COVID-19: Prefeitura de Cajazeiras promove higienização de ruas

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da SCTrans, vem promovendo todos os dias, a higienizacão de várias ruas e pontos de maior concentração de pessoas. Uma máquina de pulverização de alta pressão conseguida em parceria com a iniciativa privada, vem sendo utilizada com muito êxito no citado trabalho.

O prefeito Zé Aldemir determinou a intensificação das ações que visam evitar os riscos de disseminação do Coronavírus na cidade.

Ele voltou a enaltecer todo o trabalho das equipes envolvidas, principalmente os agentes da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, sob o comando da secretária Francimones Rolim.

#Saúde 22/04/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito Zé Aldemir vai instalar Unidade Municipal de Referência do COVID-19

O prefeito José Aldemir parte na frente, mais vez, e vai instalar em Cajazeiras, um centro de saúde especial para casos suspeitos de Coronavírus. Será a Unidade de Referência Municipal com leitos de observação e triagem.

Segundo a secretária Francimones Rolim, a Unidade Municipal vai funcionar das 07 às 19 horas, com 06 leitos e equipes de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de outros auxiliares, para o atendimento a casos suspeitos de Cajazeiras.

"Um imóvel está sendo alugado para ser rapidamente adequado ao funcionamento dessa unidade, que representa mais um investimento importante que o município faz para o enfrentamento ao Coronavírus", disse Francimones Rolim, destacando a preocupação e o empenho do prefeito Zé Aldemir com o atual quadro da COVID-19.

#Saúde 21/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Saúde intensifica trabalho de higienização contra a COVID-19

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando a cada dia o trabalho de vigilância e higienização de locais públicos e privados de maior movimentação, na tentativa de evitar uma possível disseminação do Coronavírus na cidade. Para tanto, equipes de vigilância sanitária e epidemiológicas atuam das 08 da manhã às 10 da noite, em vários pontos da cidade.

Em outra frente, equipes realizam um trabalho de fiscalização nos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar, para o cumprimento das medidas adotadas pelo Comitê Gestor, e que visam a proteção da população.

#Saúde 21/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: Prefeitura de Cajazeiras adquire máscaras para serem distribuídas com a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, por determinação do prefeito Zé Aldemir, acaba de adquirir dez mil máscaras para serem distribuídas esta semana, com a população, principalmente entre as pessoas que vão utilizar os serviços das unidades de saúde e das agências bancárias.

Parte dessas máscaras, segundo a secretária Francimones Rolim, foram compradas em uma fábrica de Cajazeiras, como forma de estimular a produção local.

"Compramos toda a produção disponível no momento dessa fábrica local, e estamos, seguindo recomendação do prefeito Zé Aldemir, firmando convênio com uma equipe de costureiras também de Cajazeiras para a fabricação desses equipamentos", disse Francimones, acrescentando que essas profissionais foram capacitadas recentemente em cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

#Saúde 16/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Contra a gripe: Saúde de Cajazeiras começa a segunda fase da vacina

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta quinta-feira, 16, a segunda etapa da CAMPANHA de VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA, que seguirá todas as recomendações do Ministério da Saúde, ou seja, o órgão responsável pela definição dos grupos a serem vacinados.

A informação é da secretária Francimones Rolim Albuquerque, adiantando que cerca de 40% da meta foi enviada para a Regional de Saúde, sediada em Cajazeiras, e já nesta quinta-feira, a Secretaria do Município receberá sua remessa.

CONFIRA ALVO NESTA EDIÇÃO:

Profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, privados de liberdade (presos), caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos.

ATENÇÃO!

Neste primeiro momento, serão imunizadas as pessoas com alguma comorbidade, sendo que para esse público, as aplicações serão por agendamento, com base no Banco de Dados da própria SMS para se evitar aglomerações nos postos de saúde.

Já no começo da próxima semana, chegam as doses para o pessoal das forças de segurança. Ainda na segunda-feira, a equipe de vacinadores vai até as unidades prisionais e Posto da PRF. O Ministério da Saúde, não incluiu nesta etapa, mototaxistas e motoristas de táxis.

PRIMEIRA FASE:

Mais de 99% da meta da fase inicial da Campanha foi alcançada em Cajazeiras até quarta-feira (15). Até o final desta semana, segundo a secretária, deverá ser atingido os 100%. "Estamos aguardando os dados de algumas áreas para concluirmos esse trabalho", disse a secretária", agradecendo em nome do prefeito José Aldemir, a toda sua equipe, que não mediu esforços para o resultado alcançado.

#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Contra o Coronavírus: Vigilância Sanitária intensifica ações em Cajazeiras

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cajazeiras continua trabalhando muito para cumprimento de todas as medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo a secretária de Saúde, Francimones Rolim Albuquerque, todos os ônibus que chegam no Terminal Rodoviário de Cajazeiras estão sendo inspecionados, e os passageiros orientados. Além disso, as equipes estão realizando o trabalho de higienização em bancos, unidades de saúde e prédios públicos em geral.

Essa ação, segundo a secretária, também se estende aos transportes em geral que entram na cidade, com o decisivo apoio da SCTrans e da polícia de trânsito.

#Saúde 14/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Cajazeiras contra a dengue: Prefeitura intensifica ações em toda a cidade

Nestes tempos de enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, não dá trégua também ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Nos últimos 15 dias, as equipes de agentes de endemias realizaram vistoria em mais de três mil imóveis e terrenos baldios, o que resultou na coleta de mais de uma tonelada de pneus, além da pulverização costal e higienização dos locais.

