Procon Municipal de Cajazeiras faz alerta aos consumidores neste período de carnaval
O Procon Municipal de Cajazeiras alerta aos consumidores quanto aos cuidados que devem ser tomados para que não sejam lesados. Para realizar seus pagamentos a população tem utilizado mais os cartões de débitos ou créditos. E com a chegada de novas tecnologias, fica cada vez mais fácil manusear esses novos sistemas, um deles é o cartão de aproximação onde o cliente utiliza o cartão sem inseri-lo na maquininha que para efetuar os seus pagamentos é só aproximar o cartão da maquininha e aguardar o processamento por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC), que pode ser traduzido para "comunicação por campo de proximidade" onde as informações são transmitidas do cartão para a maquininha através de um código.
Com o crescimento do uso do cartão por aproximação também surgiram os golpes. Golpistas têm aproveitado locais de grande movimentação e encostado a maquininha e debitado valores financeiros sem que o consumidor perceba.
ORIENTAÇÕES:
- Para quem não usa muito esse tipo de serviço, a orientação é desabilitar a função de pagamento por aproximação através de aplicativo;
- Débito pode ser feito a apenas 4 cm distância;
-Caso o consumidor prefira continuar a usar, que possível, guarde o cartão em lugar seguro e fora da vista dos criminosos. Por exemplo, não guardar no bolso da calça ou na mochila;
- Use carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam. Use papel laminado para revestir o cartão, fazendo com que haja o bloqueio da radiofrequência;
- O valor máximo para transação via aproximação varia de acordo com a bandeira do cartão. É preciso verificar o valor junto a operadora do cartão;
- Há também operadoras de cartão de crédito que limitam as transições diárias;
- O consumidor pode cadastrar o número do telefone para que a cada transação ele receba um sms confirmando aquela compra. Essa ação poderá ajudar ao consumidor tomar conhecimento no momento que estiver sendo realizado a compra indevida;
- Em caso de efetivação da transação bancária deve-se realizar o bloqueio do cartão e a contestação junto a empresa do Cartão utilizado.
Para atendimentos, reclamações e denúncias na cidade de Cajazeiras ou para consumidores residentes aqui, recomendamos que o(a) consumidor(a) procure o PROCON Municipal presencialmente ou através do nosso WhatsApp munido de informações e documentos para que possamos tomar as devidas providências.
O PROCON Cajazeiras fica localizado à Rua Valdenez Pereira de Souza, s/n, Centro, prédio anexo ao Ministério do Trabalho. O nosso WhatsApp (83)99293-2384.
Mais informações, entre em contato com o PROCON Cajazeiras pelos canais: WhatsApp (83)99293-2384, Instagram @procondecajazeiraspb e pelo facebook.com/proconcz página oficial do Facebook.