
Cajazeiras reúne oito municípios para troca de experiências na construção dos Planos Municipais de Educação
Nesta terça-feira (6), a cidade de Cajazeiras sediou uma reunião de cooperação técnica voltada à construção dos Planos Municipais de Educação. O encontro ocorreu nos turnos da manhã e da tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de representantes de oito municípios da região.
Além de Cajazeiras, participam Cachoeira dos Índios, Bonito de Santa Fé, Bom Jesus, Carrapateira, Monte Horebe, Santa Helena e São José de Piranhas. Durante a programação, cada município apresentou o processo de construção do diagnóstico educacional, compartilhando as dificuldades encontradas, as causas críticas e complexas, os problemas identificados e seus respectivos descritores.
Também fez parte da programação a apresentação do cronograma das próximas etapas, permitindo que os municípios compartilhem experiências e avancem na organização dos dados que vão subsidiar o planejamento das políticas educacionais.
A reunião contou com a participação da secretária municipal de Educação de Cajazeiras, Joseanne Maciel, Irlandia Freitas, coordenadora do Fórum Municipal de Educação; Vanderlucia Alencar, coordenadora municipal dos Anos Finais e secretária executiva do Fórum; e Aparecida Ribeiro, coordenadora municipal da Educação Infantil e membro do Fórum Municipal de Educação, além de Marquizia Vieira, técnica local da Sase/MEC e coordenadora e diretora da Macrorregião do Médio Sertão da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Paraíba (UNCME/PB).
A presença de Marquizia contribuiu para as discussões sobre a elaboração dos diagnósticos, os desafios identificados e o planejamento das próximas etapas.