A secretária Francimones Rolim Albuquerque informou que essa ação vai continuar, com o objetivo de evitar o aumento do índice de infestação do mosquito. Ela também pediu o apoio da população para colaborar com o trabalho dos agentes, e intensificar os cuidados com o mosquito, principalmente neste período chuvoso.

O prefeito Zé Aldemir, segundo ela, tem se preocupado muito com esse problema, sempre recomendando muito cuidado para não acontecer o absurdo de 2016, quando a cidade registrou centenas de óbitos de idosos vitimados pela dengue, zica e chikungunya.

#Saúde 13/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: reunião decide manter vigência de medidas até dia 19 em Cajazeiras

Em reunião realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (13), representantes da Prefeitura de Cajazeiras, do Ministério Publico, Comitê Gestor e de segmentos do comércio, ficou acertada a manutenção do decreto municipal até o próximo dia 19, com todas as medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus.

Na oportunidade, também ficou acertada uma nova reunião para o dia 18, para avaliação do quadro e discussão de propostas de flexibilização das medidas relacionadas ao setor do comércio local, observando-se as decisões a serem tomadas em nível nacional e estadual.

O prefeito José Aldemir e o promotor da Curadoria da Saúde, Francisco Sarmento, participaram da reunião, que contou ainda com os secretários Francimones Rolim (Saúde), Ernani Quirino (Procuradoria) e José Anchieta (Articulação), além do presidente da CDL, Alexandre Costa, do delegado do CRECI, Edval Rolim, e Renato Gonçalves, representante do Sest/Senat.

#Saúde 09/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde emite nota e explica funcionamento de órgãos da pasta.

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras vem através desta prestar alguns esclarecimentos à população.

Entendemos que a dignidade é uma qualidade moral que infunde respeito, consciência do próprio valor, honra, autoridade e nobreza. Diante disso, iremos apresentar alguns dados desconhecidos pela maioria.

O município de Cajazeiras elaborou seu Plano de Contingência de Combate ao Coronavírus e apresentou a população no dia 16 de março, demonstrando toda a transparência e compromisso que a gestão municipal tem em garantir a qualidade de vida dos nossos munícipes. Dia 18 de março publicou Decreto de Emergência, restringindo algumas atividades, e sistematizando os atendimentos da Secretaria de Saúde.

Desde então, a Policlínica funciona:

? Laboratório com exames de urgência e emergência, bem como o atendimento as gestantes;

? Atendimento de fisioterapia por agendamento;

? Atendimento de USG por agendamento, esclarecendo que dia 07 de abril tínhamos agendado 20 pacientes pela manhã e 20 pacientes no período da tarde. A MÉDICA DA MANHÃ ATENDEU 11 PACIENTES e aguardou até as 11:30h e não compareceram o restante; JÁ O MÉDICO DA TARDE ATENDEU 3 PACIENTES E ÀS 14:30 SE AUSENTOU DA POLICLÍNICA E NÃO AGUARDOU OS OUTROS PACIENTES QUE ESTAVAM AGENDADOS ATÉ AS 16:30H, inclusive duas gestantes ficaram sem realizar o exame. Esse médico demonstra dessa forma todo seu desrespeito a nossa população, visto que recebe um salário de concursado para atender 40 exames de ultrassonografia por mês, em dois turnos e como dia 21 de abril era o próximo atendimento do mesmo e é feriado, já informou que não atenderia mais esse mês de abril.

? O médico endocrinologista tinha 20 pacientes agendados na quarta-feira, atendeu 10 pacientes, aguardou seu horário e os pacientes não compareceram;

? Ortopedia está atendendo também por hora marcada com agendamento de 20 pacientes por semana;

? Serviço de fisioterapia está realizando atendimento por agendamento, com intervalo de uma hora de um paciente pra outro;

Quanto ao CDI, desde o dia do Decreto atendemos:

? 140 Tomografias

? 110 Ressonâncias Magnéticas

? 50 Densitometrias Ósseas;

? 50 Raios X

? 50 Ultrassonografias

A Farmácia Básica funciona em horário comercial, lembrando que foi adquirido uma média 120.000,00 em medicamentos nos últimos dois meses, aguardando a entrega por parte das empresas de mais e que 54.000,00 está chegando hoje às 14h.

Nossos Postos de Saúde, continuam atendendo os pacientes com sintomas de gripe, do grupo de risco, gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos, portadores de hanseníase, tuberculose, inclusive estamos informatizando todas as equipes de saúde da família, já temos 5 concluídas e 3 em processo de implantação, para facilitar o atendimentos, disponibilizando um computador para cada profissional do Posto de Saúde.

Hoje dia 09 de Abril, estamos concluindo o pagamento de todos os servidores da Secretaria de Saúde, demonstrando o respeito e reconhecimento ao trabalho exemplar e incansável desses profissionais.

Gostaria de saber das pessoas que estão querendo denegrir a imagem dessa gestão, qual foi a sua contribuição para evitar a disseminação do Coronavírus em Cajazeiras?

Enaltecemos pessoas que versam e conversam. Estimamos pessoas que não se escondem atrás de um teclado e de uma tela, semeando e plantando indiretas. Está decidido, resolvemos instalar um antivírus no corpo, na alma e no coração. Porque essa virose chamada MALDADE, NÃO TERÁ ESPAÇO NA NOSSA GESTÃO. Estamos imunes..

