
Cajazeiras é um dos sete municípios da Paraíba a receber o Selo Ouro da ATRICON por transparência pública
O município de Cajazeiras atingiu o Selo Ouro na mais nova avaliação da ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) divulga esta semana dentro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
Cajazeiras atingiu a nota 90,04% que é extraída mediante avaliação feita pela entidade em todos os portais dos municípios de todo país, comprovando a lisura e a transparência com a divulçgação dos dados e utilização dos recursos públicos.
Na Paraíba, apenas sete municípios conseguiram o Selo Ouro foram eles: Cajazeiras, Belém, Bayeus, Marcação, Emas, Cabaceiras e Bom Sucesso.
Saiba mais sobre a avaliação:
A avaliação do PNTP 2025 realizada pela Atricon para os municípios foi concluída, com a etapa de validação pelos Tribunais de Contas encerrada em setembro. A avaliação, que mede a transparência pública, teve a consolidação dos resultados apresentada em dezembro durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis. O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é um dos principais indicadores, e os municípios que tiveram sucesso em suas avaliações podem ser certificados com selos (como Diamante, Ouro e Prata).
1. O que é a avaliação atricon municípios 2025
O programa avalia a transparência dos portais de prefeituras, poderes legislativos, executivos, ministérios públicos, defensorias públicas, entre outros.
A avaliação busca aprimorar a qualidade das informações públicas disponibilizadas aos cidadãos.
O objetivo é verificar a experiência oferecida ao cidadão, para que ele encontre as informações de maneira rápida, clara e acessível.
2. Etapas da avaliação 2025
Treinamento das equipes: Realizado nos meses de março e abril de 2025.
Autoavaliação pelos municípios: Concluída entre 21 de abril e 30 de maio de 2025.
Validação pelos Tribunais de Contas (TCs): Etapa presencial realizada entre junho e setembro.
Garantia da qualidade: Revisão da validação feita pelos tribunais para garantir o alinhamento.
Consolidação e apresentação dos resultados: Ocorreu em outubro e novembro, com o lançamento do Radar Nacional da Transparência Pública em dezembro.
3. Resultado e premiação
Os resultados da avaliação foram apresentados no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis.
Em 2024, 1.829 portais foram certificados, com selos Diamante, Ouro e Prata, dependendo do nível de transparência atingido.
Os municípios que alcançam os melhores resultados podem ser premiados com o Selo Ouro, que certifica práticas de excelência em gestão da informação pública.