CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#LGBT 23/04/2024 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Na UBS do Mutirão: tem palestra sobre atendimento à população LGBTQIAPNb+ nesta quarta (24)

Acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 15h00, na UBS do Mutirão, uma palestra com o tema "Qual o papel da atenção básica no acolhimento da população LGBTQIAPNb+?", proferida pelo médico José Olivandro Duarte de Oliveira.

A promoção é da Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Gerência Municipal dos Direitos LGBT.

Os organizadores destacam a importância da participação de toda a comunidade LGBT e do público em geral e convidam a todos para assistirem à palestra.

#LGBT 09/04/2024 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Prefeitura empossa novos membros do Conselho Municipal dos Direitos LGBT

A prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos LGBT para o biênio 2024/2025. A cerimônia foi realizada na noite do último dia 08 de abril do ano em Curso, na sede da Secretaria Municipal de Cultura. A composição deste Conselho é paritária. São cinco representantes da sociedade civil e cinco representantes do Poder Público. Cada representação tem seu respectivo suplente, totalizando 20 pessoas, sendo 10 titulares e 10 suplentes.

Entre as funções do Conselho estão acompanhar o Poder Público Municipal na elaboração de políticas públicas para a população LGBT e implementação de ações afirmativas para a redução do preconceito e da discriminação pela orientação sexual e pela identidade de gênero.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Rayanne Medeiros, disse que o Conselho terá todo apoio da administração, por ser legítimo representante da sociedade para construir uma cidade melhor e mais igualitária.

Na sua fala, Delânio da Silva, gerente municipal LGBT, ressaltou que é importante que o Conselho traga para discussão também outros temas que não são suas pautas habituais, abrangendo áreas como saúde, educação, meio ambiente, esporte, lazer, entre outros.

"Cajazeiras é acolhedora, com altos índices de desenvolvimento e, com participação da sociedade, podemos caminhar juntos para ter uma cidade cada vez melhor", disse.

<b>Confira a composição do Conselho:</b>

<b>Sociedade Civil:</b>

- Lésbicas: Gleisiane Gonçalves Rodrigues - Titular

Aline Silva Ramos - Suplente

- Gays: Luciano Cavalcante Dias Filho - Titular

Francisco Inácio de Sousa Neto - Suplente

- Bissexuais: Tainara da Silva Andrade - Titular

Glaymerson A. de França - Suplente

- Travestis: Joyce Montinelly Oliveira - Titular

Brianna Isabele Gomes de Lima - Suplente

- Transexuais: Jaaysllan Leonardo Araújo Pereira - Titular

Benjamim Lacerda de Moraes - Suplente

<b>Governo:</b>

- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano:

Beatriz Lopes da Silva - Titular

Clodoaldo de Sousa Venceslau - Suplente

- Secretaria Municipal de Saúde:

Luiz Eduardo Abrantes da Silva - Titular

Denize Thamires de Souza Silva - Suplente

- Secretaria Municipal de Educação:

José Gregório do Nascimento - Titular

Walissyson David Sobreira da Silva - Suplente

- Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres:

Delânio da Silva Sousa - Titular

Joelson Matias Oliveira - Suplente

- Secretaria Municipal de Cultura:

José Pereira Leite Neto - Titular

Fernando de Sousa Santana - Suplente

#LGBT 29/01/2024 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Dia da Visibilidade Trans é marcado com programação especial realizada na Praça do Leblon

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Gerência Municipal dos Direitos LGBT, desenvolveu uma programação especial voltada para a data.

Com o lema "O respeito TransForma vidas", a programação contou com um Café com Diversidade, na Praça do "Leblon", às 19h00, com o tema "Precisamos falar sobre a visibilidade e protagonismo da população LGBT", com a participação de ativistas do movimento LGBTQIAP+ na cidade.

Para os ativistas, o 29 de janeiro, é um dia de luta, de reconhecimentos, de pessoas guerreiras do dia-a-dia, que buscam cotidianamente os seus direitos. "O reconhecimento da cidadania para pessoas TRANS, não é privilégio, é querer igualdade nas políticas públicas, sem preconceito e discriminação. Contra a TRANSfobia", defendem.

Segundo o prefeito em exercício, Marcos do Riacho do Meio, "essa política de inclusão por parte da gestão municipal tem sido a orientação do prefeito Zé Aldemir desde o início".

#LGBT 25/01/2024 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES 29 de janeiro: Prefeitura de Cajazeiras celebra Dia Nacional da Visibilidade Trans com Café da Diversidade

29 de janeiro, segunda-feira, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans, e a Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da Gerência Municipal dos Direitos LGBT, desenvolverá uma programação especial voltada para a data, tão importante nas políticas de inclusão social e de identidade de gênero nos dias atuais.

Com o lema "O respeito TransForma vidas", a programação constará de um Café com Diversidade, na Praça do "Leblon", às 19h00, com o tema "Precisamos falar sobre a visibilidade e protagonismo da população ‘T'", com a participação de ativistas do movimento LGBTQIAP+ na cidade, como Jaayslan Leonardo Araújo e Joyce Montinelly.

Marcos do Riacho do Meio, prefeito em exercício de Cajazeiras, destacou a importância do engajamento do poder público municipal em movimentos e ações como essa, sem qualquer discriminação e, sobretudo, respeito a todas as pessoas.

"Essa política de inclusão por parte da gestão municipal tem sido a orientação do prefeito Zé Aldemir desde o início", salientou o prefeito em exercício.

#LGBT 22/06/2023 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Diversidade: Prefeitura de Cajazeiras realiza evento alusivo ao mês do Orgulho LGBT

Na noite dessa quarta-feira, 21, às 19 horas, aconteceu a Roda de conversa com o tema: "Direitos Humanos, sexualidade e as diversas formas de respeito no atendimento público para a comunidade LGBTQIAPN+" realizada pela secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres com funcionários das secretarias municipais para o Desenvolvimento Humano, Saúde, Educação, bem como da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento foi realizado no auditório da OAB subseção Cajazeiras.

"O evento é alusivo ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+, então estamos realizando esse evento para que possamos fazer uma sensibilização dos servidores para atendimento ao público LGBT", diz a Rayanne Medeiros, Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

"Estamos trabalhando juntos para promoção da equidade e respeito no âmbito da diversidade. Somos plurais e a gente precisa dialogar, dar visibilidade para as questões de gênero, orientação sexual, assim como para os demais marcadores como raça, etnia, pessoas com deficiência, dentre outros". Resaltou Delânio Siva, Gerente Municipal LGBT.

Os Mediadores do evento foram:

- Joyce Montinelly Travesti, ativista e representante do movimento LGBTQIAPN+ de Cajazeiras Paraíba;

- Dr José Olivandro, Médico Residente em Medicina de Família e Comunidade pela UFCG;

- Dr. Victor de Saulo Dantas Torres, Advogado, Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - UFPB. Professor do Curso de Bacharelado em Direito da FASP. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB - Subseção Cajazeiras. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB - Seccional da Paraíba;

- Amanda Alves - CRP 13/8266, Bacharel em Psicologia pela UNIFSM, Psicóloga em instituição de acolhimento na cidade de São João do Rio do Peixe, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba no Triênio 2022-2025.

A roda de conversa atende justamente a proposta de um espaço aberto de diálogo. É um momento que permite tanto informar quanto identificar as demandas promovendo ambiente mais acolhedor, seguro e respeitoso.

#LGBT 17/05/2023 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Cajazeiras celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia

Nesta quarta-feira, 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional contra a LGBTfobia. Nesta data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.

Nesse sentido, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Gerência Municipal LGBT e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Humano e Saúde, realizou o primeiro Balcão de Saúde e Cidadania LGBTQIAPN+ das 08 às 12 horas, na pasta de Políticas Públicas para as Mulheres, localizada na Rua Barão do Rio Branco (Por trás do Colégio Nossa Senhora de Lourdes).

De acordo com a programação, várias atividades de saúde e assistência social foram realizadas, tais como: atendimento médico com Dr. Olivandro, distribuição de preservativos, glicemia, pressão arterial, teste HIV, sífilis, vacina, testagem para Covid.

No campo social, novos cadastros, atualizações do Programa Bolsa Família, atendimento psicossocial da equipe do CREAS, atendimento do CRAM, emissão de 1° via do RG e corte de Cabelo.

#LGBT 29/09/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Setembro Amarelo: Gerência LGBT realizou evento em Cajazeiras, nesta quinta-feira

Importante movimento social presente em todo o mundo, o Movimento LGBTQIAP+ se reúne para debater sobre a campanha do Setembro Amarelo: "Falar é a melhor Solução".

Nesse sentido, a Gerência Municipal dos Direitos LGBT, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, luta por pautas muito importantes para a sociedade.

Mensalmente a Gerência Municipal dos Direitos LGBTQIA+ organiza o evento "Café com Diversidade" que tem por objetivo discutir sobre as dificuldades das pessoas que se identificam como Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, seus direitos sociais e como ter acesso a esses.

#LGBT 30/08/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Mobilização: grande público prestigia 1ª Parada da Diversidade em Cajazeiras

A população cajazeirense saiu às ruas em grande número e prestigiou com muito carinho e respeito a 1ª Parada da Diversidade, realizada na sexta-feira, 26, ocupando vários pontos da cidade.

O grandioso evento foi organizado pela Gerência Municipal LGBT da Prefeitura de Cajazeiras, que tem à frente o ativista Delânio da Silva, em parceria com as secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, Desenvolvimento Humano e Administração, além de grupos movimentistas, tais como: Movimento LGBTQIAPN+, Movimento dos Negros, Movimento das Mulheres, Movimento de Religião de Matriz Africana e Movimento de Capoeira.

Representantes de movimentos destacaram o apoio da gestão do Prefeito Zé Aldemir. Para eles, a gestão tem demostrado um olhar sensível para a integração de políticas públicas dos grupos movimentistas, e isso se caracteriza como de suma importância para o crescimento dos movimentos sociais na cidade.

O diretor de Gerência da Igualdade Racial do município de Cajazeiras, Jusciê Alves, enfatizou que aquele era um momento ímpar, uma luta por um bem em comum, onde cada um poderia se expressar do jeito que lhe fizesse bem. Outro a usar a fala foi Fernando Santana, diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Cajazeiras. Ele homenageou os ativistas mortos, citando Mãe Gilda, Marielle Franco, Margarida Maria, Rosinaldo Rodrigues e o jovem Ival Raimundo de Souza, professor de biologia da rede pública estadual, natural da cidade de Igaracy, ativista e LGBTQIAP+, brutalmente assassinado em Cajazeiras.

O evento teve início com concentração no Balde do Açude Grande e contou com várias apresentações culturais, como roda do grupo de Capoeira Ginga Brasil, Ginástica na Praça, apresentação de cantores locais, Karol Silva e Carrazera, performances da drag queen Moohana Moon e apresentação da Dj Rafaela. A banda Biguinho Show animou durante o percurso em cima do trio até a praça da Prefeitura. Para finalizar, a cantora Brianna Castilho e os Djs, Karlos e Explosão fizeram a festa, tocando as mais diversas músicas contagiantes.

#LGBT 25/07/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Prefeitura de Cajazeiras entrega certificados de conclusão de curso profissionalizante ao público LGBTQIAP+

A Prefeitura de Cajazeira, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, juntamente com a Gerência Municipal de Direitos LGBTQIAP+, realizou a entrega dos certificados dos Cursos profissionalizantes de Barbearia. Foi na sexta-feira, 22, na sede da própria Secretaria, com presença da Secretaria Marta Geruza, a adjunta Sônia Barros, Fernando Santana, e convidados.

Segundo a Secretária Marta, esta é mais uma oportunidade para os participantes ingressarem no mercado de trabalho. "Nossa expectativa é que esse aprimoramento seja um diferencial na carreira profissional dos participantes. "Parabéns aos alunos que, com muita dedicação, conseguiram concluir mais esta importante etapa da vida! Desejo a todos muito sucesso e espero, de coração, que o curso ajude a garantir resultados positivos na vida de cada um participante", destacou.

Para o Gerente Municipal de Direito LGBTQIAP+, Delânio da Silva Sousa, a entrega dos certificados é culminância de um processo na busca de qualificação para inserir o público LGBTQIAP+ no mercado de trabalho. "Qualificar profissionalmente para ter condições de buscar o primeiro emprego, ou abrir seu próprio negócio", comentou.

#LGBT 22/06/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Qualificação: Prefeitura de Cajazeiras oferece novos cursos profissionalizantes para segmento LGBT

Em mais uma ação de formação profissional, visando gerar oportunidades de trabalho e renda para os diversos segmentos sociais, a Prefeitura de Cajazeiras, por meio de uma parceria das secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e Desenvolvimento Humano, lançou o Curso de Barbearia, tendo como público alvo a população LGBTQIAP+, que é atendida pela Gerência Municipal dos Direitos LGBT.

A Aula Inaugural foi prestigiada pelo prefeito Zé Aldemir e pela deputada estadual Dra. Paula, além de secretários municipais e participantes do citado curso, tendo como local a sede da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, como parte da programação do Mês do Orgulho LGBTQIA+.

#LGBT 06/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Luta por igualdade: Gerência Municipal dos Direitos LGBTQIAP+ realiza mais um “Café com diversidade”

Foi realizado na quinta-feira, 05, na UBS do Bairro Mutirão, mais um "Café com diversidade", com a participação de membros do movimento LGBTQIAP+, Dr. Olivandro, médico da Saúde da Família, Eriberto Maciel, presidente da Câmara Municipal, Simone Cartaxo, secretária de Desenvolvimento Humano, Jucinério Félix, sub-secretário de Articulação Política, e Sônia Barros, sub-secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, além da representante participação do CREAS Municipal e do Orçamento Participativo do Estado.

A Gerência Municipal dos direitos LGBTQIAP+ levou para discussão o tema "Os desafios do envelhecimento da população LGBTQIAP+ no Sertão Paraibano ".

"Foi uma tarde muito produtiva e de partilha de grandes conhecimentos", ressaltou Fernando Santana, presidente da Associação do Orgulho LGBT de Cajazeiras.

Para Joyce Montinely, presidenta do Movimento LGBTQIAP+, "esses encontros fortalecem cada vez mais o engajamento da diversidade em nosso município e a luta pelo direito igualitário para todos".

#LGBT 25/03/2022 SECRETARIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres oferece curso de barbearia para comunidade LGBTQIA+ de Cajazeiras

Um curso de barbearia para a comunidade LGBTQIA+ de Cajazeiras está sendo oferecido pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, por meio da Gerência Municipal dos Direitos LGBT, em parceria com o CREAS e Secretaria de Desenvolvimento Humano.

As inscrições poderão ser feitas na Gerência Municipal dos Direitos LGBT de Cajazeiras, localizada no Centro Administrativo, em frente ao CAIC, entre os dias 28 de março (segunda-feira) e 1° de abril.

De acordo com Delânio de Sousa, gerente municipal dos Direitos LGBT de Cajazeiras, serão oferecidas apenas 20 vagas, "daí a importância das pessoas interessadas no curso se inscreverem o mais rápido possível".

www.cajazeiras.pb.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 20:41:52