CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 12/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Cajazeiras sedia reunião do Território Rural do Alto Sertão; evento teve na pauta vários assuntos de interesse da região

Cajazeiras sediou, nesta quinta-feira (11), a reunião do Território Rural do Alto Sertão. O evento aconteceu no auditório do Sindicato Rural e contou com a participação de representantes dos setores da agricultura no setor público, conselhos de desenvolvimento rural sustentável e sindicatos rurais de 14 dos 15 municípios do Alto Sertão.

A secretária de meio ambiente, Brankinha Abreu, é a representante do poder público do Território Rural do Alto Sertão e presidiu a reunião, que teve como pauta vários assuntos do segmento do desenvolvimento rural. Também houve a apresentação, por parte da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, do edital que prevê a implantação de cinco bancos de sementes no Alto Sertão.

A reunião contou com a presença também de Cícero Gregório Legal, que representou a Ministério Federal do Desenvolvimento Agrário. Na ocasião, recebeu a informação de sua designação para função de superintendente do MDA na Paraíba e durante a reunião assinou um documento simbólico dessa nomeação.

#Agricultura 05/03/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agricultura intensifica cortes de terra na zona rural de Cajazeiras

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Cajazeiras intensificou ontem, na zona rural do município, os serviços de cortes de terra.

Até o momento, já são mais de 85% das terras cortadas para o plantio do homem do campo, onde também são feitas a distribuição das sementes gratuitamente para os agricultores fazerem seu plantio, tudo a custo zero.

A marca da gestão do prefeito Zé Aldemir é dar total apoio aos agricultores, inclusive está lutando junto ao governo do estado para a distribuição do farelo de soja com o homem do campo.

#Agricultura 18/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Secretaria de Agricultura intensifica cortes de terras na zona rural de Cajazeiras

A Secretaria de desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Cajazeiras vem intensificando os cortes de terras na zona rural, atendendo a determinação do prefeito Zé Aldemir.

Segundo o secretário Gilberto Rolim, os serviços estão sendo executados em quatro frentes, com equipes nos sítios Lages, Montes, Fátima e Caititu.

"O prefeito José Aldemir Meireles tem feito muito pelos homens do campo, que estão muito agradecidos e feliz com os serviços recebidos da gestão municipal", disse o secretário.

Gilberto Rolim também destacou que a sua secretaria recebeu 1.200 sacas de farelo de soja, numa parceria com o governo do estado, para ser distribuído com os agricultores durante a semana.

#Agricultura 16/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Cajazeiras realiza corte de terra gratuito na zona rural

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras intensificou o corte de terras no Sítio Montes. Com este trabalho, já são mais de 1.400 tarefas de terra cortadas este ano, o que equivale a mais de 400 hectares de terra.

Iniciado em dezembro, o corte de terra gratuito na zona rural prossegue em ritmo acelerado, atendendo os agricultores de Cajazeiras. O objetivo é incentivar o plantio para a safra deste ano, aproveitando, assim, as boas chuvas que estão caindo neste início de 2024 na região.

O programa cumpre o cronograma estabelecido, contemplando as terras produtivas de todas as regiões do município, conforme determinação do prefeito Zé Aldemir.

#Agricultura 29/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Milho, feijão e sorgo: Prefeitura de Cajazeiras distribui sementes para agricultores

A Prefeitura de Cajazeiras, em parceria com o Governo do Estado, começou nesta segunda-feira (29) a distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo para que agricultores do município possam iniciar os plantios nas suas terras.

De acordo com Giberto Rolim, secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, cada agricultor tem direito a 5 quilos de milho, 5 quilos de feijão e 2 quilos de sorgo, totalmente gratuitos, bastando se dirigir à sede da EMPAER, por trás da Fiat/Dical, saída para a cidade de Sousa, portando o RG e o CPF.

Ele informou também a quantidade disponibilizada de cada tipo de semente para distribuição gratuita para os agricultores de Cajazeiras, sendo 1.800kg de milho, 1.800kg de feijão e 800kg de sorgo.

#Agricultura 27/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Cajazeiras intensifica corte de terra gratuito nos sítios do município

A Prefeitura de Cajazeiras iniciou hoje o corte de terra no sítio Pau d'Arco. O secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Gilberto Rolim, informou que o programa cumpre o cronograma estabelecido, contemplando as terras produtivas de todas as regiões do município, conforme determinação do prefeito Zé Aldemir.

Iniciado em dezembro, o corte de terra gratuito na zona rural prossegue em ritmo acelerado, atendendo os agricultores de Cajazeiras. O objetivo é incentivar o plantio para a safra deste ano, aproveitando, assim, as boas chuvas que estão caindo neste início de 2024 na região.

#Agricultura 24/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Em busca de linhas de crédito: Secretaria de Desenvolvimento Rural de Cajazeiras reúne associações comunitárias

O secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Cajazeiras, Gilberto Rolim, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (24), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com representantes de associações comunitárias rurais e representantes do SEBRAE e Banco do Nordeste, tratando sobre as linhas de crédito disponíveis naquela instituição financeira voltadas para os pequenos produtores do município.

Gilberto disse que o encontro foi fruto de várias conversas dele com o gerente local do BNB e sua equipe e "foi uma reunião muito proveitosa, muita gente participou e saíram todos satisfeitos, me parabenizando por ir atrás desses investimentos".

"Todo o trabalho da nossa pasta é de acordo com o que nos orienta o prefeito Zé Aldemir, de sempre ir buscar soluções para os problemas que afligem os nossos agricultores de forma geral", disse Gilberto Rolim.

#Agricultura 23/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Cajazeiras esclarece aos criadores como funciona a distribuição da ração animal no Parque de Exposição

Diante das dúvidas levantadas quanto à distribuição das 40 toneladas de farelo de soja enviadas pelo Governo do Estado para serem utilizadas como ração animal pelos criadores do município, a Prefeitura de Cajazeiras esclarece como está se dando esse processo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Cajazeiras, Gilberto Rolim, o criador precisa se dirigir até a garagem municipal, em frente ao Parque de Exposição, na BR 230, apresentar a documentação e receber o boleto para ser pago ao governo do estado.

"Após o pagamento do boleto, é que o criador se dirige até o Parque de Exposição e pega o saco de farelo de soja", explicou o secretário, salientando que o valor de R$ 78,50 (setenta e oito reais e cinquenta reais) não vai para os cofres da prefeitura, mas diretamente para o Estado.

Outro ponto destacado por ele é que para cada rebanho de 1 a 10 animais, o criador tem direito a um saco de 50 kg de farelo de soja.

"A parceria da prefeitura está sendo no sentido de ceder o espaço para emitir o boleto de pagamento, guardar a ração e fornecer uma equipe técnica para dar suporte à distribuição", disse Gilberto Rolim.