Gostaria de encerrar com uma frase de Brito, 2016

"A PERFEIÇÃO ESTÁ EM PALAVRAS HONESTAS E EM ATOS CONSCIENTES E HONROSOS. ESTÁ NA MENTE LIMPA E EDIFICADA COM SINCERIDADE E NO AMOR EXPRESSADO COM O CORAÇÃO"

ATENCIOSAMENTE

Francimones Rolim de Albuquerque

Secretária Municipal de Saúde

#Saúde 03/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: prefeito Zé Aldemir lança Comitê de Solidariedade e pede união de todos

O prefeito José Aldemir lançou, nessa quinta-feira (02), o Comitê da Campanha "Cajazeiras Solidária", com o objetivo de integrar todos os segmentos da sociedade numa grande ação para socorrer as famílias de baixa renda que mais sofrem com os efeitos da crise do Coronavírus na economia local.

O chefe do executivo cajazeirense agradeceu o apoio que vem recebendo das instituições, tais como: Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Diocese, Igrejas Evangélicas, Imprensa, Faculdades, Clubes de serviço, entidades representativas do comércio e de outros setores da sociedade civil. "Essa é uma causa que está sensibilizando todas as forças. O momento de enormes dificuldades exige esse gesto de solidariedade em defesa dos que mais precisam", declarou o prefeito Zé Aldemir, conclamando cada vez mais união de todos.

O Comitê já foi formado e deverá ser nomeado nesta sexta-feira (03), pelo prefeito Zé Aldemir, para começar a operacionalizar a Campanha Cajazeiras Solidária.

#Saúde 01/04/2020 SECRETARIA DE SAÚDE COVID-19: Prefeitura de Cajazeiras e Comitê Gestor intensificam ações preventivas ao Coronavirus.

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, e o Comitê Gestor do Coronavírus, seguindo uma orientação do prefeito Zé Aldemir, intensifica as ações preventivas, com agentes de endemia, munidos de todos os equipamentos de proteção realizando o trabalho de higienização em locais que, inevitavelmente, tendem a concentrar um número de pessoas,como por exemplo Agências Bancárias, Lotéricas, órgãos da própria secretaria, entre outros.

De acordo com Francimones Rolim, todas as medidas adotadas visam tão somente levar uma maior proteção aos clientes que buscam esses locais. Ainda segundo a secretária, este procedimento será realizado em outros locais públicos, onde a população precisa se dirigir.

Até esta data 01 de abril, o município de Cajazeiras não tem nenhum registro do COVID-19. "Mesmo assim, é preciso que tenhamos o compromisso e fazermos nossa parte, nos protegendo e protegendo nossas famílias, a higiene e o isolamento são fundamentais", disse a secretária.

#Saúde 31/03/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito Zé Aldemir baixa decreto mantendo medidas preventivas

A Prefeitura de Cajazeiras publicou, nesta terça-feira (31), novo decreto assinado pelo prefeito José Aldemir, prorrogando as medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus, anteriormente adotadas e que vêm sendo colocadas em prática pelo Comitê Gestor da crise.

O prefeito Zé Aldemir tomou a decisão depois de ouvir o próprio Comitê Gestor, colegas prefeitos da região, o representante do Ministério Público, lideranças do comércio e outros segmentos da sociedade cajazeirense.

O novo decreto tem validade até o próximo 06 de abri, quando será feita uma nova avaliação sobre o quadro do COVID-19.

#Saúde 24/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Vacina contra a gripe: Prefeitura de Cajazeiras vacina idosos casa a casa

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, começou a Campanha de Vacinação contra a influenza, e nessa segunda-feira (23), e já vacinou milhares de idosos acima de 60 anos, num trabalho dos mais aplaudidos desenvolvido pelas equipes de agentes comunitários distribuídos pelos diversos bairros da cidade.

Por orientação do prefeito Zé Aldemir e da secretária Francimones Rolim, as equipes de vacinação estão visitando casa a casa para imunizar os idosos que estão inseridos no primeiro grupo preconizado pelo Ministério da Saúde.

No primeiro dia de campanha, foram vacinados mais de dois mil idosos, segundo informou a secretária Francimones Rolim. Ela tranquilizou a todos, assegurando que as equipes cumprem cronograma previamente estabelecido e deverão chegar a todas as residências da cidade e da zona rural.

#Saúde 23/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 23, a Campanha de Vacinação contra a influenza (Gripe), e nesta primeira fase, a mobilização destina-se aos idosos, que devem por sua vez, permanecerem em suas residências, pois as equipes irão realizar o procedimento em casa. Toda e qualquer aproximação deste público em aglomerações deve ser evitada.

De acordo com a secretária de Saúde, Fracimones Rolim Albuquerque, o prefeito Zé Aldemir esteve, pessoalmente, acompanhando a reunião com a equipe, realizada na semana passada, oportunidade em que pediu o empenho de todos.

"Estamos passando por um momento difícil, mas se Deus nos confiou essa missão de estarmos na linha de frente, não fugiremos da responsabilidade", disse o prefeito, advertindo para os cuidados que todos devem ter nessa importante campanha.

#Saúde 22/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura e Comitê de Prevenção ao COVID-19 baixam nova resolução com medidas atualizadas

A Prefeitura de Cajazeiras e o Comitê Gestor de coordenação das ações contra o Coronavírus decidiram, neste sábado (21), depois de ouvir diversos segmentos da sociedade, adotar novas medidas de prevenção e enfrentamento a disseminação do vírus na cidade.

Em Resolução, com base no Decreto de Emergência já em vigência, foram tomadas novas medidas que envolvem o funcionamento dos órgãos públicos, do comércio, bancos e das feiras, entre outros serviços, levando-se em consideração o avanço da pandemia em cidades vizinhas e a existência de casos suspeitos em Cajazeiras. A intenção é evitar qualquer tipo de aglomeração, visando conter a propagação da doença.

A Prefeitura e o Comitê agradecem a compreensão e o apoio dos cajazeirenses, ressaltando que o momento exige a união de todos nessa luta contra o inimigo comum.

