CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Município 24/04/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Prefeitura de Cajazeiras recebe quatro máquinas pesadas para atender aos serviços de infraestrutura

Nesta quarta-feira (24), o prefeito José Aldemir Meireles recebeu a primeira das quatro máquinas pesadas conseguidas para o município de Cajazeiras, via o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, a senadora Daniella Ribeiro, a chefia do DNOCS e a Secretaria de Agricultura do Estado.

O equipamento já entregue trata-se de uma patrol, ficando no aguardo, para os próximos dias uma retroescavadeira, um trator e um caçambão, segundo o prefeito.

Segundo o vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, trata-se de mais uma patrol nova conseguida pela gestão de Zé Aldemir, reforçando a frota de máquinas pesadas do município, representando um grande benefício para a zona rural e para o setor da infraestrutura em geral.

Já a secretária de Educação, Corrinha Delfino, salientou que "é um grande presenta para a nossa cidade, principalmente para o homem do campo, através da luta desse grande gestor que é o prefeito Zé Aldemir, juntamente com a deputada Dra. Paula, o deputado Júnior Araújo, indo sempre reivindicar em Brasília as melhorias para Cajazeiras".

O secretário municipal de Agricultura, Gilberto Rolim, disse que esse é um momento de satisfação e alegria para Cajazeiras por estar recebendo "esse presente desse prefeito trabalhador, que não tem medido esforços em adquirir equipamentos novos para beneficiar os nossos agricultores".

#Município 19/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Cajazeiras é premiada duas vezes no Prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras participou, na noite desta quinta-feira (18), da solenidade de premiação do Prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae, na Maison Blunelle, em João Pessoa.

As prefeituras da Paraíba que inscreveram seus projetos foram avaliadas pela Sebrae e o município de Cajazeiras, que teve dois projetos inscritos, sendo um da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na linha da inclusão produtiva com o projeto da Feira da Mulher Empreendedora, ganhou a premiação do segundo lugar nessa modalidade.

O outro projeto inscrito foi Recicla Cajazeiras, na linha da sustentabilidade e meio ambiente. Cajazeiras ficou em primeiro lugar nessa modalidade. O projeto Recicla Cajazeiras apresentou o desenvolvimento do projeto de coleta seletiva existente no município, em parceria com o instituto Recicleiros. O projeto vem transformando não só a realidade da gestão de resíduos do município, como também a vida dos 24 cooperados que trabalham na cooperativa Recicla Cajazeiras.

Os potenciais de transformação de vidas para melhor das pessoas envolvidas foi o que deu destaque para que os projetos fossem premiados. E agora em junho o projeto Recicla Cajazeiras, que ficou em primeiro lugar, segue para a etapa nacional do prêmio Sebrae em Brasília.

Participaram do evento a secretária de Meio Ambiente, Brankinha Abreu, secretária de Desenvolvimento Econômico, Daianny Valêncio, da ex adjunta Elis Carolino e Sônia Braga.

Somado aos outros três prêmios alcançados em edições anteriores, Cajazeiras pode ser considerada pentacampeã no Prêmio Prefeitura Empreendedora do Sebrae. Agora vai concorrer na etapa nacional, que acontecerá em Brasília em junho deste ano.

#Município 19/04/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Em parceria com prefeitura, Circuito de Negócios Agro acontecerá dias 25 e 26 na Praça do Xamegão

Cajazeiras sediará, nos dias 25 e 26 de abril, o Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil. O evento, que acontecerá na Praça do Xamegão, é uma promoção do Banco do Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajazeiras.

A ação tem como público-alvo produtores rurais, todo o elo produtivo do agro e empreendedoras femininas. O evento itinerante visa promover o desenvolvimento rural, oferecendo serviços e oportunidades para os produtores locais.

A gestão Zé Aldemir, inclusive, tem apoiado os empreendedores com eventos como a Feira da Mulher Empreendedora e a Cajazeiras Expo Negócios. "Eu estou bastante empolgado em receber o Circuito de Negócios Agro em Cajazeiras. Essa parceria entre o Banco do Brasil e prefeitura representa uma oportunidade ímpar para nossos agricultores obterem recursos, conhecimento e impulsionarem seus empreendimentos", destacou Zé Aldemir.

<b>Confira a programação:</b>

<b>Dia 25-04</b>

14h - Abertura

15h - Palestra: Conservação de Forragem por Métodos de Ensilagem - Félix Queiroga (Engenheiro Agrônomo - Agricultar)

16h - Palestra: Automação na Agricultura e Hidropônicos - D'Artagnan Silva de Santa (Engenheiro Agrônomo)

17h - Palestra: Financiamento Agro BB - Luciano Rolim (ATB-BB)

18h - Encerramento

<b>Dia 26-04</b>

09h - Palestra: Mulheres no Topo - Dalva Cristina (Educadora Financeira e Funcionária do BB)

10h - Palestra: Empoderamento Feminino no Âmbito Rural - Branquinha Abreu (Secretária de Meio Ambiente de Cajazeiras)

11h - Palestra: Inovando na Terra: Estratégias Empreendedoras para Agricultores do Século XXI - Priscila Araújo (Consultora de Negócios e Finanças)

12h - Palestra: Bovinocultura Leiteira e de Corte - Félix Queiroga (Engenheiro Agrônomo - Agricultar)

#Município 16/04/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Açude Grande: Zé Aldemir destaca comemorações dos 108 anos do "cartão postal de Cajazeiras"

Foi cumprida na manhã desta terça-feira (16), a primeira parte da programação comemorativa pelos 108 anos do Açude Grande de Cajazeiras, iniciada com uma alvorada festiva pela banda Municipal Santa Cecília, café da manhã e roda de conversa com autoridades e técnicos municipais e estaduais sobre a atual situação e formas de realizar a sua recuperação e urbanização.

O prefeito Zé Aldemir, na ocasião, destacou a celebração de mais um aniversário do Açude Grande "que é o cartão postal de Cajazeiras".

"Eu, por duas vezes, juntamente com o deputado Aguinaldo Ribeiro, conseguimos recursos para a urbanização do Açude Grande de Cajazeiras, mas, lamentavelmente, a obra não foi executada", ressaltou o prefeito.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Branquinha Abreu, que também participou ativamente da programação da manhã na Praça do Leblon, falando sobre os projetos de urbanização do Açude Grande, "a gente quer continuar acreditando nessa e trabalhando para essas coisas acontecerem na prática".

A programação prossegue no fim da tarde, a partir das 17h00, com uma virada cultural com diversos artistas locais e a realização do Projeto Ginástica na Praça.

#Município 15/04/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas; evento começa nesta terça-feira na CDL

O Procon Municipal e o Procon Estadual realizam nesta terça-feira (16) o 74º Mutirão de Renegociação de Dívidas. O evento acontecerá na sede da CDL, em Cajazeiras, das 8h às 16h e se prolongará até o dia 18.

O mutirão vai fazer renegociação de débitos com a Energisa, Cagepa e outras empresas participantes.

As pessoas que estão com débitos poderão ir à sede da CDL fazer seus parcelamentos. O benefício inclui pessoas Jurídicas também, segundo informações de Neto Meireles, do Procon Municipal.

#Município 15/04/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeitura de Cajazeiras celebra os 108 anos do Açude Grande nesta terça (16); programação começa pela manhã

Nesta terça-feira (16), o Açude Epitácio Pessoa, o Açude Grande de Cajazeiras, completa 108 de sua fundação e a Prefeitura Municipal realizará uma intensa programação para marcar e festejar a data.

Logo às 07h00, na conhecida Praça do Leblon, acontecerá uma alvorada festival pela banda Santa Cecília, seguida por um café da manhã (07h30) e uma roda de conversa abordando o tema "Futuro do Açude Grande" (08h30), com a participação de representantes de órgãos e entidades da sociedade civil organizada ligadas ao meio ambiente, CAGEPA e secretarias municipais.

No mesmo local, às 17h00, será a vez da Virada Cultura, com festival de música, dança e poesia e projeto Ginástica na Praça.

As atrações da Virada Cultural serão o Grupo de Dança de Rua da Paraíba, Joab do Sax (projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura - FUMINC), Joabson Nascimento e Romanilly Furtado.

<b>Confira a programação na íntegra:</b>

07h00 - Alvorada festival com a banda Santa Cecília;

07h30 - Café da manhã;

08h30 - Roda de conversa;

17h00 - Pôr do sol do Açude Grande ao som da Ave Maria Sertaneja com "Joabson Nascimento", Grupo Dança de Rua da Paraíba, Joab do Sax - Canta Dominguinhos ao pôr do sol (Fuminc), Romanilly Furtado - A mulher na canção (Fuminc), Alex e banda no forró (Fuminc).

#Município 12/04/2024 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Prefeitura de Cajazeiras empossa novos servidores aprovados em concurso público

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Administração, deu posse a mais 13 servidores efetivos que foram aprovados nó último concurso público realizado pela administração municipal.

De acordo com Rafael Caldeira, secretário de Administração, nesta terça (9), foram empossados novos servidores das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Humano, Controladoria Geral do Município e Administração.

"Entre os que tomaram posse hoje, temos médicos, controlador interno, condutor do SAMU, fisioterapeutas e motoristas, mostrando a transparência com que o prefeito José Aldemir vem dando ao concurso", disse Caldeira.

#Município 05/04/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Dia 16 de abril: Prefeitura de Cajazeiras comemora os 108 anos do Açude Grande

A programação, na Praça do Leblon, constará de um café da manhã (07h30), roda de conversa com o tema "Futuro do Açude Grande" (08h30) e Virada Cultura (17h), com festival de música, dança e poesia e projeto Ginástica na Praça.

Participarão da roda de conversa representantes de órgãos e entidades da sociedade civil organizada ligadas ao meio ambiente, CAGEPA e secretarias municipais.

As atrações da Virada Cultural serão o Grupo de Dança de Rua da Paraíba, Joab do Sax (projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura - FUMINC), Joabson Nascimento e Romanilly Furtado.

De acordo com os organizadores, será um dia inteiro de atividades para marcar mais um aniversário desse importante espaço turístico de Cajazeiras, que remete ao seu propósito inicial de abastecimento de água da cidade.

A programação terá como objetivo discutir e viabilizar o projeto de revitalização do Açude Grande e seu entorno, para que se torne um espaço de lazer, práticas esportivas, eventos culturais e preservação ambiental, destaca a organização.

<b>Confira a programação na íntegra:</b>

07h - Alvorada festival com a banda Santa Cecília;

07h30 - Café da manhã;

08h30 - Roda de conversa;

17h - Pôr do sol do Açude Grande ao som da Ave Maria Sertaneja com "Joabson Nascimento", Grupo Dança de Rua da Paraíba, Joab do Sax - Canta Dominguinhos ao pôr do sol (Fuminc), Romanilly Furtado - A mulher na canção (Fuminc), Alex e banda no forró (Fuminc).

#Município 03/04/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Procon de Cajazeiras faz balanço de atividades no primeiro trimestre de 2024

O Procon Municipal de Cajazeiras apresentou, no início da semana, um balanço das atividades desenvolvidas nos três primeiros meses de 2024, como atendimentos aos consumidores, autuações, multas e pesquisas de preços.

De acordo com a planilha, assinada pelo coordenador executivo do órgão, Gerôncio Vieira Neto, os atendimentos ao público foram os seguintes: 193 (geral), 153 (presencial), 34 (telefone) e 6 (ofício).

Foram aplicadas nove multas a empresas, através de procedimentos administrativos de ofício, todas ainda em andamento. Durante o período, foram realizadas pesquisas de preços, como de bebidas, combustíveis, produtos da Páscoa e material escolar.

Outras informações podem ser conferidas no relatório abaixo:

#Município 02/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Caminhada lembra Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com saída da Praça Nossa Senhora de Fátima

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, realizou hoje a Caminhada Azul: com amor as peças se encaixam. O lema é: Autismo - Juntos valorizando as capacidades e respeitando os limites.

O evento aconteceu nesta manhã de terça-feira (2), com concentração na Praça Nossa Senhora de Fátima, a partir das 7h, com saída em caminhada até o Paço da Prefeitura.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, com apoio da Apaa, Apae, Caps infantil, Nam, Comdica, Selo Unicef, SPPM.

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.

#Município 26/03/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito decreta ponto facultativo na quinta-feira, dia 28, em respeito aos rituais da tradição cristã

O expediente nas repartições públicas do município será facultativo nesta quinta-feira (28). Decreto neste sentido, assinado pelo prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, foi publicado no Diário Oficial.

O decreto garante ponto facultativo na data que antecede o feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão nos órgãos do Poder Executivo Municipal, da administração direta e indireta, ressalvados os serviços essenciais ou de urgência.

O prefeito Zé Aldemir baixa o decreto em respeito à tradição cristã da Semana Santa, momento em que se celebra, de forma solene, os rituais religiosos em memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1695/DECRETO_011_2024_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 011/2024</b></a>

#Município 20/03/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cajazeiras cadastra entidades parceiras até 19 de abril

Foi publicado no Diário Oficial do Município, datado de 13 de março, o Edital Nº 001/2024 de Chamamento Público para cadastro de entidades (governamentais e não governamentais) e de programas de atendimento ao idoso no munícipio de Cajazeiras.

Assinado pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cajazeiras, José Joaquim de Oliveira Neto, o Edital tem por objetivo subsidiar o CMDIP-CZ na deliberação, monitoramento e avaliação das políticas de atendimento aos direitos dos idosos, possibilitar acesso a recursos destinados especificamente para este tipo de atividade através de termo de fomento ou colaboração, dentre outros contido no edital.

As inscrições, juntamente com a entrega da documentação, estarão abertas de 18 de março até 19 de abril, das 08h00 às 13h00, no Centro Administrativo Epitácio Leite Rolim, na Avenida Joca Claudino, onde estão instaladas a Secretaria Municipal para o Desenvolvimento Humano e a Secretaria Executiva do Conselho.

Para avaliação das documentações apresentadas pelas entidades e programas, a comissão de inscrição é formada por José Joaquim de Oliveira Neto (Membro do Conselho), Cícera Julianna Pereira Bernardo (Membro do Conselho), Gilmara Gomes da Silva (Psicóloga) e Glayzianne Albuquerque Lacerda de França (Assistente Social).

Outras informações podem ser conseguidas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cajazeiras e no próprio Edital de chamamento público.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=442&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Edital Nº 001/2024 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 11/03/2024 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Primeira do Nordeste: Cajazeiras receberá a construção da Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos

Na próxima sexta-feira (15), acontecerá em Cajazeiras a solenidade de lançamento da construção da primeira Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos (URE) da Paraíba e da Região Nordeste, por parte da empresa CR Sólidos, representando um investimento na ordem de R$ 60 milhões no município.

"Mais uma vez, Cajazeiras, que já dispõe de uma unidade de processamento de resíduos recicláveis, parte na frente e torna-se pioneira em ser o município que vai ter em seu território esse importante equipamento que tem como função principal auxiliar no gerenciamento dos resíduos sólidos, resultantes da limpeza urbana do município", ressaltou o prefeito Zé Aldemir.

O lançamento será às margens do quilômetro 490 da BR 230, a partir das 10h00 da manhã.

O prefeito Zé Aldemir e a secretária de Meio Ambiente, Branquinha Abreu e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Daianny Valêncio, convidam toda a população para participar desse momento, que será mais um marco histórico da gestão municipal de Cajazeiras, e onde teremos conhecimento de como funcionará efetivamente esse grandioso projeto que teve sua licença ambiental emitida pela Sudema recentemente.

Para confirmar presença, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (83) 98843-7966 ou 99105-0312.

#Município 26/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Prefeitura de Cajazeiras realiza agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Na próxima quarta-feira (31), a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, estará realizando o agendamento para as pessoas que queiram ou necessitem solicitar a emissão de primeira e segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional de forma gratuita.

O serviço será oferecido na Casa dos Conselhos, que fica localizada na Avenida Presidente João Pessoa, 139, em frente ao Melo Supermercado, das 7h às 9h da manhã, com os atendimentos obedecendo às 100 (cem) fichas disponíveis para o dia, distribuídas por ordem de chegada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, esse agendamento será realizado uma vez por mês.

#Município 26/01/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Caravana Social da Prefeitura de Cajazeiras realizou 150 atendimentos no Sítio Cocos na manhã desta sexta-feira (26)

Na manhã desta sexta-feira (26), o prefeito em exercício de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio, ao lado de secretários e auxiliares da administração, esteve no Sítio Cocos e participou ativamente da Caravana Social levada até aquela comunidade e que registrou o total de 150 atendimentos à população.

Promovida pela Prefeitura Municipal, a Caravana Social leva os mais diversos serviços às comunidades urbanas e rurais, seguindo orientação direta do prefeito Zé Aldemir.

No Sítio Cocos, as ações foram desenvolvidas na Escola Municipal Antônio de Souza Dias, oferecidos os serviços de SCFV, CRAS I, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Casa dos Conselhos, emissão da carteira do idoso, agendamento para carteira de identidade, Programa Bolsa Família e Programa Criança Feliz, da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

As secretarias de Educação e de Saúde também ofereceram, respectivamente, matrículas de alunos atendimentos médicos e de outras especialidades.

Marcos do Riacho do Meio voltou a falar da importância da Caravana Social para as comunidades contempladas com os serviços oferecidos e agradeceu aos secretários e equipe de profissionais envolvidos.

#Município 25/01/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeitura de Cajazeiras leva Caravana Social ao Sítio Cocos nesta sexta (26)

As comunidades do Sítio Cocos e adjacências receberão nesta sexta-feira (26), a partir das 8h da manhã, mais uma Caravana Social promovida pela Prefeitura de Cajazeiras, na Escola Municipal Antônio de Souza Dias, com a oferta de vários serviços à população, conforme determinação do prefeito Zé Aldemir.

Pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, serão oferecidos os serviços de SCFV, CRAS I, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Casa dos Conselhos, emissão da carteira do idoso, agendamento para carteira de identidade, Programa Bolsa Família e Programa Criança Feliz.

A Secretaria Municipal de Educação, dentro da Caravana Social, dará continuidade à campanha de matrículas de alunos, atendendo a todas as comunidades da região.

A Secretaria de Saúde, por sua vez, estará presente com atendimento médico, avaliação odontológica, equipe multiprofissional, testes para Covid-19 e para ISTs e sala de vacinação, tudo funcionando na UBS Higino Dias, também no Sítio Cocos.

O prefeito em exercício Marcos do Riacho do Meio se fará presente, ao lado de secretários e auxiliares da administração e destacou a importância da Caravana Social.

"Será mais um momento em que a administração municipal estará mais perto da população, atendendo de forma direta às suas necessidades sociais e de saúde, bem como com as matrículas das crianças em idade escola do Sítio Cocos e demais comunidades daquele importante setor da zona rural de Cajazeiras", enfatizou Marcos do Riacho do Meio.

#Município 22/01/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito em exercício, Marcos do Riacho do Meio, prestigia Cavalgada e destaca atuação de Quirino em Cajazeiras

O prefeito em exercício de Cajazeiras, Marcos Antônio Gomes (Marcos do Riacho do Meio), prestigiou a realização da Cavalgada da Gratidão. O evento aconteceu neste domingo (21), em Cajazeiras. Na ocasião, Marcos foi bastante cumprimentado pela população, com muitas pessoas fazendo elogios a administração exitosa da gestão municipal.

Marcos do Riacho do Meio disse que não poderia deixar de prestigiar o evento, que mantém viva uma tradição antiga da sociedade cajazeirense. Neste sentido, elogiou o homenageado da Cavalgada, o ex-prefeito Antônio Quirino de Moura. "Ele sempre atuou politicamente em defesa da cidade de Cajazeiras, com uma administração na prefeitura reconhecida até hoje, além do mandato como deputado estadual e das atuações como advogado e professor", comentou.

O professor e advogado Antônio Quirino de Moura foi prefeito de Cajazeiras entre 1973-1977, além de deputado estadual, entre 1978-1991. Natural do Sítio Boa Esperança, na região do atual Distrito de Melancia, no município de Santa Helena, Alto Sertão da Paraíba, Antônio Quirino passou a residir em Cajazeiras a partir de 1959.

#Município 19/01/2024 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito em exercício Marcos do Riacho do Meio determina início da reforma da UBS do Azevém e outras ações

O prefeito em exercício de Cajazeiras, Marcos Antônio Gomes da Silva (Marcos do Riacho do Meio), cumpriu uma extensa agenda durante a quinta-feira (18), tanto na zona rural quanto na sede, se reunindo com secretários municipais e auxiliares da administração.

Na zona rural, Marcos do Riacho Meio esteve visitando a passagem molhada do sítio Almas, que está prestes a ser concluída.

Ao lado do secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto Rolim, ele esteve no sítio Pau D'arco, onde realizaram o planejamento do corte de terra, que começa na segunda-feira (22).

Na sede do município, Marcos do Riacho do Meio participou de várias reuniões, como nas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Humano e no setor de Licitação.

Finalizando a agenda do dia, o prefeito em exercício, ao lado da secretária de Saúde, Mychelle Dantas de Almeida Noleto, e do secretário de Governo e Articulação Política, Lindbergh Lira, visitaram o distrito de Azevém, tratando da reforma da Unidade Básica de Saúde da localidade, que começa nesta sexta-feira (19).

#Município 19/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Prefeitura de Cajazeiras participa de Prêmio Sebrae com projetos na área de empreendedorismo feminino e reciclagem

A Prefeitura de Cajazeiras está participando do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024. A gestão municipal participa com os projetos "Empreendedorismo Feminino: da inviabilidade ao protagonismo" e "Recicla Cajazeiras", ambos já habilitados através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é o reconhecimento e valorização de iniciativas protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. Todo o processo é realizado pelo Sebrae, tanto a nível estadual, quanto nacional.

Em fevereiro, a gestão municipal receberá a visita técnica da equipe do Sebrae, para conferir as evidências informadas no projeto. A premiação estadual acontecerá em 31 de abril e a etapa nacional está prevista para o mês de junho.

#Município 11/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Empossados em Cajazeiras os novos membros do Conselho Tutelar

Em solenidade realizada no Auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Católica da Paraíba, na manhã dessa quarta-feira, 10, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajazeiras - COMDICA empossou os cinco Conselheiros Tutelares eleitos no Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar, para o quadriênio 2024/2027.

Foram empossados para mandato os Conselheiros(as) Brenna de Fátima Bezerra Fernandes, Stoichkov Quintino da Silva, Cícero Silva de Amurim, Maria Estelia Xavier de Oliveira e Viviana Pereira de Abreu.

A solenidade foi presidida pelo Vice Prefeito de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio e o Presidente do COMDICA, Delânio da Silva Sousa, que destacou aos presentes a importância do papel do Conselheiro Tutelar na Comunidade, e a grande responsabilidade que estavam assumindo naquele momento, desejando a eles um ótimo trabalho na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Cajazeiras.

O vice prefeito Marcos do Riacho do Meio parabenizou os Conselheiros pela assunção ao cargo, destacando a lisura de todo o certame. Destacou também a importância da participação dos conselheiros na sociedade a fim de melhor orientar a população sobre a atuação do órgão.

Na oportunidade, cinco conselheiros(as) tutelares suplentes também receberam o diploma, estando os mesmos preparados para assumir a vaga de um dos titulares em casos de vacância.

#Município 05/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Em Cajazeiras: novos conselheiros tutelares serão empossados nesta quarta-feira, dia 10

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), darão posse aos novos conselheiros tutelares do município, nesta quarta-feira, 10, em cerimônia a ser realizada no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Católica da Paraíba (antiga Fafic), a partir das 10 horas.

Os membros do Conselho Tutelar foram eleitos no último mês de outubro para o quadriênio 2024/2027, e entre as atribuições dos conselheiros destacam-se atendimento a pais ou responsáveis, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, ação social e segurança, assessorar o Poder Executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas destinados aos direitos da criança e do adolescente, além de encaminhamento às autoridade judiciárias e do Ministério Público dos casos de competência dessas instituições.

Serão empossados em Cajazeiras, os seguintes conselheiros eleitos, em outubro:

1 - Brenna de Fátima Bezerra Fernandes;

2 - Stoichkov Quintino da Silva;

3 - Cícero Silva de Amurim;

4 - Maria Estelia Xavier de Oliveira;

5 - Viviana Pereira de Abreu.

#Município 04/01/2024 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Atividades sonoras: Meio Ambiente de Cajazeiras emitirá licenças e exercerá fiscalização

O uso de equipamentos de som em Cajazeiras passa, a partir deste mês de janeiro, a ter o controle da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que exercerá o poder de licenciamento e fiscalização, de acordo com a lei vigente.

A informação é da secretária Branquinha Abreu, que fez todos os esclarecimentos necessários, em reunião com os proprietários de carros de som e promotores de eventos, com a participação também da Polícia Militar e do Batalhão Ambiental.

"A reunião foi muito importante porque havia uma apreensão diante da necessidade de legalização dessa atividade", explicou a secretária Branquinha Abreu, acrescentando que a sua pasta já tomou todas as providências para emissão das licenças e regularização das atividades envolvendo som mecânico e ao vivo, no sentido de evitar transtornos para os trabalhadores desse setor e também para a população.

#Município 28/12/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Na Caixa Econômica: Zé Aldemir assina contratos para novas obras de asfaltamento em Cajazeiras

No início da tarde desta quinta-feira, 28, o prefeito Zé Aldemir assinou, na agência da Caixa Econômica de Cajazeiras, mais dois contratos de recursos federais oriundos de emendas parlamentares para novas obras de asfaltamento na cidade.

Uma emenda é da senadora Daniella Ribeiro (PSD), no valor de R$ 2.868.000,00 (dois milhões e oitocentos e sessenta e oito mil reais); a outra do senador Veneziano Vital (PMDB), no valor de R$ 960.000,00 (novecentos e sessenta mil reais).

Os recursos foram destravados em recente viagem que o prefeito Zé Aldemir fez a Brasília, acompanhado dos secretários Thiago Andrade (Planejamento) e Laesso Antônio Abreu (Fazenda Pública).

#Município 05/12/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Repartições públicas municipais de Cajazeiras terão ponto facultativo nesta sexta-feira, 08

O Diário Oficial de Cajazeiras circulou, nessa segunda-feira, 04, com decreto de Ponto Facultativo nos órgãos municipais, na próxima sexta-feira, 08, Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Assinado pelo prefeito Zé Aldemir, o decreto de Ponto Facultativo faz ressalva aos serviços considerados essenciais e/ou de urgência.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=431&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 068 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 01/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Conselho Municipal do Idoso de Cajazeiras empossa novos membros e nova diretoria Conselho Municipal do Idoso de Cajazeiras empossa novos membros e nova diretoria
#Município 24/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Em busca do SELO UNICEF: movimentos realizam intercâmbio entre municípios

Na manhã desta sexta-feira, 24, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes e as Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cajazeiras, realizaram intercâmbio com o NUCA, da cidade de Bom Jesus.

O objetivo foi estreitar os laços entre os adolescentes dos respectivos municípios, instigando a participação e o protagonismo infanto-juvenil no meio em que estão inseridos.

Na oportunidade, os participantes conheceram as instalações do CRAS e sua funcionalidade dentro da sociedade, abordando como uma das principais temáticas a Consciência Negra. O momento foi mediado pela profissional Vitória Silva, Diretora de Articulação e Planejamento, pertencente à Secretaria Municipal das Mulheres e Diversidade Humana.

A atividade obteve um feedback muito positivo em relação às crianças e adolescentes presentes, que puderam adquirir novos aprendizados e trocar experiências.

#Município 23/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Reunião entre representantes do IBGE e secretários de Cajazeiras discute dados do último censo

A Prefeitura de Cajazeiras recebeu, nesta quinta-feira, 23, a Superintendência do IBGE na Paraíba, em reunião de planejamento e acompanhamento do CENSO, objetivando fazer uma avaliação do mapeamento dos aglomerados subnormais do território cajazeirense.

Os secretários Thiago Andrade (Planejamento), Branquinha Abreu (Meio Ambiente), Simone Macambira (Desenvolvimento Humano), Ernany Quirino (Procuradoria Geral), e José Anchieta (Comunicação), além de técnicos do município, estiveram reunidos com Fernando Lins, coordenador de Base Territorial na Paraíba, e Lamartine Candeia, Relações Institucionais do IBGE no Estado.

"Hoje foi uma reunião específica sobre os aglomerados subnormais, e o IBGE identificou, durante a coleta, alguns aglomerados na cidade de Cajazeiras. Na reunião com os secretários, a gente chega a um denominador comum sobre a divulgação dessas informações", disse Lamartine Candeia.

"A estatística desse território é importante para que a Prefeitura possa se planejar com relação à melhoria de vida dessa população, e também tem acesso a recursos específicos para ações específicas", informou Lamartine Candeia.

#Município 19/11/2023 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Igualdade Racial: programação marca Semana da Consciência Negra em Cajazeiras

As políticas públicas que envolvem o tema da Igualdade Racial serão discutidas, durante toda esta semana, em Cajazeiras, para marcar o Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira, 20 de novembro.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Gerência da Igualdade Racial, tem programação especial para marcar a data.

A secretária Rayanne Medeiros informou que a partir desta segunda-feira, 20, o tema será alvo de palestras nas escolas do Sistema Municipal de Ensino, além de eventos na quarta-feira e sexta-feira, respectivamente, na sede da Secretaria das Mulheres, no Centro Pastoral da Terra e no Leblon.

Na quarta-feira, 22, na sede da Secretaria das Mulheres, Café com Diversidade, 09h30, seguindo-se de palestra sobre o tema "Empoderamento da população LGBTQIAPNB+Negra". Às 18h, Simpósio na sede do Centro Pastoral da Terra.

Na sexta-feira, 24, a partir das 18 horas, na Praça do Leblon, Feira Cultural, com apresentação da Feira Preta, embelezamento com trancistas e apresentação musical com o Afoxé IGBADU.

#Município 08/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Prefeitura e Sebrae intensificam preparativos para feira Cajazeiras Expo Negócios

Cajazeiras vive a expectativa de grande movimentação, nos dias 16, 17 e 18 deste mês, com a realização da 4ª edição da feira Cajazeiras Expo Negócios, fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal e do Sebrae.

Nos últimos dias, as duas instituições têm intensificado todos os preparativos para receber um público estimado em 12 mil pessoas, durante as três noites de evento. Toda a estrutura está sendo montada, com a cobertura total de todo o espaço da Casa de Shows Palaccium. A medida, segundo os organizadores, é para evitar transtornos com um possível período de chuvas.

A secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cajazeiras, Daianny Valêncio, e o gerente regional do Sebrae, Thalles Vasconcelos, revelaram, em declarações à imprensa local, que está praticamente tudo pronto, inclusive, já fazendo o credenciamento do público, visando o acesso ao evento.

O prefeito Zé Aldemir assegurou que o esforço de sua gestão nessa parceria com o Sebrae e a classe empresarial é no sentido de consolidar cada vez mais a feira Cajazeiras Expo Negócios como o maior evento do interior do Estado.

#Município 07/11/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Reunião em Brasília: Zé Aldemir quer instalação de agência do BRB em Cajazeiras

Em reunião com diretores do Banco de Brasília S.A. nesta terça-feira, 07, na capital federal, o prefeito Zé Aldemir discutiu a possibilidade de instalação de uma agência da citada instituição de crédito em Cajazeiras.

"Mostramos aos dirigentes do BRB o potencial de Cajazeiras, e sua importância no contexto político, social e econômico, na região do Sertão paraibano", destacou o prefeito cajazeirense.

Com dezenas de agências instaladas em vários estados, a exemplo de São Paulo, Rio, Goiás, Alagoas e Bahia, o BRB atua como agente de desenvolvimento e tem projetos de fomento à cultura, ao esporte e turismo, entre outras atividades, gerando muitos empregos e renda.

#Município 31/10/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Repartições públicas municipais de Cajazeiras terão ponto facultativo, nesta sexta-feira, 03

A Prefeitura de Cajazeiras segue o governo do Estado, e também vai facultar o expediente aos seus servidores, nesta sexta-feira, 03, depois do feriado nacional de Finados. Decreto nesse sentido, assinado pelo prefeito Zé Aldemir, foi publicado no Diário Oficial do Município.

De acordo com o de decreto de ponto facultativo nos órgãos municipais de Cajazeiras, ficam preservados os serviços essenciais e/ou de urgência.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=428&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 056/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 03/10/2023 SECRETARIA DA FAZENDA PÚBLICA Desconto de 20%: Prefeitura de Cajazeiras lança campanha do IPTU premiado 2023

O contribuinte de Cajazeiras já pode pagar o seu IPTU 2023, e com a vantagem de desconto de 20% até 30 de novembro, além de concorrer a 15 iPhones. Os contribuintes já podem imprimir a guia no site www.cajazeiras.pb.gov.br da Prefeitura Municipal.

O secretário de Administração Tributária, Renato Filgueira, destacou a importância do pagamento dos tributos municipais em dia. "Com esses recursos dos nossos tributos, a gestão realiza obras e diversas outras ações, que refletem na melhoria da qualidade de vida da população", afirmou.

Ele citou, por exemplo, recursos dos tributos investidos em obras conveniadas com o governo federal e governo estadual, outras totalmente com recursos próprios, como é o caso do Cemitério da zona norte, além de programas mantidos pelo município, nas áreas de saúde, educação e ação social.

#Município 01/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMDICA divulga resultado oficial da eleição do Conselho Tutelar de Cajazeiras

Em Resolução publicada na noite deste domingo, 01, o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, tornou público o resultado do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027.

O total de votantes, os votos válidos e a lista dos candidatos e respectivos números de votos, bem como a posição dos 05 titulares e os 05 suplentes, estão na Resolução assinada pelo presidente do COMDICA, Delânio da Silva Sousa.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1644/DIVERSOS_009_2023_0000001.pdf" target="_blank"><b>Resultado Eleições 2023 - Conselho Tutelar</b></a>

#Município 30/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Urnas instaladas: tudo pronto para a eleição do Conselho Tutelar em Cajazeiras

As seções eleitorais estão prontas para a eleição do Conselho Tutelar, neste domingo, primeiro de outubro, em Cajazeiras. A Justiça Eleitoral e o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (COMDICA) distribuíram as urnas eletrônicas nos 12 locais de votação.

Segundo o presidente do COMDICA, Delânio Souza, todas as providências foram tomadas para garantia do processo eleitoral. Ao agradecer o apoio da Prefeitura Municipal e de todos os envolvidos no processo, ele fez um apelo para a população comparecer às seções e exercer a Cidadania.

#Município 21/09/2023 SECRETARIA DA FAZENDA PÚBLICA Prefeito Zé Aldemir entrega premiação aos contribuintes do IPTU de Cajazeiras

Na manhã desta quinta-feira, 21, no Paço Municipal, o prefeito Zé Aldemir fez a entrega das primeiras 08 motos da campanha IPTU premiado, referente ao ano de 2020. Os contemplados no sorteio receberam as chaves dos veículos das mãos do próprio gestor.

"Essa premiação é uma forma de incentivar cada vez mais nossos contribuintes a pagar o IPTU em dia, contribuindo para a gestão investir em obras e ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de todos", disse o prefeito Zé Aldemir.

#Município 11/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Eleição do Conselho Tutelar: definidos locais de votação em Cajazeiras

A população cajazeirense já pode verificar os locais de votação, na eleição do Conselho Tutelar, marcada para o próximo dia 1º de outubro. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), divulgou, nesta segunda-feira (11), a resolução 07/2023, com os locais de votação para o Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar mandato 2024/2027.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conta com o apoio da Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, na realização do Processo de Escolha do Conselho Tutelar 2023, bem como com a parceria do Ministério Público do Estado da Paraíba e do Tribunal Regional Eleitoral.

O Processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar acontecerá no dia 1º de outubro, em todo o território nacional, como estabelece a Resolução 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A votação acontecerá das 8h às 17h, de acordo com os padrões estabelecidos pelo TRE/PB.

Para votar, o cidadão deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, comparecer ao local de votação munido do título eleitoral e documento de identificação com foto, e escolher um candidato que deve atuar no município.

Ao todo, Cajazeiras contará com 12 locais de votação, e a Resolução com essas informações encontra-se disponível no Diário Oficial do Município.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1641/DIVERSOS_007_2023_0000001.pdf" target="_blank"><b>Locais de Votação</b></a>

#Município 07/09/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Hasteamento dos pavilhões e formatura militar marcam o 7 de Setembro em Cajazeiras

A data comemorativa da Independência do Brasil foi marcada em Cajazeiras, na manhã deste 7 de Setembro, com a tradicional solenidade de Hasteamento dos pavilhões, no Paço Municipal, reunindo autoridades do Executivo, Legislativo e comandantes militares.

Na ocasião, o Tiro de Guerra 07-011, e as representações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, se concentraram na Avenida Juvêncio Carneiro. O vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, acompanhado de vereadores e auxiliares da gestão, representou o prefeito Zé Aldemir.

#Município 04/09/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Facultativo: órgãos municipais de Cajazeiras não funcionarão nesta sexta-feira, 08

A Prefeitura de Cajazeiras decretou ponto facultativo em suas repartições públicas da administração direta e indireta, nesta sexta-feira, dia 08, em virtude do feriado de 07 de Setembro.

Nesse sentido, decreto assinado pelo prefeito Zé Aldemir já foi publicado no Diário Oficial do Município, ressalvando que serão preservados os serviços essenciais e/ou de urgência.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=412&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 046/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 01/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Imposto de Renda Solidário: Cajazeiras atinge a terceira maior arrecadação do Estado

Cajazeiras mostrou mais uma vez o seu poder de mobilização em favor de uma causa nobre: atingiu neste ano de 2023, a terceira maior arrecadação do Estado com a campanha do Imposto de Renda Solidário, desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria para o desenvolvimento Humano.

Foram quase 110 mil reais para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através das doações de até 3% deduzidas dos contribuintes cajazeirenses no momento da declaração do imposto de renda.

Iniciada na gestão do prefeito Zé Aldemir, a campanha cresce a cada ano, e os recursos arrecadados já financiam importantes projetos de entidades e instituições que trabalham com políticas de apoio às crianças e adolescentes.

A secretária Simone Macambira, destacou o decisivo apoio do prefeito Zé Aldemir para o sucesso das campanhas, além da participação dos contadores e empresários. "É uma soma de esforços que tem contribuído para o município se destacar em todo o Estado na arrecadação", comentou a titular da pasta do Desenvolvimento Humano.

#Município 30/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Debate intenso: Cajazeiras realiza Conferência de Segurança Alimentar

Com o tema "Comida de verdade, Democracia e Equidade", foi realizada, nesta terça-feira, 29, a 2ª Conferência de Segurança Alimentar de Cajazeiras, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano.

Durante toda a manhã, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Católica da Paraíba (antiga FAFIC), segmentos sociais ligados ao tema debateram várias propostas, visando avançar em políticas públicas nesse setor.

"A realização dessa conferência nos dá a oportunidade de discutir com vários segmentos ações voltadas para a efetivação de políticas públicas voltadas para segurança alimenta", destacou a secretária Simone Macambira, citando os avanços atingidos pela atual gestão do prefeito Zé Aldemir nessa área.

Segundo Simone, os programas voltados para o atendimentos das famílias em situação de vulnerabilidade social cumprem importante papel, e precisam avançar cada vez mais no combate à fome. "É nesse sentido, que debatemos e aprovamos propostas para serem levadas à Conferência Estadual", completou.

#Município 29/08/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Aderindo à mobilização: Prefeitura de Cajazeiras paralisa atividades nesta quarta-feira, 30

O Município de Cajazeiras está integrado à mobilização liderada pela FAMUP, em protesto contra as recentes quedas nas cotas do FPM. Nesse sentido, decreto municipal suspende, nesta quarta-feira, 30, as atividades nos órgãos municipais, mantendo-se os serviços essenciais de saúde, na Policlínica, SAMU e CDI, além de limpeza pública, trânsito e vigilância.

O decreto de ponto facultativo considera que o atual cenário é de extrema dificuldade, em virtude das quedas de receita, e a paralisação desta quarta-feira, 30, visa sensibilizar o governo federal a socorrer os municípios.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=410&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 045/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 28/08/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Zé Aldemir oficializa doação de terreno para construção da Unidade do Laureano de Cajazeiras

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, 28, em João Pessoa, o prefeito Zé Aldemir fez a doação oficial da escritura do terreno para construção da Unidade de Oncologia de Cajazeiras.

O ato contou com a participação dos dirigentes da Fundação e do Hospital Napoleão Laureano, Marcelo Lucena, Carneiro Arnaud e Marcílio Cartaxo, e das reitoras do Centro Universitário Santa Maria, Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda, além do representante do Cartório Antônio Holanda e da CDL, Stanley Lira, e do presidente da Associação Cajazeirense de Imprensa, Jota França.

O terreno para construção da Unidade de Oncologia Dr. Jackson Dervile Araruna foi doado pela Prefeitura de Cajazeiras. A obra será construída pelo Centro Universitário Santa Maria, instituição parceira da Fundação Napoleão Laureano e da Prefeitura para viabilizar a iniciativa.

#Município 19/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMDICA divulga lista de aprovados em prova para Seletivo do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA - divulgou, neste sábado 19 de agosto, a lista dos aprovados na prova escrita do certame, realizado no dia 06 passado. Todos os candidatos e candidatas que obtiveram nota igual ou superior a 70 pontos estão aprovados.

É importante ressaltar que o período reservado para recursos se dará nos dias 21 e 23 de agosto, e dia 28 desse mesmo mês o prazo para resposta dos recurso. A campanha eleitoral terá início apenas no dia 1º de setembro.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=398&pg=diariooficial" target="_blank"><b>A seguir, a Resolução e lista completa dos aprovados publicado no Diário Oficial.</b></a>

#Município 18/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Cajazeiras - Casamento Comunitário reúne grande público na Praça da Matriz de Fátima

Seguindo a programação dos 160 anos de aniversário da terra do Padre Rolim, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, realizou, na noite dessa quinta-feira, 17, cerimônia de Casamento Comunitário.

A segunda edição do citado evento reuniu dezenas de casais, seus familiares e grande público, na Praça da Matriz Nossa Senhora de Fátima, correspondendo a expectativa da Comissão Organizadora.

Ao lado do juiz Dr. Ricardo Amorim, que presidiu a cerimônia, o prefeito Zé Aldemir cumprimentou os casais e o público. Na ocasião, enalteceu todo o esforço de sua equipe de gestão para realização com muito êxito do Casamento Comunitário.

#Município 18/08/2023 SECRETARIA DA FAZENDA PÚBLICA IPTU premiado: Prefeitura de Cajazeiras realiza sorteio de prêmios com contribuintes

Na manhã desta sexta-feira, 18, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria da Fazenda Pública, realizou sorteio de 24 motos do IPTU Premiado dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Presidido pelo secretário executivo de Administração Tributária, Renato Filgueira, o sorteio realizado no Paço Municipal, fez parte da programação comemorativa ao aniversário da cidade. Renato Filgueira explicou que será preciso o cumprimento de um prazo de cinco dias para qualquer processo de contestação. Em seguida, começará a entrega dos veículos, de acordo com o ano do pagamento.

#Município 12/08/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Aniversário de Cajazeiras: programação tem anúncio de novas obras, eventos culturais e Xamegão

Cajazeiras já vive a expectativa de uma semana de muita movimentação, com a realização das comemorações do aniversário da cidade e de nascimento de seu filho mais ilustre, o padre Inácio de Souza Rolim.

O prefeito Zé Aldemir abre a programação nesta terça-feira, 15, e até o próximo dia 22, data maior das celebrações, deverá inaugurar várias obras e anunciar novos investimentos, principalmente em pavimentação asfáltica. "Vamos comemorar esse aniversário, entregando obras e anunciando muitas novidades para os cajazeirenses", disse Zé Aldemir.

Durante o período, a cidade também viverá intensa movimentação cultural: lançamento de livros, recital de poesia e shows musicais, com destaque para o Festival Prata da Casa e o Xamegão.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, revelou que Cajazeiras deverá receber muitos cajazeirenses e cajazeirados residentes em João Pessoa, Recife, Fortaleza e em outras cidades, que estão confirmando presença nos eventos festivos.

"Toda essa movimentação que está sendo esperada, com muitas reservas já sendo feitas nos hotéis da cidade, vai aquecer o comércio e a economia em geral", afirmou o secretário Ubiratan di Assis.

#Município 09/08/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Festa de Cajazeiras: programação prestigia artistas locais em eventos públicos

A Prefeitura de Cajazeiras definiu toda a programação comemorativa aos 160 anos de aniversário da cidade. A abertura oficial será feita pelo prefeito Zé Aldemir, neste próximo dia 15, no paço municipal.

Durante o período de 15 a 22 deste mês, a gestão municipal vai entregar obras e anunciar novos investimentos na cidade e na zona rural, além de realizar vários eventos culturais, com destaque para a festa do Xamegão e o 1º Festival Prata da Casa, no Leblon, reunindo muitos artistas locais.

O secretário de Comunicação, José Anchieta, afirmou que a gestão Zé Aldemir desenvolve todos os esforços para celebrar com alegria e muito entusiasmo o aniversário da cidade do Padre Rolim.

#Município 08/08/2023 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO REFIS 2023: prazo para contribuintes quitarem débitos na Prefeitura de Cajazeiras se encerra em 18 deste mês

Os contribuintes de Cajazeiras com débitos tributários no município têm até o dia 18 deste mês para se beneficiarem do Programa de Recuperação Fiscal-REFIS 2023, lançado pela gestão.

De acordo com o programa, são várias opções de parcelamento, com vantagens para pessoas físicas e jurídicas quitarem seus débitos em até 24 vezes, possibilitando também o pagamento à vista com 100% de desconto de juros e multas.

Os interessados em resolver as questões tributárias devem comparecer à Procuradoria Jurídica do Município de Cajazeiras, na Rua Valdenez Pereira de Sousa, centro, no horário das 08 às 13 horas.

#Município 07/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Prefeitura de Cajazeiras promove capacitação para candidatos ao cargo de conselheiro tutelar

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, e do COMDICA, promoveu nos dias 03 e 04, capacitação para os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar do município.

O evento foi realizado no Centro de formação de Professores, anexo da Biblioteca Municipal Castro Pinto e contou com a participação da secretária para o Desenvolvimento Humano, Simone Cartaxo, representantes do COMDICA e de 25 pré candidatos que estão concorrendo às vagas.

Entre os assuntos debatidos, a real função do Conselheiro Tutelar, pontos importantes relacionados ao ECA e a humanização no atendimento.

"Estamos promovendo um primeiro momento de diálogo e capacitação com os candidatos. Aqui neste espaço, estamos levantando questões, buscando soluções e tirando dúvidas de todos", disse o Presidente do COMDICA, Delânio da Silva Sousa.

Os palestrantes foram Dr. Rodrigo André, Advogado e Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Saúde e as Assistentes Sociais Roselita Albuquerque e Gissânia Pereira, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social.

Já no domingo, 06, ocorreu a prova escrita, que é parte dos requisitos aos quais os candidatos estão se submetendo. A prova foi realizada na Escola Costa e Silva, e o resultado está previsto para o dia 23 deste mês de agosto. Todo o processo é de responsabilidade da empresa Naza Projetos e Serviços.

As eleições serão realizadas no dia 01 de outubro, e os Conselheiros Eleitos assumirão em janeiro de 2024.

#Município 01/08/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS No voo inaugural: ao lado do governador João Azevedo, Zé Aldemir enaltece conquista

O aeroporto regional de Cajazeiras foi palco, na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, de um momento histórico: o início dos voos regionais Cajazeiras/Recife, pela empresa Azul Linhas Aéreas.

Na ocasião, o prefeito Zé Aldemir voltou a destacar a importância das linhas áreas para o desenvolvimento de Cajazeiras e da região, e agradeceu ao governador João Azevedo, bem como a colaboração da senadora Daniella Ribeiro, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, da deputada estadual Dra. Paula e da classe empresarial, liderada pelo presidente da CDL, Alexandre Costa. "Todos deram a sua colaboração, mas foi a vontade política do governador João Azevedo decisiva para essa conquista", disse o chefe do executivo cajazeirense, também registrando o apoio do vice-governador Lucas Ribeiro.

Zé Aldemir lembrou sua luta juntamente com a deputada Dra. Paula e o empresário Alexandre Costa, participando de reuniões na SUDENE e também com o deputado Aguinaldo Ribeiro para concretização desse sonho dos cajazeirenses e sertanejos. "Hoje, estamos celebrando essa grande conquista juntamente com o governador João Azevedo e sua equipe. "O momento é de gratidão a todos e, principalmente, ao governador, que foi decisivo e determinado nessa conquista", disse Zé Aldemir.

#Município 13/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Prefeitura de Cajazeiras realizará Casamento Comunitário 2023, em agosto

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, realizará o casamento comunitário 2023, uma oportunidade única para casais que desejam oficializar sua união. As inscrições para o evento serão realizadas nestes dias 13 e 14 de julho, no CRAS I, localizado no bairro São Francisco, e CRAS II, situado no Bairro Pio-X.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar a seguinte documentação: RG e CPF dos noivos, Certidão de Nascimento para os solteiros, Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio para os divorciados e Certidão de Casamento com Anotação de Óbito, juntamente com a Certidão de Óbito do Falecido(a) para os viúvos(as), ambos atualizados em até 120 dias. Além disso, é necessário fornecer um comprovante de residência atualizado.

A organização do casamento comunitário também solicita informações sobre os pais dos noivos, como data de nascimento (ou falecimento, se for o caso), naturalidade, profissão e endereço.

O casamento comunitário será realizado no próximo dia 17 de agosto, contemplando cem casais, proporcionando-lhes uma cerimônia especial para o início dessa nova fase de suas vidas.

Essa iniciativa da Prefeitura de Cajazeiras visa fortalecer e valorizar as relações familiares, promovendo a união de casais que, muitas vezes, não têm condições financeiras para realizar uma cerimônia tradicional.

Portanto, se você tem o sonho de se casar, essa é a oportunidade perfeita para oficializar sua união de forma especial e gratuita. Não perca tempo e faça sua inscrição nos CRAS I e CRAS II nos dias 13 e 14 de julho de 2023. A felicidade espera por você no casamento comunitário 2023 de Cajazeiras.

#Município 13/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Equipes da Prefeitura de Cajazeiras e do Sebrae avançam em projetos de parcerias

Nessa quarta-feira (12), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Prefeitura de Cajazeiras recebeu a visita do consultor do Sebrae/PB, Eduardo Costa, e também do gestor de politicas públicas do órgão, Tiago Oliveira.

A titular da pasta municipal, Daianny Valêncio, revelou que foi mais um alinhamento para o Selo de Referência Sebrae Qualidade em Atendimento. Ela disse que o Sebrae e a gestão do prefeito Zé Aldemir estão alinhados em importantes parcerias, sempre visando o desenvolvimento de Cajazeiras.

#Município 04/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E RECURSOS HÍDRICOS Trabalho no campo: Prefeitura de Cajazeiras avança na recuperação de estradas vicinais

O programa de restauração das estradas vicinais de Cajazeiras está em fase adiantada. No momento, todo o esforço está concentrado na região Leste, conforme programação definida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos.

"Toda a região oeste já foi concluída. Agora estamos avançando em toda a área leste, seguindo determinação do prefeito Zé Aldemir", afirmou o secretário Neto da Vila Nova.

Ele adiantou que o programa será reforçado com novos equipamentos, e a expectativa é de recuperação de todas as estradas até o próximo mês de setembro. "Pedimos a compreensão das comunidades rurais, porque estamos trabalhando para atender a todos no menor espaço de tempo possível", concluiu Neto da Vila Nova.

#Município 22/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Imposto de Renda Solidário: Prefeitura de Cajazeiras celebra convênios para financiar projetos

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, e o COMDICA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), reuniram, nessa quarta-feira, 21, instituições que tiveram projetos selecionados em Edital para receberem recursos do FIA 2023.

Na ocasião, o prefeito Zé Aldemar, a secretária Simone Macambira e o presidente do COMDICA, Delânio Sousa, assinaram os convênios, destinando 150 mil reais para as instituições que desenvolvem projetos para crianças e adolescentes.

O prefeito Zé Aldemir destacou a importância da iniciativa do Imposto de Renda Solidário na vida de muitas crianças e adolescentes, possibilitando que as instituições que desenvolvem trabalhos com esse segmento da sociedade, tenham esse apoio financeiro.

O gestor também fez questão de agradecer a solidariedade da categoria dos contadores, da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, empresários e toda a sociedade, pela destinação de parte do seu imposto de renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

#Município 21/06/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Repartições municipais de Cajazeiras terão ponto facultativo dias 23 e 29 deste mês

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circulou, nesta quarta-feira, 21, com decreto do Executivo de Ponto Facultativo nos órgãos municipais, nos dias 23 (véspera de São João) e 29 (Dia de São Pedro), com ressalvas para os serviços considerados essenciais.

Assim, a exemplo do que acontecerá nas repartições estaduais, os servidores públicos municipais de Cajazeiras terão estes dois dias: 23 e 29 de expediente facultativo.

O Dia de São João, 24, já é feriado municipal por lei. Como este ano cai num sábado, a feira livre de Cajazeiras será antecipada para sexta-feira, 23.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=382&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 034/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 14/06/2023 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Atualização cadastral: Instituto de Previdência de Cajazeiras lança Censo 2023 de beneficiários

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 14, o IPAM (Instituto de Assistência e Previdência Municipal) de Cajazeiras lançou o Censo 2023, para proceder a atualização cadastral de seus beneficiários.

O presidente do Instituto de Previdência, João Vítor Mendes, falou sobre a importância do atendimento ao chamamento. "Todos precisam atualizar seus cadastros para que o órgão continue atuando de forma organizada e cumprindo os compromissos previstos em lei.

João Vítor alertou que os aposentados e pensionistas do IPAM têm um período de 60 dias, de 15 de junho a 15 de agosto, para atualizarem suas fichas cadastrais. Ele adiantou que haverá atendimento presencial e também online, para facilitar o acesso de todos.

Na ocasião da solenidade, o IPAM e o Conselho Municipal do Idoso também lançaram a campanha "Junho Violeta", que visa despertar a sociedade a combater qualquer tipo de desrespeito ou violência contra idosos. O presidente do Conselho do Idoso, Jônattas Cavalcante, que também é secretário de Articulação Política, e representou o prefeito Zé Aldemir, disse que há muitos casos de pressão sobre aposentados, no que diz respeito a empréstimos consignados, e que isso precisa ser combatido.

#Município 12/06/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Registro do terreno do Laureano: Zé Aldemir agradece gesto do Cartório Antônio Holanda

A Prefeitura de Cajazeiras cumpriu, nesta segunda-feira, 12, junto ao Cartório Antônio Holanda, mais uma etapa para viabilizar a construção, por parte da Universidade Santa Maria, da Unidade Avançada do Hospital Napoleão Laureano.

Representando o prefeito Zé Aldemir, o Dr. Ernany Quirino, procurador geral do município, procedeu a Escritura e Registro do terreno permutado para doação à Fundação Laureano, com a colaboração do casal titular do referido Cartório, Dolores e Lira, que pagou todas as despesas cartoriais para efetivação do processo.

O prefeito Zé Aldemir agradeceu o gesto de Dolores e Lira, e destacou que a obra do Laureano em Cajazeiras é uma realidade e ficará marcada na história da cidade. "É uma causa que sensibiliza porque vai diminuir o sofrimento de muita gente que precisa se deslocar para João Pessoa em busca do tratamento", afirmou o prefeito, ao registrar também a iniciativa decisiva para essa conquista de Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda, titulares da Santa Maria.

O prefeito Zé Aldemir confirmou a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da obra, em Cajazeiras, no próximo dia 20, com a presença dos diretores da Fundação e do Hospital Napoleão Laureano, e também das reitoras Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda.

#Município 06/06/2023 SECRETARIA DA FAZENDA PÚBLICA Prefeitura de Cajazeiras lança REFIS 2023 com até 100% de desconto em juros e multas

Os contribuintes de Cajazeiras podem regularizar créditos tributários, até o próximo dia 18 de agosto, com várias opções de parcelamento e descontos. Isso é possível com a instituição do Programa de Recuperação Fiscal - REFIS 2023, publicado em primeiro de junho deste ano.

O novo REFIS municipal de Cajazeiras possibilita uma série de vantagens para os contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, que podem quitar seus débitos em até 24 parcelas, com a opção também de pagamento à vista e 100% de desconto em juros de multas de mora.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=379&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Publicação no Diário Oficial</b></a>

#Município 06/06/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Em Brasília: prefeito Zé Aldemir tenta liberar recursos de obras conveniadas com o governo federal

Na capital federal desde o início da semana, o prefeito Zé Aldemir visita ministérios e se reúne com parlamentares paraibanos, na tentativa de destravar a liberação de recursos para conclusão de obras em Cajazeiras.

Entre as obras conveniadas com o governo federal em Cajazeiras, três estão na dependência da liberação desses recursos: o novo prédio do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), o portal de entrada da cidade e a nova praça Onésio Uchôa. São investimentos de mais de um milhão de reais, somando-se com a contrapartida do município.

Nesta terça-feira, 06, o prefeito Zé Aldemir cumpre agenda de reuniões com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e com a senadora Daniela Ribeiro, entre outros parlamentares, buscando solução para essas obras, além de outros investimentos para a terra do Padre Rolim, notadamente, nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.

#Município 02/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Prefeitura de Cajazeiras divulga relação de projetos selecionados pelo COMDICA para o Fundo da infância e Adolescência

Foi divulgado nesta quinta feira, 01 de junho de 2023, o resultado final dos projetos selecionados para serem feitos convênios com a Secretaria Municipal para o Desenvolvimento Humano e receberem recursos oriundos do Fundo da Infância e Adolescência - FIA de Cajazeiras.

Onze projetos, totalizando 150 mil reais, foram aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), ligado à Secretaria Municipal para o Desenvolvimento Humano, como seleção junto ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA).

Pelo Edital, as instituições que tiveram os seus projetos aprovados deverão encaminhar a documentação necessária à Secretaria Municipal para o Desenvolvimento Humano para o estabelecimento da parceria, que consta de um termo de colaboração entre a administração pública e as entidades da Sociedade Civil que desenvolvem atividades voluntárias com Crianças e Adolescentes em nosso Município. Após a parceria firmada, as instituições receberão os recursos aprovados para o desenvolvimento dos seus respectivos projetos.

A comissão de avaliação dos Projetos foi constituída pela Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Elinete Rolim, pela Presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social Roselita Albuquerque e pelo Presidente do Conselho Municipal de Educação, Abraão Vitoriano que deliberaram sobre os projetos que atendem às políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes do município de Cajazeiras.

#Município 02/06/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeitura de Cajazeiras decreta feriado de Corpus Christi dia 08 e ponto facultativo dia 09

As repartições públicas, instituições bancárias e o comércio em geral fecham suas portas, em Cajazeiras, na próxima quinta-feira, 08, Dia de Corpus Christi. O feriado municipal foi decretado pelo prefeito Zé Aldemir, considerando a tradição religiosa na cidade de celebração da data.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, desta sexta-feira, 02. Além do feriado na quinta-feira, 08, também foi decretado ponto facultativo na sexta-feira, 09, nos órgãos municipais, mantendo-se os serviços essenciais.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=379&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 032/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 13/05/2023 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Fechando a programação: Festival de Cultura Negra reúne muita gente na feira livre de Cajazeiras

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Gerência da Igualdade Racial, encerrou, na manhã deste sábado, 13, a programação da Semana da Cultura Negra, marcada por muitos eventos.

O 1º Festival de Cultura Negra, realizado nesta manhã, na feira livre, no centro da cidade, fechou a programação, que foi aberta, na quarta-feira, 10, pelo prefeito Zé Aldemir.

Durante toda a manhã, houve também a instalação de serviços das áreas de saúde e social, tais como: atendimento do Bolsa Família e vacinação contra Covid e Influenza.

A titular da pasta da Mulheres, Rayanne Medeiros, destacou o apoio do prefeito Zé Aldemir e das secretarias parceiras na realização das atividades desenvolvidas, durante toda a semana. "Toda a mobilização da gestão junto aos segmentos envolvidos foi fundamental para o sucesso da nossa programação", afirmou Rayanne.

#Município 10/05/2023 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Não ao Racismo: Caminhada abre Semana da Cultura Negra em Cajazeiras

Nesta quarta-feira, 10, foi aberta em Cajazeiras, a programação da Semana da Cultura Negra, com a realização de uma Caminhada pelas principais ruas centrais da cidade.

Realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Gerência da Igualdade Racial, a Caminhada denominada de "Cajazeiras diz não ao Racismo", reuniu representantes de entidades e movimentos sociais contra o racismo.

Acompanhado de secretários municipais, o prefeito Zé Aldemir participou do evento, e no final, destacou a importância da luta contra qualquer tipo de discriminação racial. "A nossa gestão tem esse compromisso de despertar a sociedade e realizar ações, sempre visando a garantia dos direitos de todos", declarou.

#Município 08/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Inscrições para projetos de captação de recursos do FIA se encerram nesta sexta-feira, 12

As Inscrições do Edital de Chamamento Público para chancela de projetos a serem trabalhados para captação de recursos oriundas do Fundo Municipal da Infância e Adolescência - FIA de Cajazeiras, se encerram na próxima sexta-feira, 12.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e a Secretaria Municipal para o Desenvolvimento Humano informam que já está aberto o edital para projetos que visam a proteção e defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes. Serão R$ 150 mil em recursos para estes projetos, disponibilizados pelo Fundo para Infância e Adolescência (FIA).

O edital consiste na seleção de projetos sociais, inovadores ou complementares às políticas públicas básicas, voltados à proteção dos adolescentes e crianças do município. Do valor disponibilizado de R$150 mil para financiamento, atingindo R$15 mil por projeto, cada Instituição pode inscrever até 3 projetos. As inscrições ocorrem de forma presencial, e se encerram no dia 12 de maio de 2023, em horário de atendimento ao público das 8h às 13h, na Secretaria Municipal para o Desenvolvimento Humano, localizada na Avenida Joca Claudino, sn, Centro Administrativo.

O edital já está publicado no site da Prefeitura da Prefeitura Municipal de Cajazeiras e pode ser acessado pelo link <a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=372&pg=diariooficial"><b>Edital Nº 002/2023</b></a>. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail <a href="mailto:comdicacz@gmail.com"><b>comdicacz@gmail.com</b></a>

#Município 08/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Cajazeiras - Estado e Prefeitura iniciam programa de segurança alimentar "Prato Cheio"

Lançado em Cajazeiras, nesta segunda-feira, 08, com a presença da secretária Pollyanna Dutra, o programa de segurança alimentar Prato Cheio, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Ao lado da secretária municipal para o Desenvolvimento Humano, Simone Macambira, a representante do Estado, Pollyanna Dutra, explicou o funcionamento do programa em Cajazeiras, com a distribuição diária de mil refeições, entre café da manhã, almoço e jantar. Na ocasião, foi distribuído o primeiro almoço das pessoas cadastradas pelo município.

A secretária municipal para o Desenvolvimento Humano, Simone Macambira, que representou o prefeito Zé Aldemir na solenidade, enalteceu a importância da parceria com o Estado. Ela disse que o município cadastrou 335 pessoas em situação de vulnerabilidade social para o citado programa.

Em declarações à imprensa, o prefeito Zé Aldemir agradeceu o empenho da secretária Pollyanna Dutra e do governo do Estado para implantação do Prato Cheio em Cajazeiras, e assegurou que a equipe municipal de Desenvolvimento Humano está determinada a fazer a parceria e colaborar com a operacionalização do programa.

#Município 27/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMDICA realiza 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 6ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta quinta-feira (27), reunindo diversas pessoas que discutiram "A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".

O evento é uma ação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e foi realizado das 07 às 13h, no auditório do Faculdade Católica da Paraíba, com o objetivo de ampliar debates e a mobilização social nas três esferas de governo. Além disso, a conferência avaliou os reflexos da pandemia da Covid na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, construindo propostas de ação e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós pandemia.

De acordo com a organização, outra intenção foi ampliar e consolidar a participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos.

O Presidente do COMDICA, Delânio da Silva Sousa, disse que Cajazeiras está vivendo um momento histórico em que se abriu para ouvir os adolescentes e contar com a sua participação efetiva na composição de políticas públicas. Segundo ele, os adolescentes costumam falar "Você não me escuta", e esta é a oportunidade de serem ouvidos.

Representando o prefeito Zé Aldemir, a secretária Municipal para o Desenvolvimento Humano, Simone Macambira, falou da importância de se trabalhar para assegurar os direitos da criança e do adolescente. "A discussão de políticas para este público é fundamental, principalmente nesse tempo pós pandemia, em que muitas famílias foram afetadas. Tenho orgulho em fazer parte de uma gestão que trabalha em rede para que estas políticas públicas possam se tornar realidade", completou.

<b>DISCUSSÃO</b>

Durante a conferência foram trabalhados cinco eixos temáticos, com os seguintes subtemas:

<b>Eixo I:</b> Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;

<b>Eixo II:</b> Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19;

<b>Eixo III:</b> Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia;

<b>Eixo IV:</b> Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

<b>Eixo V:</b> Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -19.

Além dos debates, no encontro foram eleitos delegados e definidas propostas para uma discussão mais ampla na conferência estadual e, posteriormente, na conferência nacional da criança e do adolescente.

#Município 22/04/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito Zé Aldemir lamenta morte de Dr. Oscar e decreta luto em Cajazeiras

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, lamentou o falecimento do médico Oscar Sobral Neto, ocorrido neste sábado, 22, afirmando que Cajazeiras e o Sertão perdem um grande profissional, com relevantes serviços prestados à Medicina da região, durante muitos anos.

Zé Aldemir disse que o Dr. Oscar merece todas as homenagens dos cajazeirenses e sertanejos, pois exerceu a Medicina com muita dedicação aos que mais precisam. O prefeito decretou luto oficial de três dias em Cajazeiras.

#Município 15/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Abril Azul: prefeito Zé Aldemir abre Simpósio Regional do Autismo em Cajazeiras

Em mais um importante evento da programação do Abril Azul, mês dedicado à conscientização do autismo, o prefeito Zé Aldemir abriu, na manhã deste sábado, 15, no Teatro Íracles Pires, o 2º Simpósio Regional para pais de autistas de Cajazeiras, reunindo representantes de instituições que cuidam de crianças e adolescentes com esse transtorno do espectro autista e profissionais que atuam nessa área.

Ao lado da secretária de Desenvolvimento Humano, Simone Cartaxo, Zé Aldemir falou sobre a importância do encontro, com uma mensagem aos pais. "Estou aqui emocionado e muito feliz ao participar de uma discussão tão importante para a vida de muitas famílias, que enfrentam dificuldades com filhos autistas", disse o prefeito, enaltecendo a iniciativa da gestão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Zé Aldemir destacou ações concretas de sua gestão, no sentido de se solidarizar e apoiar a luta de todos os envolvidos com essa causa. Ele citou, por exemplo, a recente instalação do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar, uma iniciativa pioneira no Sertão, visando assistir alunos do sistema municipal de ensino que apresentam esse transtorno, garantindo seus direitos e mais inclusão social.

O Núcleo de Atendimento Multidisciplinar funciona com atendimento especializado de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

#Município 13/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Autismo: Cajazeiras promove Simpósio Regional, neste sábado, 15

O Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo, continua pautando importantes eventos de discussões em Cajazeiras. Neste sábado, 15, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, realiza o 2º Simpósio Regional de Informação para pais de autistas que cuidam com amor. Será a partir das 08 horas, no Teatro Íracles Pires.

A secretária Simone Macambira informou que o evento será aberto pelo prefeito Zé Aldemir, devendo reunir palestrantes especialistas no assunto, em importantes painéis e mesas redondas. Os direitos dos autistas dentro da escola e os desafios dos docentes no processo de escolarização dessas pessoas, estarão em pauta, durante toda a manhã.

#Município 05/04/2023 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA PROCON Municipal de Cajazeiras participa de Mutirão de Renegociação de Dívidas

O consumidor cajazeirense e sertanejo tem a oportunidade de ser contemplado com o 49º Mutirão de Renegociação de Dívidas, que acontecerá, presencialmente, em Cajazeiras, nos próximos dias 11, 12 e 13 deste mês, das 08 às 15 horas, na sede da CDL Cajazeiras, localizada na Rua Padre José Tomaz, 334, Centro.

O Mutirão é uma parceria entre o PROCON Estadual e o PROCON Municipal de Cajazeiras e as empresas CAGEPA, ENERGISA, CDL, SPC Brasil, empresas de telefonia, TV's por assinatura, Empreender/PB, entre outras instituições.

Vale ressaltar que as instituições financeiras, empresas de telefonia e TV's por assinatura irão disponibilizar oportunidade de negociação através da plataforma consumidor.gov.br.

O diretor do PROCON de Cajazeiras, Armando Viana, destacou que o mutirão presencial é importante porque será realizado sem a necessidade de agendamento prévio, e sim, apenas através da entrega de senhas de atendimento.

Ele também revelou que, para o bem de todos os consumidores, essa ação conjunta tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras e do Governo do Estado da Paraíba.

"É uma oportunidade do consumidor renegociar suas dívidas e recuperar o crédito, ajudando a fomentar a economia", comentou o dirigente do PROCON local.

Mais informações:

Envie mensagem para whatsapp (83)99392-2384 ou acesse as mídias sociais do PROCON Municipal.

#Município 04/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Selo Unicef: Cajazeiras atinge metas e fortalece políticas da criança e do adolescente

A Prefeitura de Cajazeiras segue fortalecendo suas políticas públicas para a criança e o adolescente. A cidade cumpriu mais duas etapas rumo ao Selo Unicef: o Plano Municipal para a Primeira Infância e a articulação com o Conselho Municipal.

O plano municipal é válido por dez anos (2023/2033), e fortalece a primeira infância. Já a articulação com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente tem o papel de avaliar a execução das atividades previstas no plano.

A secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Simone Macambira, avalia como positiva a participação de Cajazeiras no cumprimento das metas. Ela disse que esses avanços tornam a cidade referência nas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.

#Município 03/04/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Semana Santa: repartições municipais de Cajazeiras terão ponto facultativo, nesta quinta-feira, 06

A Prefeitura de Cajazeiras decretou ponto facultativo nos órgãos municipais, nesta quinta-feira, 06, seguindo uma tradição de possibilitar aos seus servidores públicos participarem das programação religiosa da Semana Santa. Na sexta-feira, 07, já é feriado.

Nesse sentido, o decreto assinado pelo prefeito Zé Aldemir foi publicado no Diário Oficial do Municipio, de 31 de março, e faz exceção aos serviços essenciais e/ou de urgência.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=373&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 025/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 01/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Mês do Autismo: Caminhada Azul pelas ruas centrais de Cajazeiras reúne muita gente

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, realizou grande evento, neste sábado, 01 de abril, para marcar o início da Campanha de Conscientização do Autismo, o chamado Abril Azul.

A 1ª Caminhada Azul em Cajazeiras reuniu vários estabelecimentos de ensino, instituições e entidades envolvidas com a causa, além de pais e crianças autistas, conduzindo cartazes alusivos à campanha, que visa despertar a sociedade para compreender e promover a proteção e a igualdade, garantindo a plenitude de todos os direitos das pessoas com algum tipo de deficiência.

A secretária de Desenvolvendo Humano, Simone Macambira, que representou o prefeito Zé Aldemir, falou no encerramento do evento, e destacou o compromisso e as políticas públicas que a atual gestão municipal vem desenvolvendo, no sentido de ajudar as instituições que trabalham com o autismo na cidade.

Ela disse que a determinação do prefeito Zé Aldemir é sempre no sentido de fortalecer as políticas públicas no âmbito da gestão e envolver a sociedade nessa importante causa.

#Município 30/03/2023 SECRETARIA DA FAZENDA PÚBLICA Participação popular: Prefeitura de Cajazeiras lança consulta pública para definição de Orçamento

A população cajazeirense pode opinar sobre os investimentos públicos do município nas diversas áreas. A atual gestão está lançando seu Orçamento Participativo, mecanismo que permite a participação popular na definição das prioridades para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Assim, a gestão oferece a oportunidade das pessoas influenciarem nas decisões sobre a aplicação dos recursos públicos. E todos podem participar preenchendo o formulário de identificação no link abaixo.

<a href="https://docs.google.com/forms/d/1Ad94XP_dQsZ8WqBiMy81qnOe24RD6HVCHo9jjciRE0Y/edit" target="_blank"><b>Orçamento Participativo - LDO e LOA/2024</b></a>

#Município 29/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Lançado Edital para projetos de captação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foi publicado no Diário Oficial do Município, datado de 28 de março, o Edital de chamamento público para projetos não governamentais com vistas à captação de recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajazeiras.

Assinado pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajazeiras (COMDICA), Delânio da Silva Sousa, o Edital esclarece todos os pontos aos interessados em firmar o termo de convênio que tem como objetivos "serviços de defesa, proteção, promoção e atendimento aos direitos da criança e do adolescente".

As inscrições estarão abertas de 29 de março de 2023 até 12 de maio de 2023, sendo de 08:00h ao 12:00h, no Centro Administrativo Epitácio Leite Rolim, na Avenida Joca Claudino, com a entrega do projeto original com as páginas numeradas sequencialmente, rubricadas e assinadas pelo representante, em envelope lacrado e endereçado ao COMDICA e/ou pelo e-mail: <a href="mailto:comdicacz@gmail.com"><b>comdicacz@gmail.com</b></a> com o título: "PROJETO - FIA EDITAL 02/2023.

Cada Entidade poderá apresentar de 01 (um) até 03 (três) projetos diferentes, sendo aprovado por entidade no máximo 02 (dois) projetos. O valor máximo de cada projeto será de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

Para avaliação dos projetos apresentados pelas entidades, a comissão de análise será formada pelos presidentes dos conselhos municipais de Saúde - Elinete Lourenço, Educação - Abraão Vitoriano de Sousa e Assistência Social - Roselita Albuquerque.

Outras informações podem ser conseguidas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cajazeiras e no próprio Edital de chamamento público.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=372&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Edital Nº 002/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 29/03/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Voos para Cajazeiras: prefeito Zé Aldemir participa de reunião do governador com a Azul

Nesta quarta-feira, 29, o prefeito Zé Aldemir participou, ao lado do deputado deputado federal Aguinaldo Ribeiro, de reunião do governador João Azevedo com representantes da Empresa Azul, oportunidade em que foi anunciado, oficialmente, o primeiro voo para Cajazeiras.

O governador anunciou o início da operação da Azul Linhas Aéreas em Cajazeiras para o próximo mês de junho, com três voos semanais para Recife, ampliando o serviço no Sertão do Estado.

Comemorando a conquista, o prefeito Zé Aldemir disse que estará ao lado do governador João Azevedo, no lançamento das Linhas Aéreas de Cajazeiras, no próximo mês. "Estamos realizando um grande sonho dos cajazeirenses e sertanejos", comentou Zé Aldemir, ao lembrar a luta, ao seu lado, do presidente da CDL, Alexandre Costa, representando o segmento empresarial.

#Município 27/03/2023 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Dirigentes do IPAM se reúnem com auditores ficais para discutir benefícios previdenciários

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 27, auditores ficais da Prefeitura de Cajazeiras se reuniram com João Vitor Mendes e Gislane Silva, respectivamente, superintendente e diretora financeira do Instituto de Assistência e Previdência do Município (IPAM).

Na pauta, alguns benefícios previdenciários que são reivindicados pela categoria, a exemplo da paridade. O superintendente João Vitor revelou que as questões tratadas com os auditores foram encaminhadas ao jurídico do órgão previdenciário para análise.

#Município 23/03/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Na FUNASA: prefeito Zé Aldemir tenta liberação de recursos para obra de adutora rural

Em Brasília, onde encaminha vários pleitos de interesse de Cajazeiras, o prefeito Zé Aldemir esteve, na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da FUNASA, juntamente com a superintendente do órgão na Paraíba, Vírginia Veloso e o secretário municipal de Infraestrutura, Alisson Lira (Neguin do Mondrian).

O gestor cajazeirense discutiu possíveis investimentos em saneamento básico e pleiteou a liberação de novos recursos do convênio da obra da adutora rural de Boqueirão de Piranhas para 27 comunidades da região leste do município.

Zé Aldemir argumentou que essa obra está avançando bem, e os recursos precisam ser liberados para sua continuação no ritmo atual. "É uma obra das mais importantes, porque vai garantir o abastecimento d'água de centenas de famílias dessas comunidades rurais", destacou o prefeito Zé Aldemir.

#Município 23/03/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Em reunião com Aguinaldo Ribeiro, Zé Aldemir consegue novos recursos para Cajazeiras

Na tarde desta quinta-feira, 23, o prefeito Zé Aldemir (PP), participou de reunião com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e assessores, discutindo a liberação de recursos federais para obras de infraestrutura em Cajazeiras.

Segundo informou o secretário Neguin de Mondrian, que acompanha o prefeito em Brasília, o prefeito cajazeirense conseguiu juntamente com o deputado Aguinaldo Ribeiro destravar recursos de 03 milhões de reais para os novos investimentos na cidade.

Zé Aldemir continua na capital federal até esta sexta-feira, 24, mantendo encontros com parlamentares Paraibanos e representantes de órgãos federais, apresentando pleitos de interesse de Cajazeiras e agilizando a liberação de recursos já empenhados para as diversas áreas da gestão municipal.

#Município 22/03/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Em Brasília: prefeito Zé Aldemir cumpre agenda em busca de novos investimentos para Cajazeiras

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), está em Brasília, desde essa terça-feira, 21, onde cumpre intensa agenda de visitas aos gabinetes de parlamentares Paraibanos, além de audiências em vários ministérios.

Entre os diversos pontos de sua pauta na capital federal, o gestor cajazeirense tenta a liberação de recursos para obras de pavimentação e aquisição de equipamentos para serviços de infraestrutura urbana e rural.

Em contato com imprensa local, nesta manhã de quarta-feira, 22, direto de Brasília, Zé Aldemir revelou que terá reuniões com a senadora Daniela Ribeiro e com os deputados Aguinaldo Ribeiro e Wellington Roberto, para tratar da questão de uma possível desativação do Posto da Polícia Rodoviária Federal de Cajazeiras. "Não podemos admitir que o posto de Cajazeiras seja desativado, e essa será uma das nossas pautas aqui em Brasília," disse Zé Aldemir, ao ser questionado sobre o assunto.

#Município 21/03/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Em reunião: prefeito Zé Aldemir discute com presidente do TJ construção do novo Fórum de Cajazeiras

Na manhã desta terça-feira, 21, acompanhado do advogado e ex-deputado Antônio Quirino de Moura, o prefeito Zé Aldemir se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito. Em pauta, a construção do novo Fórum de Cajazeiras.

Na ocasião, o gestor cajazeirense recebeu a garantia do presidente do TJ, da construção da importante obra, tão sonhada e reclamada pela sociedade local, principalmente pelo segmento jurídico.

Zé Aldemir também aproveitou o momento para reivindicar a transferência do atual imóvel do Fórum para uso da Prefeitura em contrato de comodato ou de doação definitiva, após a edificação da nova sede.

O prédio será construído no Bairro Jardim Soledade, na zona leste da cidade, em terreno adquirido e doado pela Prefeitura de Cajazeiras ao Tribunal de Justiça do Estado.

#Município 03/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE No gabinete municipal: diretor do Laureano apresenta projeto arquitetônica da Unidade Oncológica de Cajazeiras

Na manhã desta sexta-feira, 03, no gabinete do prefeito Zé Aldemir, o diretor do Hospital Napoleão Laureano, o médico cajazeirense Marcílio Cartaxo apresentou a planta arquitetônica da Unidade Avançada de Cajazeiras, cuja obra será construída pelas empresárias Ana Goldfarb e Sheila Lacerda, do Centro Universitário Santa Maria.

Na presença de membros da gestão municipal e de empresários representantes da CDL, e ainda com a participação do prefeito Zé Aldemir por videoconferência, o diretor do Laureano tratou de todos os detalhes finais para liberação da área a ser construída.

"Foi mais um passo importante para avançarmos no projeto de construção da Unidade Avançada de Cajazeiras", definiu o Dr. Marcílio Cartaxo, que destacou o empenho do prefeito Zé Aldemir na doação do terreno.

Ao receber o projeto arquitetônico, o secretário municipal de Planejamento, Thiago Andrade, afirmou que foram resolvidas todas as pendências para a doação do terreno, cujo projeto de lei deverá ser encaminhado para aprovação do legislativo cajazeirense.

#Município 03/03/2023 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS Dirigente do PROCON Minicipal de Cajazeiras participa de evento nacional

Na atual gestão do prefeito Zé Aldemir, Cajazeiras continua avançando em contínuo desenvolvimento e crescimento, e tem protagonizado destaque em diversas área do cenário nacional, agora por sua vez ganha mais notoriedade na área jurídica com o constante crescimento e ascensão do PROCON Municipal.

Desde a sua fundação em 2021, através do seu representante Armando Viana (coordenador executivo) o Órgão tem participado de diversos eventos importantes, e hoje, por sua vez, está presente na comitiva paraibana juntamente com a Dra. Kessia Liliana, superintendente do PROCON Estadual e outros PROCONs do Estado, na 29ª Reunião Ordinária na SENACON - Secretaria do Consumidor em Brasília.

Armando Viana e demais representantes de PROCONs de todo o Brasil foram recebidos pelo Sr. Wadih Damous (secretário nacional da SENACON) para debater assuntos importantes na defesa do consumidor, neste mês especial de comemoração do Dia do Consumidor, em 15/03. Outros assuntos relevantes, entre eles, o "aumento dos preços dos combustíveis" pós anunciada e efetivada a desoneração do imposto federal sobre os combustíveis, que nesse momento desafiador compete cooperação, atenção e acompanhamento de todos os Órgãos, suas respectivas equipes e governos em todo o Brasil.

Ainda sobre o dia do CONSUMIDOR, a data relembra o discurso feito em 15 de março de 1962 por John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos. Ele defendeu que todo consumidor tem direito à segurança, à informação, à escolha e ao direito de ser ouvido. No Brasil, a data assume um significado especial, já que foi quase no mesmo dia, em 11 de março, só que do ano de 1991, que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor. O CDC é considerado uma das mais avançadas legislações sobre o assunto no mundo.

Reconhecendo a importância dessas datas e as conquistas já alcançadas na Defesa do Direito do Consumidor, o PROCON Municipal de Cajazeiras (PROCON CZ), preparou uma programação especial repleta de novidades para homenagear o seu dia por todo esse mês, do qual chamamos o "Mês do CONSUMIDOR".

Acompanhem a programação do PROCON CZ nas mídias sociais do Órgão. Mais informações, entre em contato via WhatsApp: (83)99293-2384.

#Município 01/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMDICA lança edital para selecionar entidades com atividades voltadas para atender crianças e adolescentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) com o apoio da Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, lançou Edital de chamamento público, com o objetivo de selecionar organizações da sociedade civil que desenvolvam no âmbito do município atividades voltadas à criança e ao adolescente, visando a ocupação de assento no referido conselho, biênio 2023/2024.

O citado Edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Município, desta quarta-feira, 01 de março deste ano, com todas as informações necessárias aos interessados.

As inscrições estão abertas de 01 a 08 de março do corrente ano, e serão gratuitas, realizadas mediante a apresentação de documentação a ser entregue na sede da Secretaria para o Desenvolvimento Humano, no horário das 8 às 12 horas.

#Município 24/02/2023 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Cajazeiras - Zé Aldemir e Dra Paula participam de abertura da Campanha da Fraternidade 2023

Nessa quinta-feira, 23, acompanhado da deputada estadual Dra Paula Francinete, o prefeito Zé Aldemir participou dos eventos de abertura, em Cajazeiras, da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema "Fraternidade e Fome".

O lançamento aconteceu no Centro de Acolhimento Santa Dulce dos Pobres, da Diocese de Cajazeiras, com uma missa celebrada pelo bispo Dom Francisco de Sales. Vários padres, representantes de segmentos sociais e moradores em situação de rua, além de famílias assistidas pela Diocese, também participaram do momento.

Após a celebração que marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade em todas as paróquias de Cajazeiras, o prefeito Zé Aldemir e a deputada Dra Paula participaram de um jantar ao lado do bispo diocesano com moradores em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social.

#Município 18/02/2023 OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO Procon Municipal de Cajazeiras faz alerta aos consumidores neste período de carnaval

O Procon Municipal de Cajazeiras alerta aos consumidores quanto aos cuidados que devem ser tomados para que não sejam lesados. Para realizar seus pagamentos a população tem utilizado mais os cartões de débitos ou créditos. E com a chegada de novas tecnologias, fica cada vez mais fácil manusear esses novos sistemas, um deles é o cartão de aproximação onde o cliente utiliza o cartão sem inseri-lo na maquininha que para efetuar os seus pagamentos é só aproximar o cartão da maquininha e aguardar o processamento por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC), que pode ser traduzido para "comunicação por campo de proximidade" onde as informações são transmitidas do cartão para a maquininha através de um código.

Com o crescimento do uso do cartão por aproximação também surgiram os golpes. Golpistas têm aproveitado locais de grande movimentação e encostado a maquininha e debitado valores financeiros sem que o consumidor perceba.

ORIENTAÇÕES:

- Para quem não usa muito esse tipo de serviço, a orientação é desabilitar a função de pagamento por aproximação através de aplicativo;

- Débito pode ser feito a apenas 4 cm distância;

-Caso o consumidor prefira continuar a usar, que possível, guarde o cartão em lugar seguro e fora da vista dos criminosos. Por exemplo, não guardar no bolso da calça ou na mochila;

- Use carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam. Use papel laminado para revestir o cartão, fazendo com que haja o bloqueio da radiofrequência;

- O valor máximo para transação via aproximação varia de acordo com a bandeira do cartão. É preciso verificar o valor junto a operadora do cartão;

- Há também operadoras de cartão de crédito que limitam as transições diárias;

- O consumidor pode cadastrar o número do telefone para que a cada transação ele receba um sms confirmando aquela compra. Essa ação poderá ajudar ao consumidor tomar conhecimento no momento que estiver sendo realizado a compra indevida;

- Em caso de efetivação da transação bancária deve-se realizar o bloqueio do cartão e a contestação junto a empresa do Cartão utilizado.

Para atendimentos, reclamações e denúncias na cidade de Cajazeiras ou para consumidores residentes aqui, recomendamos que o(a) consumidor(a) procure o PROCON Municipal presencialmente ou através do nosso WhatsApp munido de informações e documentos para que possamos tomar as devidas providências.

O PROCON Cajazeiras fica localizado à Rua Valdenez Pereira de Souza, s/n, Centro, prédio anexo ao Ministério do Trabalho. O nosso WhatsApp (83)99293-2384.

Mais informações, entre em contato com o PROCON Cajazeiras pelos canais: WhatsApp (83)99293-2384, Instagram <a href="https://instagram.com/procondecajazeiraspb" target="_blank"><b>@procondecajazeiraspb</b></a> e pelo <a href="https://facebook.com/proconcz" target="_blank"><b>facebook.com/proconcz</b></a> página oficial do Facebook.

#Município 14/02/2023 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Em Cajazeiras: Zé Aldemir decreta ponto facultativo nos dias 20 e 21 e até às 13h da quarta-feira de cinzas

Os órgãos municipais de Cajazeiras terão horário de expediente alterado durante o período de Carnaval. O prefeito Zé Aldemir decretou Ponto Facultativo nos dias 20 e 21 (segunda e terça de Carnaval), estendendo a medida até às 13 horas da quarta-feira de cinzas, dia 22.

Assim, as repartições municipais de Cajazeiras, com exceção dos serviços essenciais, fecham na sexta-feira, dia 17, e só voltarão a abrir na quarta-feira de cinzas, dia 22, a partir das 13 horas.

O chefe do executivo cajazeirense ressaltou a importância da medida, a exemplo do que ocorre em todas cidades que promovem festividades carnavalescas, notadamente em Cajazeiras, onde o evento é considerado um dos maiores do Estado.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=367&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Decreto Nº 013/2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 06/02/2023 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Conselho da Igualdade Racial de Cajazeiras empossa seus membros e elege diretoria

Em reunião ordinária, realizada sábado, 04, a primeira deste ano, o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, empossou seus membros e elegeu a Mesa Diretora composta por presidente, vice e dois secretários para o biênio 2023/2025.

Os mediadores foram Luzia Trajano (secretária de Políticas Públicas para as Mulheres), e Jusciê Alves (titular da Gerência de Igualdade Racial).

No final do encontro, a secretária Luzia Trajano e o gerente Jusciê Alves destacaram a importância da instalação do Conselho para a garantia das lutas em favor dos direitos da população negra, comunidade cigana e dos quilombolas, entre outros segmentos.

#Município 19/01/2023 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Prefeitura de Cajazeiras vai eleger e instalar Conselho Municipal da Igualdade Racial

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realiza, neste sábado, 21, a eleição para instalação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Será às 09h30, no auditório da Secretaria de Desenvolvendo Humano, na Avenida Joca Claudino, na zona norte.

A secretária das Mulheres, Luzia Trajano, e o titular da Gerência de Igualdade Racial, Jusciê Alves, informaram que o processo de escolha dos conselheiros acontecerá, simultaneamente, com a instalação do referido conselho.

"Esse processo segue uma proposta aprovada no 1º Simpósio Municipal da Consciência Negra, e que visa fortalecer cada vez mais as políticas públicas da atual gestão de garantir os direitos da população negra", explicou a secretária Luzia Trajano.

#Município 01/12/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Em discurso: prefeito Zé Aldemir saúda chegada do grupo Mix Mateus a Cajazeiras

"Cajazeiras recebe com entusiasmo esse empreendimento, que gera muitos empregos e renda para nossa gente", afirmou o prefeito Zé Aldemir, durante a inauguração, nesta quinta-feira, 01, do empreendimento do ramo de supermercado, o Mix Mateus, instalado no bairro de Capoeiras, zona sul da cidade.

O chefe do executivo cajazeirense disse que a sua gestão tem trabalhado sempre nessa linha de estimular e fortalecer o crescimento econômico, citando as políticas públicas que implementa para criar esse ambiente favorável à chegada de novos investimentos privados.

Ao saudar a chegada do Mix Mateus a Cajazeiras, Zé Aldemir disse que a sua gestão esteve sempre ao lado do presidente e demais integrantes do grupo, desde os primeiros passos na cidade até a abertura oficial, nesta quinta-feira.

#Município 29/11/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Simpósio da Consciência Negra em Cajazeiras é realizado com sucesso

Nesta terça-feira, 29, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Cajazeiras, por meio de sua Gerência da Igualdade Racial, realizou o 1º Simpósio Municipal, com o tema "Zumbi dos Palmares, uma Herança Cultural e Histórica no Movimento da População Negra no Brasil".

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reunindo expressivo público interessado na temática, e durante toda a manhã, discutiu importantes propostas para fortalecer as políticas públicas desse segmento da sociedade.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Marta Gerusa, agradeceu ao vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, que representou o prefeito Zé Aldemir, e a todos os participantes, destacando o empenho da Gerência da Igualdade Racial para o êxito do simpósio.

Ela aproveitou para reforçar a importância, nesta quarta-feira, 30, do lançamento do edital de chamamento público para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cajazeiras. Esse conselho, segundo afirmou, vai contribuir para fortalecer as lutas pela igualdade Racial.

#Município 28/11/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Cajazeiras realiza Simpósio da Consciência Negra, nesta terça-feira, 29

O mês da Consciência Negra será encerrado em Cajazeiras, com importante evento, nesta terça-feira, 29. Será o 1º Simpósio Municipal, com o tema "Zumbi dos Palmares, uma Herança Cultural e Histórica no Movimento da População Negra no Brasil".

Numa realização da Prefeitura Municipal, por meio da Gerência da Igualdade Racial da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o evento acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a partir das 08 horas da manhã, reunindo todo o segmento local envolvido na referida temática.

A secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Marta Gerusa, informou que na quarta-feira, 30, será lançado o edital de chamamento público para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cajazeiras.

#Município 23/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Na Sudene: prefeito Zé Aldemir e deputada Paula tratam da implantação de linhas aéreas em Cajazeiras

Na tarde desta quarta-feira, 23, acompanhado da deputada estadual Dra. Paula, do empresário Alexandre Costa e do secretário Thiago Andrade, o prefeito Zé Aldemir participou de importante reunião, na Sudene, em Recife, tratando da implantação de voos comerciais regulares para o aeroporto de Cajazeiras.

Na reunião com a presença de Dirigentes e técnicos da Sudene, representantes de empresas de aviação e prefeitos de várias cidades nordestinas, o chefe do executivo cajazeirense fez uma explanação da viabilidade de funcionamento das linhas aéreas em Cajazeiras, mostrando todo o potencial da cidade e da região para o incremento do desenvolvimento sustentável.

O prefeito Zé Aldemir também conversou separadamente com o gerente de expansão da empresa Azul, tratando de detalhes sobre a viabilidade da implantação de um voo comercial de Cajazeiras/João Pessoa.

O assunto também é pauta de um encontro que deverá acontecer em São Paulo, entre o deputado federal Aguinaldo Ribeiro e representantes da empresa Azul, conforme entendimento anteriormente firmado entre o prefeito Zé Aldemir, a deputada Dra. Paula e o representante da classe empresarial, Alexandre Costa, com o parlamentar paraibano.

"Estamos trabalhando e avançando bem para concretizarmos esse sonho de Cajazeiras", comentou o prefeito Zé Aldemir, após a reunião na Sudene, que discutiu o plano de expansão da aviação no Nordeste.

#Município 17/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Reconhecimento nacional: Cajazeiras é premiada por boas práticas na gestão pública

Classificado entre os três municípios paraibanos, na categoria entre 30 mil a 100 mil habitantes, Cajazeiras recebeu, nesta quinta-feira, o prêmio "Band Cidades Excelentes", do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.

Na solenidade de entrega da premiação, em João Pessoa, o prefeito Zé Aldemir foi representado pela deputada estadual Dra. Paula Francinete, que destacou os avanços e o potencial do município cajazeirense, no contexto social e econômico do Estado.

O Prêmio do Grupo Bandeirantes visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, levando-se em consideração as boas práticas da gestão pública. A avaliação é feita com base no Índice de Gestão Municipal Aquila, que é uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila.

Essa avaliação é baseada em pilares importantes das gestões municipais, tais como: saúde, educação, mobilidade, desenvolvimento econômico, eficiência fiscal e transparência. Cajazeiras foi classificada com o melhor desempenho nos itens desenvolvimento socioeconômico, saúde e bem-estar.

#Município 25/10/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Dia do Servidor: Zé Aldemir decreta ponto facultativo nos dias 03 e 04 de novembro

Em decreto publicado, nesta terça-feira, 25, o prefeito José Aldemir transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, nos órgãos municipais de Cajazeiras para 03 de novembro, estendendo a medida também para o dia 04.

Assim, o expediente nas repartições municipais de Cajazeiras será normal, nesta sexta-feira, 28, Dia do Servidor Público, que será compensado com o ponto facultativo de 03 e 04 de novembro, quinta e sexta da próxima semana, depois do feriado de Finados. Neste período de feriado prolongado, os serviços considerados essenciais ficam assegurados.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/356/120_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 049/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 19/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Casamento comunitário: 100 casais oficializam união civil em cerimônia promovida pela Prefeitura de Cajazeiras

A noite da quinta-feira, 18 de agosto, foi de realização dos sonhos para 100 casais de Cajazeiras com a realização do casamento comunitário promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Presidida pelo Dr. Ricardo Amorim, juiz da comarca de Cajazeiras, a cerimônia foi um sucesso total, com a oficialização da união civil dos casais que se inscreveram junto à Secretaria de Desenvolvimento Humano, no período determinado e apresentação dos documentos exigidos.

O prefeito José Aldemir também se fez presente à Praça Nossa Senhora de Fátima, em frente à Igreja Matriz, onde foi realizado o evento, para prestigiar e parabenizar os casais pelo importante passo nas suas vidas.

#Município 11/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Semana da Cidade: prefeito Zé Aldemir abre eventos comemorativos do aniversário de Cajazeiras

Em solenidade pública, realizada no Paço Municipal, o prefeito Zé Aldemir abriu, oficialmente, as festividades alusivas aos 159 anos de Emancipação Política de Cajazeiras, e também de aniversário de nascimento do fundador da cidade, Padre Inácio de Souza Rolim.

Acompanhado do vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, de vereadores, secretários municipais e representantes militares, o chefe do executivo ressaltou a importância da dupla comemoração e convidou a população a participar efetivamente dos eventos culturais e das solenidades de inauguração de obras, cuja programação se estende até o dia 22, data maior das homenagens.

O prefeito Zé Aldemir aproveitou a oportunidade para destacar as várias obras que serão entregues durante o período. "A nossa cidade vive um novo tempo de prosperidade e honestidade, o que tem resultado em obras e ações para melhoria da qualidade de vida da população", afirmou.

#Município 11/08/2022 SECRETARIA DE PLANEJAMENTO Ocupação de áreas urbanas: secretários discutem regularização junto à CEHAP

Em reunião nesta quinta-feira, 11, na sede da CEHAP (Companhia Estadual de Habitação Popular), em João Pessoa, os secretários Thiago Andrade (Planejamento), Renato Filgueira (Administração Tributária), e Ernany Quirino (Procuradoria-Geral), acompanhados do consultor Leonardo Varandas, por determinação do prefeito Zé Aldemir, discutiram com a presidente do órgão, Emília Correia Lima e o diretor de Patrimônio, Tarcísio Morais Leite, alternativas para regularização de áreas urbanas ocupadas por centenas de famílias, no Conjunto Pio-X, na Zona Norte da cidade.

Os secretários avaliaram que o encontro foi positivo, e veem avanços nos entendimentos entre a Prefeitura de Cajazeiras e a CEHAP para solução do problema, dando o título definitivo de posse às famílias residentes na referida área.

O que ficou acordado, inicialmente, é que novas reuniões deverão acontecer entre o prefeito Zé Aldemir e a comissão de auxiliares para se avançar no procedimento de regularização desses imóveis. O prefeito Zé Aldemir tem recomendado todo o esforço possível para resolver esse problema que existe há décadas.

#Município 07/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Cajazeiras em festa: prefeito Zé Aldemir abre comemorações do aniversário da cidade, nesta quinta, dia 11

Inaugurações de obras, eventos culturais e muito forró no Xamegão, marcam a programação dos 159 anos de Cajazeiras, com início nesta quinta-feira, 11, se estendendo até o Dia da Cidade, 22 de agosto.

O prefeito Zé Aldemir abre, oficialmente, a programação, neste dia 11, em solenidade marcada para às 08 horas da manhã, no Paço da Prefeitura. Em seguida, às 10h, lança V Concurso Literário LERARTE, na Biblioteca Municipal. No final da tarde, inaugura o Espaço Cultural de Cajazeiras, que homenageia o saudoso teatrólogo Eliezer Rolim. E à noite, abre o Xamegão 2022.

Depois de dois anos fora do calendário de eventos juninos, em virtude da pandemia, o Xamegão será realizado, excepcionalmente, este ano, nos dias 11, 12 e 13, dentro da Semana da Cidade, e terá como atrações na primeira noite, Bonde do Brasil, Biguinho Show, Cigano do Arrocha e Cavaleiros do Forró.

Até o dia 22, data maior das comemorações alusivas aos 159 anos de Emancipação Política de Cajazeiras e de aniversário de nascimento do Padre Rolim, o prefeito Zé Aldemir entrega à população várias obras de pavimentação de ruas e avenidas, unidades de saúde reformadas e novas ações em todas as áreas da gestão municipal.

#Município 19/07/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Aniversário de Cajazeiras: Prefeitura prepara calendário de eventos e inaugurações de obras

Agosto é o mês de aniversário de Emancipação Política de Cajazeiras e de nascimento do seu fundador, o padre Inácio de Souza Rolim. Para celebrar as duas importantes datas, a Prefeitura Municipal já discute a programação a ser cumprida, no período de 01 a 22.

O prefeito Zé Aldemir afirmou que deverá entregar à população várias obras, notadamente, nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde e assistência social, além da realização de eventos culturais e turísticos, que deverão atrair muita gente à cidade.

O Xamegão, tradicional evento junino de Cajazeiras, este ano, será realizado, excepcionalmente, nos dias 11, 12 e 13 de agosto, e está inserido na programação comemorativa.

Reuniões estão acontecendo entre os secretários municipais e representantes de segmentos da sociedade, discutindo a realização do Xamegão fora de época e também do desfile civico, que acontece no dia 22 de agosto. Nessa segunda-feira,18, na Secretaria de Educação, membros da Comissão Organizadora do desfile, discutiram com as forças de segurança (PM, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e SCTrans), a realização do evento.

#Município 30/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Cajazeiras assegura liberação de novos recursos federais para obras conveniadas

Nesta quinta-feira, 30, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, foi informado pelo gabinete do deputado Aguinaldo Ribeiro sobre a liberação de novos recursos para custeio da Saúde e para obras conveniadas com o governo federal, no município.

O secretário municipal da Fazenda Pública, Laesso Abreu, que está em Brasília, tratou, nos últimos dias, da liberação desses recursos extra-orçamentários, conseguidos pelo gestor cajazeirense junto ao parlamentar.

Segundo a informação colhida junto ao próprio Gabinete de Aguinaldo Ribeiro, são dois milhões e meio para a saúde, 500 mil reais para a conclusão de uma Escola com 06 salas de aula, no Distrito de Divinópolis e 500 mil para novas obras de pavimentação de ruas na cidade.

#Município 30/06/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Zé Aldemir acompanha início das obras de asfaltamento do Estado em Cajazeiras

Na tarde desta quinta-feira, 30, o prefeito Zé Aldemir acompanhou de perto o início das obras de asfaltamento das 23 ruas conseguidas junto ao governador João Azevedo.

A primeira rua a ser contemplada com a pavimentação foi a Desembargador Boto, na zona leste da cidade, onde a Prefeitura realizou um trabalho de nivelamento do calçamento e deverá revitalizar o canteiro central.

O prefeito Zé Aldemir voltou a destacar a importância da parceria com o governo do Estado para a realização de obras na cidade. "Estamos muito satisfeitos com o cumprimento desse compromisso do governador com Cajazeiras, atendendo o nosso pleito, durante audiência com a participação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e da deputada estadual Dra. Paula", comentou.

#Município 29/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Aumento de casos de Covid: Zé Aldemir torna obrigatório uso de máscara no âmbito da gestão de Cajazeiras

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, assinou decreto na manhã desta quarta-feira, 29, tornando obrigatório o uso de máscara em todos os órgãos da administração municipal.

A partir deste dia 29, portanto, será exigido o uso de máscara de todos os servidores da administração municipal direta e indireta, nos ambientes de trabalho, bem como só terá acesso a esses locais o cidadão que esteja usando o referido equipamento de proteção.

No mesmo decreto, o prefeito Zé Aldemir faz uma recomendação a toda a sociedade cajazeirense para se proteger do vírus da Covid-19, usando a máscara, que é um equipamento importante para se evitar o contágio da doença.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/353/118_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 040/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 09/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Celebração de Corpus Christi: prefeito Zé Aldemir decreta feriado municipal em Cajazeiras

O Diário Oficial de Cajazeiras circula, nesta quarta-feira, 08, com decreto de feriado municipal, no próximo dia 16, data tradicional de forte celebração de Corpus Christi.

Com isso, o Município de Cajazeiras terá dois feriados religiosos, neste mês de junho: 16 - Corpus Christi, e 24 - Dia de São João.

Nestas duas datas, fecham o comércio em geral, os bancos e as repartições públicas em todos os níveis, mantendo-se em funcionamento apenas os serviços considerados essenciais e/ou de urgência.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/352/118_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 039/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 06/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Conquista: prefeito Zé Aldemir assina termo de cessão e recebe em definitivo imóvel da antiga Vara do Trabalho

O prédio da antiga Junta do Trabalho, onde está instalada a Secretaria de Educação de Cajazeiras, agora pertence, definitivamente, a Prefeitura Municipal. Na manhã desta segunda-feira, 06, o prefeito Zé Aldemir recebeu a doação oficial.

Na sede da Superintendência do Patrimônio da União, em João Pessoa, o gestor cajazeirense assinou, juntamente com o representante federal, o termo de cessão. Até então, havia apenas uma cessão de uso por determinado período.

Zé Aldemir comemorou a conquista do prédio, que agora foi incorporado ao patrimônio do município, e agradeceu o empenho do superintendente Dr. Artur e sua equipe, em mais essa parceria com o governo federal.

A conquista, segundo ressaltou Zé Aldemir, representa economia e eficiência para o município, pois o imóvel reúne todas as condições de pleno funcionamento da Secretaria de Educação, sem a necessidade de novas locações.

#Município 02/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Cajazeiras - prefeito Zé Aldemir assina ordens de serviço para início de novas obras na cidade

Na manhã desta quinta-feira, 02, o prefeito Zé Aldemir assinou três ordens de serviço para início de novas obras em Cajazeiras: um portal de entrada da cidade, reforma e ampliação da Escola Cecília Estolano Meireles, através de convênio federal, e construção de equipamentos de esporte e saúde na Praça do Leblon, com recursos estaduais de uma emenda impositiva da deputada Estela Bezerra.

Ao autorizar o início dessas novas obras, o prefeito Zé Aldemir voltou a destacar a participação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e também da deputada estadual Dra. Paula, na viabilização dos investimentos para Cajazeiras. "Não podemos deixar de registrar o reconhecimento a essa ação parlamentar de todos que destinam recursos para a nossa cidade", comentou o chefe do executivo cajazeirense.

#Município 27/05/2022 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Luto na política: Zé Aldemir lamenta morte de Severino Dantas e decreta luto oficial no município

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), lamentou, hoje, em declarações à imprensa, o falecimento do ex-vereador Severino Dantas Fernandes. "Perdemos um grande cidadão e político combativo, que exerceu o mandato em Cajazeiras, com muita dignidade", comentou o gestor cajazeirense.

Ao externar seus sentimentos aos familiares de Severino Dantas, o prefeito Zé Aldemir afirmou que assinou decreto de luto oficial no município por 03 dias.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/351/118_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 038/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 17/05/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Mais trabalho: Zé Aldemir acompanha obras de recapeamento asfáltico de avenidas de Cajazeiras

Na manhã desta terça-feira, 17, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir ((PP), acompanhou de perto as obras de pavimentação das avenidas Francisco Matias Rolim e José Américo de Almeida, na zona norte da cidade.

Na ocasião, o prefeito cajazeirense constatou a qualidade das obras executadas pela empresa Niemaia Construções, e voltou a enaltecer a parceria com o deputado Aguinaldo Ribeiro para liberação dos recursos junto ao governo federal. "Estamos felizes com a concretização dessas obras, muito importantes para a nossa mobilidade urbana", comentou.

Depois do recapeamento das avenidas Francisco Matias Rolim e José Américo de Almeida, na zona norte, a empresa se deslocará para a zona sul da cidade para asfaltamento da Rua Tenente Otacílio Fernandes.

#Município 02/05/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA Nova praça: prefeito Zé Aldemir enaltece empreendimento da Família Claudino em Cajazeiras

Em solenidade de inauguração da Praça Francisquinha Fernandes, realizada na tarde desta segunda-feira, 02, o prefeito Zé Aldemir falou sobre a importância do empreendimento na zona norte da cidade. "Cajazeiras ganhou um belo projeto urbanístico, que vai contribuir muito para desenvolver cada vez mais essa área da cidade", afirmou.

O chefe do executivo enalteceu a iniciativa e a importância da homenagem à matriarca da Família Claudino, que foi representada, na ocasião, pelo empresário Nairton Claudino.

A deputada estadual Dra. Paula Francineti ficou encantada com o projeto, e destacou a participação da Família Claudino em Cajazeiras, cujas raízes continuam muito presentes e fortes na vida da cidade.

Dra. Paula e Zé Aldemir ainda fizeram questão de registrar a visão empreendedora dos empresários Alexandre Costa e Humberto Cartaxo Júnior, além do toque de arte dado à obra por Elis Regina da Silva Carolino e Nonato Saraiva, responsáveis pelo projeto arquitetônico.

#Município 26/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Selo Unicef: Cajazeiras realiza Fórum Comunitário para definir Políticas Públicas Municipais

Acontece em Cajazeiras nesta quarta-feira, dia 27 de abril, o 1° Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2021-2024, numa articulação do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - COMDICA e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.

Com apoio da Prefeitura de Cajazeiras, por meio das Secretarias Municipais para o Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação, além do Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e da sociedade civil organizada, o evento será realizado no auditório da Faculdade Católica da Paraíba (antiga Fafic), das 08h00 às 12h00.

O objetivo do Fórum Comunitário será discutir, definir e aprovar ações para o Plano de Políticas Públicas Municipais para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Cajazeiras até o ano de 2024.

#Município 11/04/2022 SECRETARIA EXECUTIVA DO GABINETE E CERIMONIAL Prefeitura de Cajazeiras decreta ponto facultativo nos órgãos públicos municipais, nesta quinta-feira, 14

Seguindo uma tradição religiosa de celebração dos eventos da Semana Santa, a Prefeitura de Cajazeiras decretou Ponto Facultativo nos órgãos públicos municipais, nesta quinta-feira, dia 14, véspera de feriado nacional, ressalvando-se apenas os serviços essenciais e/ou de urgência.

Nesse sentido, decreto assinado pelo prefeito José Aldemir foi publicado no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira, dia 11.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/348/118_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 025/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 14/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Destaque no Estado: Cajazeiras deflagra nova campanha do Imposto de Renda Solidário

Depois do sucesso do ano passado, primeiro lugar no Sertão e terceiro no Estado, ficando atrás apenas de João Pessoa e Campina Grande, Cajazeiras inicia nova campanha do Imposto de Renda Solidário, motivando os contribuintes a destinar parte do valor para os fundos municipais do idoso e da criança e do adolescente.

Em 2021, Cajazeiras chegou a essa posição de destaque na Paraíba, com quase 100 mil reais arrecadados apenas para o Conselho da Infância e Adolescência. Este ano, quem tem imposto de renda a pagar poderá destinar até 3% do valor também para o Fundo municipal do Idoso.

"A expectativa é de atingirmos um valor bem maior nessa nova campanha de 2022, pois nos organizamos para viabilizar as doações aos dois fundos, de até 3% para cada um", afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Simone Macambira.

Ela atribui o sucesso da campanha à credibilidade da gestão do prefeito Zé Aldemir e o apoio da categoria dos contadores, no sentido de sensibilizar a sociedade a fazer as doações.

Simone Macambira também destacou a transparência na destinação dos recursos. "Todo o dinheiro arrecadado das doações é depositado nas contas dos fundos, com o acompanhamento dos órgãos fiscalizadores, para aplicação correta em programas e projetos de políticas públicas em favor de quem mais precisa, que são os idosos, crianças e adolescentes de baixa renda", declarou a titular da pasta de Desenvolvimento Humano, agradecendo o decisivo apoio do prefeito Zé Aldemir, da deputada Dra. Paula, da imprensa e de todos os envolvidos na campanha do Imposto de Renda Solidário.

#Município 14/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Novas empresas e mais empregos: prefeito Zé Aldemir enaltece força do comércio de Cajazeiras

A revelação feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras, apontando a instalação de 160 novas empresas na cidade, em 2021, repercutiu positivamente em todos os setores. O prefeito Zé Aldemir comentou os números, enaltecendo a força do comércio local.

"Ficamos felizes com o potencial econômico da nossa cidade, atraindo novos investimentos e gerando novas oportunidades de emprego", destacou.

Zé Aldemir também destacou a política de parceria da gestão com o segmento empresarial. "Temos um diálogo muito bom com o presidente da CDL, Alexandre Costa, e com os demais empresários, sempre com esse olhar para o crescimento da economia local.

#Município 04/03/2022 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Inovação: Procon Municipal realiza pesquisa de preços para orientar consumidores de Cajazeiras

Numa medida inédita e inovadora, o Procon Municipal de Cajazeiras iniciou uma série de pesquisas de preços contemplando diversos segmentos da economia local, com vistas a orientar os consumidores na hora das compras.

A pesquisa mais recente, realizada entre os dias 16 e 23 de fevereiro, contemplou o segmento de materiais de construção, uma vez que Cajazeiras possui vários estabelecimentos voltados para o setor e tem vivido um momento de grande crescimento na construção civil.

"Além de ser fiscalizador e de orientação, o trabalho tem também o lado informativo e gera visibilidade para o segmento pesquisado e, consequentemente, aquece o mercado local e todos saem ganhando", ressaltou Armando Viana, coordenador do Procon Municipal.

Para mais informações, o consumidor pode procurar o Procon Municipal ou entrar em contato pelos canais de comunicação ou redes sociais do órgão: WhatsApp: (83) 99293-2384; Instagram: <a href="https://www.instagram.com/procondecajazeiraspb" target="_blank">@procondecajazeiraspb</a>; Facebook: <a href="https://facebook.com/proconcz" target="_blank">facebook.com/proconcz/</a>; E-mail: <a href="mailto:proconcz@cajazeiras.pb.gov.br">proconcz@cajazeiras.pb.gov.br</a>.

Confira o resultado da última pesquisa com lista completa e tabela comparativa, ressaltando que esses dados podem ter sofrido alterações após o período em que foram coletados:

#Município 16/02/2022 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS 1º lugar em oportunidades de emprego: Zé Aldemir enaltece força do comércio de Cajazeiras

Os números positivos de Cajazeiras em vagas de emprego, conforme dados divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ganharam repercussão nos diversos segmentos sociais. O prefeito Zé Aldemir destacou o bom momento do comércio e a pujança dessa vocação econômica da cidade.

"Ficamos felizes com essa posição de Cajazeiras, superando outros grandes municípios do Estado", disse o gestor, enaltecendo o desempenho da classe de empresários e comerciantes cajazeirenses.

O presidente da CDL local, Alexandre Costa, revelou que a pesquisa foi feita ao novo CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e apontou Cajazeiras com um saldo positivo de 476 vagas de emprego, no final de 2021, ficando à frente de Sousa, Patos e outras cidades paraibanas, inclusive, a capital João Pessoa.

#Município 16/02/2022 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Mantendo a tradição: Zé Aldemir decreta ponto facultativo nas repartições municipais na segunda e terça de carnaval

Em decreto assinado nesta quarta-feira, 16, o prefeito Zé Aldemir decidiu decretar ponto facultativo, nas repartições públicas municipais de Cajazeiras, nos dias 28 deste mês de fevereiro e 1º de março (segunda-feira e terça-feira de carnaval), mantendo a tradição, mesmo sem a realização dos festejos carnavalescos de rua.

As demais medidas restritivas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, vigentes em decreto anterior, foram prorrogadas até o dia 07 de março.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/344/116_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 012/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 01/02/2022 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Decreto contra Covid: prefeito Zé Aldemir segue medidas do governo do Estado em Cajazeiras

O Diário Oficial do município de Cajazeiras circula, nesta terça-feira, 01 de fevereiro, com novo decreto municipal assinado pelo prefeito José Aldemir, de medidas restritivas contra o avanço da Covid-19.

No decreto, que tem validade de 15 dias, o prefeito cajazeirense segue as medidas adotadas pelo governo do Estado, inclusive permitindo a realização de shows e outros eventos privados, com 50% da capacidade de público do local.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/343/113_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 008/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 05/01/2022 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Contra Covid: em novo decreto Prefeitura de Cajazeiras adota novas medidas de flexibilização

O Diário Oficial do município de Cajazeiras circula, nesta quarta-feira, 05, com decreto assinado pelo prefeito José Aldemir, adotando novas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

No novo decreto que terá vigência até 31 de janeiro, a Prefeitura de Cajazeiras flexibiliza algumas medidas, seguindo o governo do Estado. Os bares e restaurantes, por exemplo, vão poder funcionar com 80% da capacidade do local, sem restrição de horário.

Entre as novas decisões adotadas, haverá o retorno presencial das aulas nas unidades municipais de ensino, ficando liberado esse sistema também para o ensino privado em todos os níveis.

A Prefeitura de Cajazeiras vai continuar exigindo o cumprimento das medidas preventivas de contágio da doença: o uso de máscara e higienização com álcool em gel, além da apresentação do cartão vacinal.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/342/113_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 001/2022 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 02/01/2022 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Chuvas em Cajazeiras: prefeito Zé Aldemir constitui comissão para visitar áreas em situação de risco

A cidade de Cajazeiras tem sido banhada, nos últimos dias, por fortes chuvas, e algumas áreas já começam a apresentar problemas, merecendo atenção especial.

Na manhã deste domingo, o prefeito Zé Aldemir fez uma reunião emergencial por videoconferência com os secretários das pastas de planejamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Comunicação, já definindo um plano de atuação para agir em situações de risco iminente.

Nessas primeiras chuvas, já há registros de problemas na cidade, notadamente, em canais e em construções em áreas inadequadas, causando transtornos aos moradores.

O prefeito Zé Aldemir constituiu uma comissão técnica para visitar todas as áreas afetadas, fazer diagnósticos e buscar parceria com a Defesa Civil do Estado e com o Corpo de Bombeiros.

#Município 06/12/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Cajazeiras - prefeito Zé Aldemir entrega iluminação natalina da cidade

Em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, 06, na Praça da Matriz Nossa Senhora de Fátima, o prefeito Zé Aldemir abriu, oficialmente, os festejos natalinos de Cajazeiras, entregando uma iluminação especial em vários pontos da cidade.

Acompanhado do vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, vereadores e secretários municipais, o prefeito cajazeirense agradeceu o empenho de sua equipe de governo para deixar a cidade mais iluminada e bela, neste final de ano.

O padre Antônio Neto, administrador paroquial da Matriz de Fátima procedeu as bênçãos do Presépio de Natal, montado na Praça, lembrando a importância do significado desse momento para a fé cristã.

A solenidade foi realizada seguindo todos os protocolos sanitários, com as pessoas fazendo o uso de máscaras e mantendo o distanciamento. Depois do encerramento, o prefeito visitou outros pontos da cidade que receberam iluminação natalina.

#Município 03/12/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeitura de Cajazeiras entrega iluminação natalina à população na segunda-feira, dia 06

Cajazeiras vai ganhar, a partir desta segunda-feira, dia 06, uma iluminação especial de Natal em alguns pontos estratégicos, como as principais entradas da cidade, praças, avenidas e rotatórias.

A iluminação natalina das Praças Nossa Senhora Senhora de Fátima (Igreja Matriz), Cardeal Arcoverde (Catedral) e Dom João da Mata (Prefeitura) e das entradas da cidade e avenidas será entregue pelo prefeito José Aldemir na segunda-feira, permanecendo até 06 de janeiro, seguindo a tradição de retirada no Dia de Reis.

Até o domingo, dia 05, todo o projeto de instalação das lâmpadas e da decoração já estará concluído para contemplação das famílias, durante todo o período natalino.

Para o prefeito José Aldemir, "esta é uma forma de proporcionar aos cajazeirenses e turistas que, tradicionalmente, nos visitam nos festejos de final de ano um pouco do espírito natalino, que a cidade sempre ofereceu a todos e, mesmo diante do quadro de pandemia que ainda estamos vivendo, este ano não poderia ser diferente".

A recomendação por parte da Prefeitura é que, quando das visitas aos locais das decorações, todas as famílias e visitantes individuais continuem obedecendo às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento social.

#Município 02/12/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Cajazeiras - medidas disciplinando eventos e outras atividades seguem decreto estadual

Em novo decreto publicado no Diário Oficial de município, a Prefeitura de Cajazeiras manteve medidas de enfrentamento ao contágio da Covid-19, seguindo, praticamente, o que decidiu o governo do Estado.

Entre as principais medidas adotadas, o decreto disciplina o funcionamento de bares e restaurantes e a realização de apresentações musicais e shows em ambientes privados, mantendo-se a proibição de festas públicas.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/decretos.php?id=1466" target="_blank"><b>Visualizar Decreto Nº 088</b></a>

#Município 30/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Cajazeiras - Campanha Natal de Partilha define locais para receber doações

A Prefeitura de Cajazeiras e entidades envolvidas na campanha Natal de Partilha anunciaram, nesta terça-feira, 30, os pontos para doações da sociedade: Campus da UFCG, Centro Administrativo, CDL, Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Arena Fitnes.

As doações serão em cestas básicas para serem distribuídas com as famílias em situação de vulnerabilidade social, e deverão ser feitas até o próximo dia 18.

A secretária municipal para o Desenvolvimento Humano, Simone Macambira, afirmou que a receptividade da campanha é muito boa, e que a expectativa é de contemplar um grande número de famílias necessitadas do município.

"Estamos trabalhando forte na mobilização junto à sociedade e também preparando toda a logística para o atendimento aos que mais precisam", declarou a secretária.

#Município 26/11/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Tiro de Guerra de Cajazeiras conclui mais um período de instrução ano 2021

O Tiro de Guerra 07 011, há várias décadas instalado em Cajazeiras, realizou na noite dessa quinta-feira (25), mais uma solenidade de formatura do ano de instrução.

A solenidade foi prestigiada por familiares dos jovens que concluíram o ano de instrução, autoridades militares, vereadores e secretários municipais. O secretário Jônattas Cavalcante representou o prefeito José Aldemir, que é o diretor do TG.

Na ocasião, o chefe da instrução, Subtenente Gilberto Alves Costa Júnior, foi homenageado com o título de Cidadão Cajazeirense, aprovado pela Câmara Municipal e entregue pelo presidente vereador Eriberto Maciel.

#Município 23/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Vários serviços: Prefeitura de Cajazeiras leva “Caravana Social” até o bairro Vila Nova na quarta-feira (24)

Nesta quarta-feira, dia 24, a Prefeitura de Cajazeiras, tendo à frente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, leva até o bairro Vila Nova, no setor leste da cidade, a sua "Caravana Social".

Com vários serviços oferecidos à população, a "Caravana Social" será instalada na Creche Santa Terezinha do Menino Jesus, a partir das 18h, com a recomendação de que todas as pessoas que forem procurar algum atendimento estejam usando máscara e seguindo as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, como o uso de álcool em gel nas mãos e distanciamento social.

Entre os serviços, estarão assistência social jurídica, inscrições para oficinas do SCFV, corte de cabelo, emissão de documentos, atualização e novos cadastros no CadÚnico e BPC, além da Campanha "Novembro Preto", busca ativa do CRAS, CREAS e Programa Criança Feliz, atendimento pelo Conselho Tutelar, apresentação do Banco de Allimentos e PAA e intervenções culturais com artistas locais.

#Município 18/11/2021 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas do PROCON de Cajazeiras começa dia 23

Os consumidores cajazeirenses terão a primeira oportunidade de renegociar dívidas junto à Energisa. O PROCON do Município e a ENERGISA promovem o 1º Mutirão de Renegociação de dívidas de energia elétrica.

Seguindo todos os protocolos de prevenção e combate ao COVID-19, mantendo o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e a higienização com álcool em gel, o evento ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de Novembro das 08h às 16h na sede da OAB de Cajazeiras, localizada a Rua Dr. Bonifácio Moura, 374, Centro (por traz da Policlínica, ao lado do SENAC local.

Os interessados podem comparecer portando seus documentos de identificação e todas as informações possíveis sobre os seus referidos débitos a renegociar.

Para o presidente do PROCON de Cajazeiras, Armando Viana, a ação conjunta visa o bem de todos, e é importante que todos estejam informados sobre o atendimento que será prestado pela Energisa e pelo órgão fiscalizador.

<b>Mais informações:</b>

WhatsApp: (83) 99293-2384

Instagram: instagram.com/@procondecajazeiraspb

Facebook: facebook.com/proconcz/

E-mail: proconcz@cajazeiras.pb.gov.br

<b>Observação:</b> A ENERGISA estará atendendo de forma presencial e também on line através do WhatsApp: (83) 99115-4573

#Município 16/11/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Cajazeiras - decreto com medidas contra Covid mantém proibição de festas dançantes e shows

O contágio ainda considerado alto da Covid em Cajazeiras fez a Prefeitura Municipal prorrogar medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia, permitindo o funcionamento normal do comércio em geral, flexibilizando o retorno gradual do ensino, mas mantendo a proibição de shows e festas dançantes.

Pelo novo decreto publicado no Diário Oficial do Município, as apresentações musicais ficam liberadas apenas em bares e restaurantes, e sem pista de dança, com 50% de ocupação desses estabelecimentos e com cumprimento de protocolo sanitário.

As medidas foram discutidas e aprovadas em reunião do Comitê Gestor, com a participação do prefeito Zé Aldemir, depois de uma avaliação do atual quadro epidemiológico do município, que tem registrado aumento nos casos de infectados e de ocupação dos leitos da ala Covid do Hospital Regional.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/339/114_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 085 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 08/11/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS 1º lugar no Sertão: Zé Aldemir destaca posição de Cajazeiras em setores da economia

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), comemorou os números divulgados pela CDL local sobre a construção civil e o saldo de vagas de empregos, no primeiro semestre do ano, que colocam a cidade do Padre Rolim na liderança nesses setores da economia, no Sertão do Estado.

O chefe do executivo cajazeirense destacou o arrojo dos segmentos empresariais e produtivos da cidade, até mesmo em momentos de adversidades. "A nossa classe empresarial tem essa capacidade de resistir e superar dificuldades, a exemplo do que vem acontecendo nessa fase de crise econômica gerada pela pandemia", avaliou.

Zé Aldemir ressaltou também a importância do diálogo e das parcerias que sempre defendeu e manteve com a classe e os demais segmentos da sociedade, sempre buscando fortalecer as políticas públicas, bem como consolidar os investimentos privados.

De acordo com pesquisa feita pela CDL junto ao CREA-PB, Cajazeiras registrou no primeiro semestre 1.093 Anotações de Responsabilidade Técnica, que indicam o bom desempenho da construção civil, ficando bem à frente de Sousa e de outras cidades sertanejas.

Em relação ao item emprego, levantamento da CDL junto ao CAGED, indica que Cajazeiras teve um saldo positivo de 275 postos de trabalho, enquanto outras cidades apresentaram saldo negativo. O CAGED é o instrumento que fiscaliza o processo de admissão de dispensa de trabalhadores pela CLT.

#Município 02/11/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Dia de Finados em Cajazeiras é marcado por controle sanitário nos cemitérios da cidade

A visitação nos três cemitérios de Cajazeiras, a primeira pós pandemia, foi marcada por rigoroso controle sanitário, muita organização e segurança, tanto no interior dos campos santos, quanto nas áreas externas.

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Humano e Infraestrutura, além da Superintendência de Trânsito (SCTrans), montou uma forte estrutura de controle nas entradas, com o apoio da Polícia Militar, evitando aglomerações e mantendo a tranquilidade de todos.

A Saúde chegou cedo para cumprir o protocolo, exigindo dos visitantes cartão de vacinação, uso de máscara, álcool em gel e aferição da temperatura corporal.

Foram armadas tendas nas entradas para todos os procedimentos, inclusive, a distribuição de água, café e chá, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

A SCTrans esteve presente com seus agentes, disciplinando o trânsito e garantido o fluxo normal, contando com o apoio dos vigilantes da Secretaria de Infraestrutura.

O prefeito Zé Aldemir acompanhou toda a movimentação, mantendo contato direto com os secretários, e ouviu por parte da população, muitos elogios às obras de reforma e de melhorias implantadas nos dois cemitérios mais antigos da cidade: Coração de Maria e Nossa Senhora Aparecida. Alguns serviços ainda estão em fase final, mas os cemitérios já apresentam novo visual.

#Município 31/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Dia de Finados: cemitérios de Cajazeiras abrem com apenas 50% da capacidade de público e protocolo sanitário

A Prefeitura de Cajazeiras publicou decreto assinado pelo prefeito José Aldemir, disciplinando a visitação nos cemitérios da cidade, de 1º a 15 de novembro e, principalmente, nesta terça-feira (02), Dia de Finados.

Pelo decreto, será permitida a visitação com apenas 50% da capacidade de ocupação dos espaços e com algumas exigências para se ter acesso aos campos santos, que são: uso obrigatório de máscara, álcool em gel, apresentação do cartão de vacinação e ainda se submeter à aferição da temperatura corporal.

O protocolo sanitário foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde, que deverá escalar equipes da Vigilância Sanitária para atuarem das 06 da manhã às 22 horas, nos três cemitérios, juntamente com a Polícia Militar, visando o cumprimento das medidas.

Por outro lado, a Secretaria de Infraestrutura finaliza os trabalhos de restauração e melhoria nas instalações dos dois campos santos mais antigos da cidade: Coração de Maria e Nossa Senhora Aparecida, que funcionarão agora com muito mais organização e humanização.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/338/113_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 079 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 26/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Encerramento do Outubro Rosa: Prefeitura leva caravana de serviços ao Residencial Cajazeiras

Os moradores do Conjunto Residencial Cajazeiras foram contemplados, na noite desta segunda-feira (25), com uma diversidade de serviços da Prefeitura Municipal, marcando o encerramento da programação do Outubro Rosa.

Cumprindo os protocolos sanitários, a Prefeitura instalou no local, vários segmentos da gestão, notadamente, das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Humano, Educação, Políticas Públicas para as Mulheres, Juventude, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Diversos serviços foram disponibilizados para os moradores, com foco maior para orientações e assistência às mulheres, no que diz respeito à prevenção do câncer de mama.

O prefeito Zé Aldemir e a deputada Dra. Paula Francineti participaram da programação, juntamente com vereadores, secretários e outros auxiliares da administração.

Durante sua fala de abertura dos trabalhos, o prefeito Zé Aldemir voltou a destacar a importância do Residencial, que tirou 600 famílias do aluguel, reafirmando o compromisso de continuar lutando pela construção de mais 300 apartamentos, completando, assim, o projeto de novecentas moradias no local.

#Município 24/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Caravana de serviços: Prefeitura realiza ação nesta segunda no Residencial Cajazeiras

O Residencial Cajazeiras, complexo de dois blocos de 600 apartamentos, recebe, nesta segunda-feira (25), a partir das 18 horas, a chamada Caravana de Serviços da Prefeitura Municipal, marcando o encerramento da programação do Outubro Rosa na cidade.

A ação tem como foco principal levar orientações, serviços de saúde, assistência social e boas práticas de meio ambiente aos moradores, notadamente às mulheres, no que diz respeito à prevenção do câncer de mama.

O prefeito Zé Aldemir estará presente na abertura dos trabalhos, juntamente com toda a equipe de governo. As equipes de Saúde, Desenvolvimento Humano, Políticas para as Mulheres, Meio Ambiente, Educação, Infraestrutura e Esporte, estão mobilizadas para ofertarem uma noite de muitos serviços à população.

#Município 20/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Em defesa do consumidor: Prefeitura de Cajazeiras instala Procon municipal

Em solenidade presidida pelo prefeito José Aldemir, e realizada na manhã desta quarta-feira (20), a gestão de Cajazeiras instalou o Procon municipal, em sua sede, na Rua Valdenes Pereira de Souza, no centro da cidade.

O presidente Armando Viana, o representante do Ministério Público, promotor Filipe Venâncio, o representante do legislativo, vereador Waldemar Carolino e o prefeito Zé Aldemir, destacaram, na ocasião a importância do novo órgão na defesa do consumidor.

O prefeito Zé Aldemir disse que a cidade ganha um importante órgão de proteção e orientação da população, atuando para resolver possíveis situações conflitantes na relação consumidor e fornecedor.

#Município 18/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Números crescentes de Covid: Prefeitura de Cajazeiras prorroga medidas e mantém proibição de festas

Novo decreto do prefeito Zé Aldemir é publicado, nesta segunda-feira, 18, prorrogando as atuais medidas restritivas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

O novo decreto tem vigência até 1º de novembro, e mantém, entre outras medidas, a proibição de shows com pista de dança, e permitindo apresentações musicais nos bares e restaurantes apenas com artistas e grupos locais.

O horário de funcionamento dos bares e restaurantes segue das seis horas à meia noite, com permissão de ocupação de 50% da capacidade de público desses estabelecimentos comerciais.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/336/113_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 077 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 15/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Centenário de nascimento: Prefeito Zé Aldemir enaltece importância do Mons. Luís Gualberto de Andrade para Cajazeiras

O prefeito José Aldemir Meireles participou da sessão especial conjunta da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), Câmara Municipal e Assembleia Legislativa da Paraíba em comemoração ao centenário de nascimento do Monsenhor Luís Gualberto de Andrade, realizada na quinta-feira, dia 14.

Diante de membros da Acal, vereadores, deputados e demais convidados, o prefeito Zé Aldemir enalteceu o papel fundamental do homenageado para que Cajazeiras viesse a se tornar o polo educacional e de desenvolvimento que é hoje, a começar pelo seu empenho quando da conquista do Campus da Universidade Federal da Paraíba para a cidade.

A sessão especial conjunta foi realizada no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic), com todos os presentes obedecendo às normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, como uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.

#Município 05/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Procon Cajazeiras: prefeito Zé Aldemir assina termo de cooperação com órgão nacional

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), assinou, nesta terça-feira 05, no Procon da Paraíba, termo de cooperação com o SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), para atuação do órgão local, recém-instalado na atual gestão.

A parceria foi celebrada na sede do Procon da Paraíba, em João Pessoa, com a presença da superintendente estadual Késsia Cavalcanti e do coordenador de Cajazeiras, Armando Viana.

O prefeito Zé Aldemir destacou a importância da parceria para a atuação do Procon de Cajazeiras, e afirmou que sua gestão instalou o órgão local com toda a estrutura necessária de funcionamento para iniciar seus trabalhos em defesa do consumidor.

#Município 01/10/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Novo decreto: Prefeitura de Cajazeiras libera ensino médio e prorroga demais medidas restritivas

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circula, nesta sexta-feira, 01, com novo decreto do Executivo local, liberando o funcionamento do ensino médio na rede privada, com a exigência do cumprimento do protocolo sanitário, a partir da data dessa publicação, e também já com a previsão de retorno presencial gradual das aulas do sistema público municipal, no dia 18 deste mês.

As demais medidas foram mantidas. Os bares e restaurantes, por exemplo, só poderão funcionar até meia-noite, e as apresentações musicais ficam restritas apenas aos artistas e grupos da própria cidade, com proibição de festa dançante.

Permanece também a exigência nesses estabelecimentos de bares, restaurantes e similares, do cartão de vacinação, com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

<a href="https://cajazeiras.pb.gov.br/diario/335/113_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 075 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 21/09/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Novo decreto: Prefeitura de Cajazeiras libera funcionamento do ensino fundamental completo na rede privada

Em novo decreto assinado pelo prefeito José Aldemir, e publicado nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Cajazeiras prorrogou medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19 e flexibilizou outras, de acordo com dados epidemiológicos apresentados e analisados pelo Comitê Gestor, que monitora a pandemia no município.

Entre as flexibilizações, a Prefeitura liberou o funcionamento também em sistema presencial do Ensino Fundamental (Anos Finais), na rede privada, obedecendo ao protocolo sanitário. Até então, só estavam autorizados o Infantil e os Anos Iniciais do Fundamental.

O novo decreto que começa a vigorar nesta terça-feira (21), também liberou apresentações musicais em bares e restaurantes para somente artistas comprovadamente de Cajazeiras, seguindo protocolo sanitário e mantendo-se a proibição de festas dançantes.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/334/112_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 071 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 10/09/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Variante Delta em Cajazeiras: Zé Aldemir suspende eventos festivos

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, reuniu o Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, na manhã desta sexta-feira (10), e decidiu adotar novas medidas restritivas, depois do surgimento do primeiro caso da variante Delta na cidade.

A principal medida é a suspensão de shows musicais, vaquejadas, bolões de vaquejada e outros eventos festivos, que representam aglomeração.

Os bares e restaurantes continuam abertos até à meia-noite, mas não poderão promover apresentações artísticas nos próximos dez dias, e terão que exigir dos clientes a apresentação do cartão de vacinação.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/333/112_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 063 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 18/08/2021 SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Cajazeiras, 158 anos: Prefeitura celebra aniversário entregando obras e anunciando novos investimentos

A Prefeitura de Cajazeiras vai comemorar mais um aniversário de Emancipação Política e de nascimento do seu fundador Padre Inácio de Souza Rolim, inaugurando obras e anunciando novos investimentos.

As comemorações alusivas à data acontecerão de forma restrita, em respeito às medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

O prefeito licenciado José Aldemir reassume o cargo que vem sendo ocupado interinamente pelo vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, na sexta-feira (20), devendo num período curto de três dias, inaugurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III), visitar outras obras em construção e anunciar novos investimentos na área de saúde e de infraestrutura urbana.

No domingo (22), Dia da Cidade, haverá celebração em ação de graças, às 10h30, na Catedral Nossa Senhora da Piedade, e às 17 horas, desfile cívico virtual, realizado pela Secretaria de Educação, com a participação de alunos do sistema municipal de ensino.

#Município 01/08/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Em consonância com o Estado: decreto da Prefeitura de Cajazeiras mantém medidas restritivas

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circula com novo decreto assinado pelo prefeito interino Marcos do Riacho do Meio, com poucas alterações em relação às medidas restritivas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Com vigência até 16 de agosto, o novo decreto flexibiliza atividades educacionais, permitindo aulas em sistema híbrido apenas para o ensino infantil na rede privada, seguindo todo um protocolo sanitário já estabelecido.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/329/111_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 054 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 09/07/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Cajazeiras - prefeito interino viaja a João Pessoa e Brasília em busca de novos investimentos

O prefeito interino de Cajazeiras, Marcos do Riacho do Meio, viajou a João Pessoa, nessa quinta-feira (08), onde manteve reuniões de trabalho com assessores, e deverá ir a Brasília para acompanhar os trâmites de projetos encaminhados pela gestão e tentar destravar a liberação de recursos de emendas parlamentares.

Na capital federal, ele deverá manter encontros com parlamentares paraibanos mais identificados com a região, visando atrair novos investimentos para o município.

#Município 02/07/2021 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Atualização do banco de dados: IPAM de Cajazeiras continua Censo Previdenciário até 30 de julho

Informações repassadas pela diretora presidente do Instituto de Previdência e Assistência Social do Município, Anastácia Borges Bento, dão conta de que pouco mais da metade dos aposentados e pensionistas vinculados ao IPAM já respondeu ao Censo Previdenciário obrigatório iniciado no dia 07 de junho e que se estenderá até o dia 30 de julho.

Como está previsto na Portaria nº 10-A, de 31 de março de 2021, todos os aposentados e pensionistas vinculados ao IPAM devem comparecer à autarquia para atualizarem os seus dados cadastrais, uma vez que "a atualização dos dados previdenciários são essenciais para uma melhor elaboração da reavaliação atuarial, assim como para o conhecimento dos usuários do serviço público essencial".

A diretora reforça que, para evitar aglomerações, devido à pandemia do Covid-19, os atendimentos estão sendo realizados na sede do IPAM, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, obedecendo a todas as medidas sanitárias cabíveis, como uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas.

"Os agendamentos prévios podem ser feitos pelo telefone (83) 3531-5743, sendo que os aposentados e pensionistas devem comparecer no dia e horário pré-estabelecidos munidos dos documentos pessoais e comprovantes de residência", ressalta Anastácia Bento.

#Município 14/06/2021 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Cajazeiras continua Censo Previdenciário para aposentados e pensionistas do IPAM até 30 de julho

Iniciado no dia 07 de junho, continua sendo realizado pela Prefeitura de Cajazeiras, até o dia 30 de julho, o Censo Previdenciário obrigatório para aposentados e pensionistas do IPAM, com os atendimentos na sede do próprio órgão, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, mediante agendamentos prévios pelo telefone (83) 3531-5743, como forma de evitar aglomerações.

A Portaria nº 10-A, de 31 de março de 2021, prevê a convocação de todos os aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência e Assistência Social do Município a responderem ao Censo Previdenciário, que tem como objetivo a atualização do banco de dados do órgão.

A diretora do IPAM, Anastácia Borges Bento, lembra que os aposentados e pensionistas devem comparecer com os documentos pessoais e comprovantes de residência.

#Município 04/06/2021 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Cajazeiras convoca aposentados e pensionistas do IPAM para Censo Previdenciário obrigatório

A Prefeitura de Cajazeiras, com base na Portaria nº 10-A, de 31 de março de 2021, está convocando todos os aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência e Assistência Social do Município (IPAM) a responderem ao Censo Previdenciário, de caráter obrigatório, que vem sendo realizado pela autarquia para atualização do seu banco de dados.

Assinada pela diretora do IPAM, Anastácia Borges Bento, e publicada no Diário Oficial do Município, a Portaria considera, entre outras coisas, que "a atualização dos dados previdenciários são essenciais para uma melhor elaboração da reavaliação atuarial, assim como para o conhecimento dos usuários do serviço público essencial".

Seguindo o cronograma definido pela autarquia, iniciado no final de março e já tendo cumprido as etapas iniciais, o Censo Previdenciário prevê o atendimento aos aposentados e pensionistas a partir do dia 07 de junho e conclusão no dia 30 de julho do corrente ano.

Os atendimentos serão realizados na sede do IPAM, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, mediante agendamentos prévios pelo telefone (83) 3531-5743, como forma de evitar aglomerações, devendo os aposentados e pensionistas comparecer com os documentos pessoais e comprovantes de residência.

Informações mais detalhadas podem ser acessadas diretamente no Jornal Nova Era (PDF abaixo) ou pelos canais de atendimento do IPAM: ipamcajazeiras@gmail.com ou pelo telefone (83) 3531-5743.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/317/106_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Publicação no Diário Oficial</b></a>

#Município 07/05/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Centenário de Deusdedit Leitão começa ser comemorado hoje com sessão na Câmara

Começam hoje as solenidades oficiais de celebração do centenário de nascimento do historiador e escritor paraibano Deusdedit Leitão. Sessão especial por videoconferência, proposta pelo vereador Eriberto Maciel, será realizada às 13 horas pela Câmara Municipal de Cajazeiras. O evento é feito em parceria com a Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A sessão será realizada pelo aplicativo Zoom e transmitida por diversos canais na Internet e órgãos de imprensa.

A data vai proporcionar eventos e homenagens ao historiador nascido em Cajazeiras em 7 de maio de 1921. O presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Francisco Cartaxo, criou uma comissão especial comemorativa do centenário de Deusdedit, que é patrono da cadeira 11 da entidade. A comissão é coordenada pelo acadêmico Rui Leitão, filho do historiador e também colunista de A União. Integram, ainda, a comissão, os acadêmicos José Antônio de Albuquerque, Mariana Moreira Neto e Ubiratan Pinheiro di Assis.

"Deusdedit foi um dos mais renomados historiadores da Paraíba. Durante todo esse ano estaremos engajados nas celebrações pelo centenário de seu nascimento como prova de reconhecimento à sua importância para a cultura paraibana", afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis.

Deusdedit foi membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, membro do Conselho Estadual de Cultura e da Academia Paraibana de Letras, onde ocupou a cadeira 16, que tem como patrono Francisco Antônio Carneiro da Cunha.

Publicou várias obras: "Mossoró e o sertão paraibano", "A família Sá no município de Souza", "Presença da Paraíba na bibliografia de Coroliano de Medeiros", "Brejo do Cruz", "Santa Luzia - aspectos históricos" e "Inventário do tempo - Memórias", entre outras. Morreu em março de 2010.

#Município 18/04/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Em Cajazeiras: Prefeitura mantém flexibilização do comércio e suspenção de aulas presenciais

Em novo decreto de enfrentamento à pandemia do coronavírus, publicado neste domingo (18), a Prefeitura de Cajazeiras renovou, praticamente, todas as medidas restritivas em vigência, mantendo a flexibilização dos horários de funcionamento do comércio. As aulas presenciais nas escolas públicas e privadas continuam suspensas, bem como todos os eventos musicais, culturais e de lazer.

O novo decreto assinado pelo prefeito José Aldemir, e publicado no Diário Oficial do Município, passa a vigorar nesta segunda-feira (19), até o dia 02 de maio.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/311/107_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 031 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Município 25/02/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Cajazeiras - Zé Aldemir assina ordem de serviço de creche, entrega ônibus escolares e ambulância

Na manhã desta quinta-feira, 25, o prefeito José Aldemir assinou ordem de serviço para construção da Creche da Zona Norte, denominada de Centro Educacional de Educação Infantil de Cajazeiras, fruto de uma emenda parlamentar conquistada junto ao deputado Wellington Roberto, no valor de pouco mais de um milhão e meio.

A obra será construída pela empresa Ecológica, Construções e Serviços, ganhadora do processo licitatório, e tem oito meses para sua conclusão.

O prefeito Zé Aldemir também entregou, nesta quinta-feira, mais quatro ônibus escolares recebidos, ultimamente do Ministério da Educação, e mais uma ambulância básica para o SAMU de Cajazeiras.

#Município 22/02/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Contra a Covid-19: Cajazeiras implanta barreiras sanitárias

O prefeito José Aldemir determinou, e nesta terça-feira, 23, serão instaladas barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, para desinfecção de veículos e medição de temperatura. Essa é mais uma medida para tentar conter o avanço do vírus em Cajazeiras, que tem vitimado muita gente.

Na manhã desta segunda-feira, 22, uma equipe de secretários da Prefeitura discutiu a medida com o Comando local da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, buscando o apoio necessário para desempenhar o trabalho. Ficou definido que as instituições serão parceiras em mais essa ação juntamente com a Superintendência de Trânsito (SCTrans) e Secretária Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.

#Município 17/02/2021 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Em Cajazeiras: operação carnaval garante cumprimento de medidas restritivas

Uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária), Superintendência de Trânsito (SCTrans) e Procuradoria Geral, em conjunto com a Polícia Militar, 5ª Companhia de Trânsito, Corpo de Bombeiros e BOPE, garantiu o cumprimento das medidas restritivas constantes nos decretos do governo do Estado e do Município, para o período de carnaval, mesmo sem a realização do evento.

A operação carnaval, como foi denominada, teve início na sexta-feira, 12, se estendendo até esta quarta-feira de cinzas, dia 17, com bons resultados na fiscalização e segurança da população, visando, sobretudo, evitar aglomerações nessa fase de avanço da pandemia da Covid-19.

Os órgãos de segurança também aproveitaram o momento para desenvolverem a operação "passeio livre", com o objetivo de desobstruir as calçadas e passeios públicos, possibilitando mais segurança para os pedestres.

#Município 29/12/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito Zé Aldemir prorroga medidas até 11 de Janeiro

O prefeito Zé Aldemir prorrogou até o próximo dia 11 de janeiro, as medidas que objetivam disciplinar o funcionamento de segmentos comerciais sejam eles, essenciais ou não.

Com as festividades de final de ano, tais medidas visam evitar aglomerações diminuindo o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

O decreto também reforça a proibição de eventos festivos, bem como a fiscalização, que deverá ser mantida em parceria com órgãos de segurança.

"Estamos nos preocupando com o bem mais valioso que temos, nossas vidas. Fiquem em casa, se precisar sair, use máscara e não abra mão do álcool a 70%" orientou o prefeito Zé Aldemir.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/302/102_2020_0000001.pdf" target="_blank"><b>DECRETO 63/2020</b></a>

#Município 21/12/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Dias 24 e 31 de dezembro: Prefeito Zé Aldemir decreta ponto facultativo nos órgãos municipais

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, por meio do Decreto nº 58/2020, estabeleceu ponto facultativo nos órgãos da administração municipal nos dias 24 e 31 de dezembro do corrente ano, que antecedem os feriados do Natal (25) e Ano Novo (1º de janeiro).

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/301/102_2020_0000001.pdf" target="_blank"><b>Decreto Nº 58/2020, 21 de Dezembro de 2020</b></a>

#Município 01/07/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Novo decreto do prefeito Zé Aldemir flexibiliza funcionamento do comércio de Cajazeiras em dois turnos

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circula, nesta terça-feira, 30, com decreto assinado pelo prefeito José Aldemir, com novas medidas de retomada gradual das atividades, em consonância com a classificação estabelecida pelo Plano Estadual.

A novidade é o funcionamento do comércio local em dois turnos: das 08 ao meio-dia e das 14 às 18 horas, o que vinha sendo solicitado por segmentos da sociedade.

O setor de restaurantes e lanchonetes vai funcionar a partir desta quarta-feira, com 30% da capacidade, e seguindo uma série de regras estabelecidas pelo Comitê Gestor.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/diario/294/96_2020_0000001.pdf" target="_blank">Publicação do Decreto no Diário Oficial</a>

#Município 23/06/2020 SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO 24 de junho: Lei Municipal institui feriado em Cajazeiras em comemoração ao dia de São João

Com base na Lei nº 2.754, de 28 de junho de 2018, fica estabelecido o feriado municipal em Cajazeiras (PB) nessa quarta-feira (24), dia consagrado às comemorações do São João.

Pela Lei, assinada pelo prefeito José Aldemir Meireles, o dia 24 de junho passou a ser comemorado em caráter permanente e foi incluso no calendário de eventos turísticos do município.

Este ano, entretanto, devido às medidas de isolamento social por conta do Coronavírus, todas as atividades festivas estão suspensas, como forma de evitar aglomerações.

#Município 21/04/2020 SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO COVID-19: Publicado Decreto do prefeito Zé Aldemir com novas medidas

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras traz, hoje, o novo Decreto do prefeito José Aldemir, prorrogando medidas de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus e regulamentando funcionamento de setores do comércio, a partir desta quarta-feira, 22, até o próximo dia 03 de maio.

Eis o Decreto:

#Município 15/04/2020 SUPERINTENDÊNCIA CAJAZEIRENSE DE TRANSPORTES E TRÂNSITO Coronavírus: SCTrans continua fiscalização em veículos que chegam e saem de Cajazeiras

Superintendência Cajazeirense de Trânsito (SCTrans), seguindo as orientações do Ministério da Saúde, da OMS e cumprindo determinação do Comitê Gestor de combate ao Coronavírus, vem intensificado as ações de fiscalização em veículos que chegam ou saem da terra do Padre Rolim, em especial aqueles que fazem o transporte remunerado de pessoas.

De acordo com o superintendente João Vítor, as abordagens são feitas em pontos e dias alternados, contando com apoio de autoridades do setor, a exemplo da 5ª Companhia de Trânsito e vigilantes da Prefeitura Municipal.

João Victor reafirmou que as medidas contidas nos decretos municipais estão sendo observadas, lembrando que o trabalho inicial é de orientação, mas quem desobedece está passivo de punição.

#Município 30/01/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeitura inicia pagamento da folha de janeiro, e professores já recebem com 13% de reajuste A prefeitura de Cajazeiras deu início nesta quinta-feira, dia 30, o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de Janeiro. Recebem inicialmente servidores da educação: Fundamental I e II, e Infantil (FUNDEB).

Ainda consta na tabela, o pagamento para o pessoal de Pensão Alimentícia (Prefeitura) e Aposentados do IPAM.

Conforme anunciado pelo prefeito José Aldemir, os professores já recebem com a correção do piso, ou seja, um reajuste de 13%, superando o valor determinado pelo Governo Federal, que foi de 12,84%.

De acordo com as secretarias de Finanças e Administração, a tabela será sequenciada, e até o dia 10, a folha de janeiro será quitada.
#Município 04/09/2019 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Prefeito antecipa feira livre de Cajazeiras do sábado para a sexta-feira, dia 6 de setembro Em virtude do feriado nacional do dia 7 de setembro, o prefeito constitucional de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, assinou decreto municpial antecipando a feira livre, realizada tradicionalmente aos sábados, para a sexta-feira, dia 6.

No sábado (7) será realizado o tradicinal desfile civico-militar pelas comemorações da Independência do Brasil pelas ruas centrais de Cajazeiras.
www.cajazeiras.pb.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 00:51:06