CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 30/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Público recorde compareceu ao Xamegão para as apresentações da “Paixão de Cristo” em Cajazeiras

As duas apresentações do tradicional espetáculo "A Paixão de Cristo" em Cajazeiras, tendo como palco a Praça do Xamegão, no centro da cidade, foi mais um estrondoso sucesso de público.

Com entrada gratuita, um público recorde assistiu a mais essa emocionante representação da morte e paixão de Jesus Cristo, encenada pelo Grupo de Teatro Fênix, apoiado pela Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com financiamento do Fundo Municipal de Cultura (FUMINC).

O espetáculo, reunindo um grande elenco de atores e figurantes, foi realizado nas noites de quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), no Xamegão.

Segundo Fernando Santana, diretor geral do espetáculo, "Os dois dias da Paixão de Cristo foram simplesmente emocionantes e incríveis! O público se viu envolvido e emocionado a cada cena, vivenciando de perto toda a intensidade e beleza da encenação. O empenho dos profissionais envolvidos e apoio da prefeitura foram verdadeiramente o diferencial deste evento".

"Foi uma experiência que tocou o coração de todos os presentes e que certamente ficará marcada na memória por muito tempo", continuou.

Ele finalizou dizendo que "iremos lutar para conseguirmos um local fixo para que anualmente este grandioso espetáculo seja realizado".

#Cultura 22/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura de Cajazeiras é parceira em seminário sobre racismo religioso

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura, foi parceira na noite desta quinta-feira (21) na realização do II Seminário Racismo Religioso. O evento aconteceu na sede da Secult, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, e teve apoio da Gerência Municipal de Igualdade Racial e da Lei Paulo Gustavo no município.

Segundo o secretário de Cultura, Eduardo Jorge, o evento contou com as participações de vários babalorixás e mães de santo de Cajazeiras. Também contou com a presença da Secretária de Políticas Publicas para Mulheres, Rayanne Medeiros e de representantes da OAB, orientando os participantes sobre temas como direitos aos cultos religiosos e também de ir e vir com as vestimentas típicas de cada religião.

O evento foi realizado pela adepta da religião afro Maria Eline, que faz parte da Associação Orin Igbadu de Cajazeiras.

#Cultura 10/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Com apoio da Prefeitura: Paixão de Cristo promete emocionar público em apresentações durante a Semana Santa

Os preparativos para a Paixão de Cristo do Grupo de Teatro Fênix, em Cajazeiras, nos dias 28 e 29 de março de 2024, na praça do Xamegão, estão a todo vapor! Os ensaios e gravações estão em pleno andamento, com o elenco se dedicando sob a direção cênica dos atores e professores Gregório Nascimento e Anderson Andrade. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

O diretor geral, ator e historiador, Fernando Santana, está cuidando da logística da produção de figurinos, adereços e questões burocráticas, garantindo que cada detalhe esteja impecável para encantar o público. A cenografia do espetáculo ficará por conta do ator e empreendedor Bruno Nathanael.

A população de Cajazeiras e região está convidada a prestigiar esse espetáculo imperdível nos dias 28 e 29 de março na praça do Xamegão. "Não perca essa oportunidade de vivenciar essa emocionante encenação da Paixão de Cristo, que há 25 anos encanta a todos através da história do maior Mestre de todos os tempos da história", conclamam os organizadores do evento.

#Cultura 02/03/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 120 mil reais: Secretaria de Cultura divulga projetos aprovados no edital do Fuminc 2023

Foi divulgada na manhã desta sexta-feira (1), a lista com os projetos aprovados no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) com referência ao edital de 2023, lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Ao todo foram aprovados 55 projetos, das mais diversas áreas de atuação artísticas de Cajazeiras, representando um investimento na ordem de 120 mil reais por parte da administração municipal.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, os pagamentos das parcelas do FUMINC 2023 já estão programados para os dia 10 de março e 10 de abril, conforme determinado pelo prefeito Zé Aldemir.

#Cultura 23/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura de Cajazeiras define pagamentos do Fuminc 2023 para 10 de março e 10 de abril

Eduardo Jorge (Edu Batera), secretário municipal de Cultura e Turismo de Cajazeiras, informou que se reuniu pela primeira vez com o prefeito José Aldemir.

Essa foi a primeira agenda do novo titular da Secult com o prefeito, após sua nomeação para a pasta.

Dentre as primeiras ações de trabalho definidas com Zé Aldemir, Eduardo Jorge destaca os pagamentos das parcelas do FUMINC 2023, programados para os dia 10 de março e 10 de abril.

De acordo com ele, os projetos selecionados para essa edição do FUMINC serão divulgados no dia 1º de março. Ele afirma que serão investidos R$ 120.000,00 em projetos culturais, mantendo a marca da atual gestão municipal, que tem cumprido a lei e destinado o percentual máximo em todos os anos.

Segundo Eduardo Jorge, também foi discutido com o prefeito o lançamento da edição 2024 do FUMINC, cujo edital sairá até o final do mês de abril.

#Cultura 22/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 28 e 29 de março: organizadores se reúnem para definições sobre a realização da Paixão de Cristo em Cajazeiras

Promovidas pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, já estão programadas para os dias 28 e 29 de março, dentro da Semana Santa, as apresentações do espetáculo "Paixão de Cristo", em local ainda a ser definido.

"Repleto de muita emoção, a encenação acontecerá de forma gratuita e em ambiente aberto, comemorando os 25 anos de muito sucesso desse grandioso projeto e trazendo o verdadeiro significado da morte e ressurreição de Jesus Cristo", disse Fernando Santana, ator e coordenador geral do espetáculo, que será encenado, mais uma vez, pelo Grupo Teatral Fênix.

Tradição há mais de duas décadas em Cajazeiras, a encenação da "Paixão de Cristo" é promovida pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, Secretaria para o Desenvolvimento Humano, Secretaria de Infraestrutura, Sctrans, entre outras.

Com vistas à preparação do espetáculo, aconteceu na segunda-feira (19), a reunião inaugural de abertura da "Paixão de Cristo 2024", com parte do elenco e as presenças da secretária-adjunta da Cultura e Turismo, Maria Cristina, além de coordenadores de apoio, como os professores Gregório Nascimento, Anderson Andrade e Jusciê Alves, diretor da Gerência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

#Cultura 12/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Mesmo com chuva, segunda noite do Carnaval na Avenida Juvêncio Carneiro foi sucesso

Aberto oficialmente no sábado (10), pelo prefeito Zé Aldemir, o Carnaval de Cajazeiras, no QG da Folia, na Avenida Juvêncio Carneiro, voltou a repetir o sucesso na sua segunda noite, no domingo (11), apesar das chuvas que têm caído na cidade.

Tendo como atração principal o show de Kiko Chicabana, que agitou a galera com seus grandes sucessos, a noite do domingo foi mais uma prova de que Cajazeiras realiza, de fato, o maior, melhor, mais seguro e mais tranquilo Carnaval da Paraíba, promovido pela Prefeitura Municipal.

Para os foliões que vão para a Juvêncio Carneiro, da segurança garantida pela Polícia Militar da Paraíba e guarda municipal, a fluidez e dinâmica do trânsito nas ruas de acesso ao QG da Folia, por parte da SCTRans, destaca-se também os serviços de atendimento emergencial disponibilizado na Unidade de Saúde Simão de Oliveira.

Na UBS, vizinho ao Banco do Brasil, estão de prontidão, durante todo o período de realização da festa de Momo, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional de Cajazeiras, UPA, SAMU, Corpo de Bombeiros, etc, com toda a estrutura montada para assegurar o atendimento ou deslocamento emergencial de qualquer folião que vier a precisar.

#Cultura 11/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Multidão lota o Corredor da Folia na abertura do Carnaval do Cajazeiras; Zé Aldemir entrega as chaves da cidade para Rei

Uma multidão compareceu à rua Juvêncio Carneiro na noite de ontem para a abertura do carnaval de Cajazeiras em 2024. O prefeito Zé Aldemir fez a abertura oficial do evento, acompanhado da deputada estadual Doutora Paula, deputado Júnior Araújo, vice-prefeito Marcos do Riacho do Meio, vereadores da base governista e secretários.

No palco, Solange Almeida incendiou o público presente, cantando seus maiores sucessos. Também se apresentaram Turma da Bregadeira, Léo Mariano e Biguinho Show.

Na ocasião, o prefeito realizou a coroação do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2024, Hytalo Santos e Kamilinha. Zé Aldemir passou as chaves da cidade para o rei Momo. Hoje a noite promete com show de Chicabana, Flávio Pisada Quente, Édson Cantor e Luiza Nobre. Também haverá muita animação nas Praças do Frevo e do Rock e no Beco Cultural. Os blocos Amélia Nunca Mais, Zé Liança e Índio vão desfilar pelas principais ruas do centro da cidade.

#Cultura 01/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E EMPREENDEDORISMO Prefeitura se reúne com Ministério Público e forças de segurança define horários das noites do Carnaval de Cajazeiras

Em reunião na manhã desta quinta-feira (1), entre integrantes da gestão municipal, Ministério Público, forças de segurança e dos blocos, ficou estabelecido o horário para o término das noites do Carnaval de Cajazeiras, que vai de 10 a 13 de fevereiro.

De acordo com promotora da 3º Vara da Comarca de Cajazeiras, Dra. Simone Sousa, afirmou que a reunião foi positiva, uma vez que "todas as recomendações foram acatadas, sem maiores problemas".

Por sua vez, a coordenadora da comissão organizadora do Carnaval 2024 e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Daianny Valêncio, confirmou a definição do horário para serem encerradas as festividades, como os shows musicais e sonorizações na Avenida Juvêncio Carneiro e todo o seu entorno, para as 4h da manhã, num acordo entre a gestão municipal e os órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar.

Além da coordenadora da comissão, representando a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, estiveram presentes os secretários Neguin do Mondrian (Infraestrutura) e Branquinha Abreu (Meio Ambiente), entre outros auxiliares da administração.

#Cultura 30/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura divulga programação do desfile dos blocos oficiais no carnaval de Cajazeiras

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras divulgou a relação dos blocos oficiais que vão desfilar no carnaval da cidade. O primeiro bloco a desfilar pelas ruas de Cajazeiras será o Afoxé, na quinta-feira, dia 8, e o último o Dindin de Cajá, dia 13. Na noite de ontem, os representantes dos blocos de Cajazeiras participaram de uma reunião com a UNICAB e secretários da prefeitura para acertar os últimos detalhes do Carnaval 2024.

A expectativa é que Cajazeiras realize o maior carnaval de sua história, com as atrações dos blocos e do Corredor da Folia, onde se apresentarão nomes como Solange Almeida, Kiko Chicabana, Biquini Cavadão e Dan Ventura, entre outras atrações. O prefeito Zé Aldemir garantiu toda infraestrutura necessária para o desfile dos blocos, além das atrações musicais.

<b>Segundo informações repassadas pela UNICAB (União Cajazeirense Carnavalesca Cultural de Blocos)</b>

<b>- Bloco Afoxé de Quinta</b>

Quinta-feira - 08/02

Concentração: Praça João Pessoa

Horário: 17h

Atrações: Cigano do Arroxa e Banda Afoxé InGomBa

<b>- Bloco Imprensados</b>

Sexta-feira - 09/02

Concentração: Praça João Pessoa

Horário: 17h

Atrações: Ricardinho Cantor e Forró de Alta Elétrico

<b>- Bloco Afoxé Orin Igbadu</b>

Sexta-feira - 09/02

Concentração: Praça do Leblon

Horário: 17h

Atrações: Orin Igbadu e Benício Duarte e Izael

<b>- Bloquinho Diversidade</b>

Sexta-feira - 09/02

Concentração: Praça do Leblon

Horário: 17h

Atrações: Lukinhas Imperador e Caio Dj

<b>- Bloco das Virgens</b>

Sábado - 10/02

Concentração: Praça João Pessoa

Horário: 16h

Atrações: Tikinho Pankadão, Biguinho Show e Dj Felipe

<b>- Bloco Amélia Nunca Mais</b>

Domingo - 11/02

Concentração: Praça João Pessoa

Horário: 16h

Atrações: Rayara Moura, Dj Rafaela e Amanda Caroline

<b>- Bloco do Índio</b>

Domingo - 11/02

Concentração: Praça das Palmeiras

Horário: 16h

Atrações: Tikinho Pankadão, Jonas Safadão, Popô Silva e Marcos Rogério

<b>- Bloco Vamos Hablar</b>

Domingo - 11/02

Concentração: Praça das Oiticicas

Horário: 16h

Atração: Romanilly Furtado

<b>- Bloco Maluco Beleza</b>

Domingo - 11/02

(Demais Informações não foram enviadas para a comissão)

<b>- Bloco Zé Liança</b>

Domingo - 11/02

Concentração: Rua 21 de Abril

Horário: 15h

Atração: Tikinho Pankadão, Edu Batera, Orquestra Retro e Dj Felipe

<b>- Bloco Cafuçu</b>

Segunda-feira - 12/02

Concentração: Praça João Pessoa

Horário: 16h

Atrações: Dj Rafaela, Orquestra Retrô e Pagodão Brega Love

<b>- Bloco Dindin de Cajá</b>

Terça-feira - 13/02

Concentração: Praça João Pessoa

Horário: 17h

Atrações: Ricardinho e Tote Barreto Kids

#Cultura 17/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Edital do FUMINC: artistas cajazeirenses têm até o dia 29 para inscrição de projetos

O Diário Oficial do Município de Cajazeiras circulou, na sexta-feira, 15, com o Edital 2023 do FUMINC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura), assinado pelo prefeito Zé Aldemir, e cujas inscrições para apresentação de projetos estão abertas até o próximo dia 29 deste mês.

O secretário municipal de Cultura, Ubiratan de Assis, destacou que o FUMINC vai contemplar, mais uma vez, os segmentos de teatro, música, dança, artes plásticas, cinema, fotografia, literatura, artesanato, artes gráficas, vídeo, cultura popular, entre outros. A avaliação dos projetos será no dia 20 de janeiro.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=434&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Edital FUMINC 2023 - Publicado no Diário Oficial</b></a>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1654/DIVERSOS_001_2023_0000001.pdf" target="_blank"><b>Formulário de Inscrição - Pessoa Física</b></a>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1655/DIVERSOS_002_2023_0000001.pdf" target="_blank"><b>Formulário de Inscrição - Pessoa Jurídica</b></a>

#Cultura 11/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cultura em alta: secretário anuncia recursos da Lei Paulo Gustavo e novo edital do Fuminc

A atual gestão do prefeito Zé Aldemir foi a única que não falhou com a liberação de recursos do FUMINC (Fundo Municipal de Cultura). Assim, reagiu o secretário municipal de Cultura, Ubiratan de Assis, à críticas de setores da oposição em relação ao atraso do Edital deste ano.

Ele assegurou que o novo Edital está pronto e deve ser lançado nos próximos dias, justificando que o FUMINC não saiu antes porque todo o corpo técnico da sua pasta estava envolvido até o momento em viabilizar os projetos da Lei Paulo Gustavo, cujos recursos, na ordem de 559 mil, 699 reais e 52 centavos, já serão liberados até a próxima semana, contemplando 69 projetos dos artistas locais.

"A verdade é que a nossa cultura está em alta. Além desses recursos da Lei Paulo Gustavo, vamos lançar agora o Edital do Fundo Municipal, no sentido de incentivar e apoiar cada vez mais a produção artística local.

Ubiratan de Assis lembrou que o FUMINC é uma lei que assegura a destinação de até 2% da arrecadação dos tributos municipais para projetos culturais, e que essa essa lei vem sendo cumprida, religiosamente, na gestão do prefeito Zé Aldemir, o que não ocorreu em outras administrações. "Desde 2018, e até nos anos de pandemia, foram liberados recursos para o FUMINC", afirmou Ubiratan, acrescentando que este ano será o 6º Edital.

#Cultura 30/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secult anuncia resultado final dos projetos selecionados para execução pela Lei Paulo Gustavo em Cajazeiras

Foi publicada na edição desta quarta-feira (29) do Nova Era, Diário Oficial da Prefeitura de Cajazeiras (PB), a planilha com o resultado final dos projetos inscritos na Lei Paulo Gustavo de 2023, no âmbito municipal.

Assinada pelo secretário municipal de Cultura, Ubiratan Pinheiro de Assis, a tabela traz todos os proponentes que tiverem seus projetos selecionados após o resultado preliminar e o julgamento dos recursos apresentados à comissão de pareceristas.

Os selecionados se referem aos editais 01 e 02, ou seja, o de áudio-visual, denominado de "Eliézer Rolim" e o de outras áreas, que teve o nome de "Íracles Pires".

As próximas etapas a serem cumpridas pelos proponentes selecionados serão a entrega dos documentos e certidões, conforme consta nos editais, e a assinatura do termo de adesão cultural.

A documentação deverá ser entregue o próximo dia 7 de dezembro, na sede da Secult, entre as 8h e às 12h00. Segundo o secretário, "aquele que não tiver sua documentação necessária será desclassificado, e quem ocupará o lugar dele é o primeiro suplente em cada categoria em que está concorrendo".

Cumpridas essas etapas, serão efetuados os pagamentos, em parcela única, e iniciado o período para execução de cada projeto contemplado.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos_download.php?id=430&pg=diariooficial" target="_blank"><b>Resultado Final - Publicado no Diário Oficial</b></a>

#Cultura 22/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Artistas debatem política cultural na Conferência de Cajazeiras; secretário Pedro Santos participa do evento

Foi realizada neste domingo, 22, nas dependências da Escola Costa e Silva, a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Cajazeiras, reunindo um grande número de pessoas ligadas aos mais diversos segmentos artísticos da cidade.

Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", o evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e contou com a presença do secretário estadual de Cultura, Pedro Santos.

Na abertura, também marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, vereador Eriberto Maciel, o representante do prefeito Zé Aldemir, Jônattas Cavalcante, da pasta de Governo e Articulação Política, secretários Ubiratan di Assis (Cultura) e José Anchieta (Comunicação), além de representantes dos movimentos ligados à Cultura local.

Durante todo o dia, sob a coordenação do teatrólogo Jucinério Félix, diretor de Turismo da Prefeitura de Cajazeiras, o importante evento registrou a posse do novo Conselho Municipal de Cultura, discutiu e aprovou propostas de políticas públicas de Cultura e elegeu delegados à Conferência Estadual.

#Cultura 17/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cajazeiras realizará 4ª Conferência Municipal de Cultura, neste domingo, 22

Os segmentos de arte e cultura de Cajazeiras vivem a expectativa da 4ª Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada no próximo domingo, 22, a partir das 08 horas, na sede da Escola Costa e Silva.

O secretário municipal de Cultura, Ubiratan de Assis e o coordenador de Turismo, Jucinério Félix, informaram que todas as providências estão sendo tomadas para a realização do evento, que deverá ser aberto pelo prefeito Zé Aldemir, e contará com a presença do secretário estadual Pedro Santos.

Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Cajazeiras deverá discutir e aprovar propostas dentro dos eixos apresentados, bem como eleger delegados à Conferência Estadual.

#Cultura 13/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO A cultura em alta: secretário se reúne com artistas e define data de Conferência em Cajazeiras

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Cajazeiras realizou, na tarde de terça-feira (12), no Espaço Cultural Eliezer Rolim, uma reunião com aristas e agentes culturais locais para tratar dos encaminhamentos com relação à Conferência Municipal de Cultura e à instalação do Conselho Municipal de Cultura.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, ficou definido que a Conferência Municipal de Cultura acontecerá no próximo dia 21 de outubro, durante todo o dia, em local ainda a ser definido.

Ele acrescentou também que o Conselho Municipal de Cultura irá eleger os novos membros ainda neste mês de setembro, para tomarem posse no dia 21 de outubro, na abertura da Conferência. "Estamos discutindo com os nossos artistas todos esses encaminhamentos, valorizando cada vez mais a cultura, nessa gestão do prefeito Zé Aldemir", comentou o titular da pasta, Ubiratan di Assis.

#Cultura 07/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretário de Cultura destaca avanços nos encaminhamentos para a realização da Lei Paulo Gustavo em Cajazeiras

O secretário de Cultura e Turismo de Cajazeiras, Ubiratan di Assis, está convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras da cultura para uma reunião no próximo dia 12, terça-feira, às 16h00, na sede da Secult, no Casarão da Tenente Sabino, para as discussões dos encaminhamentos do período de oficinas da Lei Paulo Gustavo, cujas inscrições dos projetos se encerrarão no dia 20 de setembro.

Ele destacou os avanços já conseguidos para a realização da LPG em Cajazeiras, sempre com discussões e participações dos artistas e agentes culturais da cidade.

"Já vencemos várias etapas, desde a aprovação na plataforma TransfereGov do Plano de Ação da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, até o lançamento dos editais na área de audiovisual, homenageando o teatrólogo e cineasta Eliezer Rolim, e outro, para os demais segmentos culturais de Cajazeiras, homenageando a teatróloga Íracles Pires, a dona Ica ", disse ele.

Segundo Ubiratan, "todos os encaminhamentos estão previstos dentro das datas colocadas nos editais e teremos uma grande aceitação por parte dos agentes culturais de Cajazeiras com relação à aplicação da Lei Paulo Gustavo".

#Cultura 06/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura reúne artistas para planejamento da Conferência Municipal de Cultura

Na terça-feira (5), a Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras realizou uma reunião para a os preparativos da Conferência Municipal de Cultura, prevista para acontecer no próximo mês de outubro.

Ubiratan di Assis, secretário municipal de Cultura, destacou que está sendo elaborado um Decreto para a criação do grupo de trabalho responsável pela coordenação da Conferência Municipal de Cultura.

Ele destacou que um fato importante a ser verificado é que os delegados eleitos na CMC, em Cajazeiras, irão participar da Conferência Estadual de Cultura, em João Pessoa, e os delegados da Paraíba irão participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, no mês de março de 2024.

#Cultura 19/08/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Gilson Souto Maior lança livro em Cajazeiras; Zé Aldemir enaltece trajetória do jornalista

Em solenidade realizada na noite dessa sexta-feira, 18, o jornalista Gilson Souto Maior lançou, em Cajazeiras, o livro História da imprensa na Paraíba, evento inserido nas comemorações culturais do aniversário da cidade.

O lançamento ocorreu na Praça da Matriz Nossa Senhora de Fátima, reunindo membros da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), escritores, intelectuais e pessoas da vida politica, cultural e social da terra do Padre Rolim.

O prefeito Zé Aldemir falou sobre a importância da obra para o resgate da história da imprensa escrita, e também destacou a trajetória do autor. "Essa é mais uma contribuição do nosso Gilson Souto Maior, um cidadão que sempre nos orgulhou muito em todos os cargos que exerceu no Estado", comentou o chefe do executivo cajazeirense.

#Cultura 28/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo em Cajazeiras: Secretaria de Cultura realiza terceira oitiva com artistas na segunda-feira, dia 31

Após ter o seu Plano de Ação aprovado, a Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras cumpre na segunda-feira, dia 31, mais uma etapa da Lei Paulo Gustavo com a realização da terceira oitiva com os artistas e produtores culturais locais, no Espaço Cultural Eliézer Rolim, sede da Secult, a partir das 19h00.

De acordo com secretário da pasta, Ubiratan di Assis, os recursos, na ordem de R$ 559.699,52, já foram aportados na conta da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, para serem devidamente aplicados na execução da LPG.

"Na segunda-feira, dia 31 de julho, a Secult realiza a terceira oitiva para colher sugestões da classe artística e cultural de Cajazeiras para o cumprimento do Edital. Para tanto, convidamos a todos os nossos trabalhadores e trabalhadoras da arte e da cultura cajazeirense para participarem", disse o secretário, informando também que, terminada a oitiva, o Edital será apresentado a todos no início de agosto, ainda sem data definida.