Por fim, ele explicou que tem direito à retirada da ração no Parque de Exposição somente quem está com a vacinação dos animais em dia, tendo que apresentar o comprovante da imunização.

#Agricultura 20/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Cajazeiras inicia distribuição de ração animal para criadores do município na segunda (22)

O prefeito em exercício de Cajazeiras, Marcos Antônio Gomes (Marcos do Riacho do Meio), divulgou na noite da sexta-feira (19), a chegada de 40 toneladas de farelo de soja para serem distribuídas como ração animal para criadores do município.

Segundo ele, essa foi mais uma conquista junto ao governo do estado e agradeceu ao governador João Azevêdo. "Queremos agradecer imensamente ao governador João Azevêdo, em nome da gestão municipal, pelo seu empenho em atender às demandas do povo de Cajazeiras, como tem feito desde o início", disse Marcos do Riacho do Meio, destacando o envio dessa carga valiosa de ração animal, num momento crucial para socorrer os criadores do município.

A partir da segunda-feira (22), a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Cajazeiras, tendo à frente o secretário Gilberto Rolim, dará início à distribuição para os criadores, que tem nos seus rebanhos a principal forma de geração de renda e estão prejudicados com o longo período de estiagem na região.

O cuidado com o homem do campo, seja o agricultor ou o criador, tem sido uma das preocupações constantes do prefeito Zé Aldemir, que sempre orienta a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos a prestar toda a assistência a todos, inclusive, com a manutenção de programas como o Seguro Safra, corte de terras e manutenção das estradas vicinais que ligam as comunidades rurais à sede e municípios circunvizinhos.

#Agricultura 12/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Inverno chegando: Prefeitura de Cajazeiras avança no corte de terra dos agricultores

Iniciado em dezembro, prossegue em ritmo acelerado o corte de terra gratuito dos agricultores de Cajazeiras, visando incentivar o plantio para a safra deste ano, aproveitando, assim, as boas chuvas que começam a banhar o Sertão nordestino.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Gilberto Rolim, informou que o programa cumpre o cronograma estabelecido, contemplando as terras produtivas de todas as regiões do município.

Ele disse que o prefeito Zé Aldemir tem determinado todo o empenho possível para atender a demanda, não deixando nenhum produtor rural sem esse apoio do poder público municipal. "Queremos, nestes dois meses de janeiro e fevereiro, cumprir todo o calendário", disse Gilberto Rolim.

#Agricultura 02/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Inverno 2024: Prefeitura de Cajazeiras inicia programa de corte de terra dos agricultores

As chuvas começaram a cair no Sertão paraibano, e a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, já está trabalhando para preparar as terras dos agricultores, visando contribuir para uma boa safra em 2024.

O titular da pasta, secretário Gilberto Rolim, informou que o programa de corte de terra em Cajazeiras foi iniciado pela região de Almas, seguindo o cronograma de inscrição dos produtores rurais.

Segundo acrescentou, o programa está disponível para todos os agricultores cajazeirenses, seguindo uma determinação do prefeito Zé Aldemir de atender o maior número possível de interessados em contar com esse apoio da Prefeitura Municipal.

O secretário Gilberto Rolim também informou que já estão disponíveis na Secretaria de Desenvolvimento Rural os boletos do Garantia Safra para pagamento até o final deste mês. Os cadastrados devem buscar os boletos na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

#Agricultura 02/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Apoio aos agricultores: Prefeitura de Cajazeiras anuncia programa de corte de terra

Os produtores rurais de Cajazeiras já podem definir programação de preparação de suas terras para o plantio de 2024. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, está inscrevendo até o dia 28 deste mês, para o referido programa.

O secretário Gilberto Rolim informou que a determinação do prefeito Zé Aldemir é no sentido de oferecer a melhor cobertura possível ao homem do campo para incentivar a produção agrícola de 2024. "Estamos nos organizando para atender essa demanda com toda a estrutura que o município dispõe", afirmou o titular da pasta.

#Agricultura 22/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Cajazeiras - prefeito Zé Aldemir assina termo de adesão ao programa Seguro Safra

Na manhã desta terça-feira, 21, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, o prefeito Zé Aldemir assinou o Termo de Adesão ao Garantia Safra 2023/2024, assegurando, mais uma vez, o programa para os agricultores cajazeirenses.

O programa Garantia Safra é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário para atender os agricultores em caso de perda da produção agrícola, e tem a participação dos três entes públicos: governo federal, governo estadual e Prefeitura, além da contribuição dos próprios trabalhadores rurais.

"Estamos assegurando esse benefício aos nossos agricultores, garantindo a contrapartida do município", disse o prefeito Zé Aldemir, durante a assinatura do termo, ao lado dos secretários Gilberto Rolim (Desenvolvimento Rural) e Branquinha Abreu (Meio Ambiente), além de representantes do Sindicato Rural, EMPAER e Conselho de Desenvolvimento Rural.

#Agricultura 18/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Segurança Alimentar: Prefeitura de Cajazeiras instala Serviço de Inspeção Municipal

Cajazeiras é um dos poucos municípios do Estado a contar com um dos serviços mais importantes, visando a garantia da qualidade dos alimentos de origem animal, que chegam à mesa do consumidor.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, instalou o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), cujo objetivo principal é assegurar a qualidade sanitária da carne bovina e outros produtos comercializados no mercado local, inclusive, que são também adquiridos junto aos agricultores que fornecem para a Merenda Escolar.

O secretário Neto da Vila Nova informou que a equipe técnica já se reuniu com os produtores fornecedores da Agricultura Familiar, discutindo os procedimentos necessários para efetivação do referido serviço. "A gestão do prefeito Zé Aldemir marca mais esse ponto positivo para garantir qualidade alimentícia ao consumidor", disse o secretário Neto, que esteve à frente da reunião com os agricultores, juntamente com a secretária Socorro Delfino, da Educação.

#Agricultura 26/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Parceria entre governos: realizado em Cajazeiras programa "Cidadania e Bem Viver"

Nessa segunda-feira, 25, foi realizado em Cajazeiras um mutirão de documentação destinado aos trabalhadores rurais, fruto de uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Rural, Secretaria de Agricultura Familiar do governo do Estado e Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura.

Denominado de "Cidadania e Bem Viver", o mutirão prestou vários serviços, no Ginásio da Escola CAIC, com a emissão de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, cadastro ambiental, e orientações sobre previdência e movimentação bancária.

Vários órgãos federais, estaduais e municipais, tais como: INCRA, INSS, Banco do Nordeste e EMPAER, além do Sindicato Rural, estiveram envolvidos na ação. O vice-prefeito de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio, representou o prefeito Zé Aldemir, acompanhado do secretário Neto da Vila Nova e de outros auxiliares da gestão.

No final do dia, foi realizada uma atividade do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes, órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, discutindo a preservação dos direitos de crianças e adolescentes ameaçados nos seus direitos.

