Centenário de Deusdedit Leitão começa ser comemorado hoje com sessão na Câmara
Começam hoje as solenidades oficiais de celebração do centenário de nascimento do historiador e escritor paraibano Deusdedit Leitão. Sessão especial por videoconferência, proposta pelo vereador Eriberto Maciel, será realizada às 13 horas pela Câmara Municipal de Cajazeiras. O evento é feito em parceria com a Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A sessão será realizada pelo aplicativo Zoom e transmitida por diversos canais na Internet e órgãos de imprensa.
A data vai proporcionar eventos e homenagens ao historiador nascido em Cajazeiras em 7 de maio de 1921. O presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Francisco Cartaxo, criou uma comissão especial comemorativa do centenário de Deusdedit, que é patrono da cadeira 11 da entidade. A comissão é coordenada pelo acadêmico Rui Leitão, filho do historiador e também colunista de A União. Integram, ainda, a comissão, os acadêmicos José Antônio de Albuquerque, Mariana Moreira Neto e Ubiratan Pinheiro di Assis.
"Deusdedit foi um dos mais renomados historiadores da Paraíba. Durante todo esse ano estaremos engajados nas celebrações pelo centenário de seu nascimento como prova de reconhecimento à sua importância para a cultura paraibana", afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis.
Deusdedit foi membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, membro do Conselho Estadual de Cultura e da Academia Paraibana de Letras, onde ocupou a cadeira 16, que tem como patrono Francisco Antônio Carneiro da Cunha.
Publicou várias obras: "Mossoró e o sertão paraibano", "A família Sá no município de Souza", "Presença da Paraíba na bibliografia de Coroliano de Medeiros", "Brejo do Cruz", "Santa Luzia - aspectos históricos" e "Inventário do tempo - Memórias", entre outras. Morreu em março de 2010.