Centenário de Chico Rolim: ex-prefeito será homenageado com instalação de Memorial no Casarão da Epifânio Sobreira
A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, por determinação do prefeito José Aldemir Meireles, presta homenagem ao ex-prefeito Francisco Matias Rolim (Chico Rolim), que, se estivesse vivo, completaria 100 anos neste dia 06 de dezembro de 2022.
Uma vasta programação está sendo elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo, para ser cumprida entre os dias 06 e 07 de dezembro, como participações em programas radiofônicos e de TV, além de uma série de divulgações nas redes sociais, mostrando a importância do ex-prefeito na vida política e sócio-econômica de Cajazeiras.
O secretário de Cultura, Ubiratan di Assis, salienta tratar-se de uma justa homenagem para aquele que prestou relevantes serviços à história de Cajazeiras na sua vida sócio-econômica, tendo sido prefeito por três vezes, com gestões dignas de respeito e admiração de todos os cajazeirenses.
O centenário do ex-prefeito será celebrado com a instalação do Memorial Francisco Matias Rolim, no Casarão da Epifânio Sobreira, na quarta-feira, dia 07, às 16h00, com as presenças do seu sobrinho Sebastião Moreira Duarte, Ana Cleide Rolim (filha), prefeito José Aldemir Meireles e autoridades convidadas.
Durante a instalação do Memorial Francisco Matias Rolim, será apresentado aos presentes e instalado o acervo do ex-prefeito no Casarão, onde já funciona o Memorial Ivan Bichara Sobreira, ex-governador da Paraíba.
A classe política de Cajazeiras, através de depoimentos, também prestará homenagens a Chico Rolim, como reconhecimento da sua história.
O acadêmico Sebastião Moreira Duarte, membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) e autor do livro "Do miolo do sertão", que conta a história do ex-prefeito, ao mesmo tempo em que agradece a homenagem prestada ao seu tio, exalta a importância da vida política daquele que foi prefeito de Cajazeiras em três oportunidades.
Por sua vez, o prefeito José Aldemir destaca a importância de Chico Rolim no que se refere ao desenvolvimento educacional da terra do Padre Rolim, uma vez que foi ele um forte batalhador e fez a doação do terreno para a construção do Campus V da Universidade Federal da Paraíba, hoje Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na zona norte da cidade.