#Agricultura 11/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Na Zona Rural: Prefeitura de Cajazeiras recupera trechos estragados pelas fortes chuvas

As chuvas que caem com intensidade em Cajazeiras têm danificado passagens molhadas e várias estradas vicinais. Os pequenos reservatórios aumentaram a sangria e têm contribuído para um quadro de risco iminente, exigindo ações imediatas do poder público municipal.

Nas últimas 48 horas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, intensificou uma série de medidas para evitar maiores problemas, principalmente no que diz respeito ao deslocamento da população. Foi assim, na localidade de Riacho do Meio, onde uma passagem molhada se rompeu, isolando a comunidade de vários sítios vizinhos.

A Prefeitura agiu rápido, com o secretário Neto da Vila Nova mobilizando toda a sua equipe e máquinas pesadas para restauração da parte rompida pela chuva de mais de 100 milímetros.

Nessa segunda-feira, 10, o prefeito Zé Aldemir pediu a compreensão da população, assegurando que a gestão está atenta e mobilizada para atuar nas situações mais urgentes para não deixar nenhuma comunidade isolada. As chuvas, segundo afirmou, trazem alegria, mas há toda essa situação de transtorno, que é inevitável. "Já determinei aos secretários de Infraestrutura e de Desenvolvimento Rural para concentrarem todos os esforços na solução dos problemas apresentados", afirmou o prefeito.

#Agricultura 28/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Em audiência: Zé Aldemir encaminha pleitos de Cajazeiras ao secretário Joaquim Hugo

Durante audiência, nesta terça-feira, 28, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, o prefeito Zé Aldemir apresentou ao titular da pasta, Joaquim Hugo, pleitos de interesse de Cajazeiras, entre eles, a liberação de recursos para recuperação das estradas vicinais do município.

O gestor cajazeirense destacou que, juntamente com a deputada estadual Dra Paula, também tem reforçado junto à senadora Daniela Ribeiro e ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro a necessidade da liberação de recursos federais para esse setor do campo.

Na reunião com o secretário estadual, Zé Aldemir também discutiu o projeto de recuperação e revitalização do Parque de Exposição de Animais de Cajazeiras. Há um entendimento, segundo afirmou, de reabertura do Parque Antônio Cartaxo Rolim no próximo mês de agosto, no aniversário da cidade, com uma exposição de animais e produtos agrícolas.

#Agricultura 27/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Apoio aos agricultores: Prefeitura de Cajazeiras avança na preparação de terras para o plantio

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, avança no programa de corte de terra, visando atender o maior número possível de produtores das culturas de arroz, feijão e milho, na atual quadra invernosa.

O secretário Neto Damascena informou que o programa segue todo um cronograma estabelecido para todas as regiões do município. "Estamos trabalhando com os equipamentos disponíveis, tanto no corte de terra, quanto na desobstrução de trechos de estradas danificadas pelas recentes chuvas, sempre seguindo a política da gestão do prefeito Zé Aldemir, de apoio ao homem do campo", declarou o secretário Neto da Vila Nova.

#Agricultura 09/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Inverno 2023: Prefeitura de Cajazeiras intensifica programa de corte de terra para o plantio

Iniciado em dezembro passado, o programa de preparação de terras dos agricultores de Cajazeiras para o próximo inverno segue em ritmo acelerado, contemplando todas as regiões do município.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Neto da Vila Nova, informou que dezenas de comunidades já foram atendidas, e que a sua pasta segue um cronograma de trabalho para beneficiar o maior número possível de produtores rurais que buscam esse apoio da gestão municipal.

"A orientação do prefeito Zé Aldemir é no sentido de atendermos a todos, dentro dos critérios estabelecidos para cumprimento do programa", afirmou.

#Agricultura 27/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Zé Aldemir e secretário estadual discutem melhorias em parque de exposição

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 27, com feirantes de animais e representantes do setor agropecuário, o prefeito Zé Aldemir e o secretário estadual Joaquim Hugo Carneiro, do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, discutiram a revitalização do Parque de Exposição de Animais de Cajazeiras.

A convite do prefeito cajazeirense e da deputada estadual Dra. Paula, o secretário participou do encontro, e assumiu o compromisso de recuperar e reativar o parque para sediar a feira semanal de animais e voltar a realizar as grandes exposições agropecuárias. "Vamos recuperar todos os parques do Estado, e começando pelo de Cajazeiras", garantiu Hugo Carneiro, adiantando que logo no início do novo ano, vai dar o mínimo de estrutura possível necessária para a feira permanente.

Hugo Carneiro agradeceu o convite e reiterou o compromisso do governador João Azevedo e seu de recuperar todos esses espaços e estimular as exposições. O de Cajazeiras, segundo sustentou, será o primeiro, atendendo também a um pleito do prefeito Zé Aldemir.

O prefeito Zé Aldemir agradeceu a presença do secretário e das entidades e demais representantes do segmentos envolvidos na causa, avaliando como muito positivo o encontro. "Tenho certeza que o nosso secretário Hugo vai atender a essa nossa reivindicação de dotar o Parque Antônio Cartaxo Rolim de toda a infraestrutura necessária para realização das feiras e exposições de animais", completou.

#Agricultura 14/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Presente no campo: Prefeitura de Cajazeiras inicia corte de terras para o plantio de 2023

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, iniciou, nesta quarta-feira, 14, importante programa de apoio ao homem do campo, que é o de preparação das terras para o próximo plantio.

"Estamos disponibilizando uma estrutura capaz de atender aos nossos produtores rurais, visando o aproveitamento da próxima quadra invernosa", afirmou o prefeito Zé Aldemir, assegurando que todos serão atendidos dentro dos critérios estabelecidos, gratuitamente, como vem sendo feito em todos os anos de sua gestão.

O secretário Serafim Lopes destacou a determinação do prefeito Zé Aldemir, no sentido de fazer chegar o programa a todas as regiões do município. "Estamos empenhados, com toda a nossa equipe e o apoio também da Infraestrutura, para o cumprimento de mais essa ação", afirmou o secretário, adiantando que o programa começou pelo Assentamento Valdecir Santiago.

#Agricultura 05/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Ação no campo: Zé Aldemir entrega sistemas de abastecimento de água, em comunidades rurais

Na manhã desta segunda-feira, 05, acompanhado da deputada estadual Dra. Paula e de auxiliares, o prefeito Zé Aldemir visitou as comunidades de Capoeira Norte e Belo Monte, na zona rural de Cajazeiras, entregando sistemas de abastecimento d'água instalados pela gestão.

As obras, segundo informou o secretário Serafim Lopes, do Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, beneficiam mais de vinte famílias residentes nesses sítios, e que sofriam com a escassez de água para o consumo do dia a dia.

O prefeito Zé Aldemir destacou o compromisso de sua gestão para melhorar cada vez mais as condições de vida da população rural. E, nesse sentido, segundo frisou, a água tratada para o consumo humano é fundamental.