Por fim, chamam a atenção para as novas medidas da Resolução 002/2020, de 21 de março de 2020.

#Saúde 20/03/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito e Comitê de Prevenção ao COVID-19 baixam Resolução com medidas adotadas em Cajazeiras

O prefeito José Aldemir Meireles e o Comitê Gestor de Prevenção ao COVID-19 baixaram uma Resolução, com base nos termos do Decreto 009/2020, instituindo algumas medidas visando conter a disseminação de doenças nos diversos equipamentos de saúde municipais através da restrição do fluxo de pessoas.

Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito e a secretária de Saúde, Francimones Rolim, também se reuniram com os integrantes do CGCOVID-19 para definirem os detalhes para o total cumprimento das medidas estabelecidas na Resolução 001/2020.

Entre as medidas adotadas, estão:

- Suspender a partir do dia 24 de março os exames realizados no CDI, com exceção dos pacientes em tratamento contra o câncer e urgências;

- 0s serviços de saúde mental deverão realizar triagem com classificação de risco;

- 0s funcionários maiores de 60 anos e as grávidas deverão ficar nos seus domicilios.

Em relação ao atendimento nos postos de saúde, todos os profissionais cumprirão suas cargas horárias em seus ambientes de trabalho da seguinte forma:

- Suspensao de todas as folgas dos profissionais médicos;

- Para o médico atendimento das urgéncias e agendamentos rediizindo o fluxo de pessoas;

- Na odontologia apenas atendimentos de urgéncia;

- Enfermagem manterá o cronograma evitando aglomerações através de agendamentos; ACS e ACE continuarão com as visitas domiciliares e orientações a continidade seguindo os protocolos do Ministério da Saude e utilizando EPls.

- Suspensão dos atendimentos em grupo;

- Liberação de receitas para 60 dias.

Todas as medidas adotadas pelo Poder Público Municipal podem ser conferidas na Resolução 001/2020:

#Saúde 19/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Coronavírus: prefeito Zé Aldemir determina novas medidas preventivas

Depois de decretar Situação de Emergência e determinar uma série de medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus, o prefeito José Aldemir reuniu e instalou, nesta quinta-feira (19), o Comitê Gestor, que vai, exatamente, coordenar todas as ações previamente anunciadas e já em execução.

Na ocasião, o prefeito Zé Aldemir determinou novas ações, principalmente, visando evitar concentrações de público no âmbito da Administração Municipal, priorizando, a partir de agora, a utilização de canais de comunicação via telefone para atendimento à população, o que já está acontecendo em vários setores da gestão.

O prefeito Zé Aldemir também determinou que o Comitê Gestor faça recomendações aos diversos segmentos da iniciativa privada para se evitar qualquer tipo de concentração de público.

"Precisamos nos unir cada vez mais nessa luta, seguindo todas as orientações para se evitar a disseminação do vírus", disse o prefeito cajazeirense.

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Zé Aldemir nomeia Comitê Gestor de gerenciamento às ações preventivas ao Coronavírus

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, assinou Portaria, hoje, nomeando membros da gestão municipal para integrarem o Comitê Gestor de gerenciamento e supervisão de todas as medidas adotadas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 (Coronavírus), visando fortalecer cada vez mais a luta para evitar uma possível disseminação do vírus no município.

#Saúde 16/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: prefeito Zé Aldemir adota medidas de prevenção ao Coronavírus

Em decreto assinado no final da tarde desta segunda-feira (16), o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, adotou uma série de medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus, considerando, entre outras coisas, que o município cajazeirense é pólo e referência na região, situado em posição geográfica próximo a divisa com os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde já foram confirmados casos da doença.

No decreto, o prefeito Zé Aldemir declarou situação de emergência e determinou a imediata promoção de um Plano de Ação por parte das Secretarias de Saúde e Educação, com todas as medidas necessárias, bem como a nomeação de um Comitê Gestor, por parte da Secretaria de Governo e Articulação para gerenciar e supervisionar todas as medidas.

Entre as medidas anunciadas, está a suspensão de todos os eventos de massa, sejam eles governamentais, culturais, esportivos, artísticos, comerciais e científicos, que tenham concentração de público superior a 250 pessoas em espaços abertos ou ainda 100 pessoas em espaços fechados.

O decreto tem validade de 30 dias, podendo ser renovado por igual período.

#Saúde 13/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura inicia programa “Cajazeiras contra a dengue” pelo bairro São Francisco

Na manhã desta sexta-feira (13), no bairro São Francisco, um dos mais populosos da cidade, o prefeito José Aldemir Meireles fez o lançamento do programa "Cajazeiras contra a dengue", ao lado da secretária adjunta de Saúde, Juliana Suassuna, do secretário de Articulação Política, José Anchieta, do vereador Eriberto Maciel e de agentes comunitários de endemias e de saúde.

Participaram também as equipes da secretaria municipal de Infraestrutura que, em parceria com a Limpcar, realizaram serviços de limpeza de terrenos e de capinação nas ruas do bairro, entre outras ações.

As equipes dos agentes comunitários de endemias e de saúde realizaram o trabalho de visita, conscientização e orientação à população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Tão logo concluídos nos bairros da zona sul, que compreende bairros como São Francisco, Capoeiras, Esperança, entre outros, o programa "Cajazeiras contra a dengue" será levado para os demais setores da cidade.

#Saúde 10/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura e CRM realizam palestra de capacitação sobre o Coronavírus em Cajazeiras no dia 20

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRMPB), convida a todos os profissionais da área de saúde, em especial médicos e enfermeiros, a participarem de uma capacitação sobre o Coronavírus.

