Cultura em alta: secretário anuncia recursos da Lei Paulo Gustavo e novo edital do Fuminc
A atual gestão do prefeito Zé Aldemir foi a única que não falhou com a liberação de recursos do FUMINC (Fundo Municipal de Cultura). Assim, reagiu o secretário municipal de Cultura, Ubiratan de Assis, à críticas de setores da oposição em relação ao atraso do Edital deste ano.
Ele assegurou que o novo Edital está pronto e deve ser lançado nos próximos dias, justificando que o FUMINC não saiu antes porque todo o corpo técnico da sua pasta estava envolvido até o momento em viabilizar os projetos da Lei Paulo Gustavo, cujos recursos, na ordem de 559 mil, 699 reais e 52 centavos, já serão liberados até a próxima semana, contemplando 69 projetos dos artistas locais.
"A verdade é que a nossa cultura está em alta. Além desses recursos da Lei Paulo Gustavo, vamos lançar agora o Edital do Fundo Municipal, no sentido de incentivar e apoiar cada vez mais a produção artística local.
Ubiratan de Assis lembrou que o FUMINC é uma lei que assegura a destinação de até 2% da arrecadação dos tributos municipais para projetos culturais, e que essa essa lei vem sendo cumprida, religiosamente, na gestão do prefeito Zé Aldemir, o que não ocorreu em outras administrações. "Desde 2018, e até nos anos de pandemia, foram liberados recursos para o FUMINC", afirmou Ubiratan, acrescentando que este ano será o 6º Edital.