#Agricultura 02/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Apoio aos agricultores: Zé Aldemir assina adesão ao Garantia Safra 2022/2023

Na manhã desta sexta-feira, 02, ao lado da secretária Branquinha Abreu, o prefeito Zé Aldemir assinou o termo de adesão ao Garantia Safra 2022/2023, assegurando os recursos desse programa aos agricultores cajazeirenses em caso de perda agrícola por seca ou excesso de chuvas.

O citado programa do governo federal tem também a contrapartida do governo estadual e dos próprios produtores rurais. Em Cajazeiras, segundo informação da EMPAER, foram registrados, este ano, 514 trabalhadores rurais inscritos, que deverão passar por processo de homologação do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.

#Agricultura 10/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Cajazeiras e EMPAER seguem inscrevendo para o Garantia Safra 2022/2023

Iniciadas em 27 de setembro, prosseguem em Cajazeiras as inscrições do Garantia Safra, programa do governo federal, que tem a contrapartida do Estado, do Município e dos próprios produtores rurais.

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e as equipes da EMPAER continuam visitando as comunidades, realizando o cadastramento dos agricultores locais.

O secretário Serafim Lopes informou que o processo de inscrição dos trabalhadores rurais vai até o próximo dia 19 deste mês. É importante, segundo Serafim, que todos fiquem atentos ao cronograma divulgado pela Prefeitura, EMPAER e também pelas associações comunitárias.

#Agricultura 26/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura de Cajazeiras e EMPAER inscrevem para o Garantia Safra 2022/2023

Os agricultores do município de Cajazeiras já podem se inscrever para o Garantia Safra 2022/2023. A partir desta terça-feira, 27, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a EMPAER iniciam o calendário de visitas na Zona Rural.

O secretário Serafim Lopes informou que as equipes cumprirão essa programação, com pontos instalados para receberem os produtores rurais, sempre no período da manhã, das 08 às 11 horas.

Nesta terça-feira, 26, as equipes se instalarão na Serra da Arara, mais precisamente, na Escola Augusto Bernardino, e no Jardineiro, na sede da Associação Comunitária, contemplando as localidades mais próximas: Serrinha, Baixio dos Henrique, Mateus, Daniel, Serra da Arara I e II, Jardineiro, Javigor, Papa Mel, Belo Monte, Novo Horizonte, Capoeiras Norte e Saco do Teixeira.

<b>Clique no link para visualizar o calendário completo</b>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/publicacoes.php?id=1569" target="_blank"><b>Garantia Safra 2022/2023</b></a>

#Agricultura 25/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Política agrícola: Prefeitura de Cajazeiras empossa novo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 25, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Prefeitura de Cajazeiras empossou os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável.

As portarias de nomeação assinadas pelo prefeito Zé Aldemir foram entregues pelo vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio e pelos secretários Serafim Lopes e Branquinha Abreu, respectivamente, das pastas do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

"A constituição desse Conselho para o seu pleno funcionamento é muito importante para efetivação dos projetos agrícolas em favor do homem do campo", comentou a secretária Branquinha Abreu.

Ela destacou as parcerias que o município desenvolve com o Conselho, por meio da Secretaria de Desenvolvendo Rural, para viabilizar programas de políticas públicas nessa área, a exemplo do Projeto Cooperar.

#Agricultura 08/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Trabalho no campo: Programa de Corte de terras em Cajazeiras tem recorde de atendimento aos agricultores

A preparação de terras para o plantio em Cajazeiras foi concluído, este ano, com o registro recorde de atendimento às comunidades rurais, beneficiando todas as regiões do município.

O secretário Serafim Lopes, do Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, revelou que foram cortados quase 500 hectares de terras produtivas para o plantio das culturas de arroz, feijão e milho. A expectativa, segundo sustenta, é de uma grande safra, a maior dos últimos anos de invernos regulares.

Ele enalteceu a determinação do prefeito Zé Aldemir para valer o atendimento a todos os produtores rurais que recorreram ao programa. "Conseguimos, este ano, fazer mais e num espaço menor de tempo, sempre buscando atender a todos", comentou.

O secretário Serafim Lopes também destacou a parceria com a Secretaria de Infraestrutura na disponibilização das máquinas pesadas, e ainda agradeceu o empenho da equipe de frente comandada pelo secretário adjunto Gilberto Rolim.

#Agricultura 07/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Apoio aos agricultores: Prefeitura de Cajazeiras amplia atendimento no corte de terra

O programa de preparação de terras para o plantio deste ano em Cajazeiras ganha novo reforço: a Prefeitura Municipal ampliou os equipamentos para atender de forma mais rápida os agricultores que buscam esse apoio do poder público.

O secretário Serafim Lopes, da pasta de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, informou que boa parte das áreas produtivas do município já foram contempladas.

"Já atendemos muitas localidades com o corte de terra. Isso foi possível porque começamos mais cedo pelas áreas mais baixas", explicou o secretário, ressaltando a determinação do prefeito Zé Aldemir em atender a todos para incentivar a produção agrícola do município.

#Agricultura 05/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Chuvas em Cajazeiras: Prefeitura recupera barragem ameaçada de rompimento

A Prefeitura de Cajazeiras agiu rápido e recuperou, na manhã desta quarta-feira, 05, a barragem do Distrito de Azevém, região sul do município, afetada pelas fortes chuvas deste início de ano.

A ação foi determinada pelo prefeito Zé Aldemir depois de visitar o local e constatar, juntamente com seus auxiliares, a necessidade urgente de uma intervenção do poder público para evitar um possível rompimento do reservatório, com graves consequências para a comunidade.

Os secretários Serafim Lopes e José Filho, respectivamente, de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural, juntamente com o adjunto Gilberto Rolim, utilizaram máquinas pesadas do município para os trabalhos de reforço da parede do açude.

#Agricultura 28/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Inverno 2022: Prefeitura de Cajazeiras intensifica corte de terra de produtores rurais

As últimas chuvas caídas no Sertão, neste final de ano, deixaram os agricultores mais animados em relação ao próximo período invernoso, aumentando a busca pela preparação das terras produtivas.

Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos da Prefeitura Municipal tem reforçado o seu programa de corte de terra, visando atender o maior número possível de produtores interessados.

O secretário Serafim Lopes afirmou que vem intensificando essa ação no campo com sua equipe, cumprindo uma determinação do prefeito Zé Aldemir. "Estamos trabalhando forte e seguindo uma programação para chegarmos a todas as regiões do município", declarou.

#Agricultura 09/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Ação no campo: Prefeitura de Cajazeiras intensifica programa de corte de terra

A preparação da terra para o plantio de 2022 já começou pra valer em Cajazeiras. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, intensifica essa ação no campo, seguindo cronograma de inscrição dos agricultores.