Em Cajazeiras, a palestra com a infectologista Dra. Ana Isabel está programada para o próximo dia 20, às 09h00, no auditório da Escola Técnica de Saúde (ETSC), localizada no Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

As inscrições podem ser feitas através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZQoBDsV7i6knHVQ2UxbiJowy6bttJbcPfb7tGTmxd5_HIZw/viewform

#Saúde 09/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Compromisso mantido: Prefeito garante pagamento de 14º salário para ACS’s e ACE’s

Em reunião com representantes dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes do Peva, o prefeito José Aldemir garantiu o pagamento do incentivo a esses profissionais, cerca de 180 alcançados com a iniciativa, que representa uma injeção de mais de 240 mil reais na economia local.

O incentivo adicional também é um reconhecimento da gestão atual, que passou a ser efetivado a partir de 2018 para estes profissionais, que prestam um serviço indispensável para a população. Desde 2002 esses recursos eram enviados pelo Ministério da Saúde, contudo, nunca eram repassados para estes trabalhadores, mesmo havendo a disponibilidade dos recursos.

Além de ser o primeiro gestor a conceder este benefício, o prefeito Zé Aldemir ainda enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, garantindo assim, que esse direito seja assegurado pelos próximos anos. "Nós reconhecemos a importância desses homens e mulheres, que fazem um trabalho muito importante. Por meio de nossa ação essa é mais uma conquista que veio para ficar" disse o prefeito.

Já a secretária Francimones Rolim, lembrou até o dia 10 do corrente mês, esses valores estarão nas contas do ACS’s e ACE’s. "É, sem dúvida, uma gestão que merece todo o nosso respeito. Estas classes precisavam de alguém que reconhecesse esse direito," observou.

#Saúde 06/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito entrega nova ambulância para o Distrito de Engenheiro Avidos e comunidades adjacentes

Na manhã desta sexta-feira (06), o prefeito José Aldemir Meireles fez a entrega de uma nova ambulância para servir ao Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) e comunidades adjacentes.

Ao lado do vice-prefeito Marcos Antônio Gomes (Marcos do Riacho do Meio), da secretária municipal de Saúde, Francimones Rolim, dos vereadores Eriberto Maciel e Alysson Lira (Neguin do Mondrian), lideranças comunitáris e agentes de saúde, Zé Aldemir destacou a importência da nova ambulância para Boqueirão e vizinhança, agilizando o socorro e o transporte de doentes ou acidentados daquela populosa área rural do Município.

Representantes das comunidades beneficiadas agradeceram ao prefeito e à secretária por tão importante serviço colocado à disposição de todos.

"Com a enterga dessa ambulância para servir ao Distrito de Engenheiro Avidos e região, estamos cumprindo mais um compromisso com a Saúde do povo de Cajazeiras", ressaltou Zé Aldemir.

A entrega da ambulância foi realizada no Posto de Saúde do Distrito de Engenheiro Avidos.

#Saúde 20/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Comunidade da Serra da Arara recebe Ciranda de Serviços e nova ambulância da Secretaria de Saúde

A comunidade da Serra da Arara, na zona rural de Cajazeiras, recebeu na manhã desta quinta-feira, das mãos do prefeito José Aldemir Meireles e da secretária de Saúde, Francimones Rolim Albuquerque, uma nova ambulância para atender ao Distrito e adjacências.

Participaram da entrega, além do prefeito e da secretária, o vice-prefeito Marcos Antõnio Gomes (Marcos do Riacho do Meio), outros secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e representantes da comunidade local.

Zé Aldemir destacou a importância da nova ambulância para agilizar o atendimento à população, uma vez que a Serra da Arara confiugura-se hoje, junto com o seu entorno, em uma das comunidades mais populosas da zona rural do município.

Com esta, já são sete ambulâncias entregues à comunidade pela atual gestão, que anuncia para breve a entrega de veículos para atendimento na área da saúde nos Distritos de Boqueirão e Divinópolis.

Ao todo, a frota já soma 22 veículos adquiridos pela Secretaria de Saúde do Município, gerando uma economia enorme aos cofres públicos, algo em torno de mais de R$ 400.00,00 (quatrocentos mil reais), em relação a locação de automóveis.

CIRANDA DE SERVIÇOS

Antes e durante a entrega da ambulância, a comunidade participou de uma Ciranda de Serviços oferecida pela Secretaria de Saúde e demais pastas da administração municipal com vacinação e outros atendimentos.

#Saúde 19/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em ritmo de Carnaval: Projeto Ginástica na Praça realizou o "Saúde Folia" no Xamegão

A Academia de Saúde, do projeto Ginástica na Praça, coordenado pelo professor Ivanildo Dunga e que funciona na quadra do Xamegão, no centro de Cajazeiras, foi diferente na noite dessa terça-feira (18), com a realização do "Saúde Folia".

Ao ritmo de marchinhas e frevos carnavalescos, os frequentadores entraram em ritmo de Carnaval, tornando os exercícios ainda mais prazerosos para todos.

"O Saúde Folia foi bom demais, com muito frevo com a charanga do maestro Dedé", disse Ivanildo Dunga, agradecendo a todos que participaram.

O PROJETO

Atendendo ao público às segundas, quartas e quintas, das 19h00 às 21h00, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Educação Física Faculdade São Francisco (FASP), o projeto Ginástica na Praça é realizado na área do Xamegão, no centro da cidade, atraindo cada vez mais participantes, de todas as faixas de idade.

