NOTÍCIAS

28-MAR-2025

Cajazeiras é a única cidade da PB a participar do programa de mitigação e adaptação climática do Min. do Meio Ambiente

Por Fabioliv 28/03/2025 #meioambiente

Cajazeiras é a única cidade da PB a participar do programa de mitigação e adaptação climática do Min. do Meio Ambiente

Cajazeiras será a única cidade paraibana a participar da primeira fase do programa Cidades Modelos Verdes Resiliente. Ao todo, 50 cidades vão participar do programa em todo o Brasil. As cidades vão receber suporte técnico para desenvolver duas ações de alto impacto climático: uma voltada para a redução de emissão de gases causadores do efeito estufa; e outra focada em adaptação, preparando os municípios para enfrentar as mudanças climáticas.

O anúncio foi feito durante o Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa é uma parceria do ministério com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCOM) e o C40 Cities Climate Leadership Group, com financiamento da Bloomberg Philanthropies.

O programa faz parte dos preparativos brasileiros para a próxima Conferência do Clima, a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro. A iniciativa está alinhada com a Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição (Champ), iniciativa lançada na COP28, em Dubai, para aproximar países e atores subnacionais na elaboração e planejamento de metas mais ousadas de redução de gases do efeito estufa.

"Na COP30, que será a COP da aceleração da implementação, será fundamental a ação colaborativa. O Programa Cidades Verdes Resilientes está impulsionando cem ações climáticas transformadoras, que incluem a recuperação de áreas verdes urbanas e a eletrificação da frota de ônibus, em 50 cidades, mostrando como a parceria entre todos os níveis de governo constrói um futuro resiliente e sustentável para todos", disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao anunciar os municípios participantes.

As cidades vão ter acesso a um conjunto de recursos como diagnóstico detalhado da situação climática local; recomendações estratégicas; desenvolvimento das ações de mitigação e adaptação, com estimativa de custo, cronograma e indicadores de monitoramento; e assistência técnica direcionada para maximizar o uso dos dados e ferramentas disponibilizados.

A iniciativa também faz parte de um programa maior do Ministério do Meio Ambiente para envolver e engajar atores subnacionais na agenda climática. Entre os parceiros desse programa estão CDP América Latina e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

Veja a lista das cidades escolhidas:

- Região Norte: Rio Branco (AC), Abaetetuba (PA), Altamira (PA), Boa Vista (RR), Cameta (PA), Caracai (RR), Ji-Paraná (RO), Manaus (AM), Parintins (AM) e Tarauaca (AC).

- Região Nordeste: Maranguape (CE), Arapiraca (AL), Cajazeiras (PB), Camaragibe (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Itapipoca (CE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN), Palmeira dos Índios (AL), São Cristóvão (SE), Sobral (CE) e Vitória de Santo Antão (PE).

- Região Centro-Oeste: Corumbá (MS), Cáceres (MT), Campo Grande (MS), Coxim (MS), Cuiabá (MT), Formosa (GO), Goiânia (GO), Miranda (MS), Sinop (MT) e Tangará da Serra (MT).

- Região Sudeste: Serra (ES), Aracruz (ES), Cariacica (ES), Contagem (MG), Montes Claros (MG), Petrópolis (RJ), Ribeirão das Neves (MG), Rio de Janeiro (RJ), São João de Meriti (RJ) e Sorocaba (SP).

- Região Sul: Caxias do Sul (RS), Campo Largo (PR), Cruzeiro do Sul (RS), Gravataí (RS), Porto Alegre (RS) e São Leopoldo (Sul).

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024
Selo ATRICON Ouro 2023Selo UNICEF 2021-2024