O secretário Serafim Lopes explicou que o programa contempla, inicialmente, as terras de áreas mais baixas de plantio de arroz, na comunidade de Almas, região leste do município.

"Estamos trabalhando nessas áreas que já oferecem condições para o corte para atendermos o maior número possível de localidades, a partir de janeiro, quando, normalmente, começa a quadra invernosa", disse o secretário.

#Agricultura 21/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Inverno 2022: Prefeitura de Cajazeiras antecipa cronograma de corte de terra

O período de chuvas na região para o plantio, normalmente, só começa a se consolidar nos primeiros meses do ano, mas a Prefeitura de Cajazeiras se planejou cedo, visando a preparação das terras.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos iniciou a inscrição dos produtores rurais que buscam esse apoio do poder público, e já vem cortando terras em áreas mais baixas do município, aproveitando as chuvas caídas neste mês de novembro.

O secretário Serafim Lopes informou que as recentes precipitações pluviométricas deram a condição de começar essa ação em algumas partes do campo já agora em novembro, o que deverá ser intensificado nos próximos meses.

#Agricultura 12/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Cajazeiras - Prefeito Zé Aldemir assina termo de adesão ao Garantia Safra 2021/2022

Os trabalhadores rurais de Cajazeiras inscritos no Garantia Safra já contam com esse auxílio em caso de perda agrícola por seca ou excesso de chuvas, em 2022. É que o prefeito Zé Aldemir assinou, nesta sexta-feira (12), o termo de adesão ao programa federal, que tem contrapartida do Estado, do Município e dos próprios agricultores.

Depois de encaminhamentos feitos pelos secretários municipais Serafim Lopes (Desenvolvimento Rural) e Branquinha Abreu (Meio Ambiente), a adesão de Cajazeiras aconteceu com a presença na cidade do secretário de Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda.

#Agricultura 24/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Avançando: Prefeitura de Cajazeiras intensifica recuperação de estradas vicinais

Os serviços de restauração de todas as estradas vicinais de Cajazeiras já têm previsão de conclusão no próximo mês de setembro. A informação é do secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Serafim Lopes, adiantando que todos os esforços estão sendo feitos nesse sentido.

Ele enalteceu o envolvimento de toda a equipe de governo, visando o cumprimento do cronograma definido e determinado pelo prefeito Zé Aldemir. "Até o final de setembro, esperamos recuperar todas as estradas", disse.

Segundo informou o secretário Serafim Lopes, no momento as equipes da Prefeitura trabalham na região norte, com expectativa de até a próxima semana iniciarem a citada ação nas localidade de todo o setor sul do município.

#Agricultura 26/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Mais trabalho: Prefeitura de Cajazeiras avança na recuperação das estradas vicinais

Cajazeiras partiu na frente com seu programa de melhoria das estradas vicinais, e já atingiu, neste primeiro mês de muito trabalho, 159 quilômetros de trechos restaurados, uma ação que tem o envolvimento direto da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, com apoio da pasta da Infraestrutura.

O trabalho de recuperação das estradas começou logo após o fim da quadra invernosa, por determinação do prefeito licenciado Zé Aldemir, e vem recebendo atenção especial do gestor interino Marcos do Riacho do Meio.

Nessa sexta-feira (25), o secretário de Desenvolvimento Rural, Serafim Lopes e o seu adjunto Gilberto Rolim, anunciaram a conclusão da primeira etapa do programa na Zona Leste do município, contemplando dezenas de comunidades rurais com estradas de boa qualidade. Uma nova etapa será iniciada, nesta segunda-feira (28), beneficiando outras áreas da região leste.

#Agricultura 04/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Prefeitura de Cajazeiras atende comunidades com Programa de Aquisição de Alimentos

Em Cajazeiras, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar, resultando também no atendimento a muitas comunidades carentes. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos, e esses, por sua vez, atendem à população.

O PAA atende essa demanda do município, com um cadastro de cerca de 900 famílias das comunidades de Cocos, Cachoeira dos Cocos, Azevém, Catolé, Bé, Frei Beda, Jardineiro, Cachoeirinha, Divinópolis e Barra do Catolé, além de dez Associações Comunitárias, que se encontram no eixo da pobreza e extrema pobreza, concedendo a essas famílias um complemento alimentar e nutricional para garantir o consumo necessário de nutrientes.

Além de assegurar o alimento dos que se encontram em maior vulnerabilidade social, o programa também atende os produtores locais, adquirindo os hortifrútis dos pequenos agricultores da região, que cultivam as frutas e verduras e que são distribuídas para os beneficiários do PAA, como banana, mamão, manga, batata doce, mandioca com casca e abóbora.

Através da execução desse e de outros programas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano está levando esperança e dignidade para aqueles que, nesse momento difícil de pandemia que estamos vivendo, necessitam mais do que nunca de assistência social.

#Agricultura 06/04/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Apoio aos agricultores: Prefeitura de Cajazeiras corta mais de 400 hectares de terra

A Prefeitura de Cajazeiras realizou, este ano, um grande programa de preparação de terras produtivas para o plantio, o que poderá resultar numa boa safra de arroz, feijão e milho.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos informou que foram 432 hectares cortados pelo maquinário disponibilizado, contemplando dezenas de comunidades rurais de todas as regiões do município.

O secretário Serafim Lopes ressaltou o apoio do prefeito Zé Aldemir para o êxito do trabalho. "Cumprimos uma determinação do prefeito, e o trabalho chegou aos produtores rurais para preparação da terra", disse Serafim, manifestando confiança numa boa colheita.

#Agricultura 27/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Inverno: Prefeitura de Cajazeiras intensifica corte de terra dos agricultores

As chuvas estão caindo com maior intensidade no Sertão, e quadra invernosa de 2021 dá sinais de que está se consolidando. Assim, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, avança no corte de terras para o plantio.

O município cajazeirense foi um dos primeiros na região a iniciar a preparação das terras dos agricultores, visando garantir uma produção recorde de arroz, feijão e milho, este ano.

O secretário Serafim Lopes afirmou que a ação está bem adiantada, já tendo beneficiado centenas de produtores rurais, cadastrados no programa. Segundo ele, já são 324 hectares preparados, com os agricultores em plena atividade de plantio. "O prefeito Zé Aldemir tem nos possibilitado todas as condições para oferecer esse importante serviço ao nosso homem do campo", disse o secretário.

#Agricultura 04/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Ação no campo: Prefeitura de Cajazeiras prepara terra de agricultores

A Prefeitura de Cajazeiras segue com um arrojado programa de corte de terra para incentivar cada vez mais a produção de grãos (arroz, feijão e milho), em comunidades rurais do município, neste início do período de chuvas.

