A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-RN) já iniciou o Programa de Extensão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, com o objetivo de desenvolver diversas atividades na área de desenvolvimento urbano, em especial o levantamento cadastral multifinalitário, que traz diversas perspectivas para o município, como tomada de decisões nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, saneamento, revisão de mapa e planta cadastral do município. O professor Antônio Leite fez um apelo para que a população colabore com o trabalho dos extensionistas da universidade.

Antônio Leite, que é arquiteto e urbanista da UFERSA-RN, explicou que o convênio contempla diversas ações na área de arquitetura e engenharia, como revitalização de algumas praças, mobilidade urbana e revisão do Plano Diretor do Município. “A proposta é, ao longo de 12 meses, no mínimo, trabalhar com essas atividades, de modo que o município tenha a ganhar com desenvolvimento urbano”, explicou.

Segundo ele, uma vez entregue o serviço, a prefeitura pode identificar as áreas que tem mais problemas de saneamento, sem calçamento, com problema de segurança, para que assim possa agir e melhorar as condições de vida da população. “O município ganha desenvolvimento e investe na cidadania, além de atualizar código de postura e mobilidade urbana”, acrescentou.

O trabalho começou em agosto. Uma vez por mês, a equipe da Universidade vem a Cajazeiras fazer esse levantamento. “O programa tem um caráter social, queremos que a população receba a gente”, disse.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é uma instituição pública federal de ensino superior brasileira, cuja reitoria está localizada em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, e com campi nos municípios de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.