A próxima etapa a ser vivida pela classe artística de Cajazeiras será a abertura das inscrições dos projetos nos segmentos de audiovisual e nas demais áreas artísticas da cidade, regidos por Editais específicos, em datas a serem divulgadas posteriormente.

"A gestão do prefeito José Aldemir Meireles já realizou, com sucesso, cinco edições do FUMINC, além da Lei Aldir Blanc número 1, e já está no processo de execução da Lei Paulo Gustavo, que também será exitosa, contemplando os nossos artistas, sem nenhuma discriminação", finalizou Ubiratan di Assis.

#Cultura 03/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: Município de Cajazeiras já está devidamente cadastrado e com Plano de Ação aprovado

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comunica a todos os integrantes do movimento cultural da cidade, que já encontra devidamente cadastrado e aprovado o Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo, como também assinado o Termo de Adesão.

Os investimentos na cidade de Cajazeiras serão na ordem de R$ 559.699,52 e o maior recurso será investido na área de audiovisual. O restante será investido nos diversos segmentos da cultura local.

As inscrições na plataforma "Transferegov" podem ser feitas até o próximo dia 11 de julho, mas Cajazeiras já se encontra devidamente cadastrada e com seu Plano de Ação aprovado.

O secretário de Cultura, Ubiratan di Assis, informa que a próxima etapa será a discussão para elaboração da minuta do Edital, que tem como base o roteiro estabelecido pelo Ministério da Cultura, devendo cada município adequá-lo à sua realidade.

Ele destaca também que, no dia 5 de julho, a Secretaria de Cultura do Estado estará debatendo e discutindo em Cajazeiras os editais da Lei Paulo Gustavo na Paraíba, com as presenças do secretário Pedro Santos e todos os gestores de cultura da 9ª Regional, que congrega os 15 municípios da região do Alto Piranhas.

O convite para a SECULTPB Itinerante, que será realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, no dia 5 de julho (quarta-feira), é extensivo a todos os artistas, de todos os segmentos artísticos dos municípios da 9ª Região de Cultura.

<b>A programação será a seguinte:</b>

- 09:00 às 12:00 horas - Apresentação do edital regional da Lei Paulo Gustavo;

- 14:00 às 15:00 horas - Apresentação do ICMS Cultural;

- 15:00 às 17:00 horas - Debate sobre proposta de modernização do FIC Augusto dos Anjos.

Ubiratan di Assis informa ainda que, no dia 6 de julho (quinta-feira), estará presente em Cajazeiras, uma consultoria para discutir as oficinas que terão como objetivo esclarecer os encaminhamentos e a importância da Lei Paulo Gustavo e a sua devida aplicação.

"Além das plenárias para discutir, juntamente com a classe artística cajazeirense, a adequação do Edital, teremos a oportunidade de elaborar oficinas para facilitar o encaminhamento de projetos para Lei Paulo Gustavo", disse o secretário.

Para ele, "a Lei Paulo Gustavo é de muita importância para a classe cultural brasileira, paraibana e, notadamente, de Cajazeiras, por conta do incentivo dado aos diversos segmentos artísticos".

Os recursos totais de R$ 559.699,52 da Lei Paulo Gustavo para Cajazeiras estão assim distribuídos: Produção de Audiovisual - R$ 296.528,81; Reforma e Ampliação de Espaços públicos e privados - R$ 67.779,61; Curso de formação no audiovisual - R$ 34.029,73; Demais expressões artísticas e culturais - R$ 161.361,37.

Por sua vez, o prefeito José Aldemir Meireles ressaltou que a Lei Paulo Gustavo trará importantes benefícios para a cultura de Cajazeiras, acrescentando que, depois da execução LPG, a partir do mês de setembro, serão iniciadas as discussões sobre o FUMINC 2023, na sua sexta edição.

#Cultura 25/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Memorial Ivan Bichara: família agradece a Zé Aldemir pela homenagem

Durante evento de celebração dos 105 anos do cajazeirense Ivan Bichara Sobreira, nessa quarta-feira, 24, membros da família externaram agradecimento à gestão do prefeito Zé Aldemir, pela instalação do Memorial em homenagem ao saudoso ex-governador paraibano.

Em evento realizado no Casarão da Epifânio Sobreira, onde está instalado o Memorial, os filhos: Ivan e Paulo Bichara Sobreira, o neto Guilherme Sargentelli, além de outros familiares, reconheceram a importância da homenagem para preservação da memória do escritor e político cajazeirense.

O encontro desse dia 24, no histórico Casarão, contou também com a presença de outros ilustres cajazeirenses e cajazeirados, entre eles, Frassales Cartaxo (presidente da ACAL), Antônio Quirino de Moura (ex-prefeito), historiadores José Antônio e Chagas Amaro, e os secretários Ubiratan di Assis e Jônattas Cavalcante, representando o prefeito Zé Aldemir e a deputada estadual Dra. Paula Francinete.

#Cultura 25/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cajazeiras recebe Festival Zé do Norte; prefeito Zé Aldemir destaca parcerias culturais com o Estado

Nestes dias 26 e 27, (sexta-feira e sábado), Cajazeiras vive intensa movimentação cultural, com a realização das duas eliminatórias do Festival de Música da Paraíba, que este ano, homenageia o cajazeirense Zé do Norte.

Realizado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural, Rádio Tabajara e Empresa Paraibana de Comunicação, o importante evento musical, será realizado no Parque do Xamegão, com a apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal.

Ao manifestar sua satisfação por Cajazeiras ter sido escolhida para sediar o Festival, o prefeito Zé Aldemir destacou a importância dessa e outras parcerias que o município faz com o Estado. "Estamos proporcionando um grande evento artístico para os cajazeirenses", comentou Zé Aldemir, afirmando que Cajazeiras agradece e recebe todos os participantes e visitantes com muita alegria e o entusiasmo que a terra da cultura e do saber sempre apresenta.

#Cultura 22/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 23 a 26 de maio: Programação cultural marca quarto aniversário da Academia Cajazeirense de Artes e Letras

Os quatro anos de instalação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), datada de 24 de maio de 2019, serão festejados com uma programação cultural que se inicia na terça, dia 23 de maio, e se estende até a sexta-feira, dia 26, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, no centro da cidade, onde funciona a sede provisória da entidade.

Juntamente com um sarau poético, com abertura às 19h00 do dia 23, fará parte da programação comemorativa uma feira de livros com vários títulos, dos mais variados gêneros, lançados por membros efetivos da ACAL, que colocarão suas obras à venda para a população durante as festividades.

A programação terá início no dia 23 de maio (terça-feira) com divulgação da programação nas emissoras de rádio e falas de diretores e membros sobre as ações já desenvolvidas e os próximos passos e projetos da entidade.

Elaborada pela comissão formada por Nadja Claudino, Naldinho Braga e Ubiratan di Assis, membros da mesa diretora da ACAL, a programação prevê para o dia 24, às 14h00, uma visitação de escolas ao Memorial Ivan Bichara, instalado no Casarão da Rua Epifânio Sobreira, nas proximidades do Açude Grande de Cajazeiras, seguida por uma homenagem ao ex-governador e escritor cajazeirense.

Na noite da quarta-feira (24), a partir das 19h00, haverá a solenidade comemorativa dos quatro anos da instalação da ACAL, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, seguida de um coquetel e apresentação musical com o cantor Alysson Voz e Violão. Paralelamente, no mesmo local, terá sequência a exposição e venda dos livros dos acadêmicos.

Na quinta-feira, dia 25, às 09h00, acontece uma mesa redonda com professores da UFCG que são membros da ACAL, no miniauditório da Central de Aulas Francisco Eugênio Pacelli Gurgel do CFP/UFCG.

O encerramento da programação alusiva ao quarto aniversário da Academia Cajazeirense de Artes e Letras será na sexta-feira, dia 26, a partir das 09h30, com uma atividade com alunos do ensino médio na Praça Nossa Senhora de Fátima, tendo como temática "o morticínio eleitoral em Cajazeiras", mediada por Francisco Sales Cartaxo Rolim, presidente da entidade.

Lenilson Oliveira - Diretor de Comunicação da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL)

#Cultura 14/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO No Espaço Cultural Eliézer Rolim: ACAL e Secretaria de Cultura promovem lançamento do livro “Revolucionárias”

A Academia Cajazeirense de Artes e Letras e a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promovem neste sábado, dia 15, um importante evento literário no Espaço Cultural Eliézer Rolim, no centro da cidade, a partir das 19h00.

Trata-se do lançamento do livro "Revolucionárias", do escritor e jornalista Rui Leitão, que ocupa a cadeira de número 11 da ACAL, cujo patrono é o seu pai, o historiador Deusdedit de Vasconcelos Leitão, autor de vários livros de suma importância para Cajazeiras e para a Paraíba.

O secretário municipal de Cultura e vice-presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras, Ubiratan di Assis, reforça o convite aos membros da ACAL residentes na cidade e ao público em geral para o lançamento do livro "Revolucionárias, no antigo Hotel Oriente, na Travessa Francisco Bezerra, na extensão do Calçadão Tenente Sabino.

"Ficaremos muito felizes em receber os confrades da ACAL e todos os amigos no Espaço Cultural Eliézer Rolim, onde estão instaladas a Secretaria Municipal de Cultura e também a Academia Cajazeirense de Artes e Letras", disse Ubiratan di Assis.

#Cultura 08/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Arte e emoção: espetáculo da Paixão de Cristo em Cajazeiras é realizado com muito sucesso

Um grande público prestigiou as duas noites da Paixão de Cristo, em Cajazeiras, que aconteceu nos dias 06 e 07, em frente ao histórico prédio do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, ao lado da Faculdade Católica, antiga Faculdade de Filosofia.

Encenado pelo tradicional grupo teatral Fênix, com apoio da Prefeitura Municipal, o espetáculo foi marcado por forte emoção, e muito aplaudido pelo público.

O secretário municipal de Cultura, Ubiratan de Assis, comemorou o sucesso do espetáculo, enaltecendo o desempenho do grupo Fênix e o comportamento do público. "Foi um show de arte, uma bela encenação do grupo Fênix, que emocionou a todos", comentou Ubiratan, que também elogiou a participação do público presente nos dois dias de encenação.

O titular da pasta da Cultura disse que a gestão do prefeito Zé Aldemir marca mais um ponto positivo ao incentivar e dar todo o apoio ao grupo Fênix na realização da Paixão de Cristo. "Nesta gestão, o espetáculo ganhou força, cresceu e se consolidou no nosso calendário de eventos culturais", destacou Ubiratan de Assis.

O ator Fernando Santana, coordenador da Paixão de Cristo, externou sua satisfação com o sucesso do espetáculo e falou sobre o papel que desempenhou. "É preciso fé, coragem e muita determinação. É uma história contada há mais de dois mil anos. O medo permeia minha cabeça, mas existe algo mais forte, que me transforma num trator, que é a fé", declarou.

Ele também destacou a maturidade profissional ao interpretar o discípulo João, amado por Jesus. "Isso tudo envolve corpo e alma, no amor por Jesus", comentou Fernando Santana.

#Cultura 04/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Em novo local: espetáculo da Paixão de Cristo acontecerá nestes dias 06 e 07, em Cajazeiras

Depois de dois anos sem o evento, em virtude da pandemia da Covid-19, Cajazeiras vive a expectativa de mais uma Paixão de Cristo, a ser encenada pelo grupo teatral Fênix, com o decisivo apoio da Prefeitura Municipal.

A novidade é que este ano, o espetáculo será realizado em frente ao Instituto Jesus Missionário dos Pobres, ao lado do prédio da Faculdade Católica (antiga FAFIC). A mudança de local, deve-se aos trabalhos de reforma e melhorias do estádio Higino Pires Ferreira.

O secretário Ubiratan de Assis, da Cultura, e o ator Fernando Santana, do grupo Fênix, informaram que o novo local oferece todas as condições para realização do espetáculo e para receber o público, nestes dias, 06 e 07, quinta e sexta desta Semana Santa, com entrada gratuita.

#Cultura 14/03/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Paixão de Cristo: Prefeitura de Cajazeiras e Grupo Fênix intensificam preparativos do espetáculo

Suspenso por dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19, o espetáculo da Paixão de Cristo, encenado pelo grupo teatral cajazeirense Fênix, está de volta. Com o decisivo apoio da Prefeitura de Cajazeiras, por meio das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Humano, todos os preparativos estão acontecendo a todo o vapor.

O ator Fernando Santana informou que o elenco vai dar vida à peça que narra a trajetória de Jesus na Terra, e já está ensaiando, sempre à noite, durante a semana. Nesta terça-feira, 14, por exemplo, vai ocorrer o ensaio fotográfico com os personagens principais.

O espetáculo da Paixão de Cristo de Cajazeiras acontecerá nos dia 6 e 7 de abril, a partir das 18 horas, no CSU (Centro Social Urbano Sinhara Sobreira), em frente ao estádio Perpetão.

Este ano, segundo Fernando Santana, o espetáculo inova na inclusão social dos povos menos favorecidos, "visto que eles costumam ser estigmatizados e excluídos do convívio social e das atividades consideradas normais".

Ele explicou que para transformar essa realidade, a Paixão de Cristo enfatizou o modelo de sociedade inclusiva, baseado no princípio de que todas as pessoas têm o mesmo valor, e que a sociedade deve se empenhar para atender as diferentes necessidades de cada cidadão.

#Cultura 22/02/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval de Cajazeiras é encerrado com muita gente na rua, paz e animação

Em mais uma noite de casa cheia, o Carnaval 2023 de Cajazeiras terminou nas primeiras horas desta quarta-feira de cinzas, com muita gente na rua, e sem o registro de ocorrências policiais de maior gravidade.

Durante 04 dias, o Corredor da Folia e as praças alternativas do Frevo e do Rock receberam grande público. Os blocos puxados pelo trio elétrico Asa Branca, também levaram muita gente às ruas.

O prefeito Zé Aldemir e a deputada estadual Dra. Paula prestigiaram as festividades e reforçaram a importância do Carnaval para o lazer da população e incremento da economia da região, depois de dois anos de pandemia.

O gestor cajazeirense voltou a destacar o clima de segurança registrado durante todo o evento e agradeceu a população pela presença maciça em todos os momentos do Corredor da Folia e dos espaços alternativos, bem como aos blocos que contribuiram para a grandeza da festa carnavalesca na terra do Padre Rolim.

#Cultura 21/02/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Recorde de público: foliões lotam Corredor da Folia em Cajazeiras na terceira noite de carnaval

Uma noite para ficar na história do carnaval de rua de Cajazeiras. O cantor baiano Dan Ventura e as demais atrações atraíram uma multidão ao Corredor da Folia, tornando a avenida pequena para o público pular e brincar no maior evento de momo da Paraíba.

Presente no palco principal da festa, o prefeito Zé Aldemir falou sobre o recorde de público, e enalteceu a paz que reina no Carnaval de Cajazeiras. "Essa é uma festa do povo, que sabe brincar em paz. Estamos muito felizes com o sucesso do nosso carnaval", disse Zé Aldemir.

O prefeito também prestigiou os espaços alternativos do carnaval, tais como: Praça do Frevo e Praça do Rock, que também reuniram muita gente, nessa noite de segunda-feira, que ainda teve o grande desfile do Bloco Cafuçu do Sertão, puxado pelo trio elétrico Asa Branca.

Nesta terça-feira, 21, tem no palco principal do Corredor da Folia, as atracões Alinne Reis, Circuito Musical, Luiza Nobre e Judimar Dias. O tradicional desfile de blocos será encerrado com o Bloco Dindin de Cajá e o trio elétrico Asa Branca.

#Cultura 20/02/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval 2023: em noite de chuva, Corredor da Folia em Cajazeiras volta a atrair grande público

Em Cajazeiras, nem a chuva forte fez o folião se afastar da avenida. Um grande público compareceu ao Corredor da Folia e também aos espaços alternativos do carnaval, Praça do Frevo e Praça do Rock, na segunda noite da festa de momo.

No palco principal do Corredor da Folia os cantores Breno Andrade, Delegado Elétrico, Tony Farra e Gil Bala agitaram o público sob a chuva intensa, durante a madrugada. No início da noite, os blocos Zé Liança, Índio e Amélia Nunca Mais movimentaram a cidade.

Nesta segunda-feira, a expectativa é para o desfile do tradicional Bloco Cafuçu do Sertão, a ser puxado pelo trio elétrico Asa Branca. No Corredor da Folia, tem Dan Ventura, Léo Mariano, Biguinho Show e Pagodão SA.

#Cultura 19/02/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval em Cajazeiras: primeira noite do evento atrai multidão ao Corredor da Folia

A festa carnavalesca em Cajazeiras supera todas as expectativas. Na primeira noite do Corredor da Folia, a Avenida Juvêncio Carneiro, no centro da cidade, ficou pequena para um público de aproximadamente 20 mil pessoas.

O prefeito Zé Aldemir abriu, oficialmente, o evento, externando toda a sua satisfação, e enaltecendo o espírito de animação e paz dos foliões cajazeirenses. "Aqui se brinca carnaval com muita animação e paz", disse Zé Aldemir, ao saudar o povão presente na avenida.

Ao lado da deputada estadual Dra. Paula, vereadores e auxiliares da gestão, o prefeito cajazeirense prestigiou o desfile do Bloco das Virgens, puxado pelo trio elétrico Asa Branca, e também esteve presente em todos os espaços alternativos da festa de momo.

O artista Japãozin foi a grande atração da primeira noite do Corredor da Folia, dividindo o palco principal com Célia Melo, Flávio Pizada e a banda Chicletear.

#Cultura 18/02/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval de Cajazeiras será aberto oficialmente, neste sábado, no Corredor da Folia

A cidade já vive intensa movimentação carnavalesca, desde quinta-feira, 16, com o desfile de vários blocos, mas a abertura oficial do evento acontece neste sábado, 18, a partir das 22 horas, no Corredor da Folia, no centro de Cajazeiras.

O prefeito Zé Aldemir vai abrir a festa, no palco principal do Corredor da Folia, onde está montada toda a estrutura necessária para os shows musicais, estendendo-se também para os espaços alternativos da Praça do Frevo e Praça do Rock.

As atrações musicais deste sábado, no palco principal do Corredor da Folia são Japãozin, Flávio Pizada, Banda Chicletear e a cantora Célia Melo. A expectativa é de um grande público na primeira noite do evento.

#Cultura 08/02/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval de Cajazeiras: Secretaria de Cultura reúne barraqueiros e ambulantes para estipular normas de segurança

Na manhã desta quarta-feira, dia 08, aconteceu no Centro Cultural Zé do Norte, uma reunião da Secretaria de Cultura com os barraqueiros e ambulantes para o planejamento e segurança do Carnaval 2023 da cidade de Cajazeiras, contando também com representantes do Corpo de Bombeiros, nas pessoas do tenente Barreto e Luiz, da Vigilância Sanitária, através de Wanderley e dra. Isabel, e da Secretaria de Meio Ambiente, representada pelas dras. Carol e Gabriela.

Na oportunidade, os bombeiros fizeram uma explanação no que se refere à segurança do Carnaval, como a utilização de extintores de incêndio e cuidados com a energia elétrica.

A Vigilância Sanitária fez uma explanação sobre os cuidados com comidas, além do tratamento com os turistas e foliões de Cajazeiras e visitantes. A Secretaria de Meio Ambiente enfatizou a importância da reciclagem nos dias de folia.

Por sua vez, o secretário de Cultura de Cajazeiras, Ubiratan di Assis, explicou aos barraqueiros e ambulantes presentes que, em reunião com o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Terceiro, foi enfatizada a proibição de uso de garrafas e copos de vidro na Avenida Juvêncio Carneiro e adjacências, que formam o Quartel General da Folia, isto é, somente serão permitidos utensílios de plástico.

"A reunião foi muito proveitosa e resultado de um planejamento para que o Carnaval de Cajazeiras não perca sua tradição de maior e melhor da Paraíba, tendo como marca a segurança", avaliou o secretário Ubiratan di Assis.

#Cultura 30/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO A cultura em alta: Cajazeiras sediará Festival de Música da Paraíba; Zé Aldemir enaltece parceria

O VI Festival de Música da Paraíba, marcado para o próximo mês de maio, será aberto em Cajazeiras, e vai homenagear um grande artista filho da terra do Padre Rolim, Zé do Norte.

Uma reunião entre o prefeito Zé Aldemir, o secretário Ubiratan de Assis e o presidente da FUNESC, Pedro Santos, decidiu pela realização da primeira eliminatória em Cajazeiras. O prefeito enalteceu a parceria com o governo do Estado, afirmando que Cajazeiras receberá um grande evento de intercâmbio musical e de valorização do seu potencial artístico.

#Cultura 26/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Zé Aldemir anuncia carnaval 2023; Japãozin, Alinne Reis, Tony Farra, Dan Ventura e Bonde do Maluco animarão evento

Na manhã desta quinta-feira, 26, o prefeito Zé Aldemir anunciou a programação oficial do Carnaval 2023, que terá como uma das novidades a volta do Trio Elétrico no Corredor da Folia, puxando os blocos tradicionais, o trio Asa Branca, de Pernambuco.

Entre as atrações musicais programadas para o Corredor da Folia destacam-se Japãozin, Alinne Reis, Tony Farra, Dan Ventura e Bonde do Maluco, entre outras. Foram confirmados também os espaços alternativos do frevo e do e

Rock, além do desfile dos blocos tradicionais.

#Cultura 16/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Homenagem: prefeito Zé Aldemir destaca trajetória do artista Chico Amaro

Durante Sessão da Assembleia do Estado, em Cajazeiras, para homenagear o cantor e compositor Chico Amaro, o prefeito Zé Aldemir destacou a trajetória do artista, afirmando que ele construiu uma carreira consolidada, inclusive, inserindo seus filhos no segmento da música.

Natural do Estado do Ceará, Chico Amaro completou, recentemente, 60 anos de forró, e recebeu, nessa quinta-feira, 15, o título de Cidadania Paraibana, concedido pela Assembleia Legislativa, através de propositura da deputada Estela Bezerra.

Presidida pelo deputado Jeová Vieira Campos, a Sessão Especial contou com a presença do prefeito José Aldemir, representando a deputada Dra. Paula, do presidente da Câmara Municipal, Eriberto Maciel, presidente da CDL, Alexandre Costa, do ex-vereador Rivelino Martins, do empresário Irlânio Cavalcanti, representando o Rotary, e do jornalista Linaldo Guedes, representando a Secretaria Municipal de Cultura, além de amigos, familiares e admiradores da arte de Chico Amaro.

#Cultura 12/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Projeto Presépio Vivo Itinerante é apresentado em Cajazeiras pelo grupo teatral As Ximenas

A apresentação do Presépio Vivo Itinerante, da Prefeitura de Cajazeiras, é mais uma atração do projeto natalino da cidade. Nesse domingo, 11, aconteceu o desfile nas principais ruas e avenidas da cidade.

O Presépio Vivo Itinerante, intitulado "Um presente de Natal para o seu bairro", foi encenado pelo grupo As Ximenas, tendo como diretor e produtor o ator Fernando Santana. O espetáculo foi realizado pelo segundo ano consecutivo em Cajazeiras, com total apoio da Prefeitura Municipal.

O presépio foi montado sobre um caminhão, e personagens mostravam o nascimento de Jesus Cristo, significado do verdadeiro Natal. Os atores acenavam às pessoas que estavam nas ruas, representando toda a magia e o espírito do Natal.

Presente ao evento, o prefeito José Aldemir parabenizou o grupo As Ximenas, destacando o clima de alegria e felicidade vivido pela cidade, com os momentos culturais e de embelezamento das ruas criado pela gestão municipal. Ele também enalteceu o trabalho de toda a equipe envolvida no projeto do mês natalino de Cajazeiras.

#Cultura 08/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Evento natalino: apresentação do Presépio Vivo em Cajazeiras é atração deste domingo, 11

O Grupo de Teatro de Cajazeiras, As Ximenas, apresentará evento natalino, "O Presépio Vivo Itinerante: um presente de luz para a cidade". Será neste domingo, 11, a partir das 18 horas, percorrendo as principais ruas e avenidas.