#Saúde 15/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Zé Aldemir abre Campanha de Vacinação em Cajazeiras

O Dia D da vacinação contra o sarampo em Cajazeiras foi aberto, na manhã deste sábado (15), pelo prefeito José Aldemir, ao lado da secretária de Saúde, Francimones Albuquerque, e de outros auxiliares. O prefeito esteve na Unidade Básica de Saúde Simão de Oliveira, no centro da cidade, e ainda visitou outros postos de vacinação.

Ao falar à imprensa, Zé Aldemir voltou a destacar a importância da vacina, e disse que o município disponibilizou toda a estrutura necessária de saúde para o atendimento da população.

#Saúde 28/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Gestão democrática: Secretaria de Saúde realiza audiência pública para discutir Plano Municipal de saúde O auditório da UFCG de Cajazeiras sediou, na manhã desta terça-feira, dia 28, a audiência pública para discussão e elaboração do plano municipal de saúde, que tem como meta traçar ações para os próximos 4 anos.

O secretário de Saúde, Helano Segundo presidiu os trabalhos, e o vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio representou o prefeito Zé Aldemir. Estiveram presentes ainda a subsecretária da pasta, Daniele Tamires, e Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que participaram ativamente das discussões.

O evento serviu para reforçar o compromisso no desenvolvimento de uma gestão democrática com a participação popular e para fortalecer as ações do SUS no município.
#Saúde 27/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: Secretaria de Saúde realiza audiência para discutir Plano Municipal de Saúde A Secretaria de Saúde de Cajazeiras está convidando a sociedade Cajazeirense para participar de Audiência Pública, que discutirá a elaboração do PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE, a ser realizada nesta terça-feira, dia 28, das 07 às 11 horas, no auditório da Universidade Federal da Paraíba.

O Plano Municipal de Saúde é a oportunidade para avaliações das ações já realizadas, bem como para se traçar metas para melhorar a prestação de serviço junto aos usuários do sistema municipal de saúde, em relação às políticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para uma assistência que atenda cada vez mais as demandas, precisamos ter a participação da sociedade. É a hora de juntarmos nossas forças, pensando e construindo novas ferramentas de políticas públicas” disse o secretário Helano Segundo, que reforça o convite a todos os segmentos sociais da cidade.
#Saúde 23/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Conquista: Zona Norte ganhará mais uma USF, e obra na Agrovila deverá ser concluída em março O secretário de Saúde de Cajazeiras, Helano Segundo, confirmou que a gestão municipal está atuando com o objetivo de conseguir um terreno para a construção de uma Unidade de Saúde da Família, na zona norte da cidade, absorvendo uma parcela de habitantes daquela área, cada vez mais crescente.

"Com as etapas do Conjunto Residencial Cajazeiras no Rumo Certo I e II, essas necessidades se reforçam muito. Daí a importância desta ação, visando o atendimento da crescente demanda", reforçou o secretário.

Orçado em pouco mais de 600 mil reais, esse é o segundo equipamento público de saúde, a ser implantado naquela área da cidade, já que em 2019, a gestão do prefeito Zé Aldemir concluiu e entregou o Posto de Saúde do Bairro São José.

Por outro lado, o secretário Helano Segundo informou que a tão sonhada unidade da Agrovila será entregue no começo de março. “Essa obra significa um investimento de quase 700 mil reais, e é o resultado de uma emenda parlamentar do então senador cajazeirense Raimundo Lira", finalizou.
#Saúde 22/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Projeto Ginástica na Praça já conta com mais de 50 participantes no Xamegão Atendendo ao público às segundas, quartas e sextas, a partir das 19h00, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade São Francisco (FASP), através do Departamento de Educação Física, o projeto Ginástica na Praça, na área do Xamegão, no centro da cidade tem atraído cada vez mais participantes, de todas as faixas de idade.

Aberto também para o público adolescente, com idade mínima de 13 anos e acompanhamento de um responsável, o projeto conta atualmente com mais de 50 pessoas, que buscam na prática da ginástica um melhor estilo de vida e benefícios para a saúde.
#Saúde 15/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Em Cajazeiras: comunidades rurais são beneficiadas com novas ambulâncias A gestão do prefeito Zé Aldemir cumpre mais um importante compromisso com a população rural. Nesta quarta-feira (15), o prefeito em exercício, Marcos do Riacho do Meio, entregou uma ambulância zero km aos moradores de Cocos e de sítios vizinhos.

Outras duas ambulâncias adquiridas pela gestão, com a participação da ex-secretária de saúde e atual deputada Dra. Paula, serão entregues nos próximos dias às comunidad s de Serra da Arara e Boqueirão de Piranhas.

O secretário de Saúde, Helano Segundo, destacou a importância desses veículos para o atendimento aos moradores das localidades rurais. "Esse é um compromisso da gestão Zé Aldemir com a nossa população rural", disse.
#Saúde 08/01/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Na manhã desta quarta-feira, prefeito Marcos do Riacho do meio intensifica visita a obras em andamento
Ao lado do secretário de saúde do município, Helano Segundo, o prefeito em exercício Marcos Antônio Gomes da Silva (Marcos do Riacho do Meio), esteve visitando duas obras importantes que estão em andamento no município.

No Bairro Agrovila, o prefeito constatou o avanço na construção da Unidade de Saúde da Família, uma obra que vai levar assistência para aquele setor que não para de crescer. Segundo o representante da empresa, cerca de 40% da edificação já foi concluída. Marcos saiu satisfeito com o que viu e cobrou da empresa, empenho para o término da construção.

