Mulherio das Letras do Sertão será lançado em evento na Secretaria de Cultura de Cajazeiras
Será nesta quarta-feira (20) o lançamento oficial do Mulherio das Letras do Sertão, com palestra da escritora Maria Valéria Rezende. A abertura do evento será às 19h, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Cajazeiras, no Casarão da Epifânio Sobreira. O evento terá palestras, debates, shows, venda de livros e o lançamento da antologia "Ritos e versos para o fim do mundo", organizada por Lua Lacerda, Mirian Oliveira, Tainara Silva e Veruza Guedes, que reúne textos de poetas, contistas e cronistas nascidas ou radicadas no sertão paraibano. O Mulherio tem apoio da Prefeitura de Cajazeiras, através da Secult.
O Mulherio das Letras do Sertão Paraibano é um evento público, de caráter artístico, com vistas a uma ação cultural, voltada para a comunidade cajazeirense e comunidades circunvizinhas. Segundo as coordenadoras, as atividades incluem palestras, oficinas, apresentações culturais, exposições e lançamento de livros. O evento, em si, cumprirá na execução algumas finalidades integrativas, a saber: 1) Contribuir para dar aos participantes do evento mais oportunidade de socialização do que se é produzido no sertão pelas sertanejas; 2) Debater, a propósito do tema MULHER, a Autoria Feminina na Paraíba e 3) Desenvolver diversificada programação cultural que possibilite mostrar a arte em suas variadas formas produzidas por mulheres.
Para as coordenadoras, eventos como o Mulherio das Letras é uma excelente maneira de trazer visibilidade à literatura feminina, a partir do momento que todos os diálogos, todas as ações estão voltadas para a vivência de mulheres. "Especialmente quando abrimos espaço para a publicação de uma antologia, construída da forma mais simples e inclusiva possível, onde elas podem ecoar as suas escritas", frisam. Sobre a antologia, publicada pela Arribaçã Editora, elas detalham que é uma janela aberta para as mulheres sertanejas se expressarem livremente através de seus textos, conduzindo os leitores para conhecer as diferentes experiências literárias entre novatas e veteranas, dialogando de maneira igualitária e gritando seus desejos de nós por nós. Entre os objetivos está o de mostrar que no sertão da Paraíba tem mulher que escreve e nada fica a dever para nenhuma outra região do país.
PROGRAMAÇÃO MULHERIO DAS LETRAS DO SERTÃO
(20/04) - QUARTA-FEIRA
NOITE
19h00min - Abertura do evento
Conferência de abertura: "O sertão é o reinado do Mulherio" - Maria Valéria Rezende
Espaço aberto para a Feira Violeta e lançamento de livros
21h30min - Intervenção
Intervenção cultural LGBTQIAP+ - Joyce Montinelly
22h00min - Música
Dj mulher do fim do mundo
(21/04) - QUINTA-FEIRA
TARDE
14h00min - Mesas redondas
Literatura e imaginário sobre a mulher sertaneja
Convidadas: Lígia Calado, Nadja Claudino e Maria Valéria Rezende
Mediação: Larissa Lacerda
Racismo e Educação: O papel da leitura nessa construção
Convidadas: Nádia Farias, Lucione Andriola e Kássia Mota
Mediação: Karolaine Silva
NOITE
19h30min - Lançamento da Antologia do Mulherio das Letras - Sertão
Ritos e versos para o fim do mundo (Arribaçã Editora)
Espaço aberto para a Feira Violeta e lançamentos de livros
20h00min - Sarau
Sertão feminino
22h00min - Música
Discotecagem
- Rata do alecrim
(22/04) - SEXTA-FEIRA
TARDE
14h00min - Mesas redondas
A poeta Violeta Formiga e o feminic
ídio de mulheres sertanejasConvidadas: Neidinha Alves, Benícia Brenda e Camila Almeida
Mediação: Mariana Moreira
Poesia de enfrentamento: Sertanejas que escrevem
Convidadas: Hyollita Araújo, Pocina Furtado, Perla Alves e Gabriela Almeida
Mediação: Pamela Lopes
NOITE
22h00min - Show de encerramento
Karolaine Silva