As comemorações pelo centenário de nascimento do ex-governador e escritor Ivan Bichara Sobreira começaram na manhã de hoje. Em sessão realizada no plenário da Câmara Federal, presidida pelo deputado federal Efraim Filho, foram feitas homenagens ao ilustre cajazeirense. O secretário de Cultura e Turismo de Cajazeiras, Ubiratan de Assis, representou o prefeito José Aldemir na solenidade, que contou ainda com as presenças do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, do deputado federal Marcondes Gadelha, da neta de Ivan Bichara, Ana Maria, do presidente da Comissão do Centenário de Ivan Bichara, Chagas Amaro, e de Jane Broco Pires, da Associação de Cajazeirense e Cajazeirados em Brasília.

Em sua fala, Ubiratan de Assis disse que é um orgulho para a terra do Padre Rolim, anunciada como a terra que ensinou a Paraíba a ler, a realização da sessão especial na Câmara dos Deputados. “Cajazeiras, que neste momento vive uma efervescência cultural, dada a volta do Teatro Íracles Pires, dado o respeito e a sensibilidade do prefeito José Aldemir com os eventos culturais de nossa terra, não poderia deixar de render suas homenagens a Ivan Bichara. Este filho de Cajazeiras começa um novo nascimento a partir de amanhã, uma nova história depois dos cem anos”, comentou.

As comemorações pelo centenário de Ivan Bichara prosseguem nesta quinta-feira, com uma missa solene no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Cajazeiras, com celebração a cargo do episcopado diocesano. Na sexta-feira, dia 25, às 17h, haverá uma sessão conjunta da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Cajazeiras, proposituras, respectivamente, do deputado estadual Jeová Campos e do vereador Marcos Barros. Na solenidade, será promulgada a lei que cria a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Ivan Bichara Sobreira, no auditório da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic).

No sábado, dia 26, acontecerá a abertura da exposição fotográfica na Secretaria de Cultura de Cajazeiras (Museu da cidade) sobre a vida do homenageado. No dia 29 de maio, sessão solene da Câmara Municipal de Guarabira, proposta pelo vereador Júnior Ferreira, oportunidade em que será proferida palestra do historiador José Octávio de Arruda Melo sobre a trajetória política de Ivan Bichara. Na ocasião, será aberta exposição fotográfica no Museu da Cidade. Já no dia 30 de maio, será a vez de uma sessão especial da Academia Paraibana de Letras em homenagem ao centenário de Ivan Bichara.

No dia 8 de junho, haverá sessão solene na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, com lançamento do livro “Ivan Bichara – Inéditos”, com organização e apresentação do escritor e membro da Academia Paraibana de Letras, Gonzaga Rodrigues. A programação prossegue em agosto, no dia 24 daquele mês, com aposição do busto do ex-governador.

Desde o dia 11 de dezembro de 2017 foi criada, pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles de Almeida, uma comissão especial destinada a organizar e coordenar a realização de eventos comemorativos ao centenário de Ivan Bichara Sobreira. A Comissão é formada por Francisco das Chagas Amaro da Silva (presidente), Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francineti Lacerda Cavalcanti de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim.

Ivan Bichara Sobreira nasceu em Cajazeiras, no dia 24 de maio de 1918 e morreu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1998. Foi deputado estadual, federal e governador da Paraíba. Além de político, Ivan Bichara Sobreira foi escritor. Publicou diversas obras, entre elas: “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Carcará” (1984), “Tempo de servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995).