Secretária apresenta programa Caravana Cidadã e anuncia serviços que serão oferecidos à população de Cajazeiras

A Secretária de Desenvolvimento Humano, professora Gerlane Moura, apresentou na tarde da última terça-feira (04), no auditório do Centro Administrativo Municipal de Cajazeiras, o programa Caravana Cidadã, que tem a iniciativa da Prefeitura Municipal, através da secretaria acima mencionada e, o primeiro evento será realizado no dia (28), do corrente mês, no Bairro São Francisco.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano – em parceria com as demais secretarias municipais de (Educação, Saúde, Administração, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo e, Executiva da Mulher), departamentos, autarquias e gerências estaduais e federais (Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Gerência Estadual de Saúde e Educação, Ministério do Trabalho) e entidades e, empresas da sociedade (OAB, entidades sociais, ONGs, SESC, SENAC, SEBRAE, faculdades privadas e públicas), realizarão às atividades.

A Caravana Cidadão é um projeto educativo de cunho social, que será desenvolvido através de uma programação bimestral, visitando os bairros, distritos e comunidades rurais do município, levando à população diversos serviços gratuitos, como exames de saúde, campanhas preventivas, assistência jurídica e trabalhista, encaminhamento social, atividades lúdicas para a difusão de informações, oficinas de arte e artesanato, teatro, além de outras atividades como corte de cabelo, capoeira, aulas de ginástica, recreação desportiva, pintura facial, dobradura, entre outras.

Durante o projeto serão realizados trabalhos de incentivo à cultura e educação, onde jovens e adultos terão oportunidades de adquirir gosto pela leitura, música, além de aprenderem sobre direitos e deveres sociais e ecologia. A Caravana Cidadã será realizada às sextas-feiras das 8h00 às 12h.

Esta iniciativa foi demandada pela necessidade de levar atendimento e informação às comunidades do Município, principalmente as que estão em vulnerabilidade social. Sua realização justifica-se pelas dificuldades encontradas pela população, principalmente a de renda mais baixa de ter acesso aos serviços essenciais. A importância da Caravana se dá pelo fato dela se configurar como espaço de transformação social e de colaboração para a construção de novas normas de convivência e estabelecimento de novas relações entre as pessoas.

A Caravana pode ser entendida também como lugar de execução da cidadania e da liberdade, de forma a construir para a formação do ser humano nos mais variados aspectos, utilizando-se de conteúdos e características que expressem a realidade cultural em que os indivíduos estejam inseridos.

Sobre os objetivos específicos, a Caravana Cidadã busca mobilizar a comunidade em torno de uma gama de profissionais em diversas áreas e da estrutura do município. O programa oferece à comunidade, a possibilidade de participar de serviços básicos, como por exemplo: Pintura Facial; Teatro de Fantoches; Jogos educativos; Artes manuais (pintura, escultura, desenho); Teste de glicemia; Teste de diabetes; Campanhas educativas e preventivas; Distribuição de kits; Palestras; Aplicação de flúor e, Escovação supervisionada.

SECOM-CZ