Em seguida, ambos se dirigiram até o CAP’s A-3, onde os serviços foram retomados após uma batalha junto ao governo federal para destravar os recursos. “Nós estamos trabalhando para entregar estes e outros equipamentos ao povo Cajazeirense”, disse o prefeito em exercício.
Outro ponto destacado pelo chefe do executivo foi que estas obras geram emprego e impulsionam a economia local, visto que a compra de material é feita no comercio local.
#Saúde 06/12/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dezembro Vermelho: Dia Mundial de Luta contra a AIDS No dia 27 de outubro de 1988, há 31 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV. A
#Saúde 29/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Zé Aldemir apresenta três novas ambulâncias para atender à população de Cajazeiras Na manhã desta sexta-feira (29), em frente à Prefeitura Municipal de Cajazeiras, o prefeito José Aldemir Meireles fez a apresentação de mais três ambulâncias para a Secretaria Municipal de Saúde, que serão destinadas a atender a várias comunidades do município.

As novas ambulâncias, que se somam às outras quatro que já estão prestando serviço à população, foram conseguidas junto ao Ministério da Saúde com o apoio do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, atendendo à solicitação feita pelo prefeito cajazeirense e pela então secretária municipal de saúde e hoje deputada estadual, Dra. Paula Fracineti.

Com as presenças de autoridades, como o vice-prefeito Marcos Antônio Gomes, a deputada Dra. Paula, o vereador Eriberto Maciel, líder do governo na Câmara Municpal, vereadores Eudomar Filho, Alysson Lira e Neto Damacena, secretários municipais, auxiliares da administração, lideranças comunitárias e populares, Zé Aldemir destacou a importância da boa assistência em saúde para a população, tanto no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde quanto no deslocamento de pacientes.

"De 2017 até agora, já são 21 veículos adquiridos para a Secretaria Municipal de Saúde, demonstrando a preocupação da nossa administração com a saúde da população", disse o prefeito.

Ele ressaltou ainda a importância da aquisição desses veículos para o município, evitando gastos com locação e representando uma grande economia para os cofres públicos.

Também fizeram uso da palavra, além do prefeito, a deputada estadual Dra. Paula e o secretário municipal de saúde, Helano Segundo.

#Saúde 28/11/2019 SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER Ginástica na Praça realiza atividades físicas com pessoas de várias faixas etárias em Cajazeiras Parceria firmada no mês de setembro entre a Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade São Francisco (FASP), através do Departamento de Educação Física, tem possibiltado a execução do projeto Ginástica na Praça, na área do Xamegão, no centro da cidade.

Segundo Afrânio Ramalho, a Academia de Saúde promove atividades físicas para a população em geral, de várias faixas etárias.

Para ele, a tendência é o projeto ser mantido nos próximos anos, dada a sua importância.

Aberto também para o público adolescente, com idade mínima de 13 anos e acompanhamento de um responsável, o projeto funciona às segundas, quartas e sextas, a partir das 19h00.

#Saúde 05/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Cajazeiras lança programação do Novembro Azul. A Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Saúde, lançou na manhã desta terça-feira(05), a programação do Novembro Azul, cujo objetivo é alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde, especialmente com a prevenção do câncer de próstata.

O lançamento aconteceu na Unidade de Saúde da Família(UBS) do Bairro Mutirão, na zona norte da cidade, com a presença do prefeito Zé Aldemir e equipe da Secretaria de Saúde.

Durante todo o mês, serão desenvolvidas várias atividades educativas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de consultas com urologistas.
#Saúde 30/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura intensifica ações contra o Aedes e último "LIRAA" do ano mostra queda nos índices de infestação. A Secretaria de Saúde do município de Cajazeiras, por meio do setor de endemias, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está desenvolvendo uma iniciativa pioneira que, de acordo com as informações, ganhou repercussão tanto em nível de estado como do Ministério da Saúde. É a plantação de sementes de Crotalária nas praças da cidade, cuja ação será também levada aos distritos do município.

O plantio da Crotalária visa o reforço no controle das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.

A planta tem a capacidade de atrair a Libélula, que se alimenta das larvas dos mosquitos, evitando assim a sua proliferação.

E por falar em Aedes Aegypti, acaba de ser divulgado o último LIRAa. (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti). De acordo com o documento, as ações desenvolvidas têm surtido efeito. Agora, é focar cada vez mais as ações, utilizando-se de todas as medidas importantes, e que têm garantido o resultado positivo nesta luta contra o Aesdes.

Cajazeiras conseguiu diminuir, ultimamente, os índices de infestação, mas a luta não pode parar. O estado ainda é de alerta para ninguém baixar a guarda. O apoio da população é fundamental para a cidade continuar baixando os índices.

Só para constar no LIRAa anterior em Julho, o resultado foi de 4,6 no levantamento divulgado hoje, registra-se uma queda de 1,6.
#Saúde 15/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Cajazeiras vai atender em 11 postos fixos no dia D da vacinação contra o sarampo O próximo sábado, dia 19, será o dia D da campanha de vacinação contra o sarampo em todo o país por parte do Movimento Vacina Brasil,
do Governo Federal.

Devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que ainda não tenham recebido as duas doses da vacina.

A orientação é que pais e responsáveis conduzam a caderneta de vacinação até os posto, a fim de que seja feita a atualização.

Em Cajazeiras, estarão funicionado como postos fixos para a vacinação 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme lista da Secretaria Municipal de Saúde:
#Saúde 09/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde e órgãos parceiros lançam campanha de combate à hanseníase em Cajazeiras O secretário de saúde do município, Helano Segundo, e integrantes da equipe da pasta participaram nesta terça-feira (08), no auditório da Escola Técnica Estadual, do lançamento de uma campanha para o combate à hanseníase em Cajazeiras.
A campanha para detectar e tratar possíveis casos da doença no município está sendo desenvolvida em parceria com o HRC, UPA, Samu e HUJB.
O secretário destacou os esforços da administração municipal, através da pasta da saúde, em acompanhar os casos já existentes da doença, levando conscientização à população para a prevenção e tratamento de novos casos.
#Saúde 04/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Obras da UBS da Agrovila, na zona sul de Cajazeiras, continuam em ritmo acelerado As obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Agrovila, na zona sul de Cajazeiras, onde funcionava o antigo aeroporto da cidade, continuam em ritmo acelerado.