O ator Fernando Santana, um dos integrantes do grupo, destacou que o Presépio Vivo Itinerante sairá em carro alegórico decorado com a temática da representação, levando a todos um espetáculo que possibilita momentos de pura alegria, amor e felicidades, com o nascimento do menino Jesus, momento sublime na história da humanidade.

Idealizado pelo Grupo de Teatro As Ximenas, o espetáculo tem total apoio da Prefeitura de Cajazeiras, por meio das pastas da Cultura, Infraestrutura, Administração, Superintendência de Trânsito e Desenvolvimento Humano.

#Cultura 08/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Cajazeiras instala Memorial em homenagem ao saudoso ex-prefeito Chico Rolim

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou, nessa quarta-feira (7), a instalação do Memorial em homenagem ao ex-prefeito Francisco Matias Rolim. O Memorial está instalado nas dependências do histórico Casarão da Epifânio Sobreira, no centro da cidade.

O evento contou com as presenças de diversas autoridades, a exemplo do presidente da Câmara, Eriberto Maciel, familiares de Chico Rolim, intelectuais, entre outros. O prefeito José Aldemir, que em virtude de compromissos familiares, não esteve presente, mas participou do evento por chamada de video, juntamente com a deputada Dra. Paula, quando fez questão de destacar a importância do homenageado para a história do desenvolvimento do município.

O teatrólogo Ubiratan di Assis, secretário de Cultura e Turismo, abriu a solenidade, ressaltando a importância da homenagem ao ex-prefeito, que marcou suas gestões com foco na educação e sendo pioneiro em muitas coisas. "Estamos plantando uma semente com a homenagem a esse cajazeirense ilustre", enfatizou, lembrando que o Casarão já abriga o Memorial Ivan Bichara e exposição sobre Cristiano Cartaxo.

"É importante que os alunos ocupem esse espaço para conhecerem um pouco mais da história de nossa cidade", completou Ubiratan di Assis.

Falaram ainda na solenidade, o historiador Chagas Amaro (que foi secretário de Educação em gestão de Chico Rolim), Ana Cleide, filha do homenageado, que contou trajetória de luta do seu pai, e agradeceu ao prefeito Zé Aldemir e ao secretário Ubiratan. O escritor Sebastião Moreira, o professor José Antônio de Albuquerque, o Padre Francivaldo e o vereador Eriberto Maciel, completaram a lista de oradores, todos destacando a trajetória do líder político Chico Rolim.

#Cultura 06/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Reconhecimento: Prefeitura de Cajazeiras festeja centenário de Chico Rolim com instalação de Memorial em sua homenagem

Neste dia 6 de dezembro, o ex-prefeito Francisco Matias Rolim (Chico Rolim) completaria 100 anos e, por conta dessa data tão especial, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está prestando homenagem ao grande benfeitor de Cajazeiras, na quarta-feira, dia 07, a partir das 16h00, no Casarão da Epifânio Sobreira, ao lado da Praça do "Leblon".

Na ocasião, com a presença do escritor Sebastião Moreira Duarte, autor do livro "Do miolo do sertão", que conta a história de Chico Rolim, estará sendo instalado o Memorial Francisco Matias Rolim.

A senhora Ana Cleide Rolim, filha do ex-prefeito, além de autoridades, familiares e amigos do homenageado também já confirmaram suas presenças na solenidade.

"Chico Rolim está recebendo muitas manifestações pela passagem do seu centenário e, por tratar-se de uma justa homenagem a ele e sua trajetória política e administrativa, o prefeito José Aldemir Meireles determinou que fosse instalado o referido Memorial", disse o secretário municipal de Cultura, Ubiratan di Assis.

#Cultura 01/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Centenário de Chico Rolim: ex-prefeito será homenageado com instalação de Memorial no Casarão da Epifânio Sobreira

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, por determinação do prefeito José Aldemir Meireles, presta homenagem ao ex-prefeito Francisco Matias Rolim (Chico Rolim), que, se estivesse vivo, completaria 100 anos neste dia 06 de dezembro de 2022.

Uma vasta programação está sendo elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo, para ser cumprida entre os dias 06 e 07 de dezembro, como participações em programas radiofônicos e de TV, além de uma série de divulgações nas redes sociais, mostrando a importância do ex-prefeito na vida política e sócio-econômica de Cajazeiras.

O secretário de Cultura, Ubiratan di Assis, salienta tratar-se de uma justa homenagem para aquele que prestou relevantes serviços à história de Cajazeiras na sua vida sócio-econômica, tendo sido prefeito por três vezes, com gestões dignas de respeito e admiração de todos os cajazeirenses.

O centenário do ex-prefeito será celebrado com a instalação do Memorial Francisco Matias Rolim, no Casarão da Epifânio Sobreira, na quarta-feira, dia 07, às 16h00, com as presenças do seu sobrinho Sebastião Moreira Duarte, Ana Cleide Rolim (filha), prefeito José Aldemir Meireles e autoridades convidadas.

Durante a instalação do Memorial Francisco Matias Rolim, será apresentado aos presentes e instalado o acervo do ex-prefeito no Casarão, onde já funciona o Memorial Ivan Bichara Sobreira, ex-governador da Paraíba.

A classe política de Cajazeiras, através de depoimentos, também prestará homenagens a Chico Rolim, como reconhecimento da sua história.

O acadêmico Sebastião Moreira Duarte, membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) e autor do livro "Do miolo do sertão", que conta a história do ex-prefeito, ao mesmo tempo em que agradece a homenagem prestada ao seu tio, exalta a importância da vida política daquele que foi prefeito de Cajazeiras em três oportunidades.

Por sua vez, o prefeito José Aldemir destaca a importância de Chico Rolim no que se refere ao desenvolvimento educacional da terra do Padre Rolim, uma vez que foi ele um forte batalhador e fez a doação do terreno para a construção do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, hoje Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na zona norte da cidade.

#Cultura 24/09/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Cajazeiras anuncia pagamento da última parcela do FUMINC 2022

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou para esta segunda-feira (26), o início do pagamento da quarta e última parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc), deste ano. O pagamento será feito no Espaço Cultural Eliezer Rolim, sede da Secretaria.

Conforme o calendário da Secult, o pagamento da quarta e última parcela será a partir das 08h30h, desta segunda-feira, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, recebendo primeiro os artistas com nomes iniciados entre as letras "A" e "E". Na terça-feira, os das letras "F" a "P". Os demais recebem na quarta-feira, dia 28.

Este ano, foram selecionados 71 projetos de artistas nos mais diversos segmentos culturais de Cajazeiras. De acordo com a Lei 1.891, de abril de 2010, 2% dos tributos municipais do ano anterior são aplicados nos projetos, que são inscritos e analisados por uma comissão. O montante de 2022 aplicado é de R$ 246.621,02.

O secretário Ubiratan di Assis comemorou a conclusão do pagamento do Fuminc na versão 2022. Ele lembra que prefeitos anteriores não chegaram a pagar nem mesmo uma terceira edição. "O prefeito José Aldemir, ao contrário, vem pagando todas as edições do Fuminc, inclusive no período emergencial da pandemia gerada pelo Covid, numa prova de seu compromisso com a arte e a cultura em Cajazeiras", disse.

#Cultura 05/09/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO “Remexendo a Memória”: exposição fotográfica termina nesta segunda-feira (5) no Espaço Cultural Eliezer Rolim

A segunda-feira, dia 05 de setembro, marca o encerramento, no Espaço Cultural Eliezer Rolim, no centro de Cajazeiras, da exposição "Remexendo a Memória", a partir das 19h00.

A exposição, com curadoria de José Cavalcante Jr., faz o registro da história de todos os fotógrafos mais antigos da cidade, a partir da década de 1930 até os dias atuais.

A exposição, que tem o apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FUMINC/2022, da Prefeitura de Cajazeiras e gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), apresenta também, além das fotografias, material utilizado pelos profissionais ao longo dos anos, como máquinas fotográficas, flashes, entre outras ferramentas.

"A importância dessa exposição, além de fazer uma homenagem a todos que prestaram serviço de fotografia em Cajazeiras, é que dá oportunidade para que possamos conhecer o acervo mantido pelo fotógrafo José Cavalcante", disse o secretário Ubiratan di Assis, da Secult, que convida a todos para o encerramento desta segunda-feira, às 19h00.

#Cultura 18/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Retomada: Prefeitura de Cajazeiras realiza “Arte Agosto”, na Praça da Matriz, entre os dias 19 e 21

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, volta a realizar o "Arte Agosto", após dois anos de paralisação. O evento reúne artistas locais das mais diversas áreas na Praça Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade.

Em volta do histórico coreto, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, entre os dias 19 e 21 de agosto, dentro da programação alusiva aos 159 anos de Cajazeiras, serão realizadas várias apresentações para o público.

A programação do dia 19 (sexta-feira) terá início às 20h00 com apresentação da Banda Municipal Santa Cecília, seguido pelo Grupo de Capoeira Ginga Brasil, peça teatral "Trinca, mas não quebra", que tem texto de Eliézer Rolim e direção de Francisco Hernandes, e solo de dança com Glemerson Vinicius.

No sábado, dia 20, também a partir das 20h00, as atrações serão a Fanfarra Maestro Rivaldo Santana, o Balé irmã Fernanda e show musical.

A grande atração do domingo, 21, também a partir das 20h00, será a final do festival "Talentos do Sertão 2022", o maior concurso de voz do sertão, apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que tem à frente o teatrólogo Ubiratan di Assis.

#Cultura 14/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Xamegão de Cajazeiras é encerrado com show de Aduílio Mendes e grande público

Realizado pela primeira vez fora da época junina, o Xamegão de Cajazeiras foi encerrado nas primeiras horas deste domingo, 14, atraindo grande público e movimentando a economia do município.

Durante os três dias (11, 12 e 13), passaram pelo palco do evento grandes nomes da música brasileira e artistas regionais: Cavaleiros do Forró, Bonde do Brasil, Nonato Neto, Biguinho Show, Walkyria Santos e Aduílio Mendes, estiveram entre as atrações que animaram a festa promovida pela Prefeitura Municipal.

Ao agradecer a todos que apoiaram e participaram do evento, o prefeito Zé Aldemir ressaltou que fez um evento com muita responsabilidade, não sacrificando os cofres públicos e respeitando os limites da legislação vigente.

Depois de dois anos fora do calendário turístico de Cajazeiras, em virtude da pandemia da Covid-19, o Xamegão voltou com muita força, atraindo muita gente e resgatando a tradição de principal evento junino do Sertão paraibano.

#Cultura 13/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cajazeiras faz a festa: multidão prestigia show de Walkyria Santos na 2ª noite do Xamegão

Em mais uma noite de grande público e muita animação, o Xamegão de Cajazeiras movimentou a cidade, gerando oportunidades de empregos temporários e renda para muitas pessoas.

Nessa sexta-feira, 12, o evento recebeu a cantora Walkyria Santos, num show que mexeu com a multidão. Além de Walkyria, os artistas de Cajazeiras Romário Freitas, Leo Mariano e Nonato Neto fizeram a alegria do povo.

O prefeito Zé Aldemir voltou a manifestar sua satisfação com o sucesso da festa junina fora de época, enaltecendo o ambiente de animação e paz registrado no Xamegão. "Essa é uma característica dos nossos eventos, que muito nos orgulha", comentou.

Neste sábado, 13, Xamegão 2022 será encerrado com a apresentação de mais quatro atrações musicais: Aduílio Mendes, Tikinho Pankadão, Ricardinho e Chico Amaro. A expectativa é de mais um recorde de público.

#Cultura 12/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Em noite histórica, Prefeito inaugura Espaço Cultural Eliézer Rolim

Uma noite histórica para a cultura de Cajazeiras! Assim pode ser definida a inauguração do Espaço Cultural Eliézer Rolim nesta quinta-feira (11). O prefeito José Aldemir inaugurou a obra, ao lado de familiares do teatrólogo falecido em fevereiro deste ano, de autoridades e do público que lotou as dependências do local. O Espaço abriga a Secretaria de Cultura e Turismo, a Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e um Salão de Arte Contemporânea. Na noite de inauguração, houve exibição de filmes, apresentações teatrais, shows musicais e abertura de exposições.

A mesa do evento foi formada pelo prefeito José Aldemir, presidente da Câmara, Eriberto Maciel, presidente da CDL, Alexandre Costa, secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, Rosângela Miná Rolim (viúva do homenageado), Kauê Rolim (filho do homenageado), Clizenir Pinheiro (irmã de Ubiratan di Assis) e Mariana Moreira (jornalista, professora e membro da ACAL).

O primeiro a falar foi Ubiratan di Assis, que destacou as ações do prefeito José Aldemir voltadas para a cultura, sem esquecer dos investimentos em outros setores. O secretário não conseguiu concluir sua fala, emocionado pela homenagem a Eliezer Rolim. Sua irmã, Clizenir, continuou, falando sobre a trajetória do homenageado. Eriberto Maciel ressaltou a importância da criação do Espaço Cultural para as artes cajazeirenses. Rosângela e Kauê falaram sobre como Eliézer Rolim amava Cajazeiras e descreveram um pouco seu início no teatro da cidade. José Aldemir encerrou a sessão de discursos e se emocionou, ao falar das ações de sua gestão, da homenagem a Eliézer Rolim e, também, a José João da Silva, avô do prefeito e mestre de obra do prédio onde está instalado o Espaço Cultural.

Após os discursos, foram realizados diversos eventos culturais. O último filme feito por Eliézer Rolim, em parceria com sua filha Miná, foi exibido para o público, emocionando a todos pela trajetória do artista mostrada na tela. Em seguida, apresentação do espetáculo "Trinca mais não quebra", texto de Eliézer Rolim com encenação de artistas da terra, como Francisco Ernandez, Rivelino Martins, Orlando Maia e Wanderley Figueiredo. O cantor Riba encerrou a noite com apresentação musical. O Espaço Cultural tem exposição fotográfica da trajetória de Eliézer Rolim e mostra sobre Zé do Norte que a partir de hoje estará aberta à visitação pública.

Eliézer Rolim era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986), com mestrado (2001) e doutorado em Artes Cênicas pela universidade Federal da Bahia e pela École Nationale de Architeture de Grenoble, na França (2013). Atuando no cinema como produtor, roteirista e diretor, ele recebeu diversos prêmio e era conhecido nacionalmente pelas suas obras. No cinema ganhou destaque como realizador dos filmes "Eu Sou o Servo", "O Sonho de Inacim" e "Beiço de Estrada". Eliézer morreu de embolia pulmonar e consequências da Covid-19.

#Cultura 12/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Xamegão lotado: com grande público, prefeito Zé Aldemir abre evento junino fora de época em Cajazeiras

Na noite dessa quinta-feira, 11, o prefeito Zé Aldemir abriu o Xamegão de Cajazeiras, que este ano, excepcionalmente, acontece dentro das festividades comemorativas ao aniversário da cidade: 159 anos de Emancipação Política, data também de nascimento do fundador Padre Rolim.

Zé Aldemir externou seu agradecimento à população pelo apoio recebido da população na decisão de realizar o tradicional evento fora da época junina, em virtude da pandemia. "Com a compreensão e apoio de todos, estamos resgatando o nosso Xamegão, movimentando a economia do município e fazendo a alegria do povo", afirmou.

#Cultura 01/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Renda extra: Prefeitura de Cajazeiras inscreve barraqueiros e ambulantes para trabalharem no Xamegão 2022

Os ambulantes e barraqueiros interessados que irão trabalhar durante o Xamegão 2022, que acontece entre os dias 11 e 13 de agosto, na cidade de Cajazeiras, poderão fazer as suas inscrições na segunda e terça-feira, dias 01 e 02, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, no antigo Hotel Oriente, no centro da cidade, das 08h30 às 11h30.

Como em todos os anos, as primeiras inscrições são destinadas aos barraqueiros e ambulantes veteranos, sendo abertas posteriormente para os novatos, caso haja desistências.

De acordo com o secretário Ubiratan di Assis, da Secult, um bom público está sendo esperando para as três noites de Xamegão, o que garantirá uma boa renda para as pessoas que irão trabalhar com a venda de comidas e bebidas.

O Xamegão 2022, realizada pela Prefeitura de Cajazeiras, começa na noite do dia 11, quinta-feira, com as bandas Cavaleiros do Forró, Bonde do Brasil, Biguinho Show e Cigano do Arrocha.

Na sexta-feira, 12, as atrações musicais serão a cantora Walkyria Santos e os cantores Nonato Neto, Léo Mariano e Romário Freitas.

Fechando a programação na noite do sábado, dia 13, se apresentam para o público os cantores Aduílio Mendes, Ricardinho, Tikinho Pankadão e Chico Amaro.

#Cultura 26/07/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 11 a 13 de agosto: Prefeito Zé Aldemir anuncia Xamegão 2022 nas comemorações do aniversário de Cajazeiras

Em evento público na manhã desta terça-feira, 26, na nova sede da Secretaria de Cultura e Turismo e Espaço Cultural Eliezer Rolim, no centro de Cajazeiras, o prefeito José Aldemir Meireles fez o anúncio da programação do "Xamegão 2022", festa tradicionalmente realizada no mês de junho e que não aconteceu nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Com as presenças de secretários municipais, auxiliares da administração, vereadores, representantes de entidades comerciais e empresariais, membros da imprensa local e populares, Zé Aldemir falou sobre o impedimento da realização da tradicional festa junina nos anos anteriores e do adiamento para o mês de agosto em 2022, coincidindo com as comemorações do aniversário de nascimento do Padre Rolim, fundador da cidade, e dos 159 anos de emancipação política de Cajazeiras.

Após as falas do secretário municipal de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras (CDL), Alexandre Costa, o prefeito fez o anúncio oficial da programação, que irá de 11 a 13 de agosto, mesclando artistas locais e de renomes regionais.

Na noite do dia 11, quinta-feira, a Praça do Xamegão recebe como atrações as bandas Cavaleiros do Forró, Bonde do Brasil, Biguinho Show e Cigano do Arrocha.

Na sexta-feira, 12, as atrações musicais serão a cantora Walkyria Santos e os cantores Nonato Neto, Léo Mariano e Romário Freitas.

Fechando a programação na noite do sábado, dia 13, se apresentam para o público os cantores Aduílio Mendes, Ricardinho, Tikinho Pankadão e Chico Amaro.

Na sua fala, o prefeito Zé Aldemir destacou a importância da realização de festas populares, como o Xamegão, para o aquecimento do comércio local e para a diversão da população que, aos poucos, vem saindo de uma pandemia que prejudicou a todos nos últimos anos.

#Cultura 08/07/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Incentivo aos artistas: Prefeitura de Cajazeiras libera pagamento da segunda parcela do Fuminc

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras confirmou o início do pagamento da segunda parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) para a próxima segunda-feira (11). O pagamento será efetuado na Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), localizada na rua Tenente Sabino, futuro Espaço Cultural de Cajazeiras Eliézer Rolim, a partir das 08h30.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, na segunda-feira receberão os contemplados com as iniciais nas letras A a E; na terça os das letras F a J e na quarta os demais artistas que tiveram projetos aprovados no Fuminc. Será pago 20% do valor aprovado de cada projeto, ficando 50% para as duas parcelas restantes.

Este ano, foram selecionados 71 projetos de artistas nos mais diversos segmentos artísticos e culturais de Cajazeiras. Segundo o secretário Ubiratan di Assis, de acordo com a Lei 1.891, de abril de 2010, 2% dos tributos municipais do ano anterior são aplicados nos projetos, que são inscritos e analisados por uma comissão. Este ano, o montante aplicado é de R$ 246.621,02.

O prefeito José Aldemir considera que o Fuminc veio sem dúvida alavancar a cultura cajazeirense nos diversos segmentos, sendo cumprido o percentual estabelecido em lei. "É um projeto vitorioso que consolida Cajazeiras como terra da cultura", acrescentou.

#Cultura 07/07/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Aprovado: população de Cajazeiras parabeniza prefeito Zé Aldemir pelo adiamento do Xamegão para agosto

Uma enquete feita, nesta quinta-feira, 07, pelo programa Boca Quente, da Difusora Rádio Cajazeiras, revelou que a esmagadora maioria da população cajazeirense concorda com a decisão do prefeito Zé Aldemir em transferir para agosto, mês de aniversário da cidade, a festa junina do Xamegão.

Dos 21 participantes da enquete, apenas 01, discordou da mudança. A quase unanimidade favorável ao adiamento, achou que o prefeito acertou em cheio e agiu com responsabilidade, levando-se em consideração a questão da pandemia da Covid-19, que ainda não acabou.

#Cultura 28/06/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO FUMINC 2022: Prefeitura de Cajazeiras incentiva eventos musicais no período junino

A prata de casa no setor musical nunca foi tão valorizada quanto na gestão atual da Prefeitura de Cajazeiras. Este ano, por exemplo, só em apoio a projetos para esse segmento, estão sendo liberados cerca de 40 mil reais. O apoio acontece via Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, que financiou, também, muitos projetos que contribuem para manter viva a tradição dos festejos juninos na região, com apresentações de músicas típicas da época e de quadrilhas juninas.

Entre os projetos aprovados destinados ao segmento estão: Biguinho Canta Cajazeiras (Everton Pereira); A Música da Esperança para os novos Dias (Francineide Amaro); São João nas Praças (Francisco de Assis França da Silva); Som na Praça (Francisco Queiroz); Quadrilha Junina Tradição Império (Guilherme Silva Andriola); Projetos Clássicos Nordestinos ao Pôr do Sol (Jonas Leandro); Mei de Feira (Jorge Emanuel Gomes Pereira); Projetos Sucessos na voz de Carlos Marques (José Carlos Marques Maciel); Músicas com Nenen Cantor (José Odair Moreira da Silva); Canto Sertão (José Rigonaldo Pereira); Som Rural (José Wilton Dantas); Arraiá do Leblon (Luiz Carlos Oliveira Villar); Forró Tradicional (Ricardo Gomes Freitas), e Projeto Forró na Praça (Rômulo Viana Gomes).

Este ano, o Fuminc selecionou 71 projetos nos mais diversos segmentos artísticos e culturais de Cajazeiras. Segundo o secretário Ubiratan di Assis, de acordo com a Lei 1.891, de abril de 2010, 2% dos tributos municipais do ano anterior são aplicados nos projetos, que são inscritos e analisados por uma comissão. Este ano, o montante aplicado é de R$ 246.621,02.

O prefeito José Aldemir considera que o Fuminc veio sem dúvida alavancar a cultura cajazeirense nos diversos segmentos, sendo cumprido o percentual estabelecido em lei. "É um projeto vitorioso que consolida Cajazeiras como terra da cultura", acrescentou.

#Cultura 06/06/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Parceria: Orquestra Sinfônica de Luís Gomes faz apresentação para alunos de música de Cajazeiras

A Orquestra Sinfônica de Luís Gomes, que participou de evento em Cajazeiras, no último final de semana, fez uma apresentação gratuita para os alunos do projeto "Cantos que Educam" da Escola de Música Santa Cecília e para os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e do CCA (Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente), coordenados pelo professor e maestro Francisco de Assis.

A ação que proporcionou essa interação aos 196 alunos desses programas, na tarde de sábado, 04, no Teatro Íracles Pires, foi resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano, com a conceituada Orquestra do Rio Grande do Norte.

O professor Francisco de Assis avaliou como muito positivo o encontro dos alunos com os músicos da Sinfônica de Luís Gomes. A interação, na sua avaliação, proporcionou mais conhecimento.

#Cultura 30/05/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura anuncia contemplados no Fuminc e primeira parcela será paga já nesta terça-feira

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), divulgou nesta segunda-feira (30) a lista dos contemplados no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2022. Foram selecionados 71 projetos de artistas nos mais diversos segmentos artísticos e culturais de Cajazeiras. O pagamento da primeira parcela aos artistas contemplados já começa nesta terça-feira (31), conforme determina o edital do Fuminc.

