NOTÍCIAS

12-JUN-2026

Secretaria de Educação inicia implantação de Clubes de Leitura Permanentes nos anos finais do Ensino Fundamental

Por Secom 12/06/2026 #educação

Secretaria de Educação inicia implantação de Clubes de Leitura Permanentes nos anos finais do Ensino Fundamental

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação deu início à implementação dos Clubes de Leitura Permanentes nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas do Sistema Municipal de Educação. A iniciativa integra as ações do Projeto LERARTE e está alinhada às diretrizes do Programa Escola das Adolescências, do Governo Federal, que incentiva a criação de clubes de letramento como estratégia para fortalecer o protagonismo juvenil e ampliar as oportunidades de aprendizagem.

Em Cajazeiras, na área de Linguagens, a proposta vem sendo desenvolvida por meio do Clube Literário e de Corporeidade, um espaço formativo que busca promover o desenvolvimento integral dos estudantes a partir da leitura, da escrita, da expressão corporal e da partilha de experiências. Mais do que estimular o hábito da leitura, o clube favorece a organização do pensamento, a comunicação de ideias, a argumentação, a criatividade e a construção de vínculos entre os participantes.

Durante os encontros, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar diferentes práticas de leitura e produção textual, participar de rodas de conversa, dinâmicas de expressão corporal, momentos de apreciação artística e atividades colaborativas que valorizam a escuta, o respeito e o protagonismo.

A implantação dos clubes é um importante passo na consolidação de uma educação que reconhece a leitura como instrumento de formação humana, cidadã e cultural, contribuindo para o desenvolvimento das múltiplas competências necessárias à vida em sociedade.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024
Selo ATRICON Ouro 2023Selo UNICEF 2021-2024