O prefeito Zé Aldemir determinou à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos a intensificar o citado programa, disponibilizando tratores e outros equipamentos necessários para se atingir o maior número possível de comunidades contempladas.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria, até esta quinta-feira, 04, já foram cortados cerca de 250 hectares de terra, beneficiando centenas de produtores, que iniciam o plantio, na esperança, agora, da regularidade do inverno e, consequentemente, de uma boa colheita.

#Agricultura 26/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Água no campo: Zé Aldemir assina ordem de serviço para construção de adutora rural

Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 26, na comunidade de Riacho Fundo, o prefeito José Aldemir assinou a ordem de serviço para início da construção da primeira adutora rural de Cajazeiras, que vai abastecer 27 localidades, na região leste do município.

Acompanhado de vereadores, auxiliares de sua gestão e representantes da empresa que vai construir a obra, a ARN Engenharia, do Ceará, o prefeito cajazeirense destacou a luta para conseguir junto à FUNASA os recursos na ordem de 7 milhões de reais, visando a concretização dessa ação, que vai proporcionar uma melhor qualidade de vida às famílias do campo.

Zé Aldemir assegurou que a adutora de Engenheiro Avidos é a primeira de três importantes obras hídricas para o abastecimento da população rural de Cajazeiras. Ele também destacou o apoio que teve do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e da deputada estadual Paula Francineti para conseguir os recursos necessários.

#Agricultura 25/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Zé Aldemir assina ordem de serviço para construção de adutora

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), assina, nesta terça-feira, 26, a ordem de serviço para construção da adutora de Engenheiro Avidos, região leste do município, que vai levar abastecimento de água para 27 comunidades, beneficiando cerca de cinco mil pessoas.

A obra será construída em convênio com a FUNASA, através de recursos na ordem de 7 milhões de reais, conseguidos pelo prefeito Zé Aldemir.

A empresa ARN de Fortaleza, vencedora da licitação, vai instalar o canteiro de obras em Boqueirão de Piranhas, devendo aproveitar a mão-de-obra local na referida construção.

#Agricultura 15/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Apoio aos agricultores: Zé Aldemir assina termo de adesão ao Garantia-Safra

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), assinou, nesta sexta-feira, 15, em João Pessoa, o termo de adesão do município ao programa Garantia-Safra 2020/2021, assegurando, mais uma vez, esse importante benefício aos agricultores cajazeirenses.

Este ano, o município de Cajazeiras conseguiu ampliar sua cota no referido programa, passando de 263 para 445 inscritos, utilizando-se do levantamento de cadastro dos dois anos anteriores da Empaer, com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos da Prefeitura Municipal.

O prefeito Zé Aldemir manifestou sua satisfação em assinar o termo, afirmando que o município garante esse direito aos produtores rurais em caso de perda de suas lavouras. O programa tem a contrapartida do município e dos próprios agricultores.

#Agricultura 07/01/2021 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Cajazeiras intensifica corte de terra de agricultores

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, vem intensificando o corte de terra para o plantio deste ano, atendendo aos produtores rurais que buscam esse apoio do poder público para preparação do solo.

O secretário Serafim Lopes afirmou que a programação segue ordem de cadastro feito na própria Secretaria Municipal. "A determinação do prefeito Zé Aldemir é para atendermos todas as áreas produtivas do município", disse o secretário titular da pasta de Desenvolvimento Rural.

#Agricultura 13/08/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Respeito ao homem do Campo: Prefeitura de Cajazeiras paga todas as parcelas do aporte para o Garantia Safra

Plantar a esperança numa cova rasa contando com a incerteza se as chuvas virão ou não, já é uma rotina para quem tira da terra o sustento para a família. Para estes produtores familiares, a presença do governo municipal é muito importante, sobretudo quando a esperança de colheita sai de cena e quem passa a protagonizar a realidade é a malvada seca.

Em Cajazeiras, pelo quarto ano consecutivo, a prefeitura vem realizando em tempo hábil o pagamento do aporte de responsabilidade da prefeitura junto ao Garantia Safra.

Segundo a secretária Maria das Dores Abreu (Branquinha), mesmo o município se configurando como o que mais choveu este ano no estado, o prefeito Zé Aldemir pediu total atenção na contrapartida da prefeitura em 2020, para que, se preciso for, as pessoas inscritas no Garantia Safra pudessem receber este seguro, que minimiza o prejuízo dos agricultores. De acordo com Branquinha, quase 300 agricultores estarão aptos a receberem o benefício, caso haja perda acima de 50%.

Ao todo, foi repassado a título de contrapartida para o programa, o montante de R$ 13.632,00 (Treze mil seiscentos e trinta e dois reais), divido em 6 parcelas.

"O prefeito Zé Aldemir tem levado a gestão de Cajazeirense ao destaque, pelo fato de sermos uma das poucas cidades que já honraram com este compromisso. Isto é resultado de um planejamento e da terminação desse governo", concluiu a secretária.

É importante lembrar que a Portaria nº 11 de 06/Abril/2020, excepcionalmente para a Safra 2019/2020, decretará a perda se apenas um dos índices analisados informarem perda de 50% ou mais das lavouras no município. Os índices analisados serão: INMET, CEMADEN e LSPA/IBGE.

#Agricultura 02/07/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura dá continuidade a programa de recuperação de estradas vicinais na zona rural de Cajazeiras

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está dando continuidade ao programa de recuperação de estradas vicinais da zona rural, iniciado no dia 01 de junho.

Até o momento, já foram concluídos os serviços nos Sítios Boi Morto, Montes, Baixa Grande, Pau d'Arco, Riacho da Lagoa, Riacho do Padre, Serra Vermelha e Assentamento Frei Beda, na zona oeste do município.

De acordo com a secretária da pasta, Branquinha Abreu, os trabalhos já foram iniciados na zona sul, atingindo as comunidades de Serrote Verde, Cocos, Cachoeira dos Cocos, Cocos de Cima, Cocos de Baixo. Balanço dos Cocos, Azevém, Fernandes, Lajes e Riacho do Meio até o Sítio Bé.

"Estaremos finalizando o setor do Riacho do Meio, Bé, Matuto, Cabeça da Onça, Rudado e Bodes até esta sexta-feira e seguiremos para o Sítios Caiçara, Bartolomeu, Arruído e Garguelo, devendo atingir toda a nossa zona rural nas próximas etapas do programa", disse a secretária.

#Agricultura 25/06/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Cajazeiras vai participar de treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Cajazeiras vai participar de treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos
#Agricultura 16/06/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Meta de 1.500 quilômetros: Prefeitura continua recuperação de estradas da zona rural de Cajazeiras

Iniciado em 1º de junho, o programa de recuperação das estradas vicinais no município, executado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, segue a todo vapor, com o objetivo de atender a toda a zona rural de Cajazeiras.

Após concluir o serviço nas comunidades de Boi Morto, Montes, Baixa Grande, Pau D'arco, Riacho da Lagoa, Riacho do Padre, Serra Vermelha e Assentamento Frei Beda, na zona oeste, a equipe passa a trabalhar no setor sul do município.

