Uma reunião realizada na quarta-feira à tarde, na sede da Secretaria de Educação, definiu detalhes operacionais e da programação do Projeto Rota do Sol. O evento, que acontecerá em diversos municípios do Alto Sertão, começará no dia 23 de novembro, com um Festival Internacional de Dança, reunindo grupos da Argentina, Peru, Santa Catarina e Cajazeiras em apresentações na Quadra do Leblon, ao lado da Secretaria de Cultura e Turismo.

O prefeito José Aldemir esteve presente na reunião e garantiu o apoio da edilidade cajazeirense ao Projeto Rota do Sol, através das Secretarias de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação. A abertura do evento, dia 23, coincide com as comemorações pela emancipação política de Cajazeiras. “Espera-se com muita expectativa esse evento, que promete dinamizar ainda mais a cultura de Cajazeiras, fazendo uma integração com outros municípios da região e até mesmo com outros países”, afirmou o secretário de Cultura, Ubiratan di Assis.

O Projeto Rota do Sol chega com o propósito de contribuir para o fortalecimento e promoção das artes populares no Alto Sertão. Serão dez dias de ações culturais, coletivas e integradoras, abrangendo seis municípios, a saber: Cajazeiras, Poço de José de Moura, Uiraúna, Joca Claudino, Triunfo e Bernardino Batista.

Na programação, encontro de dança, Mostra Regional de Teatro, Mostra Nacional de Música, Mostra de Cultura Popular, cursos e oficinas de música e artes cênicas, seminário de tradições culturais, cultura popular, cursos e oficinas pedagógicas para crianças de 7 a 12 anos, oficinas e gastronomia. O projeto é uma realização da Associação Cultural Pisada do Sertão, em parceria com as prefeituras.

Na reunião realizada para discutir programação e estrutura do evento, estiveram presentes: prefeito José Aldemir, secretário de Articulação Política, José Anchieta; secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan di Assis; secretária de Educação, Nélbia de Moura Leite; Ana Neiri, coordenadora geral do projeto; Tamara Dantas, assessora; Cristina Lima, da Secretaria de Cultura e Turismo, além de técnicos da equipe de filmagem do evento.