Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras inicia Programa Novo Mais Educação de 2017

1594

Com a presença da Secretária Municipal de Educação – professora Tereza Cristina Diniz de Abreu, do Secretário de Comunicação Institucional – Jota França de Assis e demais coordenadores pedagógicos do município, foi realizada na noite desta quinta-feira (20/04) no auditório do Centro Cultural Zé do Norte (anexo à Biblioteca Pública), o primeiro encontro com todos os (60) articuladores selecionados para executar o Programa Novo Mais Educação, que atenderá (12) escolas municipais.

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o Programa está sendo implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa tem por finalidade contribuir para a:

I – alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;

II – redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;

III – melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;

IV – ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.

O Programa Novo Mais Educação da cidade de Cajazeiras, sob a coordenação do Professor Ricarlo Andrade Carneiro, atenderá (12) escolas municipais, com (60) monitores e, (16) oficinas variadas.

As inscrições do programa aconteceram no período de (15) a (17) de março, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com quase (200) inscritos.

Após seleção, os candidatos foram convocados para entrevistas, agendadas para as oficinas de Português, Matemática e Leitura, nos dia (21) e (22) de março e, uma redação no Definição Colégio e Curso no dia (24) de março. Já as demais entrevistas ocorreram nos dia (24) a (29) de março.

Para passar pela primeira etapa, os candidatos enfrentaram uma entrevista criteriosa e técnica, com perguntas específicas das áreas de atuação e perguntas de cunho pedagógico. Após, essa etapa foi feita análise do Curriculum, e por fim, um debate com técnicos da Secretaria de Educação sobre o Projeto Pedagógico, de maneira que permitiu melhor avaliação e visualização dos candidatos ao provimento dos cargos. O resultado foi divulgado dia (07) de abril de 2017.

Entre os dias (10) e (20) deste mês de abril, a coordenação do programa ajustou os detalhes e organização da documentação e distribuição dos candidatos selecionados. As atividades do programa têm inicio previsto para começar nesta segunda-feira (24) de abril – por um período de (oito) meses.

SECOM-CZ