
Secretaria das Mulheres realiza formação para as mulheres da zona rural com foco em empreendedorismo e renda sustentável
Na manhã desta terça-feira (20), a secretária das Mulheres, Léa Silva, acompanhada da secretária adjunta Bia Araújo e equipe, participou de uma formação continuada realizada no Sítio Almas. A iniciativa tem como objetivo promover o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco na geração de renda sustentável por meio do empreendedorismo.
A ação é voltada especialmente para mulheres da zona rural, região que historicamente apresenta menor oferta de oportunidades de trabalho e renda. A proposta é ampliar conhecimentos, estimular o protagonismo feminino e fortalecer a autonomia econômica dessas mulheres.
Nesta etapa inicial, a formação abordou temas como a gestão e implementação de políticas públicas voltadas para mulheres; o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas para mulheres empreendedoras; questões de saúde da mulher ao longo da vida, com atenção à terceira idade e à interseccionalidade; além do protagonismo feminino e da sustentabilidade no campo.
O curso foi ministrado pelo professor Francisco de Assis Santana, do Instituto Aprender Cursos e Treinamentos. A próxima etapa acontece nesta quinta-feira (22), quando a formação será realizada na zona urbana, na sede da Secretaria das Mulheres, ampliando o alcance da iniciativa para outros públicos.
A ação reforça o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à inclusão produtiva, à igualdade de oportunidades e ao fortalecimento das mulheres, tanto no campo quanto na cidade.