A gerente executiva de Turismo da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, Anne Karine, participou ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa, do evento Paraíba de Oportunidades, com palestras e oficinas de capacitação para a atualização dos municípios paraibanos no novo Mapa de Turismo do Estado e do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), coordenado pelo Ministério do Turismo.

Entre os participantes, Ana Carla Fernandes, coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, e Alessandra Lontra, gerente executiva de Desenvolvimento do Turismo no Estado e interlocutora estadual de regionalização.

Na programação do Paraíba de Oportunidades, da qual participaram gestores de turismo de diversos municípios paraibanos, foram discutidos o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades) e um plano coletivo de ações para o desenvolvimento do turismo no Estado.

Entre os critérios exigidos dos municípios para a participação no Mapa de Regionalização do Ministério do Turismo estão: ter uma secretaria de turismo, uma gerência ou coordenadoria; dotação orçamentária destinada ao setor; e ter Conselho Municipal de Turismo. Além dos gestores de diversos municípios, participaram ainda do Paraíba de Oportunidades representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Convention Bureau e Sebrae.