ef702d48-87e2-4a24-9775-5332b2b7f1b70e19f008-55d5-4112-ba1e-29dc701f958df43e24b6-617e-461c-a19e-4ee9287968b8A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Cajazeiras deu continuidade à parceria com o Instituto Sírio-Libanês de São Paulo, no último dia (22) de março, quando revalidou a pactuação a ministração dos cursos de Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões da Saúde, Preceptoria em Residência Médica no SUS, Gestão de Vigilância Sanitária e Regulação em Saúde no SUS.

Os cursos serão oferecidos tanto à distância, como presenciais pela plataforma de ensino do Sírio Libanês. Cajazeiras é o único município do Estado da Paraíba a ser contemplado com os cursos gratuitos.

A abertura do programa se deu no auditório do IFPB de Cajazeiras. As aulas serão ministradas na Faculdade Santa Maria. O projeto consiste numa parceria entre o Ministério da Saúde – MS e o Hospital Sírio-Libanês – HSL, por intermédio do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa − IEP/HSL, com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde – CONASS, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e de instituições de Ensino Superior do país, vem desenvolvendo projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS e, Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras.

Esses projetos são definidos a partir das necessidades identificadas pelos gestores do SUS e executados pelo IEP/HSL. O Ministério da Saúde aprovou o projeto “Gestão da Clínica no SUS – GCSUS”, que contempla diversas iniciativas educacionais, entre elas os Cursos de Especialização em “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde”, “Regulação em Saúde” e “Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente”.

Um dos diferenciais das propostas educacionais do IEP/HSL é a utilização de uma abordagem construtivista da educação de adultos, traduzida numa combinação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Por meio da perspectiva construtivista, os cursos de especialização buscam estimular a capacidade de aprender a aprender, o trabalho em equipe, a postura ética, colaborativa e compromissada com as necessidades da sociedade, além de aprofundar, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nas áreas de gestão, saúde e educação. Os participantes do curso de “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde” estão convidados a compartilhar esse desafio, desenvolvendo capacidades na sua área de atuação e promovendo, na respectiva região de saúde, a disseminação da gestão da clínica como estratégia para ampliar o acesso e a integralidade do cuidado. Para esta edição, a ênfase e o contexto concentram-se na atenção básica. A intenção é o fortalecimento desse ponto de atenção da rede de cuidado, que se propõe como seu ordenador.

Assim, deverão ser considerados os dispositivos e arranjos da gestão da clínica que se voltam para dentro dos serviços, além das suas relações com os demais pontos de atenção da rede. O empenho para o sucesso desse curso é um compromisso de seus proponentes, e os melhores resultados que dele advirão para as regiões de saúde indicadas certamente estarão relacionados ao comprometimento de cada especializando. A Secretária Municipal de Saúde – Dra. Paula Francinete Cavalcanti de Almeida esteve presente e ressaltou da importância do programa, para qualificar os profissionais da saúde de Cajazeiras.

SECOM-CZ