Orçada em R$ 660.915,10 (Seiscentos e sessenta mil, novecentos e quinze reais e dez centavos), oriundos de recursos do Governo Federal e da Prefeitura Municipa, a contrução foi Iniciada no dia 04 de abril.
#Saúde 20/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito Zé Aldemir entrega duas novas ambulâncias para o Samu e Secretaria Municipal de Saúde O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, realizou a manhã desta sexta-feira (20) a entrega de mais duas novas ambulâncias para atender à população, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra para uso da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a presença da deputada estadual Dra. Paula Franssinete, uma das responsaveis pela aquisição dos veículos junto ao Ministério da Saúde, quando da sua passagem pela Secretaria Municipal de Saúde, ao lado do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, Zé Aldemir destacou o empenho dos dois para conquistas tão importantes para a saúde de Cajazeiras e da região polarizada por ela, como são as duas novas ambulâncias.

Estiveram também presentes à solenidade em frente à Prefeitura Municipal, além de pessoas da comunidade, várias autoridades, como o vice-prefeito Marcos Antônio Gomes (Marcos do Riacho do Meio), o secretário munipal de saúde Helano Segundo, demais secretários e auxiliares da administração, vereadores, imprensa, lideranças comunitárias e equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Samu.
#Saúde 23/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeito inaugura UBS do São José e nova Praça Major José Marques Na manhã desta sexta-feira (23), a programação elaborada para as comemorações dos 156 anos de Cajazeiras, teve continuidade com a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro São José, na zona norte da cidade, pelo prefeito José Aldemir Meireles.

Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Marcos Antônio Gomes da Silva, o secretário de saúde do muncípio, Helano Segundo, a deputada estadual dra. Paula Francinete, vereadores, servidores da unidade e populares.

Ainda nesta sexta-feira, às 17h00, o prefeito inaugura a nova Praça Major José Marques Galvão (Praça dos Blocos), que recebeu toda uma infraestrutura de estacionamento.
#Saúde 17/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Cajazeiras implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão nas UBS do município A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A primeira a receber o PEC foi a UBS do bairro Tancredo Neves, na zona norte e, em breve, as demais unidades irão receber o mesmo sistema.
Com isso, o atendimento será mais eficiente, tendo em vista que os processos de encaminhamento na própria unidade onde a pessoa estiver sendo atendida ou para outras unidades ocorrerão dentro do próprio sistema, garantindo mais segurança nas informações e encaminhamento dos usuários.
Segundo o secretário de saúde, Helano Segundo, a implantação nas demais unidades será por etapas.
"Temos uma previsão de implantar o sistema em uma unidade por mês, garantindo a estrutura e capacitação daqueles que vão operar o sistema", revelou ele, ressaltando que Cajazeiras conta são 24 equipes de saúde da família na zona urbana e rural.

O que é Prontuário Eletrônico:
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, sendo possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada - CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.
(Imagem ilustrativa)

#Saúde 28/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde do Município recebe veículo do MS para atender à população Uma solenidade na manhã desta sexta-feira, dia 28 de junho, em frente à Prefeitura Municipal, marcou a entrega oficial de mais um veículo oriundo do Ministério da Saúde para servir à Secretaria de Saúde de Cajazeiras, mais precisamente à Vigilância em Saúde, atendendo a todos os setores das zonas urbana e rural do município.

Na sua fala, o prefeito Zé Aldemir destacou que a entrega dessa caminhonete “é fruto do trabalho de cada um de nós e é preciso que o gestor, o representante do povo, tenha coragem para se deslocar daqui para Brasília atrás de recursos”.

O prefeito apresentou também uma síntese do que foi conseguido para o setor de saúde nos dois anos e seis meses em que está à frente da gestão municipal, como quatro ambulâncias, aquisição de veículos próprios para a Secretaria de Saúde, evitando a necessidade de locações, além do Centro de Diagnóstico por Imagem, o único de caráter público do país.

Presente ao evento e falando sobre o veículo entregue na manhã desta sexta-feira para servir à Secretaria Municipal de Saúde, a deputada estadual e ex-secretária de saúde do município, Paula Frassinete, ressaltou que o prefeito José Aldemir foi até Brasília fazer a solicitação ao Ministério da Saúde, cumprindo a sua obrigação enquanto gestor público.

Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, os secretários Helano Segundo (Saúde), Ubiratan di Assis (Cultura), Socorro Delfino (Educação), entre outros, auxiliares da administração, vereador Eriberto Maciel, autoridades convidadas e pessoas da comunidade.
#Saúde 18/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Casa de Apoio da Prefeitura de Cajazeiras em João Pessoa realiza São João para equipe e pacientes Casa de Apoio da Prefeitura de Cajazeiras em João Pessoa realiza São João para equipe e pacientes
#Saúde 14/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Cajazeiras recebe mais um automóvel do MS, que soma-se aos 13 já conseguidos anteriormente Secretaria de Saúde de Cajazeiras recebe mais um automóvel do MS, que soma-se aos 13 já conseguidos anteriormente
#Saúde 07/08/2018 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 e tem por finalidade conscientizar a população a respeito dos riscos do tabaco.
www.cajazeiras.pb.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 13:40:03