Nesta terça-feira (16), a secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Maria das Dores (Branquinha), confirmou que a equipe chefiada pelo subsecretário da pasta, Gilberto Rolim, chegou à comunidade do Azevém.

"Tão logo os serviços no Azevém sejam concluídos, será a vez do distrito de Cocos e todas as demais localidades do setor sul", disse a secretária.

"Recebemos a determinação do prefeito Zé Aldemir para que fizéssemos um planejamento pelo qual pudéssemos, no menor espaço de tempo possível, contemplar todas as comunidades", acrescentou.

Segundo ela, o trabalho está sendo realizado exatamente como no ano passado, "quando recuperamos 100% de todas as vias de acessos, principais e ramais e recuperamos, em segunda etapa, os trechos usados pelos transportes escolares".

Ao todo, 178 comunidades rurais serão contempladas, representando quase 1.500 quilômetros de estradas recuperadas.

"Como Cajazeiras registrou números históricos de chuvas, se colocando como o município que mais teve precipitações pluviométricas na região, a iniciativa da Prefeitura é importante porque facilitará todo o escoamento da nossa produção agrícola", ressaltou.

#Agricultura 01/06/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Cajazeiras inicia programa de recuperação de estradas vicinais

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, iniciou, nesta segunda-feira, 01 de junho, o Programa de Recuperação de Estradas Vicinais. O trabalho começou pela Zona Oeste do município, no Sítio Boi Morto.

A determinação do prefeito Zé Aldemir é recuperar em curto período todas as estradas principais e ramais, para facilitar as condições de transporte de todas as comunidades rurais. Serão atendidas, inicialmente, nove comunidades da região Oeste e 51 comunidades da região Sul, totalizando 60 comunidades rurais.

Em seguida, será a vez das regiões norte e leste do município, contemplandp um total de 178 comunidades rurais e quase 1.500 km de estradas recuperadas.

?Segundo a secretária de Desenvolvimento Rural, Brankinha Abreu, o programa estava previsto para ser iniciado em maio, mas não aconteceu por conta das chuvas que caíram no município. Ela agradeceu as comunidades rurais pelo apoio dado ao programa. "Agradecemos aos produtores que sempre nos recebem tão bem. E também a parceria com diversos órgãos da Prefeitura para o êxito do programa", completou.

#Agricultura 21/05/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE “Legado Verde de Cajazeiras”: Prefeitura distribui mudas de árvores frutíferas e nativas da região da região

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, tem intensificado a distribuição de mudas de árvores frutíferas ou nativas típicas de nossa vegetação.

Para a secretária Branquinha Abreu, a iniciativa recebeu uma adesão significativa da população. Ela lembrou ainda que as quase 2 mil mudas são resultado de uma parceria da pasta junto à Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente - AFINK.

A secretária ainda relatou que esta ação faz parte do Projeto "Legado Verde de Cajazeiras", tendo o objetivo de incentivar e contribuir com a arborização e produção para pequenos agricultores.

Os interessados em adquirir as mudas podem se dirigir ao Centro Administrativo do Município, das 07 às 13 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

#Agricultura 04/05/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Zé Aldemir aprova projeto na Funasa para adutoras na zona rural de Cajazeiras

O prefeito José Aldemir comemorou, essa semana, a aprovação na Funasa, de importante projeto de sua gestão, no valor de 08 milhões de reais, para abastecimento de água na zona rural, e cujos recursos já estão empenhados.

Pelo projeto, serão construídas 03 adutoras dos reservatórios de Engenheiro Avidos, Lagoa do Arroz e Caiçara, que vão abastecer 84 comunidades rurais, beneficiando mais de cinco mil famílias.

O prefeito Zé Aldemir informou que a obra será feita em etapas, sendo que a primeira contempla a região rural leste, que fica em torno do Distrito de Divinópolis.

Ao assegurar que já determinou providências a sua equipe técnica para abrir o processo de licitação para contratação da empresa, o prefeito Zé Aldemir disse que essa é mais uma obra que teve a participação decisiva do deputado Aguinaldo Ribeiro, atendendo seu pedido e da deputada estadual Dra. Paula.

#Agricultura 10/01/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE No campo: Prefeitura de Cajazeiras incentiva agricultores e oferece corte de terra

O Prefeito em exercício, Marcos do Riacho do Meio, esteve na manhã desta sexta-feira, 10, acompanhando o início do programa de Corte de Terra, visando a safra 2020.

O serviço começou pela comunidade de Pau D’arco, e segundo o próprio prefeito, o trator só deixará aquele setor quando toda a demanda for atendida.

Para começar os trabalhos, o município contratou um trator de grande porte e com grande capacidade de “produção”.

Já na semana que vem, o trator da prefeitura, deverá também começar o atendimento aos produtores da região de Almas.

Segundo a secretária Maria das Dores (Branquinha), a gestão tem sido presente e levado ações ao homem do campo, e o corte de terra já se consolida como muito importante para quem tira da terra o sustento da família.

O prefeito em exercício, Marcos do Riacho do Meio, lembra que a Prefeitura precisa ser um agente indispensável, sempre proporcionando melhorias em todos setores, e é isso que tem sido feito.
#Agricultura 06/01/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Mais uma obra: Prefeitura inicia construção do Centro de Comercialização A Prefeitura de Cajazeiras inicia o ano com mais uma obra importante para a cidade: o Centro de Comercialização de frutas e verduras, a ser construído na Praça Coronel Matos. A obra já foi licitada e está sendo iniciada esta semana.

Os recursos no valor de R$ 393 mil, já estão assegurados e são frutos de uma emenda parlamentar do deputado federal Aguinaldo Rubeiro, atendendo pedido do prefeito José Aldemir.

O Centro de Comercialização vai beneficiar dezenas produtores rurais e comerciantes do ramo de frutas e verduras, que utilizam a Praça Coronel Matos, na tradicional feira do sábado, além do público consumidor que, normalmente, adquire os produtos exposto no local.
Nesta manhã desta segunda-feira 06, o prefeito em exercício Marcos do Riacho do Meio, esteve ao lado de secretários e representantes da empresa visitando o início dos serviços.
#Agricultura 03/01/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prorrogado prazo para pagamento dos boletos do Garantia Safra. Prefeitura de Cajazeiras já pagou contrapartida A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do Município de Cajazeiras confirmou, no inicio da manhã desta sexta-feira, 03, que a Coordenadoria Nacional do programa Garantia Safra resolveu prorrogar até o próximo dia 10, sexta-feira, o prazo para que os retardatários possam pagar o boleto do referido programa. A prorrogação atinge todos os municípios que fazem parte da região 01.

Para a edição 2019/2020, cerca de 299 produtores tiveram suas inscrições homologadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O Garantia Safra oferece “ajuda” financeira aos ruralistas que tiverem perda na produção superior a 50%, ocasionada pela falta de chuva ou por excesso da mesma.

Importante: Caso não pague sua contrapartida de 17 reais, mesmo estando apto perante o programa, o agricultor poderá perder seu direito, pois esse é um critério utilizado para se ter acesso ao benefício.

Ainda segundo as informações, o município de Cajazeiras é um dos poucos que já quitaram todas as 06 parcelas que são de responsabilidade da prefeitura, e que ultrapassam o montante de 30 mil reais.
#Agricultura 02/01/2020 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura paga dívida de mais de 200 Agricultores junto ao PRONAF e continua inscrevendo para o Corte de Terra A Secretária do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Maria das Dores (Branquinha), confirmou que em reunião com o prefeito em exercício Marcos do Riacho do Meio, foi iniciado o período de inscrição para o programa de corte de terras para o ano de 2020. De acordo com Branquinha, por conta dos vários serviços realizados nas comunidades, rurais como bebedouros entre outros para amenizar a problemática da falta de água, o trator está passando por uma revisão completa, para que a demanda seja atendida sem qualquer intercorrência. Ela ainda revelou, que, quem tiver interesse pode procurar a Secretaria de Agricultura para fazer o credenciamento. No ano passado este programa que é desenvolvido com recursos próprios, beneficiou mais de 900 tarefas.

Outra boa notícia, é que a prefeitura realizou o pagamento junto ao Banco do Nordeste de mais de 200 agricultores que haviam contraído empréstimos junto ao Pronaf e que por conta das dificuldades, não tinham conseguido honrar a dívida. Com esta iniciativa, esses produtores já podem buscar novos financiamentos e voltar a ter melhores condições para suas respectivas famílias, evitando assim o êxodo rural.
#Agricultura 16/12/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Cajazeiras recupera estradas vicinais pela segunda vez no ano A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está desenvolvendo uma ação inédita no município, que é a recuperação, pela segunda vez no ano, das estradas principais que ligam a zona rural à cidade.

Depois de ter recuperado 100% das estradas vicinais no mês de outubro, uma nova ação foi iniciada na semana passada, pelas principais vias de acesso, principalmente, nas estradas de circulação do transporte escolar.

Assim, o prefeito Zé Aldemir cumpre um compromisso com a população rural de fazer essa manutenção duas vezes no ano, algo nunca feito no município, e que se constitui num grande benefício para o homem do campo que precisa se deslocar para a cidade.

Até o momento já foram contempladas as seguintes localidades: Prensa, Patamuté, Catolés e Serra da Arara.
#Agricultura 11/12/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeito Zé Aldemir assina termo de adesão ao Garantia Safra 2019/2020 O Prefeito José Aldemir assinou na última segunda feira (09), na sede da Secretaria do Desenvolvimento do Semiárido e da Agricultura Familiar do Estado, o Termo de Adesão ao PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2019-2020.

Cajazeiras é um dos municípios que têm seguido todos os trâmites para garantir esse direito dos agricultores inscritos, e que em caso de perda da safra por excesso ou por falta de chuva, poderão contar com o benefício.

A secretária de Desenvolvimento Rural de Cajazeiras, Branquinha Abreu, informou que foram realizadas 303 inscrições de agricultores incluídos no programa, que é desenvolvido em parceria com a EMPAER.

Na próxima segunda-feira, 16, haverá reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável para homologação dessas inscrições para consequente recebimento dos boletos a serem pagos pelos agricultores.

O município está com todos os seus aportes de pagamentos quitados e em dia para garantia desse direito ao homem do campo.
#Agricultura 02/07/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Feira de animais ao lado do Perpetão foi aprovada por comerciantes e compradores Após ampla discussão e planejamento com os envolvidos, inclusive com a presença do prefeito Zé Aldemir, a feira livre de animais, que ocorria todos os sábados ao lado do Cemitério Coração de Maria, no centro da cidade, causando transtornos para motoristas e pedestres, já está sendo realizada ao lado do Estádio Perpétuo Correia Lima (O Perpetão), no bairro das Capoeiras, desde o dia 22 de junho.

A fase inicial dessa mudança está sendo acompanhada pela gestão municipal, que vem trabalhando para propiciar melhorias na área, como a colocação de pó de brita no local, facilitando o acesso de todos, disponibilização de um banheiro químico, em parceria com a Limpcar, além de uma tenda para apoio para os comerciantes e compradores, que podem se abrigar do sol.

Na avaliação da gestão e dos organizadores, a mudança do local deu dando certo e está tendo uma boa aceitação por parte de todos os envolvidos na realização da tradicional feira de animais de Cajazeiras.
#Agricultura 01/07/2019 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realizou o trabalho de recuperação de estradas vicinais de Cajazeir Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realizou o trabalho de recuperação de estradas vicinais de Cajazeiras entre os dias 13 de maio e dia 28 de junho de 2019, com os ramais da zona leste do Município recuperados quase que totalmente.

Até agora, os serviços foram executados nas localidades do Baixio dos Henriques, Serra da Arara 1 e 2, Catolé dos Corró, Serrinha, Catolé dos Dunga, Catolé dos Dantas, Catolé dos Temoteo, Catolé dos Marcelino, Catolé dos Saraiva, Catolé dos Gonçalves, Catolé dos Mangueiras, Catolé dos Maciéis, Fuá, Daniel, Mateus, Calixto, Cachoeirinha dos Militão, Cachoeirinha dos Batalhas, Cachoeirinha dos Cesário, Cordeiro, Barra do Catolé, Catolé Pé de Serra, Cachoeirinha, Poços, Várzea da Roça, BR 230 à Barra do Catolé, Cachoeira da Barra, Bel Monte, Lagoinha, Picada, Carrancudo, Zé Dias, Serraria, Almas de Baixo, Almas de Cima, Paixão, Lagoa do Bé, Escurinho 1 e 2, Descanso, Serrote Branco 1 e 2, Assentamento Santo Antônio 1 e 2, Fazenda Nova, Vaca Morta 1, 2 e 3, Veneza 1 e 2 e Bálsamo.

O balanço parcial do trabalho aponta que a recuperação totaliza 330 quilômetros de estradas vicinais, já concluídas, no setor leste da cidade, beneficiando a 46 comunidades rurais de Cajazeiras, “mas ainda há muito a se fazer e, a partir de agora, as equipes irão trabalhar para levar o benefício, em ritmo acelerado, para todas as localidades dos setores norte, sul e oeste do Município”, disse a secretária Branquinha Abreu, juntamente com o sub-secretário Gilberto Rolim.

Após o setor leste, a equipe deverá atender as comunidades do setor oeste, norte e sul da cidade.
www.cajazeiras.pb.gov.br
Emitido dia 24/04/2024 às 20:46:19