No primeiro dia do pagamento da primeira parcela, serão contemplados artistas das letras A a D. Na quarta-feira, de E a L e depois de M a Z. A segunda parcela do Fuminc será paga dia 30 de junho e a terceira e quarta entre julho e agosto.

Segundo o secretário Ubiratan di Assis, de acordo com a Lei 1.891, de abril de 2010, 2% dos tributos municipais do ano anterior são aplicados nos projetos, que são inscritos e analisados por uma comissão. Este ano, o montante aplicado é de R$ 246.621,02.

"No total, foram inscritos 193 projetos e a comissão selecionou 71, atendendo os limites orçamentários da lei, utilizando critérios como a inclusão de tais projetos no calendário cultural da cidade. O número alto de inscritos só comprova a credibilidade e o respeito alcançado pela administração do Fuminc na gestão do prefeito José Aldemir", comentou o secretário.

O prefeito José Aldemir considera que o Fuminc veio sem dúvida alavancar a cultura cajazeirense nos diversos segmentos, sendo cumprido o percentual estabelecido em lei. "É um projeto vitorioso que consolida Cajazeiras como terra da cultura", acrescentou.

O secretário Ubiratan di Assis acrescentou que a Prefeitura está aguardando a liberação das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, também voltadas para a cultura. "Com essas leis em vigor, os artistas cajazeirenses terão outra fonte de apoio para os seus projetos culturais".

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1543/DIVERSOS_003_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>Lista dos Projetos selecionados</b></a>

#Cultura 06/05/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Até 16 de maio: prorrogadas inscrições para o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FUMINC/2022

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan Pinheiro de Assis, comunica que o prazo final para as inscrições de projetos para o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FUMINC/2022 foi prorrogado para o dia 16 de maio do corrente.

As inscrições devem ser encaminhadas para a Secretaria de Cultura, na sala instalada na Biblioteca Municipal Castro Pinto, no centro da cidade.

De acordo com o secretário Ubiratan de Assis, o motivo para a prorrogação foram as inúmeras solicitações por parte de proponentes do FUMINC comunicando que ainda não haviam concluído os projetos.

Ele lembra que o FUMINC tem sido um projeto vitorioso na gestão do prefeito Zé Aldemir, chegando agora à sua quinta edição, contemplando artistas e produtores culturais de Cajazeiras sem qualquer distinção.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1518/DIVERSOS_001_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>EDITAL FUMINC/2022</b></a>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1519/DIVERSOS_002_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>FORMULÁRIO PESSOA FÍSICA - FUMINC/2022</b></a>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1519/DIVERSOS_002_2022_0000002.pdf" target="_blank"><b>FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA - FUMINC/2022</b></a>

#Cultura 19/04/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cultura em alta: Prefeitura de Cajazeiras anuncia início de inscrições de mais um Fuminc para artistas locais

A Prefeitura de Cajazeiras anunciou, nesta terça-feira, 19, mais uma edição do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). Será o quinto Fuminc, desde o início da gestão do prefeito José Aldemir, que mesmo em plena pandemia não suspendeu o apoio e incentivo aos artistas da terra. Desta vez, serão investidos R$ 246.621,26 nos projetos aprovados no edital.

O edital está sendo publicado no Diário Oficial do Município, com as inscrições já abertas a partir desta quarta-feira (20), sendo encerradas dia 10 de maio. A Comissão divulga resultado dia 15 de maio e entre os dias 25 e 30 de maio já será paga a primeira parcela para os artistas selecionados.

Os projetos apresentados serão avaliados e selecionados em duas etapas: avaliação técnica dos projetos culturais realizada por uma equipe composta por três membros com experiência na área cultural, indicados pela SECULT - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; avaliação técnica dos projetos culturais realizada por uma equipe composta por três membros com experiência na área cultural, indicados pela pasta de Cultura e Turismo.

Segundo o secretário Ubiratan di Assis, o prefeito José Aldemir demonstra, mais uma vez, o quanto sua gestão valoriza o segmento cultural do município. Segundo ele, o formulário padrão para as inscrições de projetos estará disponível na sede provisória da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE CAJAZEIRAS, situada na Biblioteca Pública Municipal Castro Pinto - Sala da Cultura, ou no Centro Cultural Zé do Norte - Rua Victor Jurema - Centro, s/n, Cajazeiras/PB, ou no site <a href="#"><b>www.cajazeiras.pb.gov.br</b></a>.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1518/DIVERSOS_001_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>EDITAL FUMINC/2022</b></a>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1519/DIVERSOS_002_2022_0000001.pdf" target="_blank"><b>FORMULÁRIO PESSOA FÍSICA - FUMINC/2022</b></a>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1519/DIVERSOS_002_2022_0000002.pdf" target="_blank"><b>FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA - FUMINC/2022</b></a>

#Cultura 18/04/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Mulherio das Letras do Sertão será lançado em evento na Secretaria de Cultura de Cajazeiras

Será nesta quarta-feira (20) o lançamento oficial do Mulherio das Letras do Sertão, com palestra da escritora Maria Valéria Rezende. A abertura do evento será às 19h, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras, no Casarão da Epifânio Sobreira. O evento terá palestras, debates, shows, venda de livros e o lançamento da antologia "Ritos e versos para o fim do mundo", organizada por Lua Lacerda, Mirian Oliveira, Tainara Silva e Veruza Guedes, que reúne textos de poetas, contistas e cronistas nascidas ou radicadas no sertão paraibano. O Mulherio tem apoio da Prefeitura de Cajazeiras, através da Secult.

O Mulherio das Letras do Sertão Paraibano é um evento público, de caráter artístico, com vistas a uma ação cultural, voltada para a comunidade cajazeirense e comunidades circunvizinhas. Segundo as coordenadoras, as atividades incluem palestras, oficinas, apresentações culturais, exposições e lançamento de livros. O evento, em si, cumprirá na execução algumas finalidades integrativas, a saber: 1) Contribuir para dar aos participantes do evento mais oportunidade de socialização do que se é produzido no sertão pelas sertanejas; 2) Debater, a propósito do tema MULHER, a Autoria Feminina na Paraíba e 3) Desenvolver diversificada programação cultural que possibilite mostrar a arte em suas variadas formas produzidas por mulheres.

Para as coordenadoras, eventos como o Mulherio das Letras é uma excelente maneira de trazer visibilidade à literatura feminina, a partir do momento que todos os diálogos, todas as ações estão voltadas para a vivência de mulheres. "Especialmente quando abrimos espaço para a publicação de uma antologia, construída da forma mais simples e inclusiva possível, onde elas podem ecoar as suas escritas", frisam. Sobre a antologia, publicada pela Arribaçã Editora, elas detalham que é uma janela aberta para as mulheres sertanejas se expressarem livremente através de seus textos, conduzindo os leitores para conhecer as diferentes experiências literárias entre novatas e veteranas, dialogando de maneira igualitária e gritando seus desejos de nós por nós. Entre os objetivos está o de mostrar que no sertão da Paraíba tem mulher que escreve e nada fica a dever para nenhuma outra região do país.

<b>PROGRAMAÇÃO MULHERIO DAS LETRAS DO SERTÃO</b>

<b>(20/04) - QUARTA-FEIRA</b>

NOITE

19h00min - Abertura do evento

Conferência de abertura: "O sertão é o reinado do Mulherio" - Maria Valéria Rezende

Espaço aberto para a Feira Violeta e lançamento de livros

21h30min - Intervenção

Intervenção cultural LGBTQIAP+ - Joyce Montinelly

22h00min - Música

Dj mulher do fim do mundo

<b>(21/04) - QUINTA-FEIRA</b>

TARDE

14h00min - Mesas redondas

Literatura e imaginário sobre a mulher sertaneja

Convidadas: Lígia Calado, Nadja Claudino e Maria Valéria Rezende

Mediação: Larissa Lacerda

Racismo e Educação: O papel da leitura nessa construção

Convidadas: Nádia Farias, Lucione Andriola e Kássia Mota

Mediação: Karolaine Silva

NOITE

19h30min - Lançamento da Antologia do Mulherio das Letras - Sertão

Ritos e versos para o fim do mundo (Arribaçã Editora)

Espaço aberto para a Feira Violeta e lançamentos de livros

20h00min - Sarau

Sertão feminino

22h00min - Música

Discotecagem - Rata do alecrim

<b>(22/04) - SEXTA-FEIRA</b>

TARDE

14h00min - Mesas redondas

A poeta Violeta Formiga e o feminicídio de mulheres sertanejas

Convidadas: Neidinha Alves, Benícia Brenda e Camila Almeida

Mediação: Mariana Moreira

Poesia de enfrentamento: Sertanejas que escrevem

Convidadas: Hyollita Araújo, Pocina Furtado, Perla Alves e Gabriela Almeida

Mediação: Pamela Lopes

NOITE

22h00min - Show de encerramento

Karolaine Silva

#Cultura 29/03/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Noite da Literatura: prefeito Zé Aldemir prestigia evento cultural no Teatro Íracles Pires

Acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan Assis, o prefeito Zé Aldemir prestigiou, na noite desta terça-feira, 29, no Teatro Íracles Pires, o evento denominado "Noite da Literatura".

Na ocasião, o chefe do executivo local enalteceu o evento promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação e Academia Cajazeirense de Artes Letras, com o apoio da pasta municipal da Cultura, principalmente pelo destaque dado a autores cajazeirenses.

Ele afirmou que os livros lançados: Paraíba na Literatura III e Espelhos de Papel premiam a cidade, valorizando grandes nomes que elevam a cultura cajazeirense.

#Cultura 28/03/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Noite da Literatura tem lançamentos de livros que destacam autores cajazeirenses

Com apoio da Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), o Teatro Íracles Pires sedia nesta terça-feira (29) às 19h, a "Noite da Literatura". No evento, promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), haverá os lançamentos dos livros "Paraíba na Literatura III" e "Espelhos de Papel", editados pela A União Editora.

No livro "Paraíba na Literatura III" há perfil do poeta e professor cajazeirense Cristiano Cartaxo, escrito pelo jornalista e membro da ACAL, Linaldo Guedes. Já em "Espelhos de Papel", há crônicas da jornalista Mariana Moreira, também integrante de cadeira na ACAL, publicadas no ano passado no jornal A União.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, o evento é de muita importância para Cajazeiras, uma vez que registra a importância do poeta Cristiano Cartaxo e ressalta, através das crônicas de Mariana Moreira, a importância de Cajazeiras no contexto cultural paraibano.

O evento contará com as presenças do secretário Ubiratan di Assis, do diretor da Rádio Tabajara, Rui Leitão, do diretor de A União, William Costa, do chefe da gráfica A União, Alexandre Macedo, e do diretor do Teatro, Osvaldo Moésia. Na ocasião, será assinado, também, contrato de parceria entre as editoras A União e Arribaçã para venda de livros.

#Cultura 21/02/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Homenagem: Espaço Cultural de Cajazeiras deverá receber nome Eliézer Rolim

O Espaço Cultural que está sendo instalado pela Prefeitura de Cajazeiras, no Calçadão da Tenente Sabino, no centro da cidade, deverá receber o nome de Eliézer Leite Rolim, cineasta e teatrólogo cajazeirense falecido no início de fevereiro deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, aos familiares e amigos do saudoso artista.

Segundo ele, projeto de lei nesse sentido ainda será discutido e votado no Poder Legislativo local, mas a sugestão dada pela deputada Dra. Paula, com o apoio do prefeito Zé Aldemir, recebe total apoio da classe artística e cultural de Cajazeiras.

O secretário Ubiratan di Assis participou, na manhã desse domingo (20), da Cerimônia de Cinzas do teatrólogo e cineasta Eliézer Rolim. O desejo de Eliézer era, ao morrer, ser cremado e que as cinzas fossem atiradas ao mar da praia de Cabo branco, onde ele realizava caminhadas e costumava tomar banho, onde "lavava sua alma", como costumava dizer, no trecho da praia em frente a Fundação Casa de José Américo.

Para o secretário Ubiratan di Assis, que participou representando a Prefeitura de Cajazeiras e a comunidade cultural, o evento foi tomado de muita emoção, com a participação de vários artistas paraibanos convidados. Eles foram de Catamarã até alto mar, e depois de uma cerimônia, com encenação de trechos de peças e poemas de Eliézer, além de falas da família e de amigos, as cinzas foram atiradas ao mar.

Ubiratan revelou que a família de Eliézer Rolim, sensibilizada, ficou muito feliz com essa proposta da homenagem no Espaço Cultural, que vai abrigar a Secretaria de Cultura e Turismo, a Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Salão de Arte Contemporânea, Instituto Histórico e Geográfico de Cajazeiras e Memorial de Artes Cênicas, com todo acervo de Eliézer Rolim. "A ideia é realizar um grande evento de inauguração do Espaço, após a pandemia provocada pela Covid-19, e a previsão de instalação é para 27 de março de 2022 - Dia Internacional do Teatro", afirmou.

Eliézer era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986), com mestrado (2001) e doutorado em Artes Cênicas pela universidade Federal da Bahia e pela École Nationale de Architeture de Grenoble, na França (2013). Atuando no cinema como produtor, roteirista e diretor, ele recebeu diversos prêmio e era conhecido nacionalmente pelas suas obras. No cinema ganhou destaque como realizador dos filmes "Eu Sou o Servo", "O Sonho de Inacim" e "Beiço de Estrada". Eliézer morreu de embolia pulmonar e consequências da Covid-19.

#Cultura 14/12/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Presépio itinerante da prefeitura é aplaudido pela população cajazeirense

Um sucesso, elogiado pelo segmento artístico e aplaudido de pé pela população de Cajazeiras. Assim foi a apresentação do presépio vivo itinerante pelos bairros da cidade neste último final de semana. Sem provocar aglomerações e seguindo os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde para evitar a Covid-19, a Prefeitura está realizando um grande evento para não deixar a cidade ficar sem o clima natalino nesta época em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo.

O presépio vivo itinerante, intitulado "Um presente de Natal para o seu bairro", foi encenado pelo grupo As Ximenas. Além deste, ainda agora em dezembro haverá apresentações itinerantes dos espetáculos "A mágica noite de Natal", de Tallison Ferreira; e "Cajazeiras canta o Natal do seu jeito", de Gerrard.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, afirmou que o evento, além da novidade de ser itinerante, trouxe de volta o clima natalino, mesmo em período difícil de pandemia. "De parabéns toda classe teatral e artistas pela realização desses espetáculos", disse. O prefeito José Aldemir também enalteceu o trabalho desenvolvido pelos grupos artísticos de Cajazeiras.

O ator e diretor teatral Francisco Ernandes ficou emocionado ao presenciar a apresentação do presépio itinerante, "feito por pessoas simples, mas que me trouxe lágrimas nos olhos de tanta beleza e magia. Quero aqui agradecer aos idealizadores dessa feliz iniciativa artistico-cultural, que trazem além das narrativas diárias, a emoção mais sublime".

#Cultura 10/12/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Inovação no natal: prefeito Zé Aldemir abre projeto de presépio itinerante em Cajazeiras

A cidade de Cajazeiras conta com mais uma atração, neste período natalino. Depois de entregar à população uma bela iluminação, o prefeito Zé Aldemir abriu, nesta sexta-feira, 10, o projeto "Presépio Vivo Itinerante: um presente de Natal para o seu bairro.

Ao lado do padre Jackson Oliveira, administrador da Paróquia São José Operário, na zona norte, o prefeito enalteceu a parceria com o grupo de teatro As Ximenas, por proporcionar aos moradores de todos os bairros da cidade o referido espetáculo.

O projeto percorre todos os bairros de Cajazeiras, neste final de semana, em um veículo devidamente decorado e estruturado para a apresentação, mantendo todos os cuidados e recomendações da Saúde e Vigilância Sanitária.

#Cultura 09/12/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Presépio Vivo Itinerante: Cajazeiras inova nas comemorações natalinas em 2021

Depois de entregar a iluminação natalina da cidade, a Prefeitura de Cajazeiras abre, nesta sexta-feira, 10, em parceria com o grupo de teatro As Ximenas, o projeto Presépio Vivo itinerante: Um presente de natal para o seu bairro.

O espetáculo será levado aos bairros de Cajazeiras, durante os dias 10, 11 e 12, e será aberto no bairro São José, zona norte da cidade, com a presença do prefeito Zé Aldemir e secretários municipais.

De acordo com o ator Fernando Santana, um dos coordenadores, o espetáculo Presépio Vivo itinerante irá propiciar a população a compreensão da importância de uma das representações mais singelas de amor à humanidade: o nascimento de Jesus Cristo.

Ele ainda evidenciou que o grupo buscou também resgatar a importância e magnitude daquele momento e, ao mesmo tempo, reforçar o verdadeiro sentido do Natal, que é a lembrança da forma simples e humilde em que se deu o nascimento de Cristo.

Fernando também disse que a duração do espetáculo é de uma hora, devendo percorrer os bairros, atendendo todos os protocolos da Vigilância Sanitária: uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.

#Cultura 01/12/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Premiada no Cinema: Cajazeiras homenageia atriz Marcélia Cartaxo

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, externou mensagem de congratulações a cajazeirense Marcélia Cartaxo, considerada a Melhor Atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileira pela atuação no filme "Pacarrete", de Allan Deberton.

Segundo o secretário Ubiratan di Assis, a Secult pretende fazer uma homenagem a atriz no próximo ano, quando não existir mais riscos em aglomerações e for liberada a realização de eventos presenciais.

Inspirada em uma história real, Pacarrete é uma professora de balé aposentada que vive em Russas, no Ceará. Após anos morando na capital Fortaleza, ela agora cuida da irmã mais velha, interpretada pela paraibana Zezita Matos.

Para Marcélia Cartaxo, Pacarrete é tão marcante quanto Macabéa, de "A Hora da Estrela". "Macabéa foi o passaporte de entrada para o cinema brasileiro, e Pacarrete veio para confirmar", afirmou.

Nascida em Cajazeiras, Marcélia Cartaxo é atriz e diretora. No cinema teve destaque no filme "A Hora da Estrela", baseado no romance de Clarice Lispector, que lhe rendeu vários prêmios, inclusive Urso de Prata, no Festival de Berlim, e como uma prostituta, no filme Madame Satã.

#Cultura 25/11/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Projetos natalinos: Secult divulga contemplados na segunda fase da Lei Aldir Blanc em Cajazeiras

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras (Secult), através do secretário Ubiratan di Assis, divulgou o resultado do Edital da segunda fase da Lei Aldir Blanc, que tinha como objetivo selecionar projetos focados no período natalino.

De acordo com ele, essa segunda fase foi resultado de um saldo remanescente de R$ 22.000,00 (Vinte e dois mil reais) do primeiro Edital e que a Prefeitura de Cajazeiras aplicou 95,5% dos recursos destinados a atender aos artistas locais.

Os contemplados com os projetos natalinos foram: "Um presente de Natal para o seu bairro", presépio vivo itinerante, do Grupo As Ximenas; espetáculo "A mágica noite de Natal", de Tallison Ferreira; e "Cajazeiras canta o Natal do seu jeito", de Gerrard.

O secretário enfatizou que os projetos com foco no período natalino contemplaram o teatro, a dança e a música e serão levados aos bairros da cidade de Cajazeiras entre os dias 05 e 20 de dezembro.

"Esse foi mais um projeto desenvolvido pela Secult, uma vez que tem sido limitada a realização de eventos em função da pandemia que nós vivemos e, por isso, os projetos aprovados serão levados aos bairros em dias e horários diferentes", disse Ubiratan di Assis.

Ele adiantou também que já se estuda para o próximo ano a realização do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc/2022), a quinta edição da gestão do prefeito José Aldemir.

#Cultura 15/09/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura realiza pagamento de última parcela para artistas contemplados no Fuminc

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta terça-feira (14) o pagamento da quarta e última parcela aos artistas locais contemplados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). O pagamento foi feito na sede da Secult pelo secretário Ubiratan di Assis, secretária adjunta, Arianne Borges, e por Cristina Lima e Tauã de Souza, da equipe da Secretaria.

O secretário Ubiratan di Assis informou que os artistas que não tiveram como receber o pagamento no dia de ontem não precisam se preocupar. "Estaremos nesta quinta e sexta-feira efetuando o pagamento para os que não poderam ir na terça", esclareceu.

O pagamento de mais esta parcela foi autorizado pelo prefeito José Aldemir. Os cento e dez artistas foram beneficiados com R$ 1.200,00, divididos em quatro parcelas de R$ 300,00. Na gestão do prefeito José Aldemir, o Fuminc já chega a sua quarta edição e nesses dois últimos anos, devido a pandemia provocada pela Covid-19, vem trabalhando de forma emergencial, com os contemplados oferecendo a contrapartida através de lives, não podendo a realização de eventos que possam aglomerar ou desrespeitar as normas da Organização Mundial de Saúde.

#Cultura 10/09/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeito José Aldemir libera recursos da quarta parcela para artistas contemplados pelo Fuminc

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles, assegurou na tarde desta sexta-feira ao secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, a liberação da quarta e última parcela aos artistas locais contemplados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). O pagamento será efetuado a partir do próximo dia 14, terça-feira, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Casarão da Epifânio Sobreira, no centro da cidade), a partir das 9h da manhã.

Os cem artistas estão sendo beneficiados com R$ 1.200,00, divididos em quatro parcelas de R$ 300,00.

Na gestão do prefeito José Aldemir, o Fuminc já chega a sua quarta edição e nesses dois últimos anos, devido a pandemia provocada pela Covid-19, vem trabalhando de forma emergencial, com os contemplados oferecendo a contrapartida através de lives, não podendo a realização de eventos que possam aglomerar ou desrespeitar as normas da Organização Mundial de Saúde.

#Cultura 25/08/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cajazeiras ganhará Espaço Cultural e instalações recebem visita do prefeito

Cajazeiras vai, enfim, ganhar seu Espaço Cultural. O local vai abrigar em suas dependências as sedes da Secretaria de Cultura e Turismo, da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Instituto Histórico de Cajazeiras, além de Memorial de Artes Cênicas e espaço para exposições e eventos culturais. O Espaço Cultural ficará no antigo Hotel Oriente, no centro da cidade, que está sendo revitalizado pela Prefeitura Municipal. A previsão para sua inauguração é em setembro e nas comemorações pelos 158 anos de emancipação política de Cajazeiras, neste final de semana, o prefeito José Aldemir, fez uma visita as obras do local, acompanhado da deputada Doutora Paula e do secretário de Cultura, Ubiratan di Assis.

Para o secretário Ubiratan di Assis, a instalação do Espaço Cultural confirma mais uma vez a vocação de Cajazeiras para a cultura. "Cajazeiras tem uma tradição muito forte nas artes cênicas e em diversas outras atividades culturais, como música, fotografia, literatura, cinema e artesanato. A decisão do prefeito José Aldemir em instalar o Espaço Cultural é uma forma de valorizar esse legado e fortalecer as ações do município para o segmento artístico e cultural de Cajazeiras", afirmou.

O secretário Ubiratan di Assis anunciou, também, que neste mês de setembro será paga a quarta e última parcela do Fundo Municipal de Cultura (Fuminc) deste ano. Em função da pandemia por conta da Covid-19, a prefeitura realizou mais um Fuminc de forma emergencial, atendendo as reivindicações da classe artística e cultural. "Possivelmente, o pagamento dessa última parcela acontecerá já no Espaço Cultural", declarou o secretário.

#Cultura 12/07/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura inicia pagamento de 3ª parcela do Fuminc para artistas cajazeirenses

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou na manhã desta segunda-feira (12) o pagamento da terceira parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc).

Nesta segunda receberam os artistas que têm os nomes entre as letras A e G. Nesta terça-feira (13), recebem da letra H a Z. Os pagamentos estão sendo efetuados na sede da Secretaria de Cultura (Casarão da Epifânio Sobreira, centro).

Cem artistas estão sendo beneficiados com R$ 1.200,00, divididos em quatro parcelas de R$ 300,00. Como contrapartida, os artistas terão que apresentar lives e depoimentos online sobre suas atividades culturais.

Na gestão do prefeito José Aldemir, o Fuminc já chega a sua quarta edição e nesses dois últimos anos, devido a pandemia provocada pela Covid-19, vem trabalhando de forma emergencial, com os contemplados oferecendo a contrapartida através de lives, não podendo a realização de eventos que possam aglomerar ou desrespeitar as normas da Organização Mundial de Saúde.

PIXAÇÃO - O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, tomou conhecimento de pixações feitas na estátua do Cristo Redentor, recentemente restaurado pela Prefeitura de Cajazeiras. Ele solicitou que fossem respeitados os monumentos públicos da cidade, para que não se repita esse tipo de comportamento, independente de posições políticas.

#Cultura 03/07/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Apoio aos artistas: Prefeitura de Cajazeiras paga terceira parcela do Fuminc no dia 10

O prefeito de Cajazeiras em exercício, Marcos do Riacho do Meio, em reunião com o secretário de Cultura, Ubiratan di Assis, autorizou o pagamento da terceira parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). O pagamento será efetuado no próximo dia 10, na sede da Secretaria de Cultura (Casarão da Epifânio Sobreira, centro).

Cento e dez artistas estão sendo beneficiados com R$ 1.200,00, divididos em quatro parcelas de R$ 300,00. Como contrapartida, os artistas terão que apresentar lives e depoimentos online sobre suas atividades culturais.

Na gestão do prefeito José Aldemir, o Fuminc já chega a sua quarta edição, e nesses dois últimos anos, devido à pandemia provocada pela Covid-19, vem acontecendo de forma excepcional com os contemplados oferecendo a contrapartida através de lives, evitando-se a realização de eventos que possam aglomerar ou desrespeitar as normas sanitárias.

Para o secretário Ubiratan di Assis, o Fuminc é um projeto vitorioso e vem contribuindo para o fortalecimento das ações culturais em Cajazeiras. O prefeito em exercício adiantou, ainda, que em nenhum momento os projetos da Secult sofrerão solução de continuidade. Ele informou que logo que passe a pandemia, voltaremos à normalidade com projetos que já estavam estabelecidos na cultura de Cajazeiras.

Ubiratan di Assis informou, também, que a Secult dará total apoio à Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) nas comemorações do Centenário de Rosilda Cartaxo. Uma vasta programação, de forma virtual, está sendo discutida pela Comissão do Centenário.

#Cultura 15/06/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 82 anos da Estátua do Cristo: Prefeitura investe em revitalização do marco histórico de Cajazeiras

O dia 15 de junho marca o aniversário de um dos principais pontos turísticos de Cajazeiras e de todo o Alto Sertão da Paraíba. Trata-se da Estátua do Cristo Redentor, instalada no Morro do Cristo Rei, e que este ano comemora 82 anos de instalação. Em função da pandemia, e do agravamento da Covid-19 na região, a Prefeitura Municipal decidiu não realizar eventos comemorativos para evitar aglomerações, mas anuncia que está agilizando os trabalhos de restauração e recuperação não só da estátua como também de toda a área que fica em torno do Cristo Rei.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, lembra que a estátua foi colocada no local em 15 de junho de 1939, tendo sido um presente do cajazeirense Silvino Bandeira, pai do saudoso médico Júlio Bandeira. "O fato de não comemorarmos essa data de forma presencial vem do agravamento da pandemia pela Covid-19, mas por determinação do prefeito, e em parceria com diversas secretarias, está se fazendo uma restauração e uma revitalização da área do Cristo Rei", afirma Ubiratan, destacando o apoio das secretarias de Infraestrutura, Comunicação e SCTrans na execução do projeto.

A revitalização, segundo Ubiratan, é o primeiro passo de um projeto amplo, de um projeto maior, que é a reurbanização do Morro do Cristo Rei. Ele destacou também, o apoio do líder comunitário e subsecretário Elmo Lacerda e do vereador Ninha do Frigorífico.

#Cultura 13/05/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura conclui pagamento de segunda parcela do Fuminc aos artistas de Cajazeiras

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), encerrou nesta quarta-feira (12) o pagamento da segunda parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - Fuminc/2021. Os artistas, no entanto, que por motivos de força maior não tiveram como comparecer à sede da Secretaria, no Casarão da Epifânio Sobreira, nos dias definidos pela gestão, poderão fazer nesta quinta e sexta-feira no horário da manhã.

Os pagamentos aos artistas beneficiados foram feitos terça e quarta pela equipe da Secult, comandada pelo secretário Ubiratan di Assis e a secretária adjunta Arianne Pereira Borges.

Este ano, em função da pandemia, a Secult lançou, mais uma vez, Edital do Fuminc de forma emergencial, disponibilizando R$ 132.000,00 (Cento e trinta e dois mil reais) e beneficiando 110 artistas selecionados com 04 (quatro) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais), distribuídas pelos meses de março, maio, julho e setembro do corrente ano, obedecendo à determinação do prefeito José Aldemir e programação da Secretaria da Fazenda Pública.

O prefeito José Aldemir lembra que a atual gestão já está cumprindo a quarta edição do Fuminc, "um projeto vitorioso que, dentre os 223 municípios da Paraíba, Cajazeiras é o único que vem dando esse apoio decisivo à classe artística".

Ubiratan di Assis salientou que "o prefeito, compreendendo o momento difícil enfrentado pelos artistas locais na pandemia, sendo uma das classes mais prejudicadas atualmente, não se negou em nenhum momento a beneficiar à categoria através do Fuminc, gerido pela Secult". Já Arianne Pereira Borges destacou a importância da Prefeitura manter o Fuminc mesmo em tempos de pandemia, numa prova de sensibilidade da gestão com as reivindicações da classe artística.

#Cultura 10/05/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Apoio aos artistas: Prefeitura de Cajazeiras paga segunda parcela do FUMINC 2021

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) inicia nesta terça-feira (11), o pagamento da segunda parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - Fuminc/2021.

Por conta da pandemia, a Secult lançou, mais uma vez, Edital do Fuminc, disponibilizando R$ 132.000,00 (Cento e trinta e dois mil reais) com vistas a beneficiar os 110 artistas selecionados com 04 (quatro) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais), distribuídas pelos meses de março, maio, julho e setembro do corrente ano, obedecendo à determinação do prefeito José Aldemir e programação da Secretaria da Fazenda Pública.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, o pagamento será feito nesta terça-feira, dia 11, a partir das 15h, na sede da Secult, no casarão da Rua Epifânio Sobreira, pelos contemplados com nomes iniciados pelas letras A até a F.

Os selecionados com nomes iniciados pela letra G até a Z receberão já na quarta-feira, dia 12, também na Secult, a partir das 08h30 da manhã.

Por sua vez, o prefeito José Aldemir destacou que sua gestão já está cumprindo a quarta edição do Fuminc, "um projeto vitorioso que, dentre os 223 municípios da Paraíba, Cajazeiras é o único que vem dando esse apoio decisivo à classe artística".

Já Ubiratan di Assis salientou que "o prefeito, compreendendo o momento difícil enfrentado pelos artistas locais na pandemia, sendo uma das classes mais prejudicadas atualmente, não se negou em nenhum momento a beneficiar à categoria através do Fuminc, gerido pela Secult".

#Cultura 21/04/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura conclui pagamento de primeira parcela do Fuminc; segunda parcela será paga no mês de maio

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras (Secult) concluiu o pagamento da primeira parcela do Fundo Municipal de Cultural - Fuminc, Especial/2021, e já anuncia para o mês de maio o pagamento da segunda parcela. O secretário Ubiratan di Assis anunciou, também, que os artistas que não foram contemplados no Fuminc serão integrados ao Projeto Cajazeiras Solidária, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano, e receberão cestas básicas.

Conforme o edital, a Prefeitura está disponibilizando R$ 132.000,00 (centro e trinta e dois mil reais). Cada artista selecionado recebe 04 (quatro) parcelas de R$ 300,00 (trezento reais) a serem pagas nos meses de março, maio, julho e setembro do corrente ano, de acordo com as datas previamente informadas pela Secretaria da Fazenda Pública.

O Fuminc é uma lei municipal 1.891 de abril de 2010, onde estabelece que 2% dos tributos municipais serão aportados para o fomento da cultura em Cajazeiras. O prefeito José Aldemir já chega na quarta edição, batendo recorde em relação a gestões anteriores, que no máximo realizaram uma ou duas edições.

E este ano, foram inscritos 192 artistas, mas o edital previa o pagamento do Fundo para 110 nomes. Os demais receberão cestas básicas do Projeto Cajazeiras Solidária, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano.

O secretário Ubiratan di Assis anuncia, ainda, que já está em fase de planejamento a revitalização e as reformas necessárias para a instalação do Espaço Cultural de Cajazeiras no Casarão da Rua Tenente Sabino. O local vai abrigar as sedes da Secult, Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), Instituto Histórico e o Memorial de Arte Cênica, além de um grande Salão de Arte Contemporânea. "Após as fases pandêmicas, teremos atividades culturais todo final de semana", reforçou.

#Cultura 18/03/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Cajazeiras lança Edital e abre inscrições de Fuminc Especial

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou, nesta quinta-feira (18), o edital do Fuminc Especial/2021. As inscrições estarão abertas a partir de hoje na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, no Casarão da Epifânio Sobreira, no período da manhã.

Conforme o edital, a Prefeitura disponibilizará R$ 132.000,00 (centro e trinta e dois mil reais), que serão liberados em 04 (quatro) parcelas. Cada artista selecionado receberá 04 (quatro) parcelas de R$ 300,00 (trezentos reais) a serem pagas nos meses de março, maio, julho e setembro do corrente ano, de acordo com as datas previamente informadas pela Secretaria da Fazenda Pública.

"No pior momento da pandemia, o prefeito José Aldemir, sensível às dificuldades que estão passando os artistas, principalmente os músicos, que foram os primeiros a parar suas atividades e deverão ser os últimos a retornarem, resolve lançar mais uma edição especial do Fuminc. José Aldemir marca sua história como o único prefeito de Cajazeiras a ter todas as edições da Lei 1.891/2010, do Fuminc, asseguradas", comentou Ubiratan di Assis, secretário de Cultura e Turismo. Segundo ele, a Secretaria excepecionalmente estará aberta a partir desta quinta-feira, dando informações e distribuindo fichas de inscrição para o Fuminc, com todos os cuidados sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde.

"Não precisa pressa. Temos até o dia 25 de março para a inscrição. Em seguida, uma comissão vai definir 110 inscrições de pessoas mais necessitadas do município de Cajazeiras que serão contempladas", acrescenta Ubiratan.

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1368/DIVERSOS_002_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Edital Fuminc Especial/2021</b></a>

<a href="https://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1369/DIVERSOS_002_2021_0000001.pdf" target="_blank"><b>Ficha de Inscrição</b></a>

#Cultura 05/03/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Pandemia: prefeito Zé Aldemir anuncia auxílio cultural para artistas

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai lançar novo Edital do FUMINC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) excepcional para atender à classe artística da cidade que está impedida de atuar de forma presencial, em virtude da pandemia. O anúncio foi feito, nessa quinta-feira, 04, pelo próprio prefeito José Aldemir.

O chefe do executivo cajazeirense revelou que vai destinar R$ 132 mil divididos em 04 parcelas para contemplar 110 artistas locais cadastrados pela Secretaria de Cultura e Turismo, e que terão de apresentar um projeto de contrapartida para receberem o referido auxílio. Cada contemplado receberá 04 parcelas de 300 reais.

Cajazeiras se destaca no Estado, mais uma vez, pelo apoio à classe artística, no atual momento crítico de pandemia. No ano passado, também foi lançado um Edital especial para esse segmento.

#Cultura 24/12/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Aldir Blanc: gestão Zé Aldemir pagou quase meio milhão ao setor cultural

A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura, que tem à frente o ator Ubiratan Di Assis, concluiu nessa quarta-feira, 23, o pagamento aos artistas da terceira e última parcela da lei Aldir Blanc.

Cajazeiras foi uma das primeiras cidades do Estado e do Brasil a pagar esse recurso, dentro de um curto espaço de tempo, agilizando todo o processo burocrático para contemplar quase 100 projetos locais.

"Fizemos tudo isso levando em conta o critério de responsabilidade. Nosso gestor Zé Aldemir tem sido implacável na defesa da transparência, e assim, atuamos", disse o secretário, lembrando que, para o pagamento da última parcela foi cobrada a prestação de contas, como condição para liberação dos valores.

A Lei Aldir Blanc 14.017, de 29 de junho de 2020, do governo federal, disponibilizou para Cajazeiras, 456 mil reais.

Para o secretário Ubiratan di Assis, a gestão do prefeito Zé Aldemir foi, nas últimas décadas, a que mais valorizou a Cultura. Três editais do FUMINC, com aplicação de maneira inédita dos 100% de previsão orçamentária, além de duas edições do megaprojeto Rota do Sol, três apresentações do espetáculo Paixão de Cristo entre outros investimentos, o que resultou numa verdadeira revolução cultural na terra do Padre Rolim.

#Cultura 12/12/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura paga terceira e última parcela da Lei Aldir Blanc em Cajazeiras

O secretário de Cultura e Turismo de Cajazeiras, Ubiratan di Assis, comunica a todos os proponentes da Lei Aldir Blanc que o pagamento da terceira parcela ocorrerá a partir do dia 15 (terça-feira), sendo efetuado diretamente nas contas dos contemplados.

Ubiratan ressalta que a prestação de contas é essencial para que o proponente receba a terceira e última parcela. Ele lembra que os proponentes devem anexar nota fiscal, na prestação de contas, ou recibo com documentos básicos.

A Lei Aldir Blanc - lei 14.017, de 29 de junho de 2020 - vem sendo cumprida rigorosamente em Cajazeiras, município contemplado com recursos na ordem de 456 mil reais. No total, 93 projetos foram aprovados em Cajazeiras, todos eles seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde.

Impossibilitado da realização da Auto da Natal, em parceria com a Secretaria de Educação, em função da Covid, Ubiratan informou que o evento ocorrerá em forma de Live, em data ainda a ser anunciada.

O secretário avaliou como positivo o ano, apesar do Covid. "Foi um ano atipico, mas tivemos o Auxílio Emergencial do Fuminc e os projetos da Lei Aldir Blanc, que mostraram a força da cultura na terra do Padre Rolim", afirmou.

#Cultura 14/08/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura libera última parcela do Fuminc na próxima quarta-feira (19)

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), começa a pagar na próxima quarta-feira (dia 19), às 15h30, a terceira e última parcela do Auxílio Emergencial Cultural - Fuminc Especial. Os pagamentos serão efetuados em dois dias (19 e 20), para evitar aglomeração na sede da Secult (Casarão da Epifânio Sobreira), sendo os contemplados com as letras A a E no dia 19, e os demais no dia 20.

Por determinação do prefeito José Aldemir, cem artistas estão sendo beneficiados com R$ 1.200,00, divididos em três parcelas de R$ 400,00. O secretário Ubiratan di Assis informou que para receber a última parcela é necessário que o artista tenha realizado a contrapartida exigida no edital.

Ubiratan di Assis lembra que Cajazeiras é a única cidade da Paraíba com incentivo semelhante aos artistas, graças a determinação do prefeito José Aldemir de atender aos segmentos culturais. "O Fuminc é um projeto vitorioso, sendo a atual gestão a única que liberou nos três anos seguidos os recursos para a cultura em Cajazeiras", afirmou.

A comissão criada para analisar as propostas e os nomes a serem contempladas foi formada por Ubiratan di Assis, Beethoven Uilanov, Wanderley Figueiredo, Júnior Terra e Eduardo Jorge.

#Cultura 03/08/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Apoio aos artistas: Prefeitura de Cajazeiras pagará terceira parcela de auxílio neste mês de agosto

A Prefeitura de Cajazeiras está se preparando para o pagamento da terceira e última parcela do Fuminc Emergencial para 100 artistas do município ainda neste mês de agosto."Nesta versão 2020, dada a pandemia por conta do Coronavírus, o Fuminc foi transformado em Auxílio Emergencial Cultural, contemplando 100 artistas mais carentes, escolhidos por uma comissão formada por nomes representativos da cultura cajazeirense, sendo destinados 120 mil pela Prefeitura, divididos em três parcelas, com liberação de R$ 1.200,00 para cada artista", explicou o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis.

Segundo Ubiratan, "enquanto o governo federal ainda está na fase de implantação da Lei Aldir Blanc, nós já pagamos duas parcelas do Fuminc Emergencial e vamos pagar a terceira já agora em agosto. Poucas prefeituras do Brasil têm dado incentivo à cultura através de uma lei. O prefeito José Aldemir alavancou a cultura de Cajazeiras no cumprimento dessa lei, onde estabelece 2% dos tributos municipais para o fomento da cultura".

O secretário informou, ainda, que a Prefeitura de Cajazeiras está esperando a regulamentação da Lei Aldir Blanc por parte do governo federal para definir a melhor forma de aplicação no município. Em entrevista, Ubiratan esclareceu que será criado um comitê que definirá, de forma transparente, a aplicação dos recursos. Cajazeiras será contemplada com 458 mil.

#Cultura 23/07/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Cajazeiras conclui pagamento da segunda parcela do Fuminc e injeta 80 mil reais na economia local

A prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Cultura de Cajazeiras e Turismo, concluiu nesta semana, com muito sucesso, o pagamento da segunda parcela do edital do Fuminc Especial 2020, diferenciado dos anos anteriores por conta da pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, 100 artistas foram contemplados com R$ 1.200 (mil e duzentos reais), divididos em 3 parcelas de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

"Graças ao compromisso do prefeito Zé Aldemir, já conseguimos nos destacar em toda a Paraíba por sermos, até o momento, o município que partiu na frente com esta iniciativa em prol deste setor, que foi o primeiro atingido com esta pandemia e que não tem previsão de retorno de suas atividades", observou Ubiratan di Assis, secretário municipal de Cultura e Turismo.

Segundo ele, o compromisso da gestão refletiu, até agora, numa injeção na ordem de 80 mil reais na economia local, levando também um alento para quem, apesar de talento e competência, não está podendo trabalhar.

Nesta edição o prefeito determinou que o valor fosse de 120 mil reais.

Primando pela transparência, tudo está sendo acompanhado por uma comissão que é formada por Ubiratan di Assis (secretário de Cultura), Beethoven Uilanov, Wanderley Figueiredo, Júnior Terra e Eduardo Jorge.

"Esta comissão foi um pedido do nosso gestor municipal, numa demonstração de respeito com os recursos do Fundo Municipal da Cultura. Isto é próprio de quem valoriza a participação dos segmentos artísticos", finalizou o secretário.

#Cultura 16/07/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura paga segunda parcela a artistas de Cajazeiras com Fuminc Especial

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, começa a efetuar hoje (quinta-feira, 16) o pagamento da segunda parcela do Fuminc_Especial, Fundo Municipal de Cultura, em função da pandemia. O pagamento estará sendo efetuado na sede da Secretaria de Cultura (Casarão da Epifânio Sobreira, centro), das 10h30 às 12h e das 14h30 às 17h30. Hoje recebem com os nomes dos artistas começados das letras A a E; amanhã (sexta-feira) os das letras F a J e sábado os das letras K a W.

Cem artistas estão sendo beneficiados com R$ 1.200,00, divididos em três parcelas de R$ 400,00. Como contrapartida, os artistas terão que apresentar lives e depoimentos online sobre suas atividades culturais.

Segundo o secretário Ubiratan di Assis, Cajazeiras é a única cidade da Paraíba com incentivo semelhante aos artistas, graças a determinação do prefeito José Aldemir de atender aos segmentos culturais. "O Fuminc é um projeto vitorioso, sendo a atual gestão a única que liberou nos três anos seguidos os recursos para a cultura em Cajazeiras", afirmou.

O prefeito Zé Aldemir autorizou a liberação de 120 mil reais para a Secretaria de Cultura e Turismo selecionar 100 artistas dos diferentes segmentos para receberem hum mil e duzentos reais cada, em três parcelas de 400 reais. A contrapartida é a apresentação de um projeto online de tempo mínimo de 20 minutos. A comissão criada para analisar as propostas e os nomes a serem contempladas foi formada por Ubiratan di Assis (secretário de Cultura), Bethoven Uilanov, Wanderley Figueiredo, Junior Terra e Eduardo Jorge.

#Cultura 15/06/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura inicia pagamento de artistas de Cajazeiras com Fuminc Especial

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, começa a pagar hoje (segunda-feira, 15) o pagamento da primeira parcela do Fuminc Especial, Fundo Municipal de Cultura, em função da pandemia. Cem artistas serão beneficiados com R$ 1.200,00, divididos em três parcelas de R$ 400,00. Como contrapartida, os artistas terão que apresentar lives e depoimentos online sobre suas atividades culturais.

Conforme o calendário divulgado pelo secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, o pagamento do Fuminc Especial começa hoje, a partir das 15h30, na sede da Secult, no Casarão da Epifânio Sobreira, centro de Cajazeiras, com os artistas das letras A a E. Amanhã, dia 16, das 9h às 12, no mesmo local, recebem os artistas das letras F à I. E quarta-feira, das 9h às 12h, no Casarão da Epifânio Sobreira, recebem os artistas das letras J à W.

O prefeito Zé Aldemir autorizou a liberação de 120 mil reais para a Secretaria de Cultura e Turismo selecionar 100 artistas dos diferentes segmentos para receberem hum mil e duzentos reais cada, em três parcelas de 400 reais. A contrapartida será a apresentação de um projeto online de tempo mínimo de 20 minutos.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan de Assis, ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que trata-se de um caminho mais curto para contemplar os artistas que estão mais afetados com os efeitos da crise do Coronavírus. A comissão criada para analisar as propostas e os nomes a serem contempladas foi formada por Ubiratan di Assis (secretário de Cultura), Bethoven Uilanov, Wanderley Figueiredo, Júnior Terra e Eduardo Jorge.

<a href="http://www.cajazeiras.pb.gov.br/arquivos/1213/DIVERSOS_001_2020_0000001.pdf" target="_blank">Clique para visualizar lista de selecionados</a>

#Cultura 11/06/2020 PREFEITURA MUNCIPAL DE CAJAZEIRAS Artistas elogiam Zé Aldemir pela liberação de auxílio para segmento cultural

A decisão do prefeito José Aldemir de autorizar a liberação do auxílio emergencial de R$ 120 mil para os artistas cajazeirenses durante este período da pandemia provocada pelo coronavírus, recebeu aprovação unânime da classe cultural. Artistas dos mais diversos segmentos utilizaram as redes sociais para elogiar a ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Serão selecionados 100 artistas dos diferentes segmentos para receberem R$ 1.200,00 cada, em três parcelas de R$ 400 reais. A contrapartida será a apresentação de um projeto online com tempo mínimo de 20 minutos.

Para o ator Bethoven Uilanov, foi uma grande vitória para a classe artística. "Parabénizar o secretário Ubiratan di Assis, por sua sensibilidade e por sempre nos ouvir, aos companheiros da comissão. Foram reuniões produtivas onde colocamos de lado nossas vaidades e juntos pensamos na nossa classe. Parabénizar a prefeitura de Cajazeiras e o prefeito José Aldemir, por escutar o nosso grito de socorro. Temos que criticar quando estiver errado, mais acima de tudo ser humilde e elogiar quando se acerta. Mais uma vez ficou evidenciado que juntos somos mais fortes", afirmou.

Outros artistas reforçaram as palavras de Bethoven. O músico Tikinho Pankadão disse que o prefeito José Aldemir, o secretário Ubiratan di Assis e a comissão estão de parabéns. O poeta Fernando Inácio, o músico Rone Santos, o produtor Aldemir e Glemerson também parabenizaram a todos. "Parabéns por acreditar nos nossos artistas e na nossa cultura", enfatizou Francisco Ernandez.

Os recursos a serem liberados são oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). Pela primeira vez na história de Cajazeiras, um prefeito paga, em uma única gestão, todos os editais do Fuminc. A comisão criada para analisar as propostas do auxílio emergencial e os nomes a serem contempladas foi formada por Ubiratan di Assis (secretário de Cultura), Bethoven Uilanov, Wanderley Figueiredo, Junior Terra e Eduardo Jorge.

#Cultura 10/06/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Crise da Covid-19: Zé Aldemir anuncia FUMINC excepcional para artistas

A Prefeitura de Cajazeiras anuncia mais uma iniciativa pioneira no Estado, neste momento difícil de enfrentamento do Coronavírus: um edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura especial para contemplar os artistas da cidade.

O prefeito Zé Aldemir autorizou a liberação de 120 mil reais para a Secretaria de Cultura selecionar 100 artistas dos diferentes segmentos para receberem hum mil e duzentos reais cada, em três parcelas de 400 reais. A contrapartida será a apresentação de um projeto online de tempo mínimo de 20 minutos.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan de Assis, ressaltou a importância da iniciativa, afirmando que trata-se de um caminho mais curto para contemplar os artistas que estão mais afetados com os efeitos da crise do Coronavírus.

#Cultura 05/03/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Iniciados ensaios e preparação para a Paixão de Cristo nos dias 09 e 10 de abril em Cajazeiras

Já foram iniciados os ensaios e a preparação para a realização do espetáculo da Paixão de Cristo 2020 em Cajazeiras, tendo à frente o Grupo Teatral Fênix, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secul).

O espetáculo será apresnetado nos dias 09 e 10 de abril, na quadra do Xamegão, no centro da cidade, dentro da programação da Semana Santa.

De acordo com os coordenadores, os ensaios estão sendo realizados no Centro Cultural Zé do Norte, de segunda a sábado, sempre a partir das 19h00.

"Teremos grandes novidades este ano, como novos atores, novas cenas e novos figurinos", disse um dos coordenadores do espetáculo.

Já o secretário de cultura do município, Ubiraran di Assis, destacou o apoio que vem sendo dado ao espetáculo pela Prefeitura, via Secult, seguindo determinação do prefeito José Aldemir Meireles,

#Cultura 04/03/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretário presta contas do Fuminc e artistas elogiam atuação da Secult

O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Ubiratan di Assis, realizou ontem, em sessão na Câmara Municipal, prestação de contas das atividades do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). A sessão foi convocada por propositura do vereador Rivelino Martins para discutir a política cultural do município.

Em sua fala, o secretário Ubiratan di Assis fez um balanço das atividades do Fuminc na atual gestão. Lembrou que só no ano passado os investimentos em cultura do governo foram em torno de R$ 217 mil e que este ano haverá acréscimo nesse percentual, em função da arrecadação municipal. "A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010", declarou.

O secretário foi interpelado pelos vereadores Rivelino Martins e Jucinério Félix, que apresentaram sugestões de aprimoramento do edital do Fuminc para este ano. Artistas e produtores culturais, como Wanderlei Figueiredo, Francisco Ernandes e Reusdeman Lopes, ocuparam a tribuna da Casa para fazerem elogios a forma como o Fuminc vem sendo conduzido na gestão do prefeito José Aldemir, destacando o cumprimento do edital e a liberação de recursos dos projetos aprovados.

#Cultura 28/02/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Resgate do Carnaval gratuito: Vituriano elogia o evento

O sucesso do carnaval de Cajazeiras continua dando muito o que falar. Entre tantos depoimentos de elogio ao projeto vitorioso da atual gestão, está o do criador do Carnaval e do Xamegão, o ex-prefeito Antonio Vituriano de Abreu. Ele enalteceu o investimento do município para o resgate do carnaval público e gratuito, no centro da cidade.

"Tudo está sendo feito conforme a gente pensou e planejou Cajazeiras grande" , comentou Vituriano, ao parabenizar o prefeito Zé Aldemir e sua equipe, pela grandeza do carnaval 2020.

O ex-prefeito esteve em Cajazeiras, durante o período de carnaval, participando de eventos festivos ao lado do prefeito Zé Aldemir, oportunidade em que demonstrou sua satisfação com a consolidação da folia de momo no calendário turístico do Estado.

#Cultura 27/02/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Sucesso: Segmentos sociais destacam grandeza do Carnaval de Cajazeiras

O Carnaval 2020 realizado com muito sucesso pela Prefeitura Municipal continua repercutindo positivamente em todo o Estado. Em depoimentos, representantes de diversos segmentos da sociedade enalteceram a força do carnaval cajazeirense e, principalmente, a sua importância do ponto de vista cultural e também para a economia do município.

O premiado ator paraibano Buda Lira, que comanda o Bloco Cafuçu de João Pessoa, e foi homenageado em Cajazeiras, este ano, disse que o carnaval de Cajazeiras mostrou força. "Foi uma alegria ver as pessoas nos blocos e em toda a programação festiva", comentou.

O presidente da UNICAB - União Cajazeirense Carnavalesca e Cultural de Blocos, Júnior Terra, destacou o apoio da Prefeitura de Cajazeiras aos blocos tradicionais. "O apoio imprescindível da gestão Zé Aldemir aos blocos tradicionais demonstra que o nosso carnaval está crescendo a cada edição".

O presidente da CDL - Câmara de Dirigentes de Lojistas de Cajazeiras comentou: "entendo o turismo de eventos como uma das molas propulsoras do desenvolvimento de uma cidade e da região. No caso específico de Cajazeiras, o carnaval é o maior expoente de eventos da cidade, e este ano de 2020, praticamente se consolidou. O empresariado cajazeirense vê como algo extremamente positivo o investimento nesse tipo de turismo, e acredita que essa mesma força de investimento seja transferida para o Xamegão 2020".

O empresário do ramo de hotelaria, Essuélio Morais, avaliou o carnaval deste ano como muito positivo para atrair turistas para a cidade. "Precisamos cada vez mais discutir o nível das atrações musicais, visando incentivar cada vez mais a presença de visitantes em Cajazeiras".

O ex-prefeito Antônio Vituriano de Abreu, que esteve em Cajazeiras, durante a folia de Momo, rasgou elogios ao evento. "Tudo está sendo feito como a gente pensou e planejou Cajazeiras grande. Meus parabéns ao prefeito Zé Aldemir e a toda sua equipe. Parabéns também ao povo de Cajazeiras que brincou em paz".

Padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque, também fez comentários de elogio ao carnaval 2020. "Foi um carnaval programado, levando-se em conta as diferenças culturais da cidade, com o respeito e o reconhecimento do povo sábio de Cajazeiras. Parabéns pelo sucesso".

#Cultura 26/02/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Festa do povo: Carnaval de Cajazeiras supera expectativas

A cidade de Cajazeiras viveu, este ano, um dos maiores carnavais do últimos tempos, com recorde de público todos os dias, no Corredor da Folia, nos desfiles de blocos e nos espaços alternativos. Em todos os debates da imprensa e na opinião dos foliões, foi reconhecido o sucesso total do evento e do projeto de resgate do carnaval público, colocado em prática pela atual gestão do prefeito Zé Aldemir.

A folia de rua em Cajazeiras foi encerrada na manhã desta quarta-feira de cinzas com a Avenida Juvêncio Carneiro, no centro da cidade, totalmente lotada, e com um clima de muita animação e muita paz.

O prefeito Zé Aldemir e sua equipe comemoram o sucesso do projeto, manifestando muita satisfação pela participação do povo cajazeirense e dos visitantes. "Foi uma festa marcada pela alegria e pela paz", avaliou o prefeito Zé Aldemir, ao agradecer o apoio de todos que contribuíram com o evento e, principalmente, da população.

Para o prefeito, o carnaval também é uma fonte de renda importante para a cidade, pois atrai turistas e gera muitos empregos temporários, aquecendo o comércio e a economia em geral.

#Cultura 23/02/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Zé Aldemir abre Carnaval no Corredor da Folia com recorde de público

Uma multidão lotou a Avenida Juvêncio Carneiro, no primeiro dia de programação oficial do Carnaval 2020, em Cajazeiras. Nem a forte chuva caída na cidade, afastou o público do Corredor da Folia.

No palco, o prefeito Zé Aldemir, acompanhado da deputada estadual Dra. Paula, vereadores, secretários e lideranças políticas, entregou a chave da cidade ao Rei Momo e manifestou sua alegria em ver o Corredor da Folia lotado.

Em seguida, o público vibrou com o grande show da Banda Mel. Além dela, também agitaram a multidão mais três atrações: Pagodão SA, Gilson e Mania e Breno Andrade.

#Cultura 20/02/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Folia de Momo: Estrutura do Carnaval começa a ser montada na Juvêncio Carneiro

Quem passa pela Rua Juvêncio Carneiro, no centro da cidade, desde a quarta-feira (19), pode perceber o início dos trabalhos de montagem da estrutura para o grande carnaval de Cajazeiras.

No Corredor da Folia, no sábado, dia 22, a festa de Momo será oficialmente aberta pelo prefeito José Aldemir com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, e, logo após, as atrações da noite: Banda Mel, Gilson Mania, Pagodão SA e Breno Andrade subirão ao palco principal.

#Cultura 15/02/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO “Bar do Tetéu” é a grande vencedora do II Festival de Marchinhas Carnavalescas

A música "Bar do Tetéu", de Inácio Andrade Torres, foi a grande vencedora do II Festival de Marchinhas Carnavalescas realizado na noite de ontem na Praça da Prefeitura, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo. "Bar do Tetéu" foi a melhor música, melhor letra e a melhor intérprete da noite foi Neide Amaro, que cantou a música de Inácio Andrade. O prefeito José Aldemir realizou, no evento, a abertura oficial do Carnaval de Cajazeiras.

Além de "Bar do Tetéu", as outras músicas vencedoras da noite foram "Cajazeiras dos velhos carnavais", de Cleilson Ribeiro (segundo colocado), e "Frevo de um carnaval", de Júlio César (terceiro colocado). Este ano, o evento teve as seguintes premiações: 1º Colocado (R$ 1.000,00), 2º Colocado (R$ 500,00), 3º Colocado (R$ 300,00), Melhor Letra (R$ 150,00) e Melhor Interpretação (R$ 150,00), perfazendo um total de R$ 2.100,00 em prêmios. Além de troféus para os vencedores, que receberam a premiação ao final do evento.

O prefeito José Aldemir destacou a importância do festival como resgate da valorização dos compositores da cidade, na construção de músicas sobre nossa realidade. Já o secretário Ubiratan di Assis disse que Cajazeiras faz história na valorização dos artistas da terra.

O Festival de Marchinhas Carnavalescas reuniu um grande público na Praça da Prefeitura, que vibrou e torceu pelas suas músicas preferidas. As letras versaram sobre temas e personagens diversos da cidade, como os carnavais de antigamente ou Rosa do Alto, e sobre a realidade política atual da Paraíba e do Brasil. Após as apresentações dos concorrentes, Francisco Alves (Tatico) cantou música feita em homenagem a Olivan Pereira (Big Boy).

A comissão julgadora do Festival este ano foi formada por Maestro Francisco, Gelcimar Castelo, Irlânio Cavalcante, Júnior Terra, Maestro Dedé, Chagas Amaro, Lenilson Oliveira e Pepé. Castelo e Èrika foram coroados rei e rainha do Carnaval de Cajazeiras, durante o evento.

Confira as vencedoras:

1º lugar - Bar do Tetéu - Inácio Andrade Torres

2º lugar - Cajazeiras dos velhos carnavais - Cleilson Ribeiro

3º lugar - Frevo de um Carnaval - Júlio César

Melhor letra - Bar do Tetéu

Melhor intérprete - Neide Amaro (Bar do Tetéu)

#Cultura 14/02/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO II Festival de Marchinhas acontece hoje na Praça da Prefeitura com 14 músicas disputando

Quatorze músicas estarão concorrendo hoje à noite no II Festival de Marchinhas Carnavalescas, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo. O evento começa às 19h30, na Praça da Prefeitura.

Este ano, o evento tem as seguintes premiações: 1º Colocado (R$ 1.000,00), 2º Colocado (R$ 500,00), 3º Colocado (R$ 300,00), Melhor Letra (R$ 150,00) e Melhor Interpretação (R$ 150,00), perfazendo um total de R$ 2.100,00 em prêmios.

Realizado no ano passado pela primeira vez, o evento retorna em 2020 com o objetivo de revelar novos talentos e valorizar a música feita pelos artistas da terra, além de resgatar a tradição dos carnavais de antigamente.

A comissão julgadora do Festival este ano será formada por Maestro Francisco, Gelcimar Castelo, Irlânio Cavalcante, Júnior Terra, Maestro Dedé, Chagas Amaro, Lenilson Oliveira e Pepé.

A vencedora do I Festival de Marchinhas Carnavalescas realizado no ano passado foi a música "Carnaval em Cajazeiras", de Marcos Rodrigues, interpretada por Biguinho Show. "O pobretão no Carnaval" ficou em segundo lugar e "Cadê você", de Naldinho Braga, em terceiro.

Confira as músicas classificadas:

- A máscara caiu (Jota França)

- Rosa do Alto (Naldinho Braga)

- Ode Ridícula (Daniel Everson)

- Marcha do ovo (Daniel Everson)

- Cajazeiras dos velhos carnavais (Cleilson Ribeiro)

- Marchinha digital (Guilherme Diniz)

- O Carnaval que eu quero (Leandro Cavalcante)

- Cuidados na folia (Leandro Cavalcante)

- O cigano e a colombina (Otávio Jr.)

- Bar do Tetéu (Inácio Andrade)

- O kit do corrupto (Raimundo Meireles)

- Saudade que dói (Deoberto Lopes)

- Frevo de um carnaval (Júlio César)

- Subindo e baixando os ovos (Moisés Rodrigues)

#Cultura 25/01/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Comissão do Carnaval se reúne com Comando da PM e discute plano de segurança do evento Representantes da Prefeitura Municipal de Cajazeiras estiveram reunidos na manhã dessa sexta-feira, 24, no 6º Batalhão de Polícia Militar, para elaboração do plano de segurança, visando o carnaval 2020 na terra do Padre do Rolim.

Participaram do encontro os secretários Ubiratan de Assis, da Cultura, José Anchieta, Articulação Política, João Victor Mendes, SCtrans, e Tiago Andrade, Planejamento.

A cúpula da PM, comandada pelo MajorTerceiro, ouviu todos os esclarecimentos da Prefeitura sobre a programação, e garantiu que todos os esforços estão concentrados para que, além da alegria, a segurança seja também uma marca da festa de Momo em Cajazeiras.

Para Ubirantan de Assis, o encontro pode se considerado positivo, porque renova uma parceria com os setores de segurança, que é de fundamental in importância para o sucesso do evento.
#Cultura 14/01/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secult anuncia abertura de inscrições para Festival de Marchinhas Carnavalescas A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, abre no próximo dia 20 as inscrições para o II Festival de Marchinhas Carnavalescas. Realizado no ano passado pela primeira vez, o evento retorna em 2020 com o objetivo de revelar novos talentos e valorizar a música feita pelos artistas da terra, além de resgatar a tradição dos carnavais de antigamente.

O Festival será realizada no dia 14 de fevereiro de 2020, na Quadra do Leblon, em Cajazeiras, às 19h30. Cada participante poderá inscrever até duas músicas. Não existe taxa de inscrição. As inscrições serão feitas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras, localizada na rua Epifânio Sobreira 268, centro.

A vencedora do I Festival de Marchinhas Carnavalescas realizado no ano passado foi a música “Carnaval em Cajazeiras”, de Marcos Rodrigues, interpretada por Biguinho Show. “O pobretão no Carnaval” ficou em segundo lugar e “Cadê você”, de Naldinho Braga, em terceiro.

Confira o Regulamento do evento:

DATAS E ORGANIZAÇÃO

O Festival será realizada no dia 14 de fevereiro de 2020, na Quadra do Leblon, em Cajazeiras, às 19h30. O festival é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, com apoio de parceiros.

INSCRIÇÕES

- As inscrições começam dia 20 de janeiro e terminam no dia 11 de fevereiro de 2020;
- Cada participante poderá inscrever até duas músicas;
- Não existe taxa de inscrição. As inscrições serão feitas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras, localizada na rua Epifânio Sobreira 268, centro;
- As composições deverão ser inéditas e originais, tanto na parte musical como nos versos. Entende-se por inédita a música não lançada por gravadora ou distribuída comercialmente em larga escala e nem veiculada na mídia de um modo geral. Como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor;
- Somente serão consideradas inscrições cujas letras estejam em português;
- O gênero musical é a marchinha carnavalesca;
- No material de inscrição deverá constar;
- A ficha da inscrição deve conter o nome, endereço, e-mail e telefone do(s) compositor(s) e indicação do(s) intérprete(s);
- Arquivo em MP3 ou, áudio via Whatsapp (83) 99309.9441;
- Cópia da letra em anexo
- Cópia do RG e CPF comprovante de residência - documento obrigatório para receber o prêmio de classificação.

Além de letra e da melodia a interpretação será considerada na seleção das músicas. Só poderão inscrever músicas de autores nascidos em Cajazeiras ou radicados na região de Cajazeiras. O material da inscrição não será devolvido.

SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO

- Das músicas inscritas a comissão de seleção escolherá 15 para o festival;
- A comissão de seleção será formada por profissionais capacitados, convidados pela comissão organizadora;
- Cada intérprete poderá apresentar, no máximo, duas músicas por etapa;
- As músicas serão apresentadas a partir 19h30, no local reservados pela organização;
- A ordem da apresentação das músicas não poderá ser alterada;
- Os intérpretes terão tempo limite de 5 minutos para iniciar a apresentação, com perda de pontuação se o tempo for excedido;
- As interpretações deverão ser executadas da forma como as músicas foram inscritas, ou seja, com o(s) mesmo(s) cantor (es) e instrumental. Os compositores que consideram impraticável o translado com seus grupos não devem se inscrever com eles;
- Não serão permitidos efeitos sonoros que modifiquem a voz ou criem vocais;
- Se o intérprete não comparecer no dia da apresentação estará automaticamente desclassificado;
- A ordem de apresentação das musicas será conhecida por sorteio.

JÚRI

A comissão julgadora será formada, na sua maioria, por músicos, compositores, críticos musicais, escritores, artistas plásticos e jornalistas, escolhidos pela comissão organizadora.
Das decisões do júri não cabem recurso.

PRÊMIOS

Serão distribuídos R$ 2.100,00 em prêmios, da seguinte forma:
- 1º classificado: R$ 1.000,00
- 2º classificado: R$ 500,00
- 3º classificado: R$ 300,00
- Melhor letra: R$ 150,00
- Melhor interpretação: R$ 150,00

OBS:
Além da premiação em dinheiro os três primeiros colocados receberão troféus. Premiação será paga em cheques (ou dinheiro) após cada apresentação. Nenhuma premiação será paga se a música não for apresentada na data prevista.

OS CASOS OMISSOS NO PRESENTE REGULAMENTO SERÃO RESOLVIDOS SOBERANAMENTE PELA COMISSÃO ORGANIZADORA

CONTATOS :
E-mail: secultcajazeiras1@gmail.com
Whatsapp: (83) 99309.9441 (Cristina Lima)
#Cultura 17/12/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeito autoriza e Secult efetua pagamento de última parcela do Fuminc Por determinação do prefeito José Aldemir, a Secretaria de Cultura e Turismo começa, nesta quarta-feira (18), o pagamento da quinta e última parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que está sendo desenvolvido neste ano de 2019, correspondente a 15% do valor total de cada projeto. O pagamento será efetuado na sede da Secult, que fica localizada no Casarão da Epifânio Sobreira, no turno da manhã.

Com isso, a Prefeitura de Cajazeiras cumpre o compromisso com a classe artística da cidade no pagamento de mais um Fuminc. O pagamento, aliás, acontece em função dos esforços da Prefeitura Municipal, que mesmo enfrentando dificuldades, em função da crise que atinge todos os municípios, não deixou de valorizar a classe artística cajazeirense e os 38 projetos aprovados no Fuminc.

O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Ubiratan di Assis, esclarece que para receber essa parcela é necessária a prestação de contas das parcelas anteriores.

O secretário destaca que o Fuminc é um projeto vitorioso. “Poucas cidades têm leis de incentivo à cultura. Por determinação do prefeito José Aldemir, tendo em vista que Cajazeiras é considerada a terra da cultura, a Prefeitura destina 2% dos tributos municipais para fomentar a cultura”, acrescenta.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 são de R$ 217 mil, 214 reais e 58 centavos. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 16/12/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Atletas e dirigentes do Atlético visitam Museu de Cajazeiras Elenco e comissão técnica do Atlético de Cajazeiras estiveram visitando, na manhã desta segunda-feira (16), o Museu de Cajazeiras. Na ocasião, os atletas e dirigentes do clube conheceram a história e as conquistas do “Trovão Azul”, como é conhecido o Atlético. O Museu de Cajazeiras fica localizado no Casarão da Epifânio Sobreira, sede da Secretaria de Cultura e Turismo, e está aberto a visitação pública de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e tarde.

Na visita de dirigentes e atletas do Atlético, o professor Reudesman Lopes realizou uma explanação sobre a história do clube cajazeirense. No Museu, há camisas, troféus e raridades históricas do Atlético.

Este ano, Reudesman Lopes lançou, através de projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc), o álbum "Atlético Cajazeirense de Desportos - 70 anos de história".

O livro busca recuperar a memória dos 70 anos de história da fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos através de fotografias, documentos e impressos que marcaram este período do clube de futebol da cidade.
#Cultura 14/12/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretário reúne proponentes do Fuminc e anuncia pagamento de última parcela O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, se reuniu na tarde de ontem com artistas e produtores culturais proponentes no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) que está sendo executado este ano em Cajazeiras. Na ocasião, informou que a quinta e última parcela será paga a partir da próxima quarta-feira (18).

Na reunião, o secretário ouviu propostas e sugestões dos proponentes para o próximo edital do Fuminc. Entre elas, a criação de uma lista de projetos suplentes para substituir projetos aprovados que não tenham sido executados. Também foi sugerida a criação de um calendário cultural para Cajazeiras com o mapeamento mês a mês de todos os eventos culturais da cidade. Ubiratan acolheu as propostas, agradeceu o apoio de todos e informou que a inadimplência na prestação de contas dos projetos foi mínima este ano.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 são de R$ 217 mil, 214 reais e 58 centavos. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010. Também é um dos poucos municípios brasileiros que mantêm um fundo de incentivo à cultura e cumpre os compromissos assumidos com a classe artística. Cajazeiras é um dos poucos municípios da Paraíba que tem um Fundo de Cultura atuante e em execução.
#Cultura 02/12/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Rota do Sol tem encerramento apoteótico e público se empolga com Reisado e grupo do Chile Um final apoteótico. Assim foi a noite de encerramento da terceira versão do projeto Rota do Sol, realizada na Quadra do Leblon, ao lado da Secretaria de Cultura e Turismo, em Cajazeiras. O espaço foi pequeno para acomodar o público, que vibrou com as apresentações dos grupos de danças. O Ballet Folklórico de La FLorida (Chile) e o Reisado Zé de Moura (Poço de José de Moura) foram os grupos mais aplaudidos. O Rota do Sol é uma realização da Associação Cultural Pisada do Sertão e da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras.

A cerimônia de abertura contou com as presenças do secretário de Governo e Articulação Política, José Anchieta, que representou o prefeito José Aldemir; o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis; a coordenadora geral do Rota do Sol, Ana Neiry; Nelbia, representando a Secretaria de Educação do município, e Jonata, Chefe de Gabinete da Prefeitura. Daniel Dantas dividiu a apresentação do evento, juntamente com o secretário Ubiratan di Assis. Todas as autoridades destacaram a importância do projeto para o sertão da Paraíba, em especial para Cajazeiras.

A Banda de Música Santa Cecília abriu a noite, tocando dobrados clássicos. Em seguida, começaram as apresentações dos grupos folclóricos. O primeiro a se apresentar foi a Cia de Dança Marcelo Fiúza (Cajazeiras). Em seguida, se apresentaram Grupo de Projeções Folclóricas Raízes de Ouro (Passa e Fica -RN), Grupo Quilombolas dos 40 e as Xicas (Triunfo-PB), Ballet Folklórico de La Florida (Chile), Reisado Zé de Moura (Poço de José de Moura), Companhia de Ritmos e Danças Populares - Cordapés (Ceará) e Cia Arte Nova (Cajazeiras).

Os grupos de Reisado, de Poço de José de Moura, e do Ballet Folklórico do Chile foram os que mais arrancaram aplausos da plateia. O encerramento contou com a apresentação da Banda Baião d'Doido, de Cajazeiras.

Além de Cajazeiras, a Rota do Sol aconteceu este ano nas cidades de Triunfo, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna e Poço José de Moura. O projeto leva ao público, gratuitamente, atrações de danças regionais de estados brasileiros e do exterior.

O Rota do Sol é um circuito itinerante de arte e cultura do Alto Sertão, com ações culturais em seis municípios. O objetivo é contribuir para o fortalecimento e promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico.
#Cultura 27/11/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Oficina de Dança de grupo do Chile movimenta a Rota do Sol em Cajazeiras A oficina de dança ministrada pelo Ballet Folklórico de La Florida (Chile) atraiu um grande número de participantes no final da tarde de ontem na quadra do Leblon. O evento faz parte da programação do Projeto Rota do Sol, em Cajazeiras, numa realização da Associação Cultural Pisada do Sertão e da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo.

O Rota do Sol é um circuito itinerante de arte e cultura do Alto Sertão, com ações culturais em seis municípios. O objetivo é contribuir para o fortalecimento e promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico.

Este ano, em sua terceira edição, o Rota do Sol, tem diversas ações, como: Festival Internacional de Culturas Populares, Rota de Leitura, Intercâmbios, Rota Turística, Concurso Sabores da Terra, Seminário de Tradições Populares, Roda de Prosa e Poesia e Missa Folclórica. Toda programação acontece de 22 de novembro a 1 de dezembro. Segundo os organizadores, a programação do Rota do Sol quebra os paradigmas da desvalorização dos saberes e fazeres do nordestino.

Em Cajazeiras, o Rota do Sol já fez participações na Festa Literária (Flica). Esta semana está realizando cursos de mandalas, oficinas, Festival de Poesia Encenada, culinárias, samba de roda e artesanato afro, culminando no domingo com grandes apresentações no Festival Internacional de Culturas Populares. As apresentações em Cajazeiras serão no domingo (1), a partir das 19 horas, no quadra do Leblon, centro da cidade.

Programação em Cajazeiras
01/12/2019 Domingo

19h00 - III Festival Internacional das Culturas Populares do Alto Sertão Paraibano
Cia de Dança Marcelo Fiuza - Cajazeiras-PB
Quilombolas dos 40 - Triunfo-PB
Grupo de Projeções Folclóricas Raízes de Ouro - Passa e Fica-RN
Cia de Dança Art e Movimento
Ballet Folklórico de La Florida - Chile
Reisado Zé de Moura - Poço de José de Moura-PB
Bumba meu Boi D’Itaparí - São José de Ribamar-MA
Cia Gente Nova - Cajazeiras-PB
Companhia de Ritmos e Danças Populares-Cordapes - Fortaleza-CE
Boi Imperial da Serra - Serra de São Bento-RN
23h00 - Atração Musical Baião d’Doido
#Cultura 22/11/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Rota do Sol começa em Triunfo e Cajazeiras aguarda com expectativa apresentações de grupos Cajazeiras aguarda com muita expectativa a chegada da Rota do Sol na cidade. A grande noite do projeto, que chega a sua terceira edição, em Cajazeiras, será no domingo, dia 1 de dezembro, mas o Rota do Sol já começa a partir de hoje. O palco será armado em Triunfo, mas os municípios de Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Poço José de Moura também serão contemplados com apresentações. O Rota do Sol tem apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Em Triunfo, haverá, entre outras atrações: Ki Pagode, Grupo de Xaxado Bandoleiros do Sertão, Cia de Danças Populares Pisada do Sertão, Quilombolas, Cia Folclórica Pisa na Fulô, Rei de Congos, As Xicas e Ballet Folclórico de La Florida, este último do Chile. No domingo, Banda Filarmônica Joaquim Moreira Silva, Banda Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres, Banda Maestro Gonçalo Farias dos Santos, Banda Dr. Vicente Fernandes Lopes e Banda Filarmônica da Associação Nossa Senhora de Fátima.

Em Bernardino Batista, estão previstas para este sábado as apresentações de Grupo de Dança Flor da Serra, Ballet Folclórico de La Florida, Rei de Congos, Cia de Dança e Teatro da Felc, Cia Folclórica Pisa na Fulô e Grupo Semart.

Em Joca Claudino, no domingo, teremos Tropa de Danças Regionais, Cia Folclórica Pisa na Fulô, Rei dos Congos, Cia de Danças Populares Pisada do Sertão e Ballet Folclórico de La Florida.

Em Cajazeiras, o Rota do Sol já está fazendo participações na Festa Literária (Flica). A partir de segunda-feira haverá cursos de mandalas, oficinas, Festival de Poesia Encenada, culinárias, samba de roda e artesanato afro, culminando no domingo com grandes apresentações no Festival Internacional de Culturas Populares.

O Rota do Sol é um circuito itinerante de arte e cultura do Alto Sertão, com ações culturais em seis municípios. O objetivo é contribuir para o fortalecimento e promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico.
#Cultura 22/11/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Com apoio do Fuminc, Paraíba em Dança será realizado neste sábado A quarta edição do Paraíba em Dança homenageará a bailarina Fátima Leite que há mais de duas décadas leciona Ballet Clássico em Cajazeiras. A professora Fátima Leite é a pioneira no ballet clássico na região metropolitana de Cajazeiras. O evento será realizado neste dia 23 novembro no Teatro Iracles Pires na cidade de Cajazeiras, a partir das 19:30h.

O festival foi idealizado pelo coreógrafo Joel Santana e realizado pelo Grupo Dança de Rua da Paraíba. Nesse ano de 2019, o evento recebeu o apoio do Fuminc - Fundo Municipal de Incentivo a Cultura e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura municipal de Cajazeiras.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

ABERTURA
19h30 - Solenidade de Abertura;
01-Escola de Ballet do Nec-Cajazeiras-PB
Coreografia: Dança das Fadas
Coreógrafa: Fátima Leite
02-Ballet do Múltipla Escolha-Cajazeiras-PB
Coreografia: Taki Taki
Coreógrafa: Vanubia Duarte
03-Bailarino: Anderson Antunes-Cajazeiras-PB
Coreografia: Ameno
Coreógrafo: Anderson Antunes
04- Bailarina: Thamyllys Lorena-Cajazeiras-PB
Coreógrafa: Fátima Leite
05-Bailarina: Sofia Louise-Cajazeiras-PB
Coreografia: River Flowns in You
Coreógrafa: Sofia Louise
06- Ballet Jovem da Paraíba- João Pessoa-PB
Bailarino: Geovani Diniz
Coreografia: Deixe-me Falar
Coreógrafo: Rodolfo Pereira
07-Companhia de Dança Freedom- Cedro-CE
Duo: Bailarinas: Andreza Galdino e Kelly Rufino
Coreografia: Fênix
Coreógrafo: Josemi Silva
08-Grupo Styllos-Patos-PB
Coreografia: Variações
Coreógrafo: Adriano Clementino
09-Ballet Irmã Fernanda-Cajazeiras-PB
Coreografia: Paz
Coreógrafa: Fátima Leite
10-Companhia de Dança Raylson Souza - Cajazeiras-PB
Coreografia: Dançando como Criança
Coreógrafo: Raylson de Souza
11- Dançarino: Adriano Clementino-Patos-PB
Coreografia: Corpo em Movimento
Coreógrafo: Adriano Boy
12-Bailarino: Geovani Diniz-João Pessoa-PB
Coreografia: Principe Siegfried (O Lago Dos Cisnes)
Coreógrafo: Marius Petipa
13- DUO: Bailarina: Andressa Conrado Bailarino: Anderson Antunes - Cajazeiras-PB
Coreografia: Liberte-se
Coreógrafos: Andressa Conrado e Anderson Antunes
14- TRIO: Dançarino: Adriano Clementino e André Araújo Dançarina: Yasmim Vitória -Patos-PB
Coreografia: Explosiva
Coreógrafo: Adriano Boy
15-Bailarina: Tainá Tais Cabedelo-PB
Coreografia: 1.8.0 Denuncie
Coreógrafo: Geovani Diniz
16-Bailarina: Vanubia Duarte-Cajazeiras-PB
Coreografia: Variação Esmeralda
Coreógrafa: Vanubia Duarte
17-Grupo Hitt Dance- Conceição-PB
Coreografia: Pot-Porri
Coreógrafo: Matheus Silva
18-DUO: Dançarinos: Adriano Clementino e Lucas Antônio-Patos-PB
Coreografia: Duplo Impacto
Coreógrafo: Adriano Boy
19-Dançarino: Moab Pereira-Patos-PB
Coreografia: NDS
Coreógrafo: Moab Pereira
20-Bailarina: Tainá Tais e o Bailarino: Geovani Diniz- Cabedelo-PB
Coreografia: Como Tudo Começou
Coreógrafo: Geovani Diniz
21-Companhia de Dança Freedom- Cedro-CE
Coreografia: Suburbanos
Coreógrafo: Josemi Silva
22h00-Entrega do prêmio Fátima Leite aos participantes do 4º PARAÍBA EM DANÇA 2019.
#Cultura 09/11/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fundo de Cultura de Cajazeiras é um dos poucos que funciona na Paraíba A cidade de Cajazeiras se mantém na dianteira no apoio a projetos a atividades culturais e artísticas. Desde que assumiu a Prefeitura Municipal, o prefeito José Aldemir determinou o cumprimento da lei, com o pagamento dos 2% do orçamento do município para o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc). A quarta parcela já está sendo paga e a última terá seu pagamento efetuado a partir da segunda quinzena de novembro. Estão sendo contemplados 38 projetos.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 são de R$ 217 mil, 214 reais e 58 centavos. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010. Também é um dos poucos municípios brasileiros que mantêm um fundo de incentivo à cultura e cumpre os compromissos assumidos com a classe artística.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, destacou os esforços do prefeito José Aldemir em cumprir o compromisso com o segmento cultural da cidade, mesmo enfrentando dificuldades, em função da crise que atinge todos os municípios brasileiros.

Eis a relação dos 38 projetos: II Semana de Arte Negra, A Arte de Contar Histórias, Jovens Multiplicando Práticas e Saberes da Convivência com o Semiárido em Assentamentos Rurais de Cajazeiras, Silver Lynx, Blocos Culturais de Rua, Agnaldo Rolim - O Guardião das Histórias de Cajazeiras, A Peleja Digital, Apresentações do Autêntico Forró Pé de Serra, Uma Mulher à Frente do Seu Tempo - 40 Anos sem Ica, Cantoria na Roça, Museu da Imagem e Memória de Cajazeiras, I Festival de Poesia Encenada de Cajazeiras, Festival de Hip Hop de Dança, Ballet Irmã Fernanda, 50° Festival de Repentistas do Sertão Paraibano, Pintura Solidária Vamos Colorir a Vida, As Minhas Marchinhas Volume I, Profissões Que Não Podem Se Acabar, Ser Criança É Muito Bom - ll Ano, III Cine Açude Grande, Espetáculo de Dança Afro Brasilera “Oriara - Os Segredos das Folhas”, Ser Tão Frevo, O Palhaço Chegou, Mostra Cajazeirense de Teatro, Conhecer a História Para Valorizar a Obra, Existimos, Aqui Será que se destina?, Livro - Os Olhos Tardios de Maria, Quadrilha Junina Tradição da Império, Banda Apocalipse, Na Arte da Cantoria, O Mistério do Galinheiro, 4ª Paraíba em Dança, V Cajazeirato - Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras, Atlético Cajazeirense de Desportos - 70 Anos de História, Gravação do Cd do Grupo Coco de dona Zefinha, Tecendo Mandalas : Uma Terapia Alternativas de Grupo para Mulheres e Padre Raymundo Honório, O Último Descendente Direto do Padre Rolim Ainda Vivo.
#Cultura 30/10/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeito José Aldemir libera pagamento de mais uma parcela do Fuminc O prefeito José Aldemir autorizou o pagamento da quarta parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que está sendo desenvolvido neste ano de 2019. O pagamento de mais esta parcela, acontece em função dos esforços da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, que mesmo enfrentando dificuldades, em função da crise que atinge todos os municípios, não deixou de valorizar a classe artística cajazeirense e os projetos aprovados no Fuminc. A quarta parcela corresponde a 15% do valor de cada projeto e o pagamento será efetuado a partir desta quinta-feira (31), no Casarão da Epifânio Sobreira (sede da Secult). A última parcela será paga a partir da segunda quinzena de novembro.

O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Ubiratan di Assis, esclarece que para receber essa parcela é necessária a prestação de contas das parcelas anteriores.

O secretário destaca que o Fuminc é um projeto vitorioso. “Poucas cidades têm leis de incentivo à cultura. Por determinação do prefeito José Aldemir, tendo em vista que Cajazeiras é considerada a terra da cultura, a Prefeitura destina 2% dos tributos municipais para fomentar a cultura”, acrescenta.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 são de R$ 217 mil, 214 reais e 58 centavos. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 19/08/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Arte Agosto reúne grande público na noite de domingo em Cajazeiras A noite deste domingo no Arte Agosto reuniu um grande público na Praça Nossa Senhora de Fátima (Praça da Matriz) para ver as atrações culturais dentro da programação do evento promovido pela Prefeitura de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. O prefeito José Aldemir e o secretário Ubiratan di Assis destacaram a importância da valorização da prata de casa dentro da programação do evento.

Neste domingo, as atrações foram a Fanfarra Rivaldo Santana, Tutu de Balé e show do cantor Glauco Meireles.

Na noite desta segunda-feira (19), haverá sarau poético, Coco de Dona Zefinha e show de Chico Amaro.

E na terça (20), o encerramento com Rayara Moura, Grupo de Dança de Rua da Paraíba e dança com a bailarina Vanúbia.
#Cultura 15/08/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Arte Agosto terá cinco dias de atrações culturais e artísticas na Praça da Matriz A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras anunciou hoje a programação de mais um Arte Agosto. De sexta-feira (16) a terça-feira (20), serão diversas atrações artísticas e culturais de dança, música e literatura, além de Feira do Livro e de Economia Solidária. Todos os eventos serão realizados na Praça Nossa Senhora de Fátima (Praça da Matriz) a partir das 20 horas.

A abertura do Arte Agosto será nesta sexta-feira (16), às 20 horas, com Banda de Música Santa Cecília. Depois, apresentações do Balé Irmã Fernanda, Cia de Dança Marcelo Fiúza e Chico Xavier com sua Na Arte da Cantoria.

No sábado (17), apresentação do Maestro Francisco, do Grupo Kennedy e do grupo de dança Pisada do Sertão. No domingo, o Arte Agosto prossegue com a Fanfarra Rivaldo Santana, do Tutu de Balé e show do cantor Glauco Meireles. Na segunda-feira (19), haverá sarau poético, Coco de Dona Zefinha e show de Chico Amaro. E na terça (20), o encerramento com Rayara Moura, Grupo de Dança de Rua da Paraíba e dança com a bailarina Vanúbia.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, o Arte Agosto foi pensado no sentido de valorizar a prata de casa e dar uma amostragem ao público da importância dos projetos aprovados no Fuminc, muitos deles representados no evento, além de trazer para Cajazeiras artistas como Glauco Meireles e o grupo Pisada do Sertão.
#Cultura 15/08/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Com apoio da Prefeitura, Festival Nordeste de Dança de Rua acontece no Teatro Ica no sábado (17) e domingo (18) Com apoio da Prefeitura Municipal, aravés da Secretaria de Cultura e Turismo e Turismo (Secult), dentro da programção alusiva aos 156 anos de Cajazeiras, acontece a 13ª edição do Festival Nordeste de Dança de Rua (FENERD), no Teatro Íracles Brocos Pires (Ica), no sábado (17) e domingo (18), com início às 19h30.

Atraindo grupos de toda a regão Nordeste e com realização do Grupo Dança de Rua da Paraíba (DRP), o FENERD já é tradição na terra do Padre Rolim, valorizando a dança de rua nos seus mais diversos estilos.

#Cultura 23/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Evento promove intercâmbio e valoriza a arte da dança O IV Paraíba em Dança é mais um projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Luis Roberto Sobrinho.

O IV Paraíba em Dança pretende difundir a dança como linguagem artística, dando oportunidade a novos grupos e abrindo espaço para a profissionalização da dança, introduzindo novas leituras e elevando a sua qualidade técnica e de seus participantes, divulgando a cultura e o nome da cidade de Cajazeiras na Paraíba e a nível nacional.

Entre os objetivos específicos, estão: inserir Cajazeiras no cenário estadual e nacional de dança, incentivar a profissionalização dos grupos de dança na cidade, dar oportunidade ao público cajazeirense de assistir a espetáculos de qualidade de companhias locais, estaduais e nacionais, gerar oportunidade de emprego e renda aos profissionais de forma direta e indireta e promover oficinas de dança de forma gratuita, direcionadas às crianças, jovens, adolescentes e adultos de baixa renda no município.

O IV Paraíba em Dança envolve todas as modalidades e busca um intercâmbio entre os praticantes da dança. O projeto tem período de execução de março a outubro deste ano, sendo sua realização prevista para novembro.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/201.
#Cultura 23/07/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeito entrega novos instrumentos e fardamentos do Projeto Cantos que Educam a alunos da rede municipal O prefeito José Aldemir Meireles, a secretária municipal de educação, Maria do Socorro Delfino Pereira, e o secretário de cultura e turismo, Ubiratan di Assis, estiveram na manhã desta terça-feira (23) realizando uma visita à Escola de Música Santa Cecília, onde acontecem as atividades do Projeto Educacional Cantos que Educam.

Na ocasião, houve a entrega do novo fardamento aos alunos, a complementação de instrumentos, tendo sido entregues um saxofone e um cajon, entre outros, bem como a entrega de material de reposição e manutenção dos instrumentos.

O Projeto Cantos que Educam, tendo à frente o Maestro Francisco de Assis da Souza, segue desenvolvendo suas atividades, atendendo a cerca de 174 alunos do sistema municipal de ensino, como também disponibilizando, no período da tarde, aulas de violão, teclado, saxofone, clarinete e trompete para a comunidade de maneira geral e, como resultado, já a possibilitou a criação da Fanfarra Maestro Rivaldo Santana.

#Cultura 22/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Projeto apresenta livro infanto-juvenil "O Mistério do Galinheiro" Um livro que promete encantar a criançada. Trata-se de "O Mistério do Galinheiro", cuja proposta de edição foi aprovada no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Elinaldo Menezes Braga.

A proposta do projeto é publicar o conto "O Mistério do Galinheiro" em um livro ilustrado por Ingrid Stephane, com personagens da história narrada.

Entre os objetivos do projeto está o de contribuir para a formação de novos leitores de Cajazeiras e proporcionar o interesse de escritores da comunidade local pela produção literária voltada para o público infanto-juvenil.

Também objetiva fortalecer a produção literária em Cajazeiras, favorecer o surgimento de ilustradores no campo literário local e contar uma fábula com personagens representados por animais da fauna regional, para mostrar a condição humana e apresentar ensinamentos relativos à ética.

O texto literário apresentado no projeto recorre à fábula e é direcionado à formação cidadã da criança. O conto em questão suscita reflexões sobre temas como: respeito, ética, amizade, harmonia e vida comunitária.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/201.
#Cultura 22/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secult coloca Cajazeiras na rota dos grandes filmes nacionais O primeiro fim de semana do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Centro Cultural Zé do Norte, mostrou o acerto da Secretaria de Cultura e Turismo em trazer para Cajazeiras grandes filmes exibidos em todo o país. “São filmes que ganharam prêmios em festivais e outros que levaram multidões ao cinema. Cajazeiras só ganha com essa valorização da sétima arte”, afirmou o secretário Ubiratan di Assis.

Desta a última sexta-feira (19) a população de Cajazeiras está assistindo a uma maratona de filmes premiados nacionalmente e até internacionalmente. As películas estão sendo exibidas no Centro Cultural Zé do Norte e depois serão exibidas no Teatro Íracles Pires.

A programação da semana passada teve a exibição dos filmes ?”O Paciente - O Caso Tancredo Neves”, de Sérgio Rezende, “Me chame pelo seu nome”, de Luca Guadadino (EUA), “Uma noite de 12 anos”, de Alvaro Brecher (Argentina, Espanha e Uruguai).

Esta semana, serão exibidos os seguintes filmes: “Benzinho”, “The Square - A Arte da Discórdia” (dia 25), “Todos os Paulos do mundo”, “3 Anúncios para um crime” (dia 26) e “As herdeiras” e “Cachorros” (dia 27).

Coordenador do Fest-Aruanda, o cineasta Lúcio Vilar foi quem propôs a parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo para a exibição dos filmes em Cajazeiras. Ele explica que a programação faz parte de Projeto de Extensão da UFPB, que é um braço da Aruanda, o Aruandando no Campus, numa parceria com a Academia Brasileira de Cinema, no Rio de Janeiro.
#Cultura 18/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secult exibe filmes brasileiros e estrangeiros que foram destaques no ano passado A partir desta sexta-feira (19) a população de Cajazeiras vai poder assistir a uma maratona de filmes premiados nacionalmente e até internacionalmente. Trata-se do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que traz para o município, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, a exibição de diversos filmes que fizeram sucesso nas telas nacionais no ano passado. As películas serão exibidas no Centro Cultural Zé do Norte e no Teatro Íracles Pires.

A programação já começa nesta sexta-feira, no Centro Cultural Zé do norte, a partir das 19h30, com a exibição dos filmes “O Paciente - O Caso Tancredo Neves”, de Sérgio Rezende. No sábado, dia 20, a programação prossegue com mais dois filmes: “Me chame pelo seu nome”, de Luca Guadadino (EUA), às 17h, e “Uma noite de 12 anos”, de Alvaro Brecher (Argentina, Espanha e Uruguai), às 19h30, também no Zé do Norte.

Coordenador do Fest-Aruanda, o cineasta Lúcio Vilar foi quem propôs a parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo para a exibição dos filmes em Cajazeiras. Ele explica que a programação faz parte de Projeto de Extensão da UFPB, que é um braço da Aruanda, o Aruandando no Campus, numa parceria com a Academia Brasileira de Cinema, no Rio de Janeiro.

“Eles têm um projeto já há 18 anos, que é o grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Neste sentido, os melhores filmes do ano anterior (2018), são exibidos, além de alguns filmes ibero-americanos e internacionais mais badalados. Tudo filme que ganhou prêmio em festival”, enfatiza.

Confira abaixo a programação na íntegra:

CENTRO CULTURAL ZÉ DO NORTE

Dia 19 de julho
19:30 - O Paciente : O Caso Tancredo Neves
Direção : Sérgio Rezende (BR)
Classificação Indicativa : 10 anos
Duração : 1h40min

Dia 20 de julho
17:00 - Me chame pelo seu nome
Direção : Luca Guadadigno (EUA)
Classificação Indicativa : 14 anos
Duração: 2h12min
19:30 - Uma noite de 12 anos
Direção: Alvaro Brecher (Argentina, Espanha,Uruguai)
Classificação Indicativa : 14 anos
Duração: 2h3min

Dia 25 de julho
17:00 - Benzinho
Direção: Gustavo Pizzi (BR)
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 1h38min
19:30 - The square, a arte da discórdia
Direção: Ruben Ostlund (Suécia, Alemanha, França, Dinamarca)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 2h32min

Dia 26 de julho
17:00 - Todos os Paulos do mundo
Direção: Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira (BR)
Classificação Indicativa: 10 anos
Duração: 1h28min
19:30 - 3 anúncios para um crime
Direção: Martin MCDONAGH
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 1h56min

Dia 27 de julho
17:00 - As herdeiras
Direção: Marcelo Martinessi (Paraguai, Alemanha, Brasil, Uruguai, Noruega, França)
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração:1h38min
19:30 - Cachorros
Direção: Marcela Said (Chile)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 1h34min

Dia 01 de Agosto
17:00 - O processo
Direção: Maria Augusta Ramos (Brasil)
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 2h20min
19:30 - Alguém como eu
Direção: Leonel Vieira (Brasil)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 1h27min

Dia 02 de Agosto
17:00 - A luta do Século
Direção: Sérgio Machado (BR)
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração :1h18min
19:30 - Eu, tonya
Direção: Creaig Gillespie (EUA)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 2h1min

TEATRO ICA

Dia 06 de Agosto
17:00 - Chacrinha: O velho Guerreiro
Direção: Andrucha Waddington
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração:1h54min
19:30 - Forma da Água
Direção: Guilherme Del Toro (EUA)
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração:

Dia 07 de Agosto
17:00 - Bohemian Rhapsody
Direção: Bryan Singer (EUA)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 2h 13min
19:30 - A voz do silêncio
Direção: André Ristum (BR)
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 1h 38min

Dia 08 de Agosto
17:00 - O grande circo místico
Direção: Cacá Diegues (BR)
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 1h45min
19:30 - A noiva do deserto
Direção: Cecília Atán e Valéria Pivato (Argentina)
Classificação Indicativa:12 anos
Duração:1h25min

Dia 13 de Agosto
17:00 - My name is Elza Soares
Direção: Elisabete Martins Campos (BR)
Classificação Indicativa: livre
Duração:1h11min
19:30 -Ex - pajé
Direção: Bolognesi (BR)
Classificação Indicativa: livre
Duração:1h21min
#Cultura 17/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: V Cajazeirato será realizado no mês de novembro O V Cajazeirato - Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras será realizado em novembro. O projeto foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Orlando de Queiroz Maia.

Entre os objetivos do Cajazeirato está a avaliação e discussão da produção teatral realizada no Estado da Paraíba. Também de possibilitar a troca de experiências entre os espetáculos participantes da quinta versão do Festival. O evento será realizado de 14 a 17 de novembro deste ano.

Outros objetivos do Festival: valorizar e revitalizar a produção teatral como bens culturais de natureza imaterial nos seus valores históricos, artísticos e culturais, além de realizar cursos e oficinas na área teatral durante a realização do evento. O homenageado do Festival será o escritor e teatrólogo paraibano Tarcísio Pereira.

“As práticas artísticas e culturais estão enraizadas nas tradições populares vivas até hoje através dos festivais de repente, motivo pelo qual habitam em Cajazeiras vários poetas populares; as famosas e constantes peças teatrais, que rendeu a cidade a única casa de espetáculos do Sertão (Teatro ICA) e os filhos ilustres que levaram e levam o nome da cidade país afora, a exemplo do compositor Zé do Norte, os atores Sávio Rolim, Nanego Lira, Eliezer Rolim, Ubiratan di Assis e as atrizes Marcélia Cartaxo e Sóia Lira, entre outros”, destaca o projeto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 16/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Projeto valoriza profissões quase extintas em Cajazeiras Profissões que não podem se acabar. Este o título de projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Marcílio Ferreira.

Pelo projeto, vão ser confeccionados vinte quadros 50x60 cm, retratando, de forma artesanal, profissionais trabalhando em atividades já praticamente extintas na cidade.

Entre essas profissões, estão: o vaqueiro, ferreiro, carpinteiro, leiteiro, quebrador de pedras, a mulher rendeira, o tecedor, agricultor, velho mecânico, carpinteiro, tropeiro, velho pedreiro, frandileiro, fazedor de rapadura, fazedor de queijo, violeiro, embolador de coco, benzedeira parteira e sapateiro.

“Pretendo, através da arte, não deixar cair no esquecimento esses profissionais que tanto fizeram por Cajazeiras”, afirma Marcílio Ferreira. Os vinte quadros estão sendo feitos totalmente a mãos no quintal do artista, em pirogravuras, e doados para a Secretaria de Cultura.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 10/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Projeto leva a arte da cantoria para comunidades rurais de Cajazeiras Fuminc 2018/2019: Projeto leva a arte da cantoria para comunidades rurais de Cajazeiras
#Cultura 09/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Projeto prevê gravação de CD com marchinhas carnavalescas As Minhas Marchinhas - Volume I. Este o título de projeto, que prevê gravação de CD, aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Moisés Rodrigues da Silva.

O projeto tem como principal objetivo a gravação de um CD contendo dez faixas com marchinhas de Carnaval, com letras autorais e inéditas. O CD será produzido por músicos e cantores cajazeirenses.

O projeto visa, ainda, incentivar cada vez mais o Festival de Marchinhas implantado pela administração municipal este ano, dentro do carnaval público promovido pela Prefeitura de Cajazeiras. Também atuar como forma de despertar o interesse dos cajazeirenses pela composição das marchinhas, que fazem parte das histórias dos antigos carnavais. O período de realização vai até outubro deste ano.

Este ano, aconteceu a realização do Festival de Marchinhas Carnavalescas, numa promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. “Carnaval em Cajazeiras”, de Marcos Rodrigues, interpretada por Biguinho Show, foi a grande vencedora do evento.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 08/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Cine Açude Grande chega a terceira edição consolidado na cena cultural Já consolidado no calendário cultural da Paraíba, o Cine Açude Grande terá, este ano, mais uma edição, cujo projeto foi também aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Veruza Rolim Guedes.

O III Cine Açude Grande será realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, oferecendo gratuitamente para a população de Cajazeiras e região oficinas, debates, sessões ao ar livre e sessões destinadas ao público infanto-juvenil nas escolas públicas municipais.

A estimativa de exibição é de 40 filmes de curta-metragem realizados na Paraíba e também produções nacionais. A proposta é democratizar o acesso a filmes de produções regionais e nacionais, por meio de sessões realizadas em Cajazeiras. A população terá a oportunidade de assistir gratuitamente aos mais recentes filmes brasileiros e paraibanos que não circulam nas grandes mídias nacionais, bem como a participação em oficinas e fóruns sobre audiovisual e sua difusão no estado.

As primeiras edições do Cine Açude Grande conseguiram atingir um número significativo de pessoas através de inscrições para as diversas oficinas oferecidas gratuitamente. Também atingiram, direta e indiretamente, por volta de 700 pessoas em mostras competitivas de filmes que aconteceram em diversos locais da cidade. A homenageada nesta edição é Virgínia Gualberto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 05/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Documentário vai contar trajetória de Padre Raymundo, descendente de Padre Rolim “Padre Raymundo Honório, o último descendente direto do Padre Rolim ainda vivo”. Este é o título de mais um projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de José Dias de Oliveira Neto.

O projeto prevê a produção de um documentário, em formato HD, 1920×1080, sobre o sacerdote cajazeirense. Um dos objetivos é evidenciar a trajetória marcante da vida de Padre Raymundo no Sertão da Paraíba, com documentos, fotos históricas e entrevistas que apontam para a história de Cajazeiras.

Também o de reconhecer em vida o papel importante de um homem simples, que construiu com muita fé uma vida missionária dedicada especialmente à sua terra natal, Cajazeiras.

A justificativa do projeto lembra que, nascido na zona rural de Cajazeiras, Raymundo Honório é um dos maiores nomes da Diocese de Cajazeiras e é primo do Padre Rolim, sendo, portanto, o último descendente mais próximo da família fundadora da cidade.

O período de realização do projeto vai de agosto a outubro deste ano. “Além da atividade paroquial que exerceu por 48 anos de vida sacerdotal, também trabalhou muito na roça, usando uma área rural de herança dos pais. A renúncia ao exercício paroquial aconteceu em 2007 por livre e espontânea vontade. Aos 83 anos, demonstrando ainda muita lucidez, o padre agricultor, como é chamado por muitos, recolheu-se ao Lar Sacerdotal Dom Zacarias Rolim de Moura, atualmente mora com familiares próximos em João Pessoa, distante de seu torrão natal”, informa o projeto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 04/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Mostra Cajazeirense de Teatro será realizada em agosto A Mostra Cajazeirense de Teatro é mais um grande evento aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura é de Aline Pereira Almeida.

O objetivo do projeto é realizar uma Mostra de Teatro em Cajazeiras, no período de 23 a 25 de agosto deste ano, reunindo grupos de teatro do Sertão, especialmente espetáculos de cidades vizinhas.

A Mostra terá caráter competitivo e reunirá espetáculos teatrais de rua e palco, voltado para o público adulto e infanto-juvenil, tendo como espaço para apresentações o Teatro Íracles Pires e a Praça Nossa Senhora de Fátima.

A Mostra tem, ainda, como objetivos a formação de público e a promoção de intercâmbio entre os grupos de teatro da região, por meio do debate entre os integrantes dos espetáculos e convidados, além de incrementar a cadeia produtiva das artes cênicas por meio das apresentações e da avaliação crítica do panorama teatral de Cajazeiras e das cidades vizinhas.

Como contrapartida, haverá entrada gratuita priorizando as escolas públicas, inclusão de novos artistas na cena cultural da cidade, promover a economia criativa e inserir a Mostra no calendário cultural da cidade. A Cajazeiras Produtora é responsável pela promoção do evento.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 03/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Álbum vai contar a história dos 70 anos do Atlético de Cajazeiras A história do Atlético de Cajazeiras é tema de projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. Trata-se do lançamento de um álbum intitulado “Atlético Cajazeirense de Desportos - 70 anos de história”, cuja propositura é de Reudesman Lopes Ferreira.

O objetivo é recuperar a memória dos 70 anos de história da fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos através de fotografias, documentos e impressos que marcaram este período do clube de futebol da cidade.

“O Atlético Cajazeirense de Desportos é parte integrante da história de Cajazeiras, através do futebol, e este projeto mostra essa tradição e como tal permite uma continuidade para que todos possam conhecer e entender o tamanho da sua grandeza”, justifica.

A previsão de lançamento do álbum com a história do clube é para 17 de agosto deste ano. Como contrapartida, pretende ofertar edições de exemplares a Biblioteca de Cajazeiras e realizar palestras e oficinas na rede pública e privada e de ensino. Reudesman Lopes, autor da propositura, já mantém, no Museu instalado na Secretaria de Cultura do Município, um grande acervo sobre o Atlético de Cajazeiras.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 02/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Espetáculo Varekai incentiva a dança contemporânea em Cajazeiras Varekai, que significa “Em qualquer lugar” é uma espetáculo que garante acesso do público e dos artistas a dança contemporânea. O espetáculo foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. A propositura foi feita por Airam Fernandes Teixeira.

A ideia, segundo o projeto, é proporcionar ao público mais acesso à cultura e a arte, além de momentos de conhecimento e contato com a dança contemporânea, bem como a interação com a criatividade, respeito e valores através do movimento corporal.

Deste modo, a história do espetáculo é trazer um nome bem criativo, onde irá se contar que em qualquer lugar somos capazes de sonhar e realizar nossos sonhos e onde quer que seja tudo pode acontecer.

A Cia de Dança Art e Movimento pretende realizar uma temporada de dez apresentações gratuitas do espetáculo Varekai, abrangendo áreas de público com pouco acesso ao universo cultural. A meta é que dessas dez apresentações, sejam duas destinadas para espaços conceituados, tais como Teatro Iracles Pires e Mini-teatro Geraldo Ludgero. A temporada de apresentações acontecerá a partir de julho e termina em setembro.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.
#Cultura 28/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Público vibra com Festival de Quadrilha e apresentações em mais uma noite de Xamegão Um público vibrante e participativo prestigiou, na noite desta quinta-feira (27), o Festival de Quadrilhas no Xamegão, dentro da programação dos festejos juninos de Cajazeiras, numa promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo. O prefeito José Aldemir e o secretário Ubiratan di Assis reforçaram a importância da valorização da cultura regional. A noite de hoje marca o encerramento das festividades, com Flávio Pizada Quente, Breno Andrade e Sarah Lorena.

O Festival de Quadrilhas foi uma das novidades do Xamegão na versão deste ano, juntamente com o Festival de Música Junina e o Casamento Matuto. As três atrações tinham como objetivo valorizar a cultura regional e autêntica no São João de Cajazeiras e empolgaram o público. As quadrilhas que encantaram os presentes à quadra do Xamegão foram As Virgens, Alegria de Matuto e Junina Arte Vida, com muita coreografia e o colorido dos figurinos.

Também se apresentaram ontem Anízio Júnior, Xote da Menina e Willyan dos Teclados.

Entre as atrações musicais, artistas da região, como: Bonde do Brasil, Joãozinho do Exú, Luan Pakerô, Nonato Neto, Eduarda Brasil, Firmino Araújo, Roberto Vaneirão, Romário Freitas, Forró de Arromba, Chico Amaro,Pisadinha de Luxo, Jefinho, Tora chinela, Giannini Alencar, Gilson Mania, Vaval Amaro e Xote de Menina, Anízio Júnior, Willyan dos teclados, Flávio Pizada Quente, Breno Andrade e Sarah Lorena.
#Cultura 27/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Casamento Matuto empolga público que comparece ao Xamegão na noite de quarta-feira A noite de quarta-feira do Xamegão em Cajazeiras apresentou uma novidade que empolgou o publico. Foi a encenação do Casamento Matuto, em evento da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras. A noite teve, ainda, Nenen Forró Zangado, Giannini Alencar, Gilson Mania e Tora Chinela.

O Casamento Matuto foi encenado pelo grupo Cia de Teatro Sertão em Cena, de Cachoeira dos Índios. O grupo tem coordenação e direção de Helder Marreta e trabalha com perspectiva de resgatar a quadrilha tradicional, sem ser estilizada.

O prefeito José Aldemir prestigiou o evento e destacou o foco na cultura popular e resgate da autenticidade das festas juninas do Xamegão este ano. O secretário Ubiratan di Assis enfatizou a responsabilidade da gestão municipal em realizar um evento que agradasse ao público, com ênfase na prata de casa e na cultura regional.

A noite de hoje tem Festival de Quadrilhas (sem caráter competitivo), Anízio Júnior, Xote da Menina e Willyan dos Teclados. Amanhã, será o encerramento com Flávio Pizada Quente, Breno Andrade e Sarah Lorena.
#Cultura 26/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Glauco Meireles vence o Festival de Música Junina com música sobre história de Cajazeiras O cantor Glauco Meireles foi o grande vencedor do I Festival de Música Junina promovido pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. Concorrendo com dez músicas, ele ficou em primeiro lugar com “Filho de Cajazeiras”. Em segundo lugar, houve empate entre as canções “São João chegou”, interpretada por Guilherme Diniz e “Arrastapé no Xamegão”, com Nonato Cearense. O terceiro lugar foi da música “Amor da minha vida”, de Jota França, interpretada por Biguinho Show.

Ao receber a premiação, Glauco Meireles ficou emocionado e disse que foi o primeiro festival que participou. Sua música fala de vultos históricos de Cajazeiras, como Padre Rolim, e de personagens emblemáticos da cidade, a exemplo de João de Manezinho. O Festival teve a seguinte premiação: R$ 2.800,00 em prêmios, sendo R$ 1.500,00 (primeiro colocado), R$ 800,00 (segundo) e R$ 500,00 (terceiro), além de troféus.

As demais músicas concorrentes, com seus respectivos compositores, foram: Medicina Não (Fábio Rolim dos Santos), Cadê o Valentão (José Mendes dos Santos), Forró Xamegado (Francisco Xavier Cipriano de Oliveira), Ninguém tira de Gonzaga a coroa de Rei (Cleilson Pereira Ribeiro), Xamegão (Júlio César Messias Araruna), Festa de São João (Naldinho Braga).

A comissão julgadora foi formada por Chagas Amaro, Francisco Alves (Tatico), Júnior Soares, Linaldo Guedes e Irlânio Cavalcante. O evento teve apresentação de Gorety Videris. Para o secretário Ubiratan di Assis, o Festival planta uma semente que vai gerar frutos na descoberta de novos talentos e valorização dos artistas da terra.

A noite de ontem teve, ainda, shows de Chico Amaro, Pisadinha de Luxo e Jefinho Moura. Hoje tem Casamento Matuto e shows de Giannini Alencar, Gilson Mania e Tora Chinela.
#Cultura 25/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secult divulga selecionadas para Festival de Música Junina; Xamegão tem mais atrações Os festejos juninos em Cajazeiras prosseguiram na noite desta segunda-feira com mais três apresentações valorizando a cultura regional. Subiram ao palco do Xamegão os artistas Roberto Vaneirão, Romário Freitas e Forró de Arromba. O grande destaque da noite de hoje será a realização do Festival de Música Junina, numa promoção da Prefeitura de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo, a partir das 19 horas. As músicas selecionadas foram divulgadas pela Secult.

As músicas classificadas, com seus respectivos compositores, foram: Filho de Cajazeiras (Glauco Meireles), Medicina Não (Fábio Rolim dos Santos), Amor da minha vida (José Francialdo Pires de Assis), Cadê o Valentão (José Mendes dos Santos), Forró Xamegado (Francisco Xavier Cipriano de Oliveira), São João chegou (Maria Juvenal dos Santos Ribeiro), Ninguém tira de Gonzaga a coroa de Rei (Cleilson Pereira Ribeiro), Xamegão (Júlio César Messias Araruna), Meu pequeno Beija-Flor (Naldinho Braga), Festa de São João (Naldinho Braga), Arrasta pé no Xamegão (Raimundo Meireles de Sousa) e Vamos Brincar (Marcos Rogério Rolim.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, serão distribuídos R$ 2.800,00 em prêmios, sendo R$ 1.500,00 (primeiro colocado), R$ 800,00 (segundo) e R$ 500,00 (terceiro).

Também se apresentarão hoje à noite, na quadra do Xamegão, Pisadinha de Luxo, Jefinho Moura e Chico Amaro.

Até o final dos festejos juninos, o Xamegão em Cajazeiras terá como atrações, ainda: Tora chinela, Giannini Alencar, Gilson Mania, Vaval Amaro e Xote de Menina, Anízio Júnior, Willyan dos teclados, Flávio Pizada Quente, Breno Andrade e Sarah Lorena.

Além desses shows, a programação prevê, ainda, casamento matuto e festival de quadrilhas. O prefeito José Aldemir destaca o apoio e incentivo para artistas regionais e para a prata de casa.
#Cultura 23/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Bonde do Brasil abre São João de Cajazeiras e reúne grande público no Xamegão A banda Bonde do Brasil foi a grande atração da noite de abertura do Xamegão 2019 em Cajazeiras. Cantando seus grandes sucessos, a banda empolgou o grande público que compareceu aos festejos juninos da cidade. O prefeito José Aldemir participou da abertura da festa e destacou a preocupação da gestão em realizar um São João com atividades diversificadas e valorização da cultura regional e da prata de casa. Na noite de hoje, a cantora Eduarda Brasil será a grande atração.

Além de Bonde do Brasil, subiram ao palco na noite de ontem os cantores Joãozinho do Exu e Luan Pakerô. Hoje a festa prossegue com Nonato Melo e Firmino Araújo, além de Eduarda Brasil.

Até o final dos festejos juninos, o Xamegão em Cajazeiras terá como atrações: Roberto Vaneirão, Romário Freitas, Forró de Arromba, Chico Amaro, Pisadinha de Luxo, Jefinho, Tora chinela, Giannini Alencar, Gilson Mania,Vaval Amaro e Xote de Menina, Anízio Júnior, Willyan dos teclados, Flávio Pizada Quente, Breno Andrade e Sarah Lorena.

Além desses shows, a programação prevê, ainda, casamento matuto, festival de quadrilhas, festival de música junina. Na noite de ontem, além do prefeito José Aldemir, diversas lideranças políticas do município e da região prestigiaram a festa.
#Cultura 22/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Xamegão será aberto hoje; evento terá shows, quadrilhas juninas, casamento matuto e festival de música Casamento matuto, festival de quadrilhas, festival de música junina, artistas da terra e muita música regional. Os festejos juninos em Cajazeiras prometem mais uma vez manter a tradição da cidade que realiza o melhor São João do Alto Sertão da Paraíba, com valorização da prata de casa em apresentações e eventos que acontecem na quadra do Xamegão, no centro da cidade. A programação teve início neste sábado (22) e vai até o dia 28.

Entre as atrações musicais, estão artistas da região, como: Bonde do Brasil, Joãozinho do Exú, Luan Pakerô, Nonato Neto, Eduarda Brasil, Firmino Araújo, Roberto Vaneirão, Romário Freitas, Forró de Arromba, Chico Amaro,Pisadinha de Luxo, Jefinho, Tora chinela, Giannini Alencar, Gilson Mania,Vaval Amaro e Xote de Menina, Anízio Júnior,Willyan dos teclados, Flávio Pizada Quente, Breno Andrade e Sarah Lorena.

A grande novidade este ano é realização do Festival de Música Junina. As inscrições foram encerradas no dia 21 de junho, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. O Festival será realizado no dia 25 de junho no Xamegão.Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis, serão distribuídos R$ 2.800,00 em prêmios, sendo R$ 1.500,00 (primeiro colocado), R$ 800,00 (segundo) e R$ 500,00 (terceiro).

O Festival de Quadrilhas promete, também, empolgar o público e lotar a quadra do Xamegão, com apresentações e performances da mais autêntica tradição dos festejos. A mesma coisa com a realização do Casamento Matuto, outra grande novidade da festa este ano.
#Cultura 21/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Cajazeiras ultima preparativos para a abertura do Xamegão 2019 neste sábado (22) A Prefeitura de Cajazeiras continua ultimando os preparativos para a abertura Xamegão 2019, que será feira pelo prefeito Zé Aldemir neste sábado (22), na Praça Dom Adauto, no centro da cidade.

Nesta sexta-feira, está sendo finalizada a ornamentação, com a colocação de bandeirolas, e as barracas estão sendo montadas e abastecidas, inclusive com a ligação de energia no local por parte da Energisa.

De acordo com a comissão organizadora da festa, o palco será montado ainda na tarde desta sexta e as equipes da Secretaria de Infraestrutura e da SCRtrans continuam trabalhando no local, coordenadas pela Secretaria de Cultura e Turismo.
#Cultura 21/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Projeto leva a arte de contar histórias às escolas do município. Fuminc 2018/2019: Projeto leva a arte de contar histórias às escolas do município.
#Cultura 19/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Quadrilha junina mantém tradição do período em Cajazeiras Fuminc 2018/2019: Quadrilha junina mantém tradição do período em Cajazeiras
#Cultura 18/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Festival Hip Hop de Dança será realizado em Cajazeiras Fuminc 2018/2019: Festival Hip Hop de Dança será realizado em Cajazeiras
#Cultura 17/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Projeto prevê gravação de CD da Banda Apocalipse Fuminc 2018/2019: Projeto prevê gravação de CD da Banda Apocalipse
#Cultura 06/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Fuminc 2018/2019: Cajazeiras ganha Museu da Imagem e Memória Fuminc 2018/2019: Cajazeiras ganha Museu da Imagem e Memória
#Cultura 02/05/2019 SECRETARIA DE GOVERNO E ARTICULAÇÃO POLÍTICA Zé Aldemir libera primeira parcela do Fuminc em solenidade com presenças de artistas cajazeirenses Zé Aldemir libera primeira parcela do Fuminc em solenidade com presenças de artistas cajazeirenses
www.cajazeiras.